O que é Culto Racional? O que não é perdão?

Apresentar os nossos corpos a Deus é o nosso “culto racional” (Romanos 12:1). 

O que isso CULTO RACIONAL quer dizer? 


Culto traduz uma palavra grega (latreia) que aparece cinco vezes no Novo Testamento. 

Na Almeida Revista e Atualizada 2ª Edição, é traduzida “culto” em João 16:2; Romanos 9:4 e 12:1 e “serviço(s) sagrado(s)” em Hebreus 9:1 e 6. 

Culto significa serviço. Pode ser o serviço de obediência a Deus em geral, ou pode se referir, como nas duas citações em Hebreus 9, aos atos específicos de louvor dirigidos a Deus.

Assim, a palavra culto,  descreve o serviço dado ao Senhor quando cristãos o adoram. Mas, a mesma palavra pode abranger qualquer ato de obediência que honra o nome de Deus.


Racional vem da palavra grega logikos. Nesta palavra, não é difícil ver a idéia da lógica ou raciocínio. 

Este adjetivo aparece, no Novo Testamento, apenas duas vezes. Em Romanos e em 1 Pedro 2:2, onde descreve o leite espiritual. 

A forma do substantivo (logos), porém, aparece mais de 300 vezes no NT, e é traduzida por termos como palavracontaensinamentomododitadotestemunhoverbo, etc. 

A idéia principal tem a ver com discurso e raciocínio.

O que é, então, o nosso culto racional? 

Uma vez que entendemos o que Deus tem feito por nós, faz sentido nos dedicar a ele em obediência e serviço. 

O uso da palavra “pois” em Romanos 12:1 mostra que este serviço razoável se baseia nas coisas ditas anteriores. Paulo acabou de falar sobre a profundidade da riqueza de Deus, que nos criou e nos deu a salvação de graça (Romanos 11:33-36). Esse são motivos pelos quais devemos oferecer ao Senhor o nosso culto racional, o nosso serviço, a nossa obediência às suas orientações.  

Afinal, racionalmente falando, como posso rejeitar ao Senhor e a tudo que Ele nos fez? Nos perdoou, nos deu uma nova chance, nos transformou em seus filhos, trocando nossas vestes sujas por outras roupas alvas. 

Isso seria totalmenbte irracional..... Mas é importante entender que o fato de sermos racionais no culto, de procurarmos entender a Sua palavra com a nossa intelingencia e não apenas com nossos sentimentos, não tira de nós a responsabilidade de que não devemos aprender apenas para conhecer, mas devemos aprender para então colocar em prática.  


Romanos 12:1 demonstra a importancia  de estudarmos a palavra de Deus. 


Tenhamos como exemplo: eu gosto muito de fazer tricô e tenho inclusive máquina de trico, que ganhei de presente a muitos anos atrás. Se estou precisando de uma blusa e não estou em condições de comprar, tenho a máquina e tenho a lã, passarei frio ou farei uma blusa?

O Evangelho das Boas Novas nos agasalha, desde que estejamos dispostos a vesti-lo.

O conhecimento da palavra de Deus exige uma aplicação prática. A maioria das cartas do NT, como é o caso de Romanos, contém uma série de aplicações práticas no final, depois de estabelecer a base doutrinária. 

“Tornai-vos, pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes” (Tiago 1:22). Este é um dos aspectos do nosso culto racional!



Um dos principais principios de Jesus é o perdão. Por muito tempo eu achava que perdão era diferente de desculpas, porém, analisando melhor a palavra DES-CULPA.

DES-CULPAR significa tirar a culpa de alguém, mas ainda mais do que isso, o perdão é um dos fatores que diferencia o cristianismo prático do teórico. 

Passo então a entender o que não é perdão.

Perdoar não é quando se esquce o que fizeram contra ti.
O nome disso é amnésia. Um dia algo pode funcionar como um gatilho e fazer tua memória voltar. 

Perdoar não pé quando a ferida que abriram não doi mais.
O nome disso é anéstesia e um dia a anestesia pode passar e voltar a doer.

Perdoar não é falar: Te perdoo e continuar a odiando aquela pessoa no teu intimo.

Perdoar não é esperar que o tempo passe e você não pense mais no fato que te causou dor.

Perdoar é racionalmente olhar para aquela pessoa e entender que ela errou e que todos são passíveis de erro.

Perdoar é praticar o Evangelho de Cristo, mesmo que aquilo custe o teu orgulho e voc|ê tenha que abrir mão do que você considera como certo para amar a todos, uinclusive aqueles que te feriram.

Agindo assim, dentre outras coisas, posso dizer que estou oferencendo ao Senhor um culto racional e estou sendo praticante e não apenas ouvinte do seu evangelho das boas novas. 




r.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado