Adoção no Mundo Biblico - Criança ou filho de Deus

Tenho 4 filhos, sendo dois adotivos e dois biológicos
Somos em três irmãos, sendo que a caçula é adotiva
Tenho três sobrinhos, sendo que um é adotivo.

Na minha concepção, adoção é uma coisa muito comum. Não é um ato de caridade, mas um ato de amor. Não existe diferença de amor entre os adotivos e os biológicos. Mas não posso negar, que no Brasil, ainda existe muito preconceito. As vezes esse preconceito está mascarado com "bondade, ajudar ao próximo, caridade, obrigação". As vezes por sentimentos mais negativos, como "rejeição, pena, discrimnação".
Mas de qualquer jeito é preconceito.
Decidi então procurar um pouco mais sobre a adoção de Deus por nós, depois de ter lido o versículo que relata que somos filhos adotivos de Deus.
O que é a adoção para Deus? Os filhos adotivos são menos do que os naturais?
Como era a adoção no mundo bíblico?
Vamos lá para nosso estudo.


No mundo bíblico, mais especificamente em Roma  era muito comum a adoção. Quando nascia uma criança, o pai tinha o direito de rejeita-la, caso achasse que aquela criança não era "perfeita". Inclusive era comum matar o bebê, se houvesse algum problema de saúde. Caso a criança fosse aceita, normalmente ela era encaminhada para algum outro lar, para que cuidadores ficassem com ela, até que ficasse mais velha. Dai então a criança voltava a se apresentar ao pai biológico, e o pai decidiu se seria seu filho ou não. O pai "adotaria" o próprio filho.
Caso ele não quisesse, pois achasse que o jovem não adequado, ele rejeitava e podia inclusive escolher qualquer outro para adotar.
No meio dos imperadores romanos temos muitos que foram adotados já adultos, pois sendo adultos, era mais fácil  testar suas habilidades. 
Interessante é que os pais podiam negar os filhos biológicos, mas depois que houvesse adotado, quer fosse biológico ou não, não havia mais volta. Apenas o filho podia rejeitar ao pai, se achasse que estava sofrendo alguma diferença de tratamento em relação aos irmãos, ou achasse que o pai não estaria oferecendo para ele chances de progredir.


Nos compreendemos hoje a adoção como o ato de tornar alguém de uma família como alguém de outra família. Uma criança que foi gerada por pais biológicos e então essa criança vai para outra família e se torna um filho do "coração"
Mas no Mundo Bíblico Grego e Romano, repito que  era comum que os pais adotassem seus próprios filhos. como assim Seria como hoje, reconhecer a criança como filho.
Eles tinham o direito de recusar a criança como filho. Criar essa criança, mas não reconhece-la como filho e herdeiro.

Totalmente diferente da nossa cultura. Então não havia necessidade do filho "ter o mesmo sangue" nas veias..... Ou seja, ser gerado pela família de sangue, ter as mesmas características ou como hoje se sabe, ter o mesmo DNA.

Nós somos filhos adotados por Deus, não somos filhos gerados por Deus. Jesus é o único filho gerado por Deus. Primeiro e único. Unigenito e Primogenito. Ele tem a mesma natureza de Deus.

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

Bianca e Gustavo são meus filhos gerados. Eles tem o mesmo DNA do que eu, a mesma natureza. Muitas vezes olho para eles e reconhece atitudes neles que já foram minhas.
Ana Paula e Wilton são meus filhos adotados. Eles não tem o mesmo DNA do que eu. A cor da pele, o formato dos olhos, a modo de andar, de reagir de pensar, não é da mesma natureza do que a minha. É muito mais difícil descobrir o que eles estão pensando e sentindo. Não tenho um parâmetro para comparar. 

Assim somos em relação a Deus,  não temos a mesma natureza de Deus  ou de Jesus.
Porém, vemos muitas vezes as pessoas querendo entender o que Deus sente como se Ele tivesse os mesmos sentimentos que os nossos.
Temos natureza pecadora, carnal e a nossa busca deve sempre ser buscar a natureza divina.
Paulo foi o apostolo dos gentios. ele pregava para os Romanos, e usava a cultura romana como exemplo. então é importante entendermos como eles pensavam para poder analisar melhor as passagens bíblicas.


Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.


Romanos 8:28,29



A primeira palavra "filho" na Bíblia tem vários sentidos. Vamos hoje ver dois desses sentidos.
O primeiro sentido é criança.
A criança nasce e era considerada como "nossa criança" Conforme cresce e vai se tornando mais parecido com o pai, então o pai o adota como filho. Se quisesse, se o seu filho fosse fraco de caráter ou saúde, eles adotavam um que estivesse mais de acordo com sua vontade, inclusive normalmente eram já adolescentes ou mais velhos. Muitos desses filhos adotivos transformaram-se em imperadores, em detrimento à filhos biológicos.

O outro sentido é exatamente o de filho, semelhante ao pai. Essa é a base que se acha para que muitos membros de igreja chamar ao seu pastor de Pai. Baseia-se na semelhança, no querer ser igual ao seu líder. Por favor, não estou aqui dizendo se sou a favor ou contra desse principio de liderança, estou apenas informando.


Simplificando, vamos a explicação de cada uma das palavras

Teknon: Criancinhas, filhinhos; termo geral ligado para o filho menor, sem maiores responsabilidades.

Huios: Filho adulto, maduro, herdeiro das coisas do pai.

Huiothesia: adoção de filhos

Veja abaixo o mesmo texto, mas com os originais (grego) da palavra Filho:

“Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo. Mas está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai. Assim, também nós, quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo; vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho (huios),nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos (huiothesia). E, porque vós sois filhos (huios), enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho (Huios), que clama: Aba, Pai! De sorte que já não és escravo, porém filho (Huios); e, sendo filho (Huios), também herdeiro por Deus” (Gálatas 4.1-7).

Paulo então utiliza o conhecimento daquela época para falar em Gálatas 4.  A criança nascia (teknon) era entregue para outras pessoas o ensinarem e educarem e quando já estava ‘grande, maduro’, acontecia uma cerimônia onde o próprio pai o adota (huiothesia), o recebendo não mais como criança (teknon) e sim como Filho (Huios), o legítimo herdeiro do pai, esstando apto para ter responsabilidades e herdar e administrar os bens da família.

Paulo diz que Deus enviou seu Filho (Jesus, Huios) para nos salvar, a fim de recebermos a adoção. Através do sacrifício de Jesus, Deus nos adotou. Através da aceitação somos salvos e nos tornamos filhos (huios) também.

Todos, ao se converterem, tornam-se filhos “teknon” porque “a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos (teknon) de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome. (João 1:12). Em João 1:12 vemos que ao se converter somos filhos teknon (teknon, crianças, bebês, imaturos), mas a partir do momento que reconhecemos a voz do Espírito Santo, nos tornamos o filho “huiós”  “todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos (huiós) de Deus.”(Romanos 8:14), ou seja, vemos que todos são filhos, mas com responsabilidades e direitos diferentes.

Infelizmente  existem muitos filhos (bebês, crianças) tentando mandar no Pai Celestial, dando ordens, determinando, dizendo que são herdeiros, que tem direito, querendo ser obedecidos,  sendo que a nossa posição é de nos sujeitar a Deus, agindo como crianças obedientes que aprendem com o Pai, até chegarmos a estatura de varão perfeito.  maduro,  atendo a voz do Espírito de Deus. Um filho maduro não fica reivindicando seus direitos. Ele sabe qual é o seu espaço no Reino e sabe que Deus proverá sua herança no momento certo. 

Certamente o filho maduro não fica reivindicando, mandando, ordenando coisas para o Pai. Ele sabe o seu espaço no Reino de Deus, sabe de seus direitos e que no devido momento Deus proverá sua herança.

Dai levando a questão: Somos TEKNON ou HUIOS de Deus? 
É para pensar...















versículos:

Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.
1 João 3:1

Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.
João 1:12-13

O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.
Romanos 8:16

Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram.
Gálatas 3:26-27

Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da Lei, a fim de redimir os que estavam sob a Lei, para que recebêssemos a adoção de filhos.
Gálatas 4:4-5

Noutras palavras, não são os filhos naturais que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa é que são considerados descendência de Abraão.
Romanos 9:8

Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Ora, qual o filho que não é disciplinado por seu pai? Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas sim ilegítimos.
Hebreus 12:7-8

Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus, tampouco quem não ama seu irmão.
1 João 3:10


porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os torna filhos por adoção, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai".
Romanos 8:14-15

Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro.
Gálatas 4:7






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado