Reforma Protestante ou Puxadinho Evangélico? FUGINDO DO LEGALISMO RELIGIOSO!!!!

Josias providencia a reforma na época.

As doze tribos já haviam sido divididas. As tribos receberam os nomes dos dez filhos de Jacó. As outras duas tribos restantes receberam os nomes dos filhos de José , abençoados por Jacó como seus próprios filhos. Apesar de serem tudo parentes, não pode se dizer que eram aliadas, o que ficou claro após a morte de Salomão.  
Os judeus de hoje são descendentes das tribos de Levi, Benjamim e Judá.  


No contexto de hoje, a nação de Israel já havia sido dividida em Reino do Sul (duas tribos – capital Jerusalém) e Reino do Norte (10 tribos – capital Samaria – destruidos pelo reino Assirio).  
O Povo de Israel também foi levado cativo em virtude da idolatria. Eles se deixaram influenciar pelos povos ao redor e chegaram a levar inclusive os rituais pagãos para dentro do Templo. 
No reinado de Manásses essa idolatria aumenta. Manasses assumiu com 12 anos e fez muita coisa errada: levantou altares, fez poste idolos, os adorou, sacrificou seus proprios filhos para os falsos deuses, consultou necromantes, colocou a escultura na casa de Deus. Pecou muito, contra si, contra seu povo e contra a sua familiaPorém Manasses se arrependeu no final da vida.  

 Diferença entre ele e o seu filho, Amon, foi o arrependimento. Muitas vezes cometemos pecado, lançamos palavras que não podem mais ser retiradas e colhemos o fruto disso. Mas o arrependimento fará toda a diferença. Somos influenciados pelo nosso meio, mas nos temos olivre arbitrio para não participarmos das coisas erradas.  

Imagine Deus julgando dois jovens: aquele que cresceu numa familia com situação estruturada, com oportunidades de estudo, boas influencias e aquele que nasce numa comunidade em meio a violencia, fome, sem oportunidade. Será que Deus os julgará com o mesmo peso e a mesma medida? Deus é justo e conhece a situação de cada  um.

Após a morte de seu filho, Amon assume. Esse reinou apenas dois anos, dos 22 aos 24 anos e fez o que era errado.  Seguiu os caminhos de seu pai antes da conversão e não se arrependeu. Os seus servos mataram a Amon e o povo mata os servos que mataram a Amom. Vejo com isso que cabe a nós matar aquilo que não segue a vontade de Deus. Por favor seja inteligente, não estou falando para matar ninguém, mas para matar dentro de voce aquilo que não agrada a Deus.  

Mas voltando para a história, Deus queria que o governo fosse teocrático, porém o povo queria a monarquia. Em vez de assumir a teocracia, mataram os que mataram o Rei e colocaram uma criança de oito anos no poder. A lógica era que Josias também fosse um idolatra.  

Pense numa familia que tem problemas com as drogas. O pai, o avó, a mãe tem problema. Provavelmente o filho também terá e isso não é maldição hereditária, isso é consequência do meio. Acreditar na maldição hereditária é tirar o livre arbitrio da pessoa e coloca-la serva de demônios 

Fazer a reforma na época de Josias não foi fácil, assim como não foi fácil a reforma Protestante ocorrida a 500 anos atrás iniciada por Lutero e continuada por cada um de nós.  

Muitos de nós em vez de fazer uma reforma, se limitam a fazer simples puxadinhos... 

Josias assume aos 8 anos de idade. A questão era: seria ele igual ao seu pai e seu avó? 

Ele reinou por 31 anos e foi um período de paz, de descanso, um período de resgate.  

As pessoas hoje em dia sofrem um pressão muito forte, mas a decisão se vai seguir essa onda de cultura ou não vai de cada um.  

A Bíblia diz que Josias não se desviou nem para direita nem para a esquerda, seguindo os passos de Davi,  rei escolhido por Deus e seu antecedente. 

A mãe de Josias provavelmente influenciou positivamente ao Rei, sendo esse o motivo provavel pelo qual ela é citada na Biblia. 

A primeira medida de Josias foi reparar o templo. Não foi pedido prestação de contas ao pessoal que trabalhou lá e todos trabalharam com honestidade. Você escolhe se quer ser um sem vergonha ou um ladrão desgraçado.... 

O Templo tinha cerca de 34 mil pessoas trabalhando lá. Era muito fácil alguém roubar. Mas não o fizeram.  
Josias delegou e confiou nesses profissionais que estavam responsáveis pela reforma física. Líder delega autoridade e confiou, por isso que nem pediu contas do dinheiro gasto. 

Líder centralizadores necessitam pedir contas de tudo. Mas a partir do momento que voce confia no seu liderado, cada um trabalhando na sua competência e área,  eles também passam a confiar em você.   

No meio da reforma, os trabalhadores encontraram o Livro da Lei escrito por Moisés. Nos séculos anteriores a Josias, o povo se afastou tanto de Deus, que nem sabiam onde ele estava.
Os trabalhadores então leem o livro diante de Josias e o rei percebeu que a obediência traria o sucesso na reforma. Josias pede então que o livro fosse lido diante do povo e a leitura do livro faz o povo voltar a Deus. 

A leitura da palavra traz a nossa reforma interior, produzindo frutos exteriores.  Numa vida com tantas mudanças, a Palavra de Deus, que permanece imutável, nos traz a base para a nossa reforma, nos traz vontade de servi-lo, e sendo a vontade apenas sentimento, começa a produzir a ação prática do viver. 
Comportamento de pessoa presas ao pecado demonstra que a reforma interior ainda não ocorreu. Nossa salvação não vem pelas obras, mas as obras são frutos da salvação. 

Muitas vezes ocorre de nós estarmos numa igreja local que vai na contramão da palavra de Deus, acreditando em doutrinas místicas. Como agir? Temos que ser instrumentos para reedificação do templo, encontrar a Palavra e apresenta-la.   E se o povo não aceitar? Não se deixe contaminar!  

A apostasia do povo era geral, com a nação cheia de postes ídolos, mas agora Josias deu a ordem de tirar todos os ídolos no meio do povo e orientou as consequências da desobediência 

Imagine agora a situação: um bando entra na tua igreja local,  rouba os instrumentos, joga cocô nas paredes, quebra os vidros. Nós ficaremos tristes e faremos de tudo para o mais urgente possível arrumarmos os vidros, limpar as paredes, comprar outros instrumentos. Mas nós somos a verdadeira igreja e temos que nos remeter a essa mesma urgência para nos santificar das influências do mundo, restaurar o nosso louvor, arrumarmos a nossa armadura,  nos vestirmos de vestes alvas.... 

Talvez o que seja necessário é a gente procurar consertar o nosso templo para sermos morada dEle.  

Com 8 anos Josias assumiu, com 16 começou a buscar a Deus, com 20 anos providenciou a faxina no povo.  Josias não procurou apenas a sua própria salvação, mas a do povo também. Quando buscarmos o Senhor a vontade dEle passa a nos preencher e não mais vivo em Cristo, mas Cristo vive em mim. Dai essa busca gera um temor e amor tão grande que aquilo que aborrece ao Senhor nos aborrece e a gente procura primeiramente em nós os erros e depois mostramos o erro para as pessoas porque as amamos e queremos que elas também sintam o mesmo que nós.  É o amor na prática e não o amor legalista que aponta o erro simplesmente para mostrar que somos melhores.  

É muito fácil vir a igreja: mude a sua roupa, chegue na igreja com uma postura séria, santa, abra a Bíblia perante as pessoas, ore com convicção para que todos vejam. 

 Mas, e ser a igreja?????? Isso é você com Deus. Só ele pode ver teu coração, mas todos devem ver a prática desse relacionamento pelo amor! Esse conserto deve ser constante no Senhor. Não deve ser simplesmente um puxadinho que fazemos em nós, mas uma verdadeira reforma, como a feita por Josias ou por Lutero em 2017, quinhentos anos atrás. 

A reforma exige um investimento muito maior,  derrubar paredes, limpar sujeiras. O puxadinho é mais simples. Pode ser uma coisa provisória, o investimento é menor.... 

O que tem sido a tua conversão: puxadinho ou reforma? 







https://thiagosurian.wordpress.com/2012/12/14/fugindo-do-legalismo-do-calvinismo-brasileiro/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado