Esboço Filemon


Autor: Paulo
Data: Cerca de 60-61 dC

AntecedentesEsta carta é o apelo pessoal de Paulo a Filemom, tendo sido escrita durante a prisão de Paulo por volta de 61 dC.  Filemon era um cristão rico e dono de escravos, que possivelmente  havia se convertido sob o ministério de Paulo (v.10). Morava em Colossos, e oferecia sua casa para as reuniões dos cristãos da localidade  (v.2). Onésimo era um de seus escravos e aparentemente o roubou e então fugiu para Roma (v. 11,18). Paulo estava preso em Roma e de algum modo encontrou-se com Onessimo, que o apresentou a Cristo, provocando sua conversão ao cristianismo.  
Através desta carta à Filemon, Paulo desejava que Onéssimo fosse perdoado pelo seu senhor, sendo que, para que isso fosse um fato,  Paulo pede por Onésimo e expressou total confiança de que a fé e amor de Filemom resultariam na reconcialiação (vs 5,21) 
A escravidão era aceita no mundo romano, sendo que o escravo era propriedade de seu mestre não possuindo direitos. quando um escravo fugia, era severamente punido e muitas vezes eram mortos. Às revoltas dos escravos no séc. I resultaram em proprietários temerosos e suspeitos.  O cristianismo havia apresentado um novo relacionamento entre o senhor e seu escravo, porém a mudança estava apenas iniciando ( Gl 3:28 e Ef 6:5-9)
Paulo escreve para a igreja colossenses e inclui esta carta a favor de Onéssimo dirigida a Filemon. 
Tíquico e Onésimo  entregaram as duas cartas (Cl 4.7-9; Fm 12). O relacionamento intimo de Paulo e Filemom evidencia-se  pelas  orações mútuas (vs 4 e 22) e de uma hospitalidade de “portas abertas” (v.22). Amor, confiança e respeito caracterizavam a amizade deles (vs. 1, 14,21). 
Paulo queria ter Onéssimo em Roma como seu ajudante (v. 13), mas por não ter o consentimento de Filemom (v. 14), optou enviar o escravo a seu amo.

Antes te foi inútil; agora é útil (8-20). O apóstolo poderia ordenar Filemom a receber Onésimo de volta, mas ele prefere  apelar ao amor não-fingido  (8-9; veja Romanos 12:9-10), dando condições para Filemom crescer em fé e em amor pela prática do bem, assim como já havia orado (veja 4-6; Hebreus 5:13-14). Seu apelo se baseia no fato que ele mesmo considera Onésimo como "filho...que gerei entre algemas" (10), "o meu próprio coração" (12). 
Filemon é uma carta curta porém profunda, demonstrando a mudança que Cristo havia realizado na vida e pensamentos de Paulo, demonstrando como os relacionamentos cristãos verdadeiros devem ser. 
Esclarece sobre o amor fraternal, que exige a prática da misericórdia e da graça. 
Paulo fala sobre o escravo como membro da família de Cristo (v. 12-16), pedindo que novas relações igualitárias sejam iniciadas. 
A confiança de Paulo na união dos santos se demonstra quando ele diz preencher um cheque em branco em nome do escravo  Onésimo com o propósito do pagamento de aus dividas (vs 17-19).
Paulo desejava evitar que o escravo foragido recebesse a punição cruel ou até que fosse morto, de acordo com a lei vigente em Roma e queria também reconciliar o escravo ao seu senhor, sem por isso negar o erro cometido. 

Onéssimo é o exemplo do antes escravo, e agora querido irmão em Cristo (v.16). Filemon é solicitado a oferecer o perdão incondicional a qual ele foi presenteado através da graça de Cristo. a oferta de Paulo em pagar a divida do escravo é um modelo do sacrificio de Cristo na cruz. 

Esboço de Filemom

I. Saudação v.1-3
II. Ação de graças em relação a Filemom v. 4-7
     Louvor pessoal v. 4
     Características dignas de louvor v. 5-7
III. Petição de Paulo por Onésimo 8-21
     Pedido de aceitação v. 8-16
     Garantia do reembolso das dividas - v. 17-19
     Confiança na obediência - v. 20-21
IV. Preocupações pessoais 22-25
     Esperança na libertação - v. 22
     Saudações - v. 23-24
     Benção v. 25

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