Fé falsa

A fé é uma doutrina fundamental na vida cristã. O pecador é salvo pela fé (Efésios 2: 8-9) e o crente deve andar pela fé (2 Coríntios 5: 7). Sem fé, é impossível agradar a Deus (Hb 11: 6) e tudo o que fazemos além da fé é pecado (Romanos 14:23).
Alguém disse que a fé não é "acreditar apesar das evidências, mas obedecer apesar das conseqüências". Quando você lê Hebreus 11, você conhece homens e mulheres que agiram na Palavra de Deus, independentemente do preço que tivessem que pagar. A fé não é um tipo de nebulosa sensação de que trabalhamos; A fé é a confiança de que a Palavra de Deus é verdadeira e a convicção de que agir naquela Palavra trará Sua benção.
Nessa passagem, Tiago discutiu a relação entre fé e obras. Esta é uma discussão importante, pois se estamos errados nesta questão, comprometemos a nossa salvação eterna. Que tipo de fé realmente salva uma pessoa? É necessário realizar boas obras para serem salvas? Como uma pessoa pode dizer se ele está ou não exercendo verdadeira fé salvadora? James responde estas questões, explicando-nos que existem três tipos de fé, apenas um dos quais é verdadeira fé salvadora.
Fé morta (Tiago 2:14–17)
deadfaith
14 De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo?
15 Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia
16 e um de vocês lhe disser: "Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se", sem porém lhe dar nada, de que adianta isso?
17 Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.Tiago 2:14-17
Mesmo na igreja primitiva havia aqueles que alegavam ter fé salvadora, mas não possuíam salvação. Onde quer que haja o verdadeiro, você encontrará a falsificação. Jesus advertiu: "Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas somente aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus" (Mateus 7:21).
Pessoas com fé morta substituem palavras por ações. Eles conhecem o vocabulário correto para oração e testemunho, e podem até citar os versículos certos da Bíblia; mas a caminhada deles não corresponde à sua conversa. Eles pensam que suas palavras são tão boas quanto as obras, e estão erradas.
James deu uma ilustração simples. Um pobre crente chegou a uma irmandade, sem roupas adequadas e com necessidade de alimentos. A pessoa com fé morta notou o visitante e viu suas necessidades, mas ele não fez nada para atender às necessidades. Tudo o que ele fez foi dizer algumas palavras piedosas! "Vá, desejo-te bem; Mantenha-se quente e bem alimentado "(2:16). Mas o visitante foi embora tão faminto e nu quanto ele entrou!
A comida e a roupa são necessidades básicas de cada ser humano, seja ele salvo ou não salvo. "Se tivermos comida e roupas, estaremos satisfeitos com isso" (1 Tim. 6: 8). "Então, não se preocupe, dizendo:" O que comeremos? "Ou" O que devemos beber? "Ou" O que devemos vestir? "Porque os pagãos correm depois de tudo isso, e seu Pai celestial sabe que você precisa deles" ( Mateus 6: 31-32). Jacó incluiu essas necessidades básicas em sua oração a Deus: "Se Deus estiver comigo e me vigiará nesta jornada, eu tomarei e me dará comida para comer e roupas para vestir" (Gn 28:20).
Como crentes, temos a obrigação de ajudar a atender as necessidades das pessoas, não importa quem elas possam ser. "Portanto, como temos oportunidade, façamos o bem para todas as pessoas, especialmente para aqueles que pertencem à família dos crentes" (Gálatas 6:10). "Tudo o que você fez para um dos menos desses irmãos e irmãs meus, você fez por mim" (Mateus 25:40).
Ajudar uma pessoa necessitada é uma expressão de amor e fé que funciona pelo amor (Gálatas 5: 6). O apóstolo João enfatizou esse aspecto das boas obras. "Se alguém tem bens materiais e vê seu irmão necessitado, mas não tem piedade dele, como o amor de Deus pode estar nele? Queridos filhos, não amem palavras ou línguas, mas com ações e verdade "(1 João 3: 17-18). O sacerdote e Levite na Parábola do Bom Samaritano tinham treinamento religioso, mas nenhum deles parou para ajudar o moribundo ao lado da estrada (Lucas 10: 25-37). Cada um deles defenderia sua fé, mas nem demonstrou essa fé em obras amorosas.
A questão em 2:14 deve ler: "Esse tipo de fé pode salvá-lo?" Que tipo? O tipo de fé que nunca é visto em trabalhos práticos. A resposta é não! Qualquer declaração de fé que não resulte em uma vida modificada e boas obras é uma declaração falsa. Esse tipo de fé é fé morta. "A fé, por si só, se não for acompanhada de ação, está morta" (2:17). O grande teólogo, João Calvino, escreveu: "É somente a fé que justifica, mas a fé que justifica nunca pode estar sozinha". A palavra sozinha em 2:17 simplesmente significa "por si só". A verdadeira fé salvadora nunca pode ser por si mesma: Isso sempre traz vida e a vida produz boas obras.
A pessoa com fé morta tem apenas uma experiência intelectual. Em sua mente, ele conhece as doutrinas da salvação, mas nunca se submeteu a Deus e confiou em Cristo para a salvação. Ele conhece as palavras certas, mas ele não faz o backup de suas palavras com suas obras. A fé em Cristo traz vida (João 3:16), e onde há vida deve haver crescimento e frutos. Três vezes neste parágrafo, James nos adverte que "a fé sem obras está morta" (2:17, 20, 26).
Cuidado com uma mera fé intelectual. Ninguém pode vir a Cristo pela fé e permanecer o mesmo mais do que ele pode entrar em contato com um fio de 220 volts e permanecer o mesmo. "Quem tem o Filho tem vida; Quem não tem o Filho de Deus não tem vida "(1 João 5:12). A fé morta não está salvando a fé. A fé morta é fé falsa e acalma a pessoa em uma falsa confiança da vida eterna.
Fé demoníaca (Tiago 2: 18-19)
até os demonios - acreditem. Mas alguém vai dizer: "Você tem fé; Eu tenho ações. "Mostre-me a sua fé sem ações, e eu vou mostrar-lhe minha fé por minhas ações. Você acredita que existe um Deus. Boa! Mesmo os demônios acreditam nisso e estremecem.
Tiago queria chocar seus leitores complacentes, então ele usou os demônios como sua ilustração. Nos últimos anos, a igreja redescobriu a realidade e a atividade dos demônios. Quando nosso Senhor estava ministrando sobre a terra, ele frequentemente expulsava demônios; e Ele deu esse poder a Seus discípulos. Paulo muitas vezes confrontou forças demoníacas em seu ministério; e em Efésios 6: 10-20, ele admoestou os primeiros cristãos a reivindicar a proteção de Deus e derrotar as forças espirituais da maldade.
Isso vem como um choque para as pessoas que demonios têm fé! O que eles acreditam? Por um lado, eles acreditam na existência de Deus; eles não são nem ateus nem agnósticos. Eles também acreditam na divindade de Cristo. Sempre que se encontraram com Cristo quando Ele estava na Terra, eles testemunharam a Sua filiação (Marcos 3: 11-12). Eles acreditam na existência de um lugar de castigo (Lucas 8:31); e eles também reconhecem Jesus Cristo como o juiz (Marcos 5: 1-13). Eles se submetem ao poder de Sua Palavra.
"Ouça, ó Israel! O Senhor nosso Deus é um Senhor! "(Deuteronômio 6: 4) Esta foi a afirmação diária da fé do judeu divino. "Você acredita que existe um Deus. Boa! Até os demônios acreditam nisso - e estremecem "(2:19). O homem com fé morta foi tocado apenas em seu intelecto; mas os demônios também são tocados em suas emoções. Eles acreditam e tremem.
Mas não é uma experiência salvadora para acreditar e tremer. Uma pessoa pode ser esclarecida em sua mente e até mesmo agitada em seu coração e se perder para sempre. A verdadeira fé salvadora envolve algo mais, algo que pode ser visto e reconhecido: uma vida mudada. "Mostre-me sua fé sem ações", desafiou Tiago, "e eu mostrarei a minha fé com meus atos" (2:18).
Como uma pessoa pode mostrar sua fé sem obras? Um pecador morto pode realizar boas obras? Impossível! Quando você confia em Cristo, você é "criado em Cristo Jesus para fazer boas obras, que Deus preparou antecipadamente para que possamos fazer" (Efésios 2:10). Ser cristão implica confiar em Cristo e viver para Cristo; você recebe a vida, então você revela a vida. A fé que é estéril não é salvar a fé. A palavra grega traduzida "morto" em 2:20 traz o significado de "estéril ou ocioso", como o dinheiro sem interesse.
James nos introduziu em dois tipos de fé que nunca podem salvar o pecador: fé morta (somente o intelecto) e fé demoníaca (o intelecto e as emoções). Ele fecha esta seção descrevendo o único tipo de fé que pode salvar a fé dinâmica do pecador.

https://joequatronejr.com/2015/01/18/false-faith-james-214-26/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado