A Páscoa e o Dizimo



“Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda”. - Malaquias 3:8,9

Como falar de dízimo em relação a Páscoa e não falar de redenção? 
Significado de Roubo:  Delito cometido por quem se apossa indevidamente de coisa móvel pertencente a outrem.
Substantivo masculino: Ato ou efeito de roubar(-se).
Mas se você ganhou o dinheiro com o suor do teu rosto, ele não é teu?
NÃO!!!!!! O dízimo pertence a Deus!!!!!

Mas o que isto tem a ver com a Páscoa. Muito simples, é impossível falar de propriedade de Deus e não falar na redenção que ocorreu na cruz. 


Entendendo a Redenção
Relacionada ao conceito Cristão de redenção é a palavra resgate. 

Mas o que é resgate:
Pagamento: cumprimento, liquidação, pagamento, quitação,satisfação.

Jesus pagou o preço da nossa liberação do pecado (Mateus 20:28; 1 Timóteo 2:6). Sua morte foi uma troca por nossa vida. Na verdade, a Bíblia deixa bem claro que redenção só é possível “pelo sangue” (quer dizer, por Sua morte), Colossenses 1:14.
Significado Resgate: 
O Senhor não cancelou a nossa dívida, mas sim, ele pagou por ela. 

No Velho Testamento temos no livro de Rute, Boaz resgatando (ou redimindo) as propriedades de Noemi. Ele estava readquirindo uma posse perdida. Toda dívida tinha que ser paga. Se uma pessoa não tinha recursos para honrar seus compromissos, deveria dar seus bens em pagamento. Se estes não fossem suficientes, deveria entregar também suas terras. E se estas ainda não bastassem para a quitação da dívida, a própria pessoa (e às vezes até a família) deveria ser dada como pagamento. I
Havia três maneiras de resgatar uma pessoa: 
1) a redenção (o pagamento feito por um parente);
2) sua própria condição de pagar se viesse a prosperar (o que não ocorria no caso dos escravos);
3) ou a liberdade proclamada no Ano do Jubileu.

Porém Cristo nos comprou para Deus através de sua morte na cruz:
“...porque foste morto e com teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação, e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra”. - Apocalipse 5:9b,10

Nós eramos  escravos de Satanás por causa do pecado  no Jardim do Éden. A Bíblia declara que quem é vencido em algo se torna escravo daquele que o vence (II Pe.2:19), e foi isto que ocorreu ao primeiro casal. Mas Jesus veio pagar a nossa dívida do pecado, e ao fazê-lo, garantiu nossa libertação das mãos de Satanás:
“Ele nos resgatou do poder das trevas e nos trasladou para o reino do seu Filho muito amado, no qual temos a nossa redenção, a remissão dos nossos pecados”. - Colossenses 1:13,14 (TB)
Observe o termo “resgatou”, que aparece quando o apóstolo está falando de ser tirado do reino das trevas e ser levado para o reino do Filho de Deus. Depois, afirma: no qual temos a nossa “redenção”! A redenção foi o ato de compra pelo pagamento da dívida do pecado:
“tendo cancelado o escrito de dívida que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o inteiramente, cravando-o na cruz; e tendo despojado os principados e potestades, os exibiu abertamente, triunfando deles na mesma cruz”. - Colossenses 2:14,15 (TB)
Significado despojar: despojar significa: “Privar da posse; espoliar, desapossar”
O despojo somos nós, que fomos comprados por Ele para Deus e a partir de então passamos a ser propriedade de Deus. É exatamente assim que as Escrituras se referem a nós. Agora somos propriedades de Deus e tudo o que é nosso pertence a Deus. Nem nossa vida nos pertence mais!
“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. - I Pedro 2:9
A páscoa dos judeus celebra a libertação do povo das mãos do egipcio. a páscoa cristã celebra a nossa libertação das mãos de Satanás. 

Assim como o sangue nos umbrais dos judeus os defenderam do anjo destruidor que mataria aos primogenitos, o dizimo repreende o devorador. 
Mas quando alguém desobedece o ato ordenado do dízimo, está declarando que Deus não é o dono daquela quantia. E não só está roubando o dízimo (apropriação indébita do que é de Deus) como também está se apropriando dos noventa por cento que ficam. E ao fazer isto, o Diabo está de longe, assistindo tudo. Então Satanás diz:

A entrega do dízimo deve ser um ato de celebração da redenção. Quando entregar seus dízimos em sua igreja local, faça-o com esta consciência. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado