A IGREJA, A CRIANÇA E A SOCIEDADE

O estudo bíblico de hoje foi desenvolvido a partir do artigo Por amor a nossas crianças, do professor Alderi Souza de Matos, publicado na edição 336 da revista Ultimato.
A CRIANÇA, A IGREJA E A SOCIEDADE
Texto básico:
II Reis 5:1-19
Textos de apoio:
Marcos 10:13-16
Deuteronômio 6:1-9
I Samuel 3:1-21
I Samuel 17
Mateus 21:6-17
Introdução
Amamos nossas crianças, levamos nossas crianças à igreja, compramos “A Bíblia da Criança”, “A Bíblia da Garotada”, e as colocamos na escola dominical. Os Judeus também levavam as crianças nas sinagogas, ensinavam a Palavra (Dt 6.1-9), e até as levaram a Jesus para serem abençoadas. Ainda assim, foram os discípulos, ou seja, os líderes da igreja, que “impediram” as crianças (Mc 10.15-17).
É fácil perceber na igreja hoje duas tendências opostas entre si, com relação às crianças e aos adolescentes: ignorá-las ou tratá-los como “babás”.
Quando ignoradas, as crianças aprendem rapidamente elas não têm valor na igreja ou para Deus. Então, passam a procurar lugares e atividades que mostrem interesse nelas. E,  há muitas pessoas e organizações que valorizam e se interessam pelas crianças.
Por outro lado temos as igrejas “babás”, que somente alimentam as crianças. Quando se tornam adolescentes elas querem se livrar da babá, mas muitas vezes continuamos tentando colocar a colher na boca delas. Crianças e adolescentes sonham, creem, querem participar e contribuir, e vão desenvolver suas capacidades na igreja ou em outros lugares.
Deus ama as crianças e, às vezes, de modo muito diferente do nosso. Na Bíblia, Deus envolve crianças no seu plano, mostrando seu valor, capacidades e características espirituais e emocionais.
Para entender o que a Bíblia fala:
1. Qual foi o conflito ou problema principal com Naamã?
2. Quem deu a resposta para ele? Qual foi a condição e o relacionamento com Naamã? Como isso aconteceu?
3. Quais recursos, capacidades, qualidades tinha a menina escrava de Naamã?
4. Compare os recursos, capacidades, qualidades e respostas da menina escrava e do rei de Israel.
Hora de Avançar:
“A ʻtradição judaico-cristãʼ sempre valorizou a criança, como se pode ver em inúmeras passagens do Antigo e do Novo Testamento.” (Confira o artigoPor amor a nossas crianças, do professor Alderi Souza de Matos).
Para Pensar:
Algumas histórias favoritas da Bíblia são sobre crianças e adolescentes, como Samuel, Davi, a menina escrava, e as crianças no templo. Para aprofundar como Deus vê as crianças analise algumas delas: o menino Samuel, em 1 Sm 3.1-21 e Davi em 1 Sm 17.
Anote as capacidades, recursos, qualidades espirituais, emocionais e físicas que as crianças e adolescentes demonstram. Faça uma comparação com os adultos de cada história. O que os adultos fizeram para ajudar ou atrapalhar as crianças em questão?
Como pais ou líderes na igreja quando e como incluímos as crianças nos nossos ‘programas’? Eles são passivas ou ativas? Estamos impedindo as crianças ou elas são membros efetivos (do Reino de Deus)? Elas estão desenvolvendo mais os costumes e hábitos do mundo ou da igreja?
O que disseram:
“Jesus é conhecido por seu grande respeito e valorização da infância, conforme se vê em muitos de seus ensinos e ações. Ele considerou os pequenos como modelos para aqueles que aspiram pertencer ao reino de Deus.” (Confira o artigo Por amor a nossas crianças, do professor Alderi Souza de Matos).
Para responder:
Como podemos respeitar e usar as capacidades e qualidades das crianças em nossas famílias e as igrejas? Quais barreiras impedem as crianças de desenvolverem sua fé em Jesus Cristo?
Eu e Deus
Deus quer que as crianças sejam guiadas, ensinadas e corrigidas como nós adultos. Além disso, Ele deseja que as crianças sejam membros ativos, demonstrando e exercitando sua fé juntamente com os adultos na construção do Seu Reino.
Autor do Estudo Bíblico: James B Gilbert

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado