QUANDO O ESPÍRITO SANTO SE ESVAI



De acordo com Romanos 8:9, I Corintios 3:16 e 6:19, o Espírito Santo não se afasta do crente fiel. Porém,  de acordo com Romanos 8:7-19, o Espírito se retira quando a fé é abandonada, quando o coração endurece e não há mais arrependimento pelo pecado. O Espírito Santo não se retira por qualquer pecado. Ele está em nós justamente para nos convencer do pecado, da justiça e do juízo, e nos levar ao arrependimento. Mas se não não há mais em nenhum arrependimento, e o pecado já se transformou em algo normal, Ele então se esvai. 


“SE PECARMOS VOLUNTARIAMENTE, DEPOIS DE TERMOS RECEBIDO O CONHECIMENTO DA VERDADE, JÁ NÃO RESTA MAIS SACRIFÍCIOS PELOS PECADOS, MAS UMA CERTA EXPECTAÇÃO HORRÍVEL DE JUÍZO E ARDOR DE FOGO, QUE HÁ DE DEVORAR OS ADVERSÁRIOS” (Hebreus 10.26-27; Juízes 16.20)
 
       O rei Davi, após adulterar, e mandar matar um homem, se arrependeu a  clamou a Deus:

 “Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo” (Salmos 51.11).
 
       Perder o Espírito Santo significa perder a salvação. Para não perdermos a salvação devemos continuar ligados à Videira Verdadeira. (João 15.6; Colossenses 1.23; 1 Coríntios 15.2; Hebreus 2.3; 3.14; 10.38; 1 João 1.7)

Na Bíblia temos o exemplo de Sansão, que envolvido pelos pecados, não notou quando o Espirito se ausentou dele. Após ter contato para Dalila de onde vinha a sua força, adormeceu em seu colo, ela então cortou o seu cabelo e o Espirito saiu dele. Quando ele acordou, estava sendo levado preso, mas ele disse que ia sair daquela armadilha como havia saído das outras vezes. Não notou que a força do Espirito não estava mais com ele. Estava contando apenas com a própria força. 

Outro exemplo é Saul. Quando ele foi ungido como o primeiro rei de Israel, o Espirito se apoderou dele, mas seus constantes erros sem arrependimento, fizeram seu coração se endurecer e o Espirito saiu dele. Ele continuou rei, ao contrário de Sansão que morreu logo após. Saul continuou a governar como se nada havia acontecido. Não perdeu o cargo, apenas a unção. 
Vemos hoje muito lideres que se encontram nestas situação. Estão a frente de ministérios, mas suas orações não chegam mais a Deus. começaram bem, foram ungidos por Deus, porém o cotidiano os fizeram se esquecer quem os colocou ali. Passaram a lutar com suas próprias forças, pregar pelo seu conhecimento. Passaram a orar orações repetitivas, orações que não chegam mais a Deus e começam a notar que os milagres acabaram, os evangelismos são inuteis, não há mais conversão, não há mais quebrantamento. Orar se transformou num fardo e não mais num prazer.

Em I Samuel 4, temos também a ocasião em que a arca é roubada. Mas porque ela foi roubada? O povo estava em meio a luta com os filisteus, muito mais fortes do que ele. Eles eram opovo de Deus, mas estavam vivendo na imundícia, e isso causou o rouba da arca, que representava a presença de Deus entre eles, pois afinal, Deus não habita em meio ao pecado. 

Ao receber a noticia do roubo, Eli caiu com a cadeira para trás e morre. Assim é conosco. Quando a presença de Deus se esvai, os lideres muitas vezes se desesperam, mas não conseguem fazer nada para recupera-las, pois, assim como Eli, ficam presos ao limite de uma cadeira, de um posto, de um titulo, e não procuram o quebrantamento verdadeiro. 

Mas como recuperar o Espirito Santo para a nossa vida? Vamos ver esses três exemplos acima.
No primeiro caso, Sansão já estava cego e preso, quando reconheceu que o Senhor não estava mais com ele e clamou para que Ele o preenchesse apenas mais uma vez. Assim ocorreu e Sansão recuperou a força e matou mais inimigos na sua morte do que durante toda a sua vida.

Saul nada fez, continuou a afundar cada vez mais no pecado. Judeu de nascimento, escolhido como o primeiro rei do povo de Deus, caiu tanto que chegou a consultar uma pitonisa, ato horrendo para o Senhor.

Para recuperar a arca, Davi apelou a Deus. Fracassou na primeira tentativa, mas insistiu e acabou ganhando. E quando conseguiu fez uma grande festa. 

Assim são todos os que se afastam do Espirito Santo.
Se as ações agora são regidas pela carne e não mais pelo Espirito, se as orações são sem poder, se não existe mais vontade de orar, está na hora de verificar se o Espirito ainda habita em nós e então se arrepender e clamar pela sua presença.  Pode ser que fracasse nas primeiras vezes, mas não podemos desistir, pois sem Ele já estamos mortos. Insistir e persistir, orar e jejuar, acordar nas madrugadas, lutar contra a vontade de desistir, pedir ajuda para pessoas que estão com mais poder, procurar a santificação e tentar com todas as forças recuperar a presença de Deus em nossas vidas. 








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado