Sermão: Tenho sede de Ti

João 7: 37-39
 No último dia, o mais importante da festa, Jesus se levantou e disse em alta voz: “Quem tem sede, venha a mim e beba!  Pois as Escrituras declaram: ‘Rios de água viva brotarão do interior de quem crer em mim’”.  Quando ele falou de “água viva”, estava se referindo ao Espírito que seria dado mais tarde a todos que nele cressem. Naquela ocasião o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não havia sido glorificado.


Este é um momento de grande drama. É o último dia, o maior dia, o oitavo dia da Festa dos Tabernáculos. Geralmente acontecia no início de outubro, no momento da colheita final. E foi uma grande festa. Durante sete dias, os judeus viviam em tendas ou barracas ou cabanas feitas de galhos de palmeiras, folhas e galhos de árvores. Essa era a maneira deles de lembrar os 40 anos que seus ancestrais passaram vagando no deserto. Foi um período difícil, muito tempo, e toda uma geração morreu enquanto esperava entrar na Terra Prometida. Por que celebrar esse período difícil? Porque todos os dias, mesmo no deserto, Deus provia maná e codorna. Embora eles vivessem no deserto com a areia e o calor e as moscas e a desolação ao redor deles, Deus nunca falhou com eles. Eles descobriram que Deus poderia preparar uma mesa no deserto e alimentá-los por 40 anos. Assim, durante sete dias a cada ano, os judeus vinham a Jerusalém, faziam suas inclinações e celebravam a bondade de Deus.

Mas não foi apenas comida que Deus lhes deu no deserto. Ele também lhes deu água. Quando as pessoas ficaram com sede e não tinham água, acusaram Moisés de levá-las ao deserto para que morressem de sede. O Senhor disse a Moisés para levar o mesmo cajado que ele usou para separar o Mar Vermelho e bater na rocha em Horebe. Quando ele bateu, a água jorrou. Água limpa, fresca e pura, mais do que suficiente para todas as pessoas. Foi um poderoso milagre - tornado ainda maior porque o povo resmungou contra Deus - e ele providenciou para eles de qualquer maneira. Assim, cada dia durante sete dias durante a Festa dos Tabernáculos, o sacerdote formaria uma procissão do Templo até o Tanque de Siloé. Lá ele encheu uma urna de ouro com água e a trouxe de volta ao Templo. Enquanto ele derramava a água no lado oeste do enorme altar, o coro de 4.000 cantores acompanhados por 287 instrumentistas começou a cantar. As pessoas aplaudiram e cantaram o Salmo 118, que termina com estas palavras: “Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; seu amor dura para sempre ”. O sacerdote repetia esse ritual todos os dias durante sete dias - e as pessoas aplaudiam de alegria a cada vez. Quando o oitavo dia chegou, as coisas eram diferentes. Este foi o último dia de festa de todo o ano. Foi verdadeiramente o maior dia. Naquele dia houve uma convocação solene, mas o sacerdote não foi ao tanque de Siloé para tirar água.

Naquele dia   Jesus se levantou e falou para a multidão de pessoas que lotavam os salões do Templo. O fato de ele se levantar teria chamado a atenção deles desde que os rabinos judeus normalmente estavam sentados quando eles ensinavam. O impacto de suas palavras nesse dia em particular foi enorme. No dia em que não havia água, Jesus disse: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba”. Os judeus entenderam-no imediatamente. Para Jesus dizer aquelas palavras naquele momento significava: “Eu sou a rocha que gerou água no deserto. Eu sou a verdadeira fonte de água viva. Venha a mim, acredite em mim e eu lhe darei a água viva do céu.

Com isso como pano de fundo, quero que vejamos que essas palavras são para nós hoje. Eles falam uma mensagem de esperança para um mundo sedento.

I. Nós nos aproximamos de Cristo porque estamos com sede.
A maioria de nós sabe muito pouco sobre a sede. Se estivermos com sede, vamos até a geladeira e bebemos água, leite, chá ou coca. Vamos até a torneira e ligamos, e se não desligarmos, a água escorre 24 horas por dia. Então, a maioria de nós raramente sente a verdadeira sede. Alguns anos atrás, a Gatorade promoveu-se com este slogan: "Gatorade - para a sede do corpo." Um comercial mostrou um corredor no final de uma corrida, tendo cruzado a linha de chegada totalmente gasto, debruçado sobre os joelhos , seu corpo pingando suor. O comercial envia a mensagem de que existe uma sede profunda que a Coca-Cola não pode satisfazer. Sabemos que um homem pode viver por semanas sem comida, mas ele só pode viver alguns dias sem água. Uma vez que a sede toma conta, ela se torna um demônio furioso e tudo que você pode pensar é encontrar algumas gotas de água. E quando a sede controla uma pessoa, você fará qualquer coisa, qualquer coisa, para obter essas poucas gotas. Você vai mentir ou enganar ou roubar ou matar, se necessário.

Dentro de todos nós há uma sede que nada neste mundo pode satisfazer. Todos nós temos um "vácuo em forma de Deus" que somente Deus pode preencher. Algumas pessoas têm sede de satisfação sexual, então elas pulam de um relacionamento para outro. Algumas pessoas pensam que o avanço na carreira é a chave para a felicidade, então elas mudam de emprego em emprego. Maridos deixam suas esposas para outras mulheres e ainda não são felizes. As esposas deixam seus maridos por outros homens e também não são felizes. Alguns de nós são viciados em adrenalina, sempre em movimento, procurando a próxima onda de excitação, a próxima grande aventura, a próxima batalha a ser travada, tentando cumprir um impulso selvagem interno. Mas a aventura em si nunca dura muito tempo. A vida volta ao normal e nos perguntamos: "O que fazemos agora?" Algumas pessoas têm sede de significados, outras têm sede de poder, outras têm sede de fama, riqueza ou relacionamentos íntimos para preencher o vazio solitário no interior.

Há a sede do intelecto - queremos conhecer a verdade.

Há a sede da consciência - somos culpados e precisamos de perdão.

Há a sede do coração - procuramos desesperadamente a felicidade e não sabemos onde encontrá-la.

Chegamos a Cristo porque estamos com sede e, até que percebamos nossa necessidade e clamamos por ajuda, nunca chegaremos. Como Jesus disse, apenas os doentes precisam de um médico. Somente os famintos serão alimentados. Apenas os perdidos são encontrados. Apenas os sedentos bebem a água viva.

II. Quando chegamos a Cristo, nossa sede é saciada.
Quão simples é ser salvo. É como beber um copo de água fria em um dia quente. Observe os verbos que Jesus usa: Venha ... beba ... acredite. Nós todos sabemos o que essas palavras significam. Jesus usou palavras simples para que todos pudessem entender as Boas Novas.


A marca da verdadeira conversão é sermos mudados por Jesus e sabermos disso. Esse é o significado de que “correntes de água viva fluirão de dentro dele”. O grego literalmente diz “fora de sua barriga”, significando, do lugar mais profundo, a sede das emoções. Quando falamos de uma “gargalhada”, queremos dizer a mesma coisa. Um “riso da barriga” vem de dentro de nós. A profunda mudança que Jesus faz nos toca no cerne de quem somos. Você saberá que você está convertido quando você vem a Jesus e algo acontece com você que você não pode explicar completamente. A verdadeira conversão é mais do que andar pelo corredor, fazer uma oração ou levantar a mão. A verdadeira conversão significa que o Deus Todo-Poderoso entra em sua vida, na parte mais profunda e pessoal, e passa a residir nele. Você pode verdadeiramente dizer: "Eu sou convertido", quando você sabe que Deus fez algo por você que somente Deus pode fazer. Deixe-me dizer isso de outra maneira: se tudo em sua vida pode ser explicado à parte de Deus, para que você precisa de Deus? A verdadeira conversão vai além da religião - e é por isso que as pessoas religiosas são frequentemente as últimas a serem convertidas. Os religiosos confiam em sua religião - mas suas vidas nunca são mudadas. Eles vão à igreja e seguem os movimentos, eles podem até orar e dizer todas as palavras certas, mas eles têm um coração do Saara - quente, ressequido, vazio, vazio.

Quando Jesus vem, as águas vivas fluem. E eles continuam fluindo.

III Quando nossa sede é saciada, nos tornamos um rio de água viva para os outros.
Aqui temos todo o curso da vida cristã diante de nós.
Nós clamamos a Deus.
Ele nos dá a Água Viva.
Nós damos a Água Viva para os outros.
Ou podemos dizer de outra maneira:

Estou com sede.

Eu não tenho mais sede.

Estou cheio.

Estou transbordando.

Ou podemos dizer ainda mais simples:

De Deus ... para nós ... para os outros.

O que começa com Deus, desce para nós e depois sai de nós para outras pessoas. A água viva flui de Deus para dentro de nós, e depois de dentro de nós (do “ventre” da vida), o rio flui de nós para o benefício dos outros. O conceito de um rio de água viva pode ser encontrado em vários lugares no Antigo Testamento, incluindo Isaías 44: 3: “Porque derramarei água sobre a terra sedenta e jorrará sobre a terra seca; Derramarei o meu Espírito sobre os vossos descendentes e a minha bênção sobre os vossos descendentes ”. No versículo 39, Jesus nos diz que a água viva é o Espírito Santo. Essa é a conexão com o Credo dos Apóstolos, que diz: "Eu creio no Espírito Santo". E o que o Espírito Santo faz? Ele traz Deus para nós. Quando Jesus estava na terra, seu nome era Emanuel - Deus conosco. Agora que ele voltou para o céu, o Espírito Santo vem e traz Deus para nós. No momento em que cremos em Jesus, o Espírito Santo abre as fontes da vida e um rio de água viva começa a fluir de dentro de nós.

Mas Deus nunca dá suas bênçãos simplesmente para serem acumuladas. Ele nos dá suas bênçãos para que possamos compartilhá-las com os outros. Aqui está uma frase simples para ajudá-lo a pensar sobre essa verdade: O Espírito Santo nos traz Deus para que possamos levar Deus aos outros. O rio flui de nós para os outros. Um genuíno crente em Cristo não é egocêntrico. Ele diz para si mesmo: “Eu fui muito abençoado. Eu devo passar essas bênçãos para os outros. Eu não posso mantê-los para mim.

O que Deus me dá, eu renuncio. Se é dinheiro, não é meu de qualquer maneira. Se é o meu tempo, tudo pertence a Deus de qualquer maneira. Se é algo que eu possuo, posso doar porque não possuo nada; Deus é o dono de tudo. Se é uma mão amiga, posso fazer isso porque Deus se abaixou e me ajudou.

A Regra de Ouro Maior
Por trás desse princípio está a verdade que chamo de Regra de Ouro Maior: “Faça aos outros como Deus fez a você”. Deus abençoou você? Então abençoe os outros. Deus tem sido gentil com você? Então seja gentil com os outros. Deus tem mostrado graça para você? Então mostre graça aos outros. Deus te perdoou? Então perdoe os outros. Seja um rio de água viva para alguma alma sedenta nesta semana.
Faça de tudo para transmitir a mensagem.  Isso é o que o Espírito Santo faz quando ele entra na sua vida. A nova vida borbulha de dentro e você se torna um rio de água viva.

O primeiro passo é chegar a Jesus. É tudo muito pessoal. Jesus disse: “Se alguém tem sede, venha a mim”. Ele não diz: “Se alguém tem sede, que venha à igreja”. Ou “que ele venha ao pastor”. ande por um corredor ou assine um cartão. ”Ou até mesmo“ deixe-o aprender a doutrina bíblica ”. Jesus convida um mundo sedento a vir até ele.

Cristianismo é Cristo. Não é uma religião; é um relacionamento.

Boas notícias para pecadores
Não é apenas o convite pessoal, é também universal. “Se alguém tem sede.” Eis boas notícias para o pior dos pecadores. Cristo não leva ninguém embora. 
Aqui está uma boa notícia para os homossexuais presos em seus pecados. Aqui está uma boa notícia para assassinos e adúlteros e mentirosos e ladrões e trapaceiros. Aqui está uma boa notícia para homens e mulheres irados. Aqui está uma boa notícia para as almas derrotadas, desesperadas e descontentes que sentem vontade de desistir. Aqui está uma boa notícia para aqueles arruinados por drogas e álcool. Aqui está uma boa notícia para os prisioneiros - e para todos os que estão presos na prisão do pecado. Aqui está uma boa notícia para o pior dos pecadores. Se você está com sede, venha e beba a Água Viva.

Note que Jesus se levanta e grita com uma voz alta. Ele pede que as pessoas venham e bebam a água viva. Você pensaria que seria o mundo perdido que clama por ajuda, mas é o próprio Senhor que nos implora. Isso é uma coisa estranha. Somos nós que escolhemos morrer. É Deus quem nos pede para viver. Ele não diz: "Limpe-se e, em seguida, eu lhe darei água viva." Graças a Deus, podemos nos deixar gritar com a sujeira do nosso pecado, e a própria água viva nos lavará.

Uma outra palavra e eu estou pronto. A palavra "rios" é plural. Não um rio - mas rios de água viva fluirão de nós. Pense no Rio Nilo mais o Rio Tiete, mais o Rio Amazonas, mais o Mississippi mais o Ganges mais todos os outros grandes rios. Tudo isso é igual a uma abundância inesgotável. Venha a Jesus e os rios começam a fluir porque todos os rios fluem dele.

A salvação é sempre pessoal. Venha para Jesus. Acredite nele. Confie nele. Jesus disse: “Se alguém tem sede, venha a mim”. Essa não é uma palavra para aqueles sem Jesus; é uma palavra para todos nós que o conhecemos. Ele diz para cada um de nós: “Venha a mim. Venha como você é. Venha e não atrase. Não perca outro momento bebendo de fontes poluídas. Venha e eu lhe darei água viva.

Eu ouvi a voz de Jesus dizer: "Eis que eu dou livremente

A água viva; sedento, abaixe-se, beba e viva.

Eu vim a Jesus e bebi daquela corrente vivificante;

Minha sede foi saciada, minha alma revivida e agora eu vivo nEle.

Você está com sede de algo melhor? Você tem uma sede profunda por uma vida totalmente nova? Sua alma está ressecada e seca? Você não precisa ficar assim. Venha a Jesus e os rios começarão a fluir.

Que Cristo!

Que Salvador!

Que convite incrível!

Se você está com sede, venha!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado