Os quatro cálices de vinho na Páscoa

O Seder é realizado após o anoitecer na primeira noite de Pêssach (e também na segunda noite se você mora fora de Israel), e celebra o aniversário do êxodo milagroso e a liberdade de nossa nação da escravidão egípcia há mais de 3.000 anos.

O cárdapio do Seder se constitui em quatro taças de vinho, legumes, agua salgada, matsá, ervas amargas mergulhadas em charosset (uma pasta feita de vinho, pera, maça e noz).Para terminar, uma sopa de frango com peixe recheado.

O ponto alto da refeição do Seder era o cordeiro assado, conhecido como Corban Pessach (“Oferenda de Páscoa”). O cordeiro era abatido no pátio do Templo Sagrado e então levado para casa para ser assado e apreciado junto com a família e amigos. Entre os judeus este sacrifício foi suspenso em virtude da destruição do segundo templo, ou seja, "não se come mais cordeiro na festa de pessach". Mesmo entre os messianicos, não há o costume de comer.

Atualmente os principais pratos são a Matsa e a erva amarga. A matsa deve ser assada antes de começar a crescer, representando a pressa que os judeus tiveram de sair do Egito e a erva amarga (pode ser alface romana), representa o amargor da escravidão.

A refeição é colocada numa bandeja chamada de "keará"; A matsá pode ser colocada sobre um guardanapo fora do prato.

Etapas do Seder

- Chamar aos convidados para se dirigirem à mesa

- Beber os quatro cálices de vinho ou suco de uva, como celebração da liberdade.

1. O primeiro copo segue o Kidush, uma breve prece destacando a santidade do dia.

2. O segundo copo vem depois que contamos (e falamos sobre) os milagres do Êxodo.

3. O terceiro copo bebemos após o Bircat Hamazon, prece de Agradecimento Após as Refeições.

4. Tomamos o copo final após concluir o Halel, Salmos de Louvor.

- Narra-se a história do Exôdo

- A criança mais nova que estiver presente pergunta ao lider em hebraico: (Ma nishtanah ha-laylah ha-ze mi kol ha-leylot). Por que esta noite é diferente de todas as outras noites? O lider responde perguntando quais as diferenças observadas. A criança então dá as quatro respostas:

Em todas as outras noites comemos pão ou matzá, enquanto nesta noite comemos apenas matzá.

Em todas as outras noites comemos todos os tipos de vegetais e ervas, mas nesta noite temos que comer ervas amargas.

Em todas as outras noites não mergulhamos nossos vegetais em água salgada, mas nesta noite os mergulhamos duas vezes.

Em todas as outras noites comemos sentados eretos, mas nesta noite comemos reclinados.

Etapa seguinte:

- Mergulha-se o legume na água com sal e a erva amarga na charosset

- Todos se reclinam para comer

- Derrama-se gotas de vinho das taças enquanto são narradas as 10 pragas

- A festividade deve terminar a meia noite, momento em que os primogenitos egipcios foram atingidos e o povo judeu finalmente liberto.

- Como não há mais o cordeiro, a matsa também deve ser comida antes da meia noite.

Caso deseje saber melhor como preparar a refeição e a bandeja, eis aqui um link: https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/4337868/jewish/A-Kear-Travessa-do-Seder.htm

Mas qual o motivo de tomar quatro calices de vinho?

Existem mais do que uma interpretação para justificar os quatro calices, mas sempre com a mesma referência:

Exôdo 6:6-7: "Por isso, diga aos israelitas: Eu sou o Senhor. Eu os livrarei do trabalho imposto pelos egípcios. Eu os libertarei da escravidão e os resgatarei com braço forte e com poderosos atos de juízo. Eu os farei meu povo e serei o Deus de vocês. Então vocês saberão que eu sou o Senhor, o Deus de vocês, que os livra do trabalho imposto pelos egípcios.

Detalhe: Lembre-se de inclinar-se para a sua esquerda como a realeza enquanto vbebe o vinho, porque no Pessach somos reis e rainhas. Coloque em cada taça apenas um pouco de vinho, cerca de 90 ml, para que seja tomado em um unico gole.

EU OS LIVRAREI

EU OS LIBERTAREI

EU OS RESGATAREI

EU OS FAREI MEU POVO

Outra interpretação também é dada. No Pessach é celebrado o nascimento do povo judeu como nação. Vejamos um pouco sobre os patriarcas. Abrão era idolatra. Seu filho Isaque teve dois filhos, Isaac e Jacob e na gestação foi profetizado que sendo gerado dois filhos, mas duas nações. Jacó foi para o Egito, onde lá estava seu filho José. No entanto, não se vê muitom sobre a importancia das matriarcas para o nascimento de Israel. E cada uma dessas taças representa uma destas matriarcas.

O primeiro cálice de vinho é usado para recitar o Kidush, a santificação do dia. No Kidush, le-se como Deus santificou a nação de Israel com Suas mitsvot (mandamentos), o que torna o povo judeu único. Sara era conhecida por seus esforços para espalhar a palavra de D'us para aqueles que anteriormente adoravam ídolos. É com Kidush, onde fala desta santificação da nação de Israel, que comemora Sara, que se esforçou para trazer outros para este aprisco.

Bebe-se o segundo cálice de vinho depois contar a história do nascimento de Israel. Le-se como Abrão originalmente adorava ídolos. Le-se como a nação cresceu e se desenvolveu. A vida de Rebeca progrediu de maneira semelhante. Ela nasceu em uma família de adoradores de ídolos e cresceu para ser uma das matriarcas da nação de Israel. Com a segunda taça de vinho, comemoramos Rebeca (Rivka), que superou um passado idólatra para se tornar a mãe do povo judeu.

Depois das refeições, bebe-se o terceiro cálice. Raquel era a mãe de José (Yosef), que assegurou que toda a terra do Egito teria sustento durante os anos de fome. O terceiro calice refere-se à Raquel, a mãe daquele que sustentou uma nação.

O último cálice de vinho é bebido depois que completamos Hallel, os louvores de Deus. Lia, após o nascimento de seu filho Jacó (Yehudah) disse: "Desta vez agradecerei a Deus". Por que Lia agradeceu a Deus no nascimento de seu quarto filho, e não com os três anteriores? A resposta é que Lia percebeu que Jacó deveria ter 12 filhos com as suas quatro esposas. Quando ela teve seu quarto filho, ela percebeu que lhe foi dado um a mais do que sua "parte" na unidade que era a base para a nação de Israel. Claro que ela era grata a cada criança. Mas com Jacó, Lia sabia que tinha recebido algo verdadeiramente especial, acima e além do que ela deveria receber. Portanto, ela agradeceu a Hashem quando Yehudah nasceu. É apropriado que, depois de terminar de agradecer a Hashem por tirar seu povo do Egito, lembrem-se de Lia, que ensinou o povo judeu como e quando dizer obrigado.

O Messias no Seder

Taça da Santificação "Eu farei sair de debaixo das cargas dos egípcios."

A Taça do Livramento "Eu te livrará de sua escravidão."

A Taça da Redenção "Eu vos resgatarei com braço estendido".

A Taça de Louvor "Eu vou levar você como meu povo."

O ministério de Jesus Cristo, fala de cada uma destas quatro promessas:

Ele nos santifica - "E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados pela verdade" (João 17:19).

Ele nos liberta - "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (João 8:32).

Ele nos redime - "Mas quando a plenitude dos tempos, D-us enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam debaixo da lei, para que recebêssemos a adoção de filhos" (Gálatas 4:4-5).

Ele é a nossa alegria - "Estas coisas vos tenho dito para vocês, que minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa" (João 15:11).

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