Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado

Contexto: 
Judá - Judá (yehuda) é filho de Jacó, com Lia (Gênesis 29,35). 
Seu nome significa "louvor do Senhor". 
Judá tomou o papel de guia entre os seus irmãos, como aparece claramente na história sobre José, o irmão de Judá que foi vendido e terminou no Egito . 
Foi Judá que convenceu seus irmãos a venderem José como escravo, para não serem culpados de sua morte. 
Com o resultado da miséria que assolou a família de Jacó pela traição feita com José, Judá, agora com 25 anos, não suportou o fato de ver a aflição do seu pai e deixou sua família, indo morar com um nativo de Canaã.



Seu nome; Hira, este homem era da cidade de Adulã, uma das cidades reais dos cananeus, no vale de Elá (onde séculos mais tarde Davi derrotou o gigante Golias).
O relacionamento de Judá com os cananitas resultou em seu casamento com uma mulher  chamada Sua. essa era uma desobediencia as ordens de Deus. Judá teve três filhos com  ela: Er, Onã e Selá. 
Ainda que Hira tenha sido um amigo de Judá, ele não era um homem reto, era pagão, adorava a outros deuses.

Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.


Er casou-se com Tamar mas a Bíblia nos conta que Deus tirou a sua vida, pois ele era perverso perante o Senhor. 
Na lei do levirato (Dt 25:5-10), o irmão se casa com a viuva e o primeiro filho gerado desta união levaria o nome do falecido. Tamar casou-se com Onã. Porém Onã nterrompia o coito de maneira a não ejacular dentro de Tamar, dificultando assim uma gestação. 
Deus se desagradou disso e matou Onã. 
Por que Onã faria isso? 
acredito que, sendo ele o segundo filho, no caso da morte do primeiro e sem herdeiros do mesmo, Onã passaria a ser o principal herdeiro do pai. 
Essa atitude de Onã criava impecilhos para o cumprimento das promessas de Deus à Abrão. 
Judá já havia perdido dois filhos, os dois sem herdeiros. só lhe restava um filho, Selá, que era ainda muito novo. 
Judá mandou Tamar voltar para a casa do pai delae que quando Selá ficasse adulto, ele seria dado em casamento à ela. 
Mas Judá estava com medo de que Selá também morresse. em vez de entender que seus filhos haviam sido mortos por causa de seus comportamentos, preferia acreditar que Tamar era uma "viuva-negra".....

Passou-se anos. Selá chegou a idade adulta e Judá não foi atrás de Tamar para cumprir com a Lei. 

Tamar decidiu agir por conta própria.  Judá havia ficado viuvo. E Tamar deciciu literalmente "preparar a cama" para Judá. Ela sabia que Judá não tinha uma conduta moral muito severa. Vestiu-se de prostituta e foi para a estrada onde sabia que Judá passaria. 

Já li uma ilustração onde conta-se que o diabo faz uma reunião com seus anjos caídos para fazer o crente cair. Pergunto: será que pele realmente está precisando fazer essa reunião ou qualquer coisa ao teu caminho já serve?

Assim ocorreu. Judá passou pelo caminho, viu a "prostituta", ofereceu como pagamento uma cabrito, porém a "prostituta exigiu o seu cajado, o selo e o cordão.

Ele deu. Mais tarde ele ficou sabendo que sua nora Tamar estava grávida. Mandou chama-la para que ela fosse apedrejada por ter desobedecido a lei do levirato. Porém Tamar mostrou-lhe os objetos que havia recebido dele. 

Ele  reconheceu ser o pai da criança, e que ela era mais justa do que ele: foi Tamar, e não Judá, que havia providenciado para lhe dar um herdeiro legítimo. Ela havia obedecido mais ao espírito da lei do que ele, que não lhe dera seu  filho Selá para casar-se com ela.
Na hora do parto, descobriram que iam nascer gêmeos. A parteira atou um fio encarnado na primeira mão que apareceu, mas ela foi recolhida, e o gêmeo a quem a mão pertencia nasceu em segundo lugar. 0 primeiro a nascer recebeu o nome de Perez (brecha, rompimento), e o segundo Zerá (nascer do sol).
Os dois são mencionados na genealogia de Jesus Cristo (Mateus 1:3), sendo Ele descendente de Perez. Desta forma os filhos da filha de Sua foram eliminados da linhagem do Senhor Jesus.
SIGNIFICADO DO SELO, CORDÃO E CAJADO


Selo: Espirito Santo
Cordão: Comunhão
Cajado: autoridade


Nessa passagem, odemos ver três coisas que o cristão perde quando se afasta dos caminhos de Deus:

O Selo: O Espírito Santo

O selo era um anel ou sinete, usado para selar, que era esculpido em pedra, metal ou marfim, e ficava pendurado no pescoço de quem o usasse. Para confirmar um trato ou uma negociação, os antigos costumavam pressionar o selo na argila úmida.

Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.
Efésios 1:13,14

Nos versos 1 a 14 vemos uma longa sentença sobre a nossa vida e como Deus planejou tudo e como esse plano de redenção é aplicado hoje. Para congretizar o plano de redenção do Senhor, primeiro é necessário ouvir a plavra, depois precisamos crer e dai serremos selados pelo Espírito Santo.

Não entristeçam o Espirito Santo
E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,
Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
Efésios 4:30-32


Podemos "entristecer" o Espírito quando andamos como os gentios (4:17-19), quando nos rendemos à nossa natureza pecaminosa (4:22-24), quando mentimos (4:25), quando nos iramos (4:26-27), quando furtamos (4:28), quando usamos linguagem torpe (4:29), quando temos amargura (4:31), quando não perdoamos (4:32), quando cometemos imoralidade sexual (5:3-5). "Entristecer" o Espírito é agir de uma forma pecaminosa, quer seja em pensamento e ação, ou em pensamento apenas.


Cuide para não apagar o Espirito:
Não apaguem o Espírito.  I tessaloniscenses 5:19 

Os que forem selados por Deus, não sofreram danos quando o anjo tocou a quinta trobeta, descrito em Apocalipse 9

Eles receberam ordens para não causar dano nem à relva da terra nem a qualquer planta ou árvore, mas apenas àqueles que não tinham o selo de Deus na testa.

Apocalipse 9:4

Existem 3 interpretações para selo na Bíblia:
Autenticidade - autentifica a nossa crença
Propriedade - fomos comprados a preço de sangue
Segurança de que chegaremos ao nosso destino - O céu é o destino de todo aquele que crê. 

Veja esse artifo muito bom no link abaixo: 
Qual é o papel do Espirito Santo de Deus em nossas vidas?
https://www.gotquestions.org/Portugues/papel-Espirito-Santo.html


O cordão ou lenço - a comunhão


O cordão ou leonço era onde o selo ficava pendurado. 
Deus nos criou para vivermos em comunhão. Por vezes precisamos  estar sozinhos, orarmos sozinhos,  mas viver constantemente sozinho não é desejável.
Deus vive em perfeita comunhão com o Filho e o Espírito Santo e nós somos chamados para amar o nosso próximo. Isso se chama comunhão!

Comunhão com Deus

A comunhão com Deus se dá pela oração e pela procura da santidade. A oração nos dá vários beneficios, entre os quais:
a. Nos traz a presença de Deus - Acompanhados com Ele, afasta de nós a solidão e aumenta nosso desejo de procurar mais e mais a sua presença. 

Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.
Hebreus 4:16

b. Nos preenche com a sua paz - com a ajuda do Espirito Santo, aprendemos a nos conhecer melhor, olhamos para nós mesmos, para os outros e para a vida com a visão de Deus, e isso nos tranquiliza. Nos tira a angústia, pois entendemos que Ele é o nosso  refúgio.
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.
Filipenses 4:6,7

c. Nos fortalece - Momentos de dificuldades nos levam a orar com mais intensidade. Quando o fazemos, devemos estar cientes que o Espírito Santo nos fortalece para cumprirmos nossa missão. Clamar por libertação, cura ou qualquer outra intervenção divina é clamar para que sejamos fortalecidos na missão de fazer discípulos.
Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus.
Atos 4:31

d. Muda nosso caráter:
 Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! Filipenses 4:4

“Se deixo de passar duas horas pela manhã em oração, o diabo sai vitorioso o dia inteiro. Tenho tanto serviço a fazer que não possa passar diariamente, sem três horas de oração.” Marttim Lutero

Comunhão com irmãos: 

O modo de vida da pessoa mostra se ela tem comunhão com Deus. Se andamos com Deus, nao vivemos em trevas e se vivemos na luz, temos comunhão com  meus irmãos.
Aceitamos as diferenças, o fruto do Espirito descrito em Galatas 5 flue com naturalidade. 

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.
Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.
Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros.

Gálatas 5:22-26

Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia. Hebreus 10:25
Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo.  1 Tessalonicenses 5:11

Proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo. I João 1:3



Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. 
I Corintios 1:9

O cajado: 

O cajado simboliza a autoridade de Deus., que é uma de suas principais características. Sempre existiu e sempre existira. 
A autoridade de Jesus: 
Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Mateus 28:18

Jesus ensinava com autoridade: 
E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina;
Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas.

Mateus 7:28,29

Ele tinha autoridade pois vivia o que pregava. Viver o que prega é ter autoridade, pregar o que não vive é hipocrisia. Muitos filhos tem saido da igreja pois vem o quanto seus pais são hipocritas. Sua familia é quem melhor te conhece. 


Desafiar a Sua autoridade sempre trará consequência, mesmo que haja arrependimento. Temos muitos exemplos disso na Bíblia, como Lúcifer, Adão e Eva, Salomão, Sansão, Judas, Fariseus, etc....


Toda a autoridade foi colocada por Deus, e devemos aprender e exercitar a submissão, desde de que a mesma não seja contrária a autoridade máxima do Senhor. 
Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas.
Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos.
Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá.
Romanos 13:1-3 

Jesus por muitas vezes se rebelou a autoridade imposta pelos sacerdotes e toda a sua hipocrisia. Curou no sábado, andou com pessoas "imundas", pregou a quem não devia. A autoridade máxim a sempre é a de Deus.


Lembre a todos que se sujeitem aos governantes e às autoridades, sejam obedientes, estejam sempre prontos a fazer tudo o que é bom, 
Tito 3:1



Nada pode existir sem a sua permissão, porém permissão não significa aprovação. Deus permitiu que muitas coisas acontecessem, porem não aprovou. Mandou Jonas pregar a palavra, mas Jonas escolheu figir. Deus fez com que ele voltasse. Deus não aprovou que Abrão tivesse filho com a outra, porém permitiu. Muito mais exemplos temos. Tudo o que for contrário a vontade de Deus e pecado. 



Autoridade dada a igreja: 

Mateus 16:15-18 - a autoridade do Senhor é dada para quem anda COM Ele. Ao se afastar, você perde a autoridade. 

Como se perde a autoridade: I Pedro 5:8
Luta contra o mal: Efesios 6:12
Não deem lugar ao diabo Efesios 4:27
Nossar armas: Efesios 6:10-11

A autoridade, nesse caso simbolizada como cajado, pode ser usado como instrumento de trabalho e também para andar nos terrenos dificieis. 

Para que temos a autoridade de Deus: 
 Eu dei a vocês autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano. 
Lucas 10:19











Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus