A piedade do Rei Acabe e do Profeta


Esta semana, ao ouvir uma excelente pregação a respeito da necessidade de tomarmos iniciativas em direção ao caminho correto, a passagem de 1 Reis 20 chamou minha atenção e decidi me aprofundar um pouco mais. O que me chamou a atenção foi o Rei Acabe, conhecido por suas alianças erradas, sendo que nesta passagem ele obedece a Deus, que lhe concede a vitória. essa passagem é muito pregada em relação aos Deus dos vales e dos montes, mas não foi isso que me chamou a atenção.

Contexto:

A historia se passa quando o Rei Bem Hadad, da Síria, quer dominar a Israel. Ele decide mandar mensageiros para falar com o Rei Acabe, de Israel, ordenando que lhe entregasse todo o seu ouro, prato, mulheres e filhos. Acabe concordou, tomado pelo pavor o que causou em Ben Hadad uma ambição maior ainda. Desejou então pedir tudo. Disse que havia mudado de ideia e que Acabe devia lhe entregar tudo o que tinha, senão ele invadiria Israel e tomaria tudo a força.
Acabe então proferiu um conhecido ditado de sua cultura:
"Digam-lhe: ‘Quem está vestindo a sua armadura não deve se gabar como aquele que a está tirando’". 1 Reis 20:11
Com a recusa de Acabe, O Rei Bem Hadad se preparou para a invasão.
Em Israel, o rei Acabe recebeu a visita de um profeta, que disse que Deus entregaria a vitória à ele, o que realmente ocorreu, porém o Rei Bem Hadad conseguiu escapar.
Os sírios ao serem derrotados quiseram procurar uma desculpa para isso, e disseram que os deuses de Israel concederam a vitória ao seu povo pois eram deuses das montanhas e que, se a batalha ocorresse em vales, a síria seria vencedora.
Preparam-se para novo ataque, e novamente foram derrotados. Muitas vezes já ouvimos pregações e canções sobre o Deus dos vales e das montanhas. Mas meu foco não é esse.
Ben Hadad foi capturado e com a intenção de escapar, fez um tratado com o Rei Acabe, que, atingido em sua vaidade, deixou ir embora. O resultado disso foi que
Israel conseguiu outra vitória decisiva e o próprio Ben-Hadade foi capturado na batalha. Ele lisonjeou Acabe num esforço para salvar sua própria vida e Acabe deixou-o partir.
Logo após, seguindo a orientação de Deus, um profeta solicitou a outro que o ferisse. Este segundo profeta não aceitou e foi morto por um leão. O primeiro profeta solicitou a outro profeta que o ferisse e foi atendido. O profeta ferido ficou com o rosto desfigurado e com curativos, indo deste modo ao encontro do Rei Acabe. }com tou então uma história ao Rei, dizendo que havia se ferido quando estava tomando conta de um prisioneiro, porém se distraiu com outras coisas e o prisioneiro o feriu.
A resposta de Acabe foi que, em virtude da displicência, o profeta iria morrer. Assim o profeta falou:
Ele disse ao rei: "Assim diz o Senhor: ‘Você libertou um homem que eu havia decidido que devia morrer. Por isso, é a sua vida pela vida dele, o seu povo pelo povo dele’ ".
1 Reis 20:42
Aqui chegamos a palavra de hoje: Muitas vezes usamos da desculpa da misericórdia e do amor para desobedecer a Deus.
Quando o Rei Bem Hadad foi capturado, o Rei Acabe cedeu, sob aparente piedade e libertou-o. Na verdade ele estava interessado nas benfeitorias que receberia com o Tratado, mas ia sair “de bonzinho”, de misericordioso.
Temos também o caso do segundo profeta que foi morto, por não querer ferir o primeiro. Coloco isto como um exemplo para muitos pais que se recusam a cumprir a ordem de Deus em disciplinar seus filhos. Preferem omitir-se e como resultado disto, temos uma geração MIMIMI, que não aguenta ter suas vontades deixadas de lado. Uma geração que se traumatiza com tudo, que não aguenta nada, que acha que todos devem viver para dizer sim as suas vontades e caprichos. O profeta que desobedeceu a uma ordem do outro profeta, achava que estava fazendo uma coisa boa, porém não sabia do que ia no coração do primeiro profeta. Muitas vezes, nós tiramos pessoas do buraco, buraco este que o Senhor preparou para que a pessoa aprenda a valorizar as chances. Temos que ajudar aos outros, porém temos que saber que acima de tudo está a ordem de Deus. Muitas vezes, queremos tomar o lugar de Deus, sob uma aparente “santidade”.
De nada adianta ajudar alguém, se esta não é a vontade de Deus. Podemos estar sendo piedosos e estarmos errados. Na nossa caminhada ministerial, presenciamos várias vezes pessoas que recebiam cestas básicas, alegando que não tinham o que comer e logo em seguida, presenciávamos a pessoa gastando em cigarro e/ou bebidas. Mudamos a estratégia e começamos a auxiliar as crianças dependentes daquele adulto, pois descobrimos que os pacotes de comida fechado que mandávamos era trocado por droga.
Aparentes atos de misericórdia podem mais ajudar do que prejudicar, podendo trazer consequências muito sérias.
A piedade é uma atitude de coração muito louvável, e o Senhor nos ordena sermos piedosos, porém a obediência ao Senhor está acima. Devemos sempre consultar a Deus em pequenos atos que podem parecer ser bons, mas terão sérias consequências.
A piedade que esconde desobediência será sempre errada. Muitas vezes Deus nos manda fazer coisas que parecem absurdas, mas se temos certeza de que foi Deus devemos obedecer. Porém não se esqueça que estamos agora na época da graça e não mais da lei. Os planos de Deus muitas vezes são incompreensíveis para nós.
Muitas vezes Deus está repreendendo a pessoa, a pessoa pode estar colhendo o que plantou e a gente corre para ajudar, sem questionar se o que estamos fazendo é o certo.
“Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos” (Provérbios 27:5-6).
É muito mais fácil fazer algo piedoso do que auxiliar a pessoa a sair dos seus maus caminhos. É muito mais fácil dizer frases piedosas do que uma repreensão.
Muitas vezes, precisamos repreender àqueles que amamos para que eles venham a se corrigir de seus maus caminhos. Muitas vezes precisamos alertar aos nossos irmãos que estão fazendo coisas erradas, a fim que se corrijam. De que adianta amorosamente dizer para uma criança que está chegando com a mão perto do fogo: “Pedrinho, meu amor, tira a mãozinha daí, senão vai fazer dodói....”
Até você terminar de falar, o estrago já foi feito.... Um alerta, que pode ser feito por uma voz mais alta, um leve tapa para que a criança interrompa o seu ato, será muito mais eficiente. Assim ocorre na vida espiritual. Precisamos ser francos com pessoas que se afastaram da verdade e quando apenas o amor não resolve, precisamos agir para tira-los do fogo, sabendo que muitas vezes, como porcos que se lambuzam na lama, eles iram retornar ao pecado. É muito melhor que a gente magoe a um irmão, do que ve-lo ir para o inferno.
Tenham misericórdia dos que têm dúvidas; salvem outros, tirando-os do fogo; e para com outros mostrem misericórdia com medo, odiando até as roupas deles, manchadas pelos seus desejos pecaminosos. Judas 22-23
Muitas vezes estamos nos tornando cumplices do pecado, aceitando tudo em nome do “amor”. Porém a Palavra de Deus é a nossa base e não a cultura vigente. Estaremos muitas vezes andando contra a corrente da cultura para podermos seguir no caminho de Deus.
Ser manso não significa aceitar tudo. Não devemos aceitar nem muito menos encorajar o pecado e a falsa doutrina. Devemos viver um cristianismo verdadeiro, devemos procurar uma congregação que pregue a palavra cristocêntrica e não aquela que nos agrada.
A batalha que Acabe estava travando era do Senhor, a vitória foi dele, mas ele desobedeceu. Como resultado
A desobediência do segundo profeta em ferir o primeiro foi uma desobediência aos planos de Deus, que queria ensinar a Acabe de forma didática. Quando Acabe decidiu que o profeta devia morrer, assim a Bíblia relata:
Ele disse ao rei: "Assim diz o Senhor: ‘Você libertou um homem que eu havia decidido que devia morrer. Por isso, é a sua vida pela vida dele, o seu povo pelo povo dele’ ".
Aborrecido e irritado, o rei de Israel voltou para o seu palácio em Samaria.

1 Reis 20:42,43

O Rei Acabe não admitiu seu erro. No capitulo seguinte vemos ele mandando matar a Nabote, por querer suas terras. Aquele a quem o Senhor tinha dado a vitória enredou por caminhos errados.


Na morte do rei Acabe se cumpriu  a profecia doprofeta Elias, de que os cães lamberiam seu sangue (1Rs 22:38). Acabe foi sepultado em Samaria, e seu filho Acazias reinou em seu lugar sobre Israel.
Quando ao profeta desobediente, foi morto por leões. A consequência foi triste para os dois  “piedosos desobedientes.”
Não devemos aceitar falsa piedade que esconde desobediência. O limite é muito pequeno e somente sobre a ótica divina poderemos enxergar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado