Natal em meio as trevas



O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz.
Isaías 9:2


Este verso é onde nossa história começa. Quase oito séculos antes do nascimento de Jesus, o profeta Isaías falou de Sua vinda. O maior presente de Natal de todos os tempos foi anunciado para pessoas que não viveriam para ver o dia de sua chegada. Eles não conheceriam a história de Natal em sua vida. Mas nós podemos saber disso.

Embora essa passagem nos conte logo sobre Jesus, primeiro Isaías nos fala sobre nós. Ele pinta a imagem perfeita desse momento brilhante em que nosso mundo colide com Sua maravilha; nossa escuridão é perfurada pela Sua luz. Ele não veio para pessoas que já estavam salvas. Ele veio para aqueles que foram enterrados nas trevas, desesperados por ajuda e ansiando por esperança.

Você tem vivido na terra das sombras profundas? Eu tenho. Passei longos anos vivendo no local  cinzento do pecado e, às vezes, sinto-me desqualificado do Natal. A maioria das canções natalinas não fala de sombras assustadoras ou de dias tristes. Eles falam brilho e brilho. Eles falam muito sobre o assunto, e tudo isso é bom e divertido se você estiver tendo um ótimo ano. Mas vamos ser honestos sobre o fato de que essa felicidade comercial implacável não é realmente o que vive no coração do Natal.

O Natal é mais profundo que isso. Atinge  lugares mais escuros.

Jesus não veio para nos animar; Ele veio para as terras sombrias que chamamos de lar para nos libertar.

Ele veio para nos desvencilhar do desespero que envolve a alegria, a paz e o propósito.

Parece, então, que a falta de esperança é a primeira qualificação para receber a brilhante esperança do Natal. 

Talvez você esteja exatamente onde precisa estar para experimentar o milagre do Natal, afinal.

Encontrando Esperança Oculta

Hoje, quando o sol se põe, leve uma vela e um fósforo para um quarto escuro. Sente-se na escuridão por alguns minutos. Lá na noite  profunda, considere as coisas difíceis que você está enfrentando neste Natal. Agora acenda a vela e observe como a sala muda. O que você pode ver que não conseguiu ver antes? Como a chama cintila através da escuridão que costumava ser dona da sala? Se você quiser, este seria um bom momento para começar um diário onde você pode escrever as maneiras pelas quais você vê a luz de Deus invadindo sua escuridão.

Oração: Ao entrar nos  dias que antecedem o Natal, mantenha meu coração focado na história real, a única história que realmente importa. Envie sua luz para a minha escuridão, como você fez no primeiro Natal, para que eu possa ver o meu lugar nesta tempo. Com meu louvor e ação de graças, eu te coroarei Senhor de tudo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado