Jesus e as mulheres: Maria, Maria...

Lucas 10:38-39

Os doze discípulos de Jesus eram todos homens, mas não eram seus únicos discípulos. O evangelho de Lucas, em particular, torna este ponto claro em duas passagens. O primeiro vem em Lucas 8: 1-3, quando o escritor evangélico explica que, enquanto Jesus viajava por várias aldeias e cidades, ministrando em cada comunidade, Ele e Seus doze discípulos foram "acompanhados por várias mulheres". Lucas continua a identificar as várias mulheres:

Maria, chamada Madalena, de quem haviam saído sete demônios, Joana (serva de Herodes), e Susana, e muitos outros.

De acordo com o evangelho, não só estas mulheres viajavam com Jesus e os doze discípulos, o que já era bastante incomum, mas, aparentemente, essas mulheres também estavam financiando o ministério cotidiano de Jesus por meio de seus próprios recursos. Lucas quer que entendamos que o ministério de Jesus, em seu estágio fundamental, era exclusivamente dependente das mulheres.

 Apenas dois capítulos depois, ele apresenta duas irmãs, Marta e Maria, que estão hospedando Jesus em sua casa. Depois de explicar que Maria "se sentou aos pés do mestre e ouviu seus ensinamentos", Lucas continua com a história:

Martha estava frenética com todo o trabalho na cozinha. "Mestre", ela disse, entrando onde eles estavam, "você não se importa que minha irmã tenha me deixado para fazer o trabalho sozinho? Diga-lhe para me dar uma mão! "" Martha, Martha ", ele respondeu," você está preocupado e preocupado com tantas coisas. Só importa uma coisa. Maria escolheu a melhor parte, e não vai ser tirada dela. "- Lucas 10: 38-42

Uma das partes mais incomuns desta história é como Marta fala com Jesus. O tom que leva com ele é quase um de repreensão, não é? É como se Marta estivesse gritando Jesus pelo jeito que ele está interagindo com sua irmã.

Você pode ouvir o ressentimento e exasperação em sua voz? "Mestre", ela disse, "você não se importa?"

Martha, devemos entender, como todos os primeiros amigos e seguidores de Jesus, estava numa jornada de descobrir quem era Jesus. Para melhor ou pior, isso significava que os amigos de Jesus estavam dispostos a estar com ele.

No caso de Marta, isso significava ser descarado.

Marta fica presa com Jesus porque Maria está desafiando uma norma social sentando-se aos pés do mestre - um privilégio reservado naquela cultura apenas para homens - e, incrivelmente, Jesus está apenas deixando isso acontecer.

No primeiro século, sentar-se aos pés de um mestre-professor implicava uma relação professor-aluno. Lucas usa essa expressão para descrever o aprendizado de Paulo com um famoso professor judeu em Atos 22: 3, quando diz que Paulo "estudou aos pés de Gamaliel".

Ao descrever Maria e Jesus dessa maneira, Lucas quer que sua audiência no primeiro século compreenda algo significativo:

Maria foi bem-vinda por Jesus como estudante, como discípulo, como aprendiz de Seu modo de vida.

"Não é difícil imaginar o que está passando pela mente de Martha", explica Kenneth Bailey em seu estudo perspicaz Jesus através dos olhos do Oriente Médio. "Com toda a probabilidade, ela está pensando: Isso é vergonhoso! O que acontecerá com a gente! Minha irmã se juntou a essa banda de homens. O que os vizinhos dirão? O que a família pensará? Depois disso, quem se casará com ela? Isso é demais! "2" Marta, Marta ", Jesus finalmente interrompe. Não perca o calor da voz dele, a repetição constante do nome dela, como se dissesse: "Marta, eu ouço você. Marta, eu entendo. Mas, Marta, você está errada.

"Você está preocupado com tantas coisas", diz Jesus. "Apenas uma coisa importa. Maria escolheu a melhor parte, e não vai ser tirada dela ".

Jesus simplesmente não permitirá que Marta mantenha sua irmã, Mary, confinada à cozinha.

A Maria desta história não é a única Maria que seguiu Jesus. Como se mostra, o nome de Mary aparece cinquenta vezes nas contas do evangelho sozinho. (Era um nome bastante popular na época). Onze daqueles tempos se referem à Maria em nossa história, mas catorze dessas referências são sobre outra Maria, a quem foi chamada "Madalena" (Lucas 8: 2).

Muito tem sido feito nos últimos anos sobre o relacionamento de Maria Madalena com Jesus. O romancista mais antigo Dan Brown, por exemplo, apresentou uma história intrigante e conspiradora sobre como Jesus e Maria Madalena tinham um filho secreto em conjunto (o que, de jeito nenhum historiador sério, acredita).

Na realidade, como é o caso do nosso conhecimento da maioria dos amigos e seguidores de Jesus, sabemos muito pouco sobre Maria Madalena. Sabemos que ela foi entregue de sete demônios, sabemos que ela viajou com Jesus e seus companheiros, sabemos que ela estava lá quando foi crucificado e - o mais notável - sabemos que ela foi a primeira pessoa a ver Jesus vivo novamente depois da morte dele ( Lucas 8: 1-3; Marcos 15:40; João 20: 11-18).

O fato de que Jesus escolheu Maria como a primeira testemunha de Sua ressurreição fala muito sobre a amizade única e importante que eles compartilhavam.

Para que sua amizade seja especial, para que ela seja única, certamente não significa que precisamos criar uma história secreta sobre um caso de amor escondido. (Certamente, isso é mais um comentário sobre nossa sociedade do que em Jesus e Maria Madalena).

Mas levanta algumas questões importantes: Jesus experimentou atração física em relação á mulheres? Ele já se perguntou o que seria casar? Ele sentiu a ausência de uma companheira próxima no dia a dia? Os registros do evangelho simplesmente não nos dizem sobre a parte da vida de Jesus, então tudo o que podemos fazer é maravilhar.

{Na minha opinião, eu acho que Jesus experimentou atração física  (por que ele não iria?) E mulheres também se sentiram atraídos por ele (por que  não deveriam ter sido?), Mas  ser solteiro era uma disciplina espiritual Em Sua vida por causa de Sua vocação e vocação. Então, se você é solteiro, deixe a vida única de Jesus incentivá-lo, porque Ele o recebe.}

Dorothy Sayers (1893-1957) era um brilhante escritor, poeta e dramaturgo, e, como as duas Marias em nossos relatos evangélicos, ela era uma seguidora devotada de Jesus.

Em uma coleção de ensaios que Sayers escreveu sobre o papel das mulheres na sociedade, ela abordou a maneira única em que Jesus interagiu com as mulheres:

Um profeta e um professor que nunca os irritaram, nunca foram lisonjados ou persuadidos ... quem repreendeu sem (rebaixante) e louvado sem condescendência; Que tomaram suas perguntas e argumentos a sério; Que nunca traçaram sua esfera para eles, nunca os exortou a serem femininos ou a zombar deles por serem mulheres; Que não teve nenhum machado para moer e sem uma dignidade masculina incômoda para se defender. Talvez não seja de admirar que as mulheres fossem as primeiras no Cradle e a última na Cruz. Eles nunca conheciam um homem como este Homem - nunca houve tal outro.

Ponderar. Os doze discípulos de Jesus eram todos homens, que era a norma cultural para aquele tempo, mas esses doze homens não eram os únicos discípulos de Jesus.

Orar. Peça que você, como Jesus, tenha amizades saudáveis ​​com mulheres e homens.


Prática. Nos livros que você lê, as mensagens que você ouve, e os conselhos que você recebe, fazem questão de aprender com mulheres e homens.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado