Abigail e Nabal - Ela foi insubmissa?

Lendo em 1 Samuel 25, a história de Abigail mostra-a agindo escondido de seu marido para apaziguar a ira de Davi. A história parece elogiar Abigail por seu comportamento, mas talvez ela não  tenha se submetido à autoridade do marido. Como podemos enxergar esta história, já que a Bíblia diz para a esposa se submeter a seu marido?

Por favor, leia o texto inteiro antes de expressar sua opinião.

Antes de nos dirigirmos à situação de Abigail, vamos rever o ensino da Bíblia sobre a submissão. Como crentes, tanto maridos quanto esposas são chamados a se submeter ao Senhor em todas as coisas. Tiago 4:7 diz: Portanto, submete-se a Deus. Resista ao diabo e ele fugirá de você.

Nossa primeira prioridade é nos submeter ao Senhor em todas as coisas. Suas exigências e instruções vêm em primeiro lugar. Em segundo lugar, os maridos e as esposas são chamados a se submeterem uns aos outros da maneira que agrada ao Senhor.

Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo.

Efésios 5:21


Além disso, devemos nos submeter a várias autoridades terrenas, incluindo governo e liderança da igreja:

Por causa do Senhor, sujeitem-se a toda autoridade constituída entre os homens; seja ao rei, como autoridade suprema,
seja aos governantes, como por ele enviados para punir os que praticam o mal e honrar os que praticam o bem.
1 Pedro 2:13,14


Perceba que nossa submissão deve ser sempre para o efeito de fazer o que é certo. Além disso, as esposas se submetem aos maridos:

Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como convém a quem está no Senhor.
Colossenses 3:18


Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor,
pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador.
Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos.

Efésios 5:22-24

Cl 3:18 Esposas, estejam sujeitas aos seus maridos, como é apropriado no Senhor.



Do mesmo modo, mulheres, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher,
observando a conduta honesta e respeitosa de vocês.
1 Pedro 3:1,2


Mais uma vez, esses mandamentos a serem submetidos devem ser entendidos à luz da Escritura em geral, que exige que nosso comportamento seja consistente com nossa submissão ao Senhor e com o que é certo.

Na Bíblia, a submissão envolve honrar a autoridade que Deus deu a outra pessoa sobre nós, seja um marido, um ancião, líderes do governo. Obviamente, pode haver circunstâncias em que uma autoridade sobre nós pede demais de nós, como quando Daniel foi convidado a adorar um deus falso, e nesses momentos escolhemos honrar a Deus recusando o pedido injusto, assim como Daniel se recusou a adorar o deus. rei. Nesses momentos, nos colocamos nas mãos de Deus, como Daniel fez.

Então, qual é a coisa certa para uma mulher piedosa fazer quando o marido está envolvido em comportamento ímpio? Essa foi a situação em que Abigail (e Sarah) passaram. De fato, 1 Pedro 3 usa Sara, a esposa de Abraão, como um exemplo de como uma mulher pode mostrar piedade e submissão a um marido mesmo quando ele é imperfeito e propenso a erros pecaminosos.

Pois era assim que também costumavam adornar-se as santas mulheres do passado, que colocavam a sua esperança em Deus. Elas se sujeitavam a seus maridos,
como Sara, que obedecia a Abraão e lhe chamava senhor. Dela vocês serão filhas, se praticarem o bem e não derem lugar ao medo.
1 Pedro 3:5,6


Quando Pedro está falando sobre medo, ele está falando sobre o medo de fazer o que é certo.

Embora o pedido de Abraão fosse pecaminoso, Sara colocou sua esperança e fé no Senhor e se submeteu ao marido. Assim como Abigail, ela desistiu de si mesma em benefício de seu marido, e ela o fez por submissão a Abraão e para protegê-lo. Porque ela colocou sua fé no Senhor ao se submeter ao pedido de Abraão, não se entregando ao medo, e então Deus a protegeu.

Mas vamos questionar? Você acha que sara devia ter aceito se deitar com o Faraó como seu marido permitiu? Conforme Abrao apresentou Sara como sendo sua irmã, o Faraó se deitou com ela. Abrão fez isso por medo, porém isto é contrário à vontade de Deus. sara podia ter negado e nem por isso seria uma esposa insubmissa. Caso não concorde, deixe sua opinião nos comentários. 

Quando estava chegando ao Egito, disse a Sarai, sua mulher: "Bem sei que você é bonita.
Quando os egípcios a virem, dirão: ‘Esta é a mulher dele’. E me matarão, mas deixarão você viva.
Diga que é minha irmã, para que me tratem bem por amor a você e minha vida seja poupada por sua causa".
Quando Abrão chegou ao Egito, viram os egípcios que Sarai era uma mulher muito bonita.
Vendo-a, os homens da corte do faraó a elogiaram diante do faraó, e ela foi levada ao seu palácio.
Ele tratou bem a Abrão por causa dela, e Abrão recebeu ovelhas e bois, jumentos e jumentas, servos e servas, e camelos.
Gênesis 12:11-16

No capitulo 20, vemos outra ocasião em que Abrão jogou Sara nos braços de Abimeleque, porém desta vez, parece que o ato não se concretizou por intervenção divina:

E, havendo Abraão dito de Sara, sua mulher: Éminha irmã, enviou Abimeleque, rei de Gerar, e tomou a Sara.

 Abrão não cuidou de sua esposa, mas usou-a em beneficio próprio, algo incabível na nossa cultura. 

Da mesma forma, Abigail colocou sua esperança no Senhor e fez o que era necessário para proteger a vida de seu marido. Ela não cedeu ao medo de fazer o que era certo, e assim Deus a protegeu dos homens de Davi e da ira de Nabal. Visto que todos devemos prestar contas ao Senhor por nossas ações, devemos ter certeza em nossa consciência de que nossas ações são consistentes com a vontade de Deus e Sua palavra, e essas mulheres agiram com confiança de que estavam servindo ao Senhor e a seus maridos no melhor maneira.

Sarah e Abigail são exemplos de mulheres que escolheram um caminho que honrasse seus maridos da melhor forma possível, ao mesmo tempo em que honravam a palavra de Deus (e no caso de Abigail, também honrando um rei ungido!). Em ambos os casos, Deus interveio para resgatar uma mulher justa dos erros do marido. A Bíblia nunca exige que uma mulher viva em um estado de "escravidão" ao marido ou tolere abuso físico, nem exige que uma mulher viole a palavra de Deus para sustentar seu marido. Chama homens e mulheres para honrarem as autoridades sobre nós de todas as maneiras possíveis.

Portanto, se uma mulher for solicitada pelo marido a fazer a coisa errada, ela deve procurar a melhor maneira possível de se submeter à sua autoridade sem participar do pecado dele. Se um marido exige que sua esposa cometa pecado, ela está certa em recusar tal pedido para evitar o pecado, mas ela ainda deve procurar outras maneiras de se submeter e proteger seu marido, como Sara fez.

Se uma mulher está sujeita a abuso físico, ela tem o direito de buscar proteção e alívio. Da mesma forma, se um marido estiver abusando de crianças, a esposa tem o direito de proteger os inocentes. Em todos os casos, a esposa deve agir para apoiar o marido e levá-lo ao arrependimento e à piedade, se puder. No final, as decisões da mulher devem ser guiadas primeiro pelo amor a Deus, seguido pelo amor pelo marido.

Por outro lado, ter um marido imperfeito nunca é motivo para que uma esposa retenha sua submissão (como Sarah demonstrou). Uma esposa pode se recusar a atender aos pedidos do marido somente quando entrar em conflito direto com a palavra do Senhor.  Sara podia ter negado. A submissão a qualquer autoridade terrena deve sempre estar alinhada com a submissão ao Senhor.

Então, quando observamos as ações de Abigail em 1 Samuel 25, vemos que sua motivação era mostrar respeito e submissão ao marido, ao mesmo tempo em que cumpria o papel que Deus criou para ela como “ajudadora” do marido, que Deus designou para a mulher em Gênesis 2.

A palavra hebraica para “ajudante” em Gênesis 2:18, 20 é ezer neged, que traduz “ajudante contra / ajuda que protege”. No Antigo Testamento, ezer descreve aspectos do caráter de Deus - Ele é nossa força, nosso salvador, nosso protetor e nossa ajuda. O papel espiritual de uma esposa é ser o ajudante de seu marido, o que inclui trabalhar contra as coisas que podem lhe causar dano. Isto é o que Abigail fez na história de 1Samuel 25.

Além disso, é importante entender como a honra foi significativa na cultura oriental antiga. Os homens de Davi haviam prestado um serviço para Nabal, mas Nabal não reconheceu e compensou David por seu trabalho. Tal falha poderia trazer conseqüências terríveis nessa cultura.

Em Samuel 25, os homens de Davi haviam provido proteção e hospitalidade aos pastores de Nabal, o que foi uma bênção para Nabal (1 Sam. 25: 14-16), mas Nabal não devolveu o gesto. Em vez disso, ele agiu com insensatez e orgulho, o que poderia ter resultado em sua morte e na morte de sua casa pela mão de Davi (1 Samuel 25:17, 34).

Depois de tomar conhecimento do erro do marido, Abigail tomou medidas para proteger a família e o marido, o que estava de acordo com sua responsabilidade como ajudante para o marido. Abigail cumpriu seu papel dado por Deus como sua esposa, tentando compensar a insensatez de seu marido. Ela também cumpriu seu papel cultural de oferecer hospitalidade a Davi e seus homens. (1 Sam. 25:25) Além disso, ela agiu sem violar diretamente qualquer um dos comandos do marido.

Em Provérbios 31:12, aprendemos com a sogra do Rei Lemuel que uma esposa de caráter nobre traz seu marido bem, não prejudicando todos os dias de sua vida. Abigail era uma mulher assim. Ela era uma mulher inteligente (1 Sam. 25: 3), que estava se submetendo ao Senhor enquanto tentava honrar e proteger seu marido sem compartilhar seu pecado. Abigail também foi honesta com o marido (1 Samuel 25: 37-38), e Deus a protegeu. No final, ela também honrou e se submeteu ao rei ungido de Israel, salvando assim Davi do pecado de se vingar ao matar a casa de Nabal (1 Sam. 25: 33-34). A Bíblia elogia Abigail por suas ações.

No final, sabemos que o Senhor leva a vida de seu marido, mas Abigail não causou a morte de Nabal. Ela sabia que Nabal estava errado, mas ela deixou espaço para Deus ser seu juiz. Deus decidiu vingar seu servo Davi matando Nabal (1 Samuel 25:22), e Ele o fez por causa do próprio pecado de Nabal, não por causa de Abigail, pois ela agia de maneira piedosa e se apresentava ao Senhor.

Abigail fez o melhor que pôde para servir ao Senhor e honrar seu marido. Nesse caso, essas funções conflitaram em um grau. Seu desejo de ser uma mulher piedosa ao honrar os homens de Davi estava em desacordo com a decisão pecaminosa de seu marido de rejeitar os homens de Davi. Como Sarah, Abigail teve uma decisão difícil de tomar, mas ela colocou os desejos de Deus em primeiro lugar. Ainda assim, eash mulher acomodou este objetivo de maneiras diferentes. Enquanto Sarah permanecia em silêncio e permitia que o plano do marido prosseguisse, Abigail tomou medidas para impedir a loucura do marido. Em ambos os casos, no entanto, essas mulheres agiam para obedecer a Deus e proteger seus maridos. Eles tomaram ações opostas, mas obtiveram resultados semelhantes por razões semelhantes.

Em resumo, a submissão às autoridades terrenas é um comando importante nas escrituras, mas não é o mais alto comando da Bíblia. Submissão a Deus e santidade pessoal são o mais alto chamado de todo crente, tanto homem como mulher. Quando nossa submissão às autoridades terrenas coloca nossa obediência a Deus em risco, devemos escolher Deus sobre o homem. Os esforços da Abigail para honrar e proteger o marido - incluindo ações contrárias ao desejo do marido - foram elogiados nas escrituras porque foram feitos em obediência a Deus, por amor e respeito ao marido e em honra ao Seu ungido servo do Senhor, Davi. . Durante todo o tempo, ela agiu com moderação e honestidade, fazendo todos os esforços para demonstrar submissão com piedade.

No final, todo crente deve equilibrar esses princípios como Abigail - confiando na orientação das escrituras e do Espírito Santo.


ACHO MUITO COMPLEXO QUANDO SE FALA EM SUBMISSÃO, POIS AFINAL TEMOS MUITOS NABAL NAS IGREJAS CRISTÃS. HOMENS QUE NÃO CUIDAM DE SUAS FAMÍLIAS. TEMOS TAMBÉM HOMENS QUE SE COMPORTAM COMO ABRÃO EVENTUALMENTE SE COMPORTOU, ENTREGANDO SUA FAMÍLIA E MULHER PARA O INIMIGO PARA BENEFICIO PRÓPRIO.

ANTES DE TUDO, SEJAMOS DIGNAS NO SENHOR.


Veja também:
http://respostadabiblia.blogspot.com.br/2012/11/os-deveres-do-marido-cristao.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/10/i-samuel-25-historia-de-abigail-nabal-e.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/09/casamentos-fracassados-na-biblia.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/09/abigail-desreipeitou-nabal.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/09/quando-nao-se-submeter-um-marido.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/06/mulheres-cristas-casadas-com-um-imbecil.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/06/abigail-e-nabal-ela-foi-insubmissa.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/06/submissao-feminina-no-contexto-biblico.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2016/05/deveres-da-esposa-cristao.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado