A transgressão da ansiedade


ANSIEDADE

Ao escrever sobre esse tema, afirmo que se trata mais do que apenas um estudo teológico, mas também de um testemunho de luta contra o mal da ansiedade.
Já passei por este problema, e apenas as escrituras foram capazes de me fazer supera-lo.
Estou ciente que é muitas vezes necessário acompanhamento psicológico e apoio familiar, mas é fundamental que o Senhor toque em nós para que consigamos romper com este fator.
A ansiedade sempre foi muito presente em minha vida. O primeiro episodio de crises de ansiedades ocorreram ainda na juventude, num período difícil de vida, onde eu estava me preparando para prestar o vestibular, ao mesmo tempo que me preparava para um exame de inglês em nível internacional, estava noiva e ao mesmo tempo, morando sozinha, após discussões sérias familiares. Em virtude de morar sozinha, tinha que trabalhar muito para poder me sustentar. Até que um dia, ao me dirigir a um dos meus empregos  tive uma crise epilética.
Na época não se falava de Transtorno de Ansiedade Generalizada, mas  hoje em dia consigo ver muitas das características do mal que estavam presentes na minha vida na época. Não conseguia relaxar, estava sempre preocupada, tinha crises de choro constantes. As crises epiléticas me perseguiram por 14 anos. Em virtude dos remédios anti-convulsivos me manterem sempre meio “dopada”,  não ficava ansiosa com frequência e com intensidade, porém, as crises de ansiedade voltaram em torno dos 45 anos, por ocasião da menopausa.
Na época eu já estava no ministério como pastora e não era bem visto um líder espiritual estar com um problema desse tipo. Me sentia só e não tinha com quem conversar. A cidade onde  era pastora era pequena e não tinha recursos para poder me auxiliar.
Decidi então procurar ajuda nas escrituras. Descobri que a Bíblia nos mostra que a ansiedade nos escravisa no espirito do medo, nos cegando da possibilidade de uma vida melhor:
5 Ainda ouvi os gemidos dos filhos de Israel, os quais os egípcios escravizam, e me lembrei da minha aliança.
6 Portanto, dize aos filhos de Israel: eu sou o SENHOR, e vos tirarei de debaixo das cargas do Egito, e vos livrarei da sua servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes manifestações de julgamento.
7 Tomar-vos-ei por meu povo e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o SENHOR, vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas do Egito.
8 E vos levarei à terra a qual jurei dar a Abraão, a Isaque e a Jacó; e vo-la darei como possessão. Eu sou o SENHOR.
9 Desse modo falou Moisés aos filhos de Israel, mas eles não atenderam a Moisés, por causa da ânsia de espírito e da dura escravidão.
 (Êxodo 6:5-9)

O povo não conseguia vislumbrar uma melhora de vida. Estavam presos em meio a ânsia de espírito e da dura escravidão (v.9)
Deus estava dando esperança para aquele povo, mas eles não conseguiam ver. E Moisés também não conseguia lidar bem com os problemas. Tanto que ao matar o egípcio, ele decide fugir e passa muitos anos escondido cuidando de cabras. Foge em meio a pensamentos do que podia acontecer com ele quando descobrissem o assassinato.
Vejo a ansiedade acometer muitos  cristãos. O Senhor muitas vezes fala através de profetas para abandonarem a ansiedade e esperarem que os planos dEle se cumprirão, mas não conseguem descansar e decidem trilhar os próprios caminhos. Como consequência, adiam a benção para a suas vidas, pela desobediência a Deus.
Estamos vivendo um tempo em que a capa é mais importante do que o conteúdo. É a época das selfies, de preencher a nossa vida com coisas supérfluas, que roubam o nosso tempo de oração e intimidade com Deus e provocam mais ansiedade ainda ao termos que seguir um certo padrão socialmente aceito.  E a ansiedade acaba nos levando a procurar preencher o vazio de nossa vida com coisas e quando assim não conseguimos, ficamos ansiosos, num circulo vicioso. E se este pensamento está fazendo com que a gente não obedeça a Deus, então estamos com um problema muito sério.
Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Mateus 6:25
 Nos transformamos em acumuladores (Mateus 6:19), temos mais roupas do que precisamos, comemos mais do que precisamos, e esta ação nos leva a ansiedade de consumir cada vez mais. A pessoa está nervosa e sai para as compras e se sente melhor. Mas logo a ansiedade retorna e a pessoa tem que voltar às compras.
Transforma-se numa pessoa obstinada, teimosa, que não cede, nem mesmo aos planos de Deus, por não conseguir lidar com a espera. E a desobediência provoca a transgressão, que causa brechas em nossas vidas, dando oportunidade para o inimigo agir em nossa vida.
Mateus 6:27
Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?

Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei. I Samuel 15:23

Filipenses 4:6-9
6 Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.
8 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.
9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.


Quando Paulo escreveu isto, ele estava preso, esperando o imperador decidir sobre a sua vida ou morte. E mais do que isto, vemos pela Bíblia que a ansiedade não é um problema do século XXI, mas que é um problema espiritual que já existe há muito tempo.

E o remédio para a ansiedade também não é nova.
O remédio para a ansiedade é a oração (v.6)  Quando nos aproximamos de Deus em oração, a Sua paz, que excede todo o entendimento nos preenche (7).
Ocupe sua mente com coisas boas (v.8) e Deus da paz estará conosco nos preenchendo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado