Fé Viva

Parte 1 - fé morta

Tiago 2:20-26


20 Insensato! Quer certificar-se de que a fé sem obras é inútil?
21 Não foi Abraão, nosso antepassado, justificado por obras, quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar?
22 Você pode ver que tanto a fé como as suas obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras.
23 Cumpriu-se assim a Escritura que diz: "Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça", e ele foi chamado amigo de Deus.
24 Vejam que uma pessoa é justificada por obras, e não apenas pela fé.
25 Caso semelhante é o de Raabe, a prostituta: não foi ela justificada pelas obras, quando acolheu os espias e os fez sair por outro caminho?
26 Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta.
Tiago 2:20-26
A fé dinâmica é fé que é real, fé que tem poder e fé que resulta em uma vida mudada. James descreveu essa verdadeira fé salvadora. Para começar, é baseado na Palavra de Deus. Recebemos o nosso renascimento espiritual através da Palavra de Deus (Tiago 1:18). Recebemos a Palavra e isto nos salva (Tiago 1:21). "A fé vem por ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus" (Romanos 10:17). Tiago usou Abraão e Raabe como ilustrações de fé salvadora dinâmica, pois ambos ouviram e receberam a mensagem de Deus através da Sua Palavra.
A fé é tão boa como o seu alvo. O homem da selva se coloca diante de um ídolo de pedra e confia que ele  ira ajudá-lo, mas ele não recebe ajuda. Não importa quanta fé uma pessoa possa gerar, se não for direcionada ao objeto certo, não conseguirá nada. "Eu acredito" pode ser o testemunho de muitas pessoas sinceras, mas a grande questão é: "Em quem você acredita? O que você acredita? "Nós não somos salvos pela fé na fé; Somos salvos pela fé em Cristo como revelado em Sua Palavra.

A fé dinâmica é baseada na Palavra de Deus e envolve todo o homem. A fé morta só toca o intelecto; A fé demoníaca envolve a mente e as emoções; mas a fé dinâmica envolve a vontade. Toda a pessoa desempenha um papel na verdadeira fé salvadora. A mente entende a verdade; o coração deseja a verdade; e a vontade age sobre a verdade. Os homens e mulheres de fé nomeados em Hebreus 11 eram pessoas de ação: Deus falou e obedeceram. "A fé não acredita apesar da evidência; A fé está obedecendo apesar das conseqüências ".
A verdadeira fé salvadora leva à ação. A fé dinâmica não é contemplação intelectual ou consternação emocional; Isso leva à obediência por parte da vontade. Esta obediência não é um evento isolado: continua durante toda a vida. Isso leva a obras.

Muitos tipos diferentes de obras são nomeados no Novo Testamento. "As obras da Lei" (Gálatas 2:16) referem-se à tentativa do pecador de agradar a Deus obedecendo à Lei de Moisés. É claro que é impossível que um pecador seja salvo através dos trabalhos da Lei. "As obras da carne" (Gálatas 5:19) são feitas por pessoas não salvas que vivem para as coisas da velha natureza. Há também "obras perversas" (Col. 1:21) e "obras mortas" (Heb. 9:14). Onde existe uma fé dinâmica de salvação de fé - sempre encontraremos boas obras.
Tiago ilustrou sua doutrina na vida de duas pessoas bem conhecidas da Bíblia: Abraão e Raabe. Você não conseguirá encontrar duas pessoas mais diferentes uma da outra! Abraão era judeu; Raabe era uma gentia. Abraão era um homem piedoso, mas Raabe era uma mulher pecadora, uma prostituta. Abraão foi o amigo de Deus, enquanto Raabe pertencia aos inimigos de Deus. O que eles têm em comum? Ambos exerceram a fé salvadora em Deus.

Deus chamou Abraão de Ur dos Caldeus para levá-lo a Canaã e fazer dele a grande nação de Israel. Foi através de Israel que Deus traria o Salvador ao mundo. A experiência de salvação de Abraão é registrada em Gênesis 15. À noite, Deus mostrou às suas servas as estrelas e lhe deu uma promessa: "Assim será a sua descendência!" Como Abraão respondeu? "Ele crer no Senhor e Ele [o Senhor] contou-lhe por justiça" (Gn 15: 5-6).

A palavra contada é um termo legal ou financeiro; significa "colocar em conta." Como pecador, o caderno de contas espiritual de Abraão estava vazio. Ele estava falido! Mas ele confiou em Deus e Deus colocou os justos na conta de Abraão. Abraão não trabalhou por essa justiça; Ele recebeu isso como um presente de Deus. Ele foi declarado justo pela fé e foi justificado pela fé (Romanos 4).

A justificação é uma doutrina importante na Bíblia. A justificação é o ato de Deus pelo qual Ele declara o pecador justo de crença com base no trabalho acabado de Cristo na cruz. Não é um processo; é um ato. Não é algo que o pecador faz; É algo que Deus faz pelo pecador quando confia em Cristo. É um evento de uma vez por todas. Nunca muda.
Como podemos saber se uma pessoa é justificada pela fé se essa transação ocorrer entre o pecador e Deus em particular? O exemplo de Abraão responde a essa pergunta importante: a pessoa justificada tem uma vida mudada e obedece à vontade de Deus. Sua fé é demonstrada por suas obras.

Tiago usou outro evento na vida de Abraão, um evento que ocorreu muitos anos após a conversão de Abraão. Este evento é a oferta de Isaque no altar (Gen. 22). Abraão não foi salvo ao obedecer o difícil comando de Deus. Sua obediência provou que ele já foi salvo: "Você vê que sua fé e suas ações estavam trabalhando juntas, e sua fé foi completada pelo que ele fez" (2:22). Existe uma relação perfeita entre fé e obras. Como alguém expressou: "Abraão não foi salvo pela fé mais obras, mas por uma fé que funciona".

Como Abraão "justificou pelas obras" (2:21) quando ele já havia sido "justificado pela fé"? (Rom. 4) Por fé, ele foi justificado antes que Deus e a sua justiça declarassem; Por obras, ele foi justificado antes que os homens e a sua justiça demonstraram. É verdade que nenhum humano realmente viu Abraão colocar seu filho no altar, mas o registro inspirado em Gênesis 22 nos permite ver o evento e testemunhar a fé de Abraão demonstrada por suas obras.
D.L. Moody costumava dizer: "Toda Bíblia deveria estar presa em couro de sapato." Ele não disse isso porque ele tinha sido um vendedor de sapatos bem sucedido; Ele disse isso porque ele era um cristão dedicado. A fé dinâmica obedece a Deus e prova-se na vida quotidiana e nas obras. Infelizmente, ainda temos membros da igreja hoje que se encaixam na descrição dada em Tito: "Eles afirmam conhecer Deus, mas por suas ações o negam" (Tito 1:16).

A segunda ilustração de Tiago é Raabe (seu passado é encontrado em Josué 2 e 6). Israel estava prestes a invadir sua Terra Prometida e a tomar a cidade de Jericó. Josué enviou espiões para a cidade para obter o leito da terra. Lá encontraram Raabe, uma prostituta, que os protegeu e afirmou que ela acreditava no que Deus falou e o que Deus faria. Quando os homens partiram, eles prometeram salvá-la e sua família quando a cidade foi tomada; e assim eles fizeram.
É uma história emocionante e é um dos grandes exemplos da Bíblia de fé salvadora (ver Hb 11:31). Raabe ouviu a Palavra e sabia que sua cidade estava condenada. Essa verdade afetou ela e seus concidadãos, para que seus corações se derretiam dentro deles (Josué 2:11). Raabe respondeu com a mente e as emoções dela; mas ela também respondeu com sua vontade: ela fez algo sobre isso! Ela arriscou sua própria vida para proteger os espiões judeus e ela arriscou sua vida ao compartilhar as boas novas de libertação com os membros de sua família. Rahab é um dos primeiros vencedores da alma na Bíblia, e não podemos deixar de compará-la com o "mau samaritano" em João 4.

Raabe poderia ter tido fé morta, uma mera experiência intelectual. Ou ela poderia ter tido fé demoníaca, sua mente iluminada e suas emoções se agitaram. Mas ela exerceu uma dinâmica: a mente dela sabia a verdade, seu coração era agitado pela verdade, e sua vontade agia na verdade. Ela provou sua fé por suas obras.

Quando você percebe a pequena quantidade de informações que Raabe teve, você pode ver quão verdadeiramente maravilhosa sua fé realmente era. Hoje, temos a revelação completa de Deus através da Sua Palavra e do Seu Filho. Vivemos do outro lado do Calvário, e temos o Espírito Santo para nos convencer e nos ensinar a Palavra. Sua fé é uma acusação contra a incredulidade dos pecadores hoje. "De todos os que receberam muito, muito será exigido; e de quem foi confiado muito, muito mais será perguntado "(Lucas 12:48).

Tiago 2 enfatizou as práticas cristãs maduras a verdade. Ele não se limita a dominar doutrinas antigas; Ele pratica essas doutrinas em sua vida cotidiana. Sua fé não é a fé morta dos intelectuais ou a fé demoníaca dos espíritos caídos. É a fé dinâmica de homens como Abraão e mulheres como Raabe, fé que muda uma vida e vai trabalhar para Deus.

É importante que cada cristão professo examine seu próprio coração e vida e assegure-se de possuir verdadeira fé salvadora, fé dinâmica: "Examine-se para ver se você está na fé; teste-se "(2 Coríntios 13: 5). Satanás é o grande enganador; um de seus dispositivos é imitação. Se ele pode convencer uma pessoa que falsa fé é fé verdadeira, ele tem essa pessoa em seu poder.
Aqui estão algumas perguntas que podemos nos fazer enquanto examinamos nossos corações:


  • Houve um momento em que eu percebi honestamente que eu era um pecador e reconheci isso para mim e para Deus?
  • Houve um momento em que meu coração me estimulou a fugir da ira e vir a cruz?
  • Compreendo verdadeiramente o Evangelho, que Cristo morreu por meus pecados e voltou a surgir? 
  • Compreendo e confesso que não posso me salvar?
  • Me arrependi sinceramente dos meus pecados e me afastei deles? Ou eu amo secretamente o pecado e quero aproveitá-lo?
  • Eu confiei somente Cristo e Cristo para minha salvação?
  • Eu gosto de um relacionamento vivo com Ele através da Palavra e no Espírito?
  • Houve uma mudança na minha vida? 
  • Eu mantenho boas obras, ou meus trabalhos são ocasionais e fracos? 
  • Procuro crescer nas coisas do Senhor? 
  • Os outros podem dizer que eu estive com Jesus?
  • Tenho vontade de compartilhar Cristo com os outros ou estou com vergonha dele?
  • Eu gosto da comunhão do povo de Deus? 
  • O culto é uma delícia para mim?
  • Estou pronto para o retorno do Senhor ou ficarei com vergonha quando Ele vier por mim?

Com certeza, nem todo cristão tem a mesma experiência pessoal; e há graus de santificação. Mas, em sua maior parte, o inventário espiritual anterior pode ajudar uma pessoa a determinar sua verdadeira posição diante de Deus. Quais as perguntas que você adicionaria a esta lista?

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações.
Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno.
Salmos 139:23,24

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado