Salmo 148 - Louvem ao Senhor!

1Aleluia! Todos os que estão nos céus, louvem o SENHOR Deus nas alturas!
2Louvem o SENHOR, todos os seus anjos, todos os seus exércitos celestiais!
3Sol e lua, louvem o SENHOR! Todas as estrelas brilhantes, louvem a Deus!
4Que os mais altos céus o louvem e também as águas que estão acima do céu!
5Que todos eles louvem o SENHOR, pois ele deu uma ordem, e eles foram criados!
6Ele mandou, e foram firmados para sempre nos seus lugares; eles não podem desobedecer.
7Louve o SENHOR, tudo o que existe na terra: monstros do mar e todas as profundezas do oceano!
8Louvem o SENHOR, relâmpagos e chuva de pedra, neve e nuvens, e ventos fortes, que obedecem à sua ordem!
9Louvem o SENHOR, colinas e montanhas, florestas e árvores que dão frutas!
10Louvem o SENHOR, todos os animais, mansos e selvagens! Louvem o SENHOR, passarinhos e animais que se arrastam pelo chão!
11Louvem o SENHOR, reis e todos os povos, governantes e todas as outras autoridades!
12Louvem o SENHOR, moços e moças, velhos e crianças!
13Que todos louvem a Deus, o SENHOR, porque ele é superior a todos os outros deuses! A sua glória está acima da terra e do céu.
14Ele fez com que a sua nação ficasse cada vez mais forte, e por isso o louvam todos os seus servos fiéis, o povo de Israel, a quem ele tanto ama. Aleluia




Estamos diante de um extraordinário hino de louvor. Acredito que nenhum outro texto da Bíblia descreve tão bem todos os adoradores como o Salmo 148, bem como os motivos para a adoração.
Acompanhe os motivos do salmista. Ele começa convidando para o louvor àqueles que estão próximos de Deus no céu: Louvai-o todos os anjos e todas as regiões celestes (v 1-2). Louvai-o o solo, lua, firmamento e todas as estrelas luzentes, porque Deus mandou e foram criados (v 3-6). Em seguida ele lembra as coisas que, aqui na terra, devem louvar  e engrandecer o nome de Deus: monstros do mar e a s profundezas do oceano, relâmpagos, chuva de pedra, neve, nuvens e ventos fortes, colinas e montanhas, florestas e arvores, animais mansos e selvagens, pássaros e repteis (v 7-10).
Na sequencia ele convida as pessoas a louvarem a Deus. Ele convoca os reis, os governantes, as autoridades e todo o povo: rapazes e moças, velhos e crianças, porque o nome de Deus é excelso e a sua glória está acima da terra e do céu (v. 11-13). Falta alguém? Sim, falta o louvor de todos os santos, do povo que lhe é chegado (v. 14) ou conforme a versão na NTLH: “Louvem a Deus todos os seus servos fieis... a quem Ele tanto ama.”
Mas o que é louvar ao Senhor? Os rios, mares, montanhas, planetas, estrelas, animais, louvam ao Senhor com a sua existência, pois foram criados por Ele. Os filhos e filhas de Deus, o povo que lhe é chegado, louvam a Deus porque foram criados e amados por Deus. E louvar ao Senhor sempre começa com o reconhecimento de que dependemos dele. Seu poder criador nos deu a vida e a preserva, seu amor nos resgatou do pecado, da condenação e de Satanás, nos sustenta na fé e nós dá a vida eterna.
Louvar a Deus significa reconhecer e confessar a nossa dependência e então honra-lo com atitudes concretas: arrependimento, fé,  submissão, testemunho do seu poder e amor, ofertas, hinos e salmos!
E para encerrar, se você já chegou até aqui, não pode perder! Assista a este vídeo maravilhoso onde temos a oportunidade de ouvirmos as estrêlas e as baleias louvando ao Senhor!



www.getnanet.com.br/site/uploads/anexos/0722055350.doc

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado