O Holocausto da filha de Jefté

Juizes 11

Quem foi Jefté?
Jefté era um guerreiro valente, filho de uma prostituta com Gileade. Quando os filhos de Gileade cresceram, eles expulsaram Jefté da casa de Gileade, por dizerem que ele não receberia herança por ser filho de outra mulher. 

Onde estava Gileade, o pai? 

Omissão, rancor, disputa, ganância norteavam aquela família. 
Jefté fugiu se estabelecendo em Tobe, onde um bando de desocupados se uniu a ele e ele começou a liderar-los. Era como se fossem piratas, ou se quiser uma versão mais "cinematográfica", era como se fossem Robin Hood. Atacavam os amonitas e povos inimigos e  acabou por alcançar fama pelas suas estratégias e aventuras. 
Passado algum tempo, os amonitas atacaram o povo de Israel e os anciões de Israel foram atrás de Jefté. 
De inicio Jefté foi arrogante, perguntando para aqueles homens, os quais na certa tinha alguns dos irmãos dele: "Mas vocês não me odeiam, não me expulsaram da casa do meu pai?". Jefté havia sido humilhado e agora estava numa posição que podia ditar as regras. Havia chegado o momento daqueles que o humilharam, reconhecerem que ele merecia lugar de destaque. Ele perguntou se ele aceitasse ir com eles, ele seria o chefe. Eles aceitaram e a autoridade lhe foi dada diante de todo o povo. 
Jefté enviou mensageiros ao rei dos amonitas questionando o porque do ataque e a resposta foi porque os amonitas queriam reconquistar uma terra que havia sido perdida numa batalha cerca de 300 anos atrás. 
Jefté negou devover a terra, alegando que  Senhor tinha dado aquelas terras a ele, sem que nem eles tivessem pedido. 
Que na época o objetivo do povo era simplesmente passar por aquele territorio em paz. Mas eles foram atacadas e por fim venceram, pois Deus estava com eles. 

Aplicação: Muitas vezes o inimigo tenta nos tirar coisas e pessoas que nos foram dadas por Deus, mas você não deve entregar. É teu, lute pois você vencerá. Declare como Jefté, no versiculo 27, que Deus é o juiz e ele julgará a causa. 

Porém não se deu por satisfeito pela garantia do Senhor que venceriam. Quiz dar uma forcinha para Deus. Ele fez um voto ao Senhor, dizendo que se o Senhor entregasse os inimigos nas suas mãos, ele ofereceria em holocausto o que de primeiro saisse da porta da casa dele. 

Foi sua filha que saiu e ela foi levada em holocausto. Muitas vezes fazemos votos tolos. Não considero digno de honra o fato de Jefté ter sacrificado sua filha em holocausto. Já vi muitas pregações que falam da fidelidade de jefté, usando esta passagem para demonstra-la. Mas também sei que Deus deu a ordem "Não matarás". Eu creio mas em mandamentos divinos do que em atos humanos, carregados de impulsividade e ambição. 

Assim como Jefté, vemos muitas pessoas que em busca de conquistar algo que Deus prometeu, sacrificam as suas famílias, dizendo com isto estar servindo a Deus. Será que é do agrado de Deus?
Não estou aqui falando dos que morrem pela cruz e veem suas familias serem mortas como castigo.  Estou dizendo da ambição desenfreada, de querer conquistar algo pelas nossas mãos. De querer agarrar as promessas que Deus nos deu usando a força do nosso braço em vez de deixar Deus agir.

Será que havia necessidade deste voto? Deus já havia confirmado a vitória, por que fazer o voto? Seria vontade de dividir a glória de Deus com o homem, dizendo que após o voto  o Senhor deu a vitória? Que a vitória havia sido por causa do voto e não da vontade soberana de Deus?  Seria pressa para quer todos o reconhecessem como vencedor, ele que havia sido expulso pelos seus próprios irmãos. 

Ele poderia ter recorrido ao santuário de Siló e requerer a anulação do voto, junto ao sacerdote Eli e ao profeta Samuel, mas não o fez. E mais uma vez fica a interrogação: por que? Apesar de se mostrar decepcionado e surpreso com o desfecho de seu voto, ele mantém o voto de tolo. Exixtem muitas versões sobre o voto de Jefté. Eis as possibilidades: 

  •  Sua filha foi sacrificada, queimada no fogo como oferta a Deus
  •  Foi sacrificada e ofertada como forma de consagração, não conhecendo homem algum, permanecendo virgem e trabalhando no templo em Siló.Esta alternativa, faria com que a sucessão parentesca de Jefté fosse inexistente.
Mesmo sendo um homem vitorioso em quem habitava o Espírito de Deus, ele cometeu o grave erro de fazer um precipitado e imprudente voto. Creio que ele achava que seria um animal que sairia primeiro na porta de sua casa, uma vez que na antiga Palestina a maioria das casas tinha o celeiro na parte térrea inferior e as pessoas se acomodavam no andar de cima. Mas Jefté, mesmo sendo um estrategista militar, não mediu as possibilidades. 

Que lição para nós!
 Devemos sempre, sempre, reconhecer nossas limitações e confiar no Senhor para vencermos os inimigos.Não devemos ir confiando nas nossas forças ou até mesmo na nossa religiosidade".

O voto de Jefté foi  como um jogo de roleta russa, e isso não agrada o Senhor. Nossos votos, devem ser segundo a Palavra de Deus. 
Sobre aquilo que podemos cumprir e que sabemos não ferirá: a Deus, a nós, e ao próximo. De nada adianta sacrificar a nós mesmos, ou ao próximo e acharmos que isto trará a aprovação de Deus.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado