Dia das crianças - Carta aos pais e mães cristãos

Mãe, Pai, vocês estão fazendo algo muito, muito importante. Não vou falar no coletivo, mas individualmente com cada pai e cada mãe que encara o desafio de trazer seus filhos nos cultos. 
Eu sei que não é fácil. Também já passei por isso. Percebo que vocês já vieram para a igreja cansados. Eu vejo vocês  balançarem o bebê no colo tentando mante-lo quieto, fazendo malabarismos com a cadeirinha e a bolsa de fraldas enquanto encontra uma cadeira para se sentar. Eu vejo o receio nos seus olhos quando ele acorda acorda subitamente. Eu vejo a ansiedade ao procurar coisas na malinha do bebê para tentar acalmá-lo..
E eu vejo você com seu filho que começou a andar e não quer parar quieto. Eu vejo você adorando com um olho fechado e outro aberto no teu pequeno, com receio que ele faça uma manobra inesperada e caia do carrinho. 
Impossível não enxergar você, mamãe de uma criança na fase dos "porquês" e das respostas inconvenientes.   Eu vejo você se encolher quando sua garotinha faz uma pergunta inocente em uma voz que pode não ser uma voz interna, muito menos um sussurro de igreja. Eu ouço a exasperação em sua voz quando você implora para seu filho apenas sentar, ficar quieto enquanto sente os olhos de todos em você. Nem todo mundo está olhando, mas sei que é assim que se sente.
Eu sei que você está se perguntando, vale a pena? Por que eu me preocupo em trazer meus filhos para a igreja? Sei que muitas vezes você sai da igreja mais exausta do que satisfeita. Mas o que você está fazendo é muito importante.
Quando você está aqui, a igreja se enche de um barulho alegre. Quando você está aqui, o Corpo de Cristo está mais plenamente presente por meio dos pequeninos. Quando você está aqui, somos um corpo reunidos para adorar como uma comunidade onde todos são bem-vindos, onde compartilhamos a Palavra juntos. Quando você estiver aqui, espero que esses bancos não fiquem vazios em 10 anos, quando seus filhos tiverem idade suficiente para sentarem, louvarem e orarem.. Eu sei que eles estão aprendendo como e por que adoramos agora, antes que seja tarde demais. Eles estão aprendendo que a adoração é importante.
Eu os vejo aprendendo. No meio da correria, dos choros e dos risos, no meio das mamadeiras vejo uma menina que insiste em subir dois bancos para compartilhar seu sorriso com alguém que nunca conheceu. Ouço um garotinho sorver (bem alto) até a última gota da suco de uva servido na santa ceia, determinado a não perder uma gota de Jesus. Vejo uma criança colorir uma cruz com entusiasmo e apontar para a que está na altar. Eu ouço os ecos de “Amens” apenas alguns segundos depois que o resto da comunidade diz isso juntos. Vejo um menino que está aprendendo a ler tentar pronunciar as palavras de um louvor mais tocado. Mesmo agora que não tenho mais meus filhos ao meu lado pois todos já são adultos e crescidos o suficiente para fazerem suas escolhas,   eu posso ver seus filhos aprendendo e isto alegra o meu coração. 
Eu sei como é difícil fazer o que você está fazendo, mas quero que saiba que isso é importante. Importa para mim, importa para Cristo.  É importante que eles aprendam que adoram é o que fazemos como uma comunidade de fé, que todos são bem-vindos, que adoração deles é importante. 
Eu sei que é difícil, mas obrigado pelo que você faz quando traz seus filhos para a igreja. Saiba que sua família - com todo o seu barulho, luta, comoção e alegria - não é simplesmente tolerada, você é uma parte vital da comunidade reunida em adoração. 
Suas crianças não precisam crescer para serem bem-vindas. Elas não precisam esperar até que possam crer, orar ou adorar de uma determinada maneira para serem bem-vindos. Elas não são o futuro, mas são o presente da igreja. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado