Aconselhamento Pastoral: A Auto Estima dos Cristãos



"Aconselhamento cristão" tornou-se uma característica muito importante da Igreja de Jesus Cristo. O fato de a área geral do "aconselhamento" estar repleta das filosofias humans resulta em grande perigo de que a "sabedoria" deste mundo se infiltre na mensagem da Igreja à custa da sabedoria de Deus. O aconselhamento cristão (e em toda a sociedade) é o falso evangelho da "auto-estima", que é incompatível com o evangelho bíblico da cruz de Jesus Cristo.

Cada vez mais, a mentalidade de aconselhamento é que a "baixa auto-estima" é a causa básica de uma adolescente decidir se envolver em sexo antes do casamento ou em uma dona de casa  que está sempre deprimida. De fato, pode-se ouvir proeminentes personalidades cristãs afirmando que o maior problema da sociedade é a "baixa auto-estima" e que tudo, desde aborto, abandono escolar, gravidez adolescente, estupro e pobreza, pode ser resolvido se ajude as pessoas a se estimarem mais; amar-se cada vez mais; e perceber sua grande auto-estima!

Aqueles de nós que nos chamamos cristãos que acreditam na Bíblia devem fazer algumas perguntas cruciais. O problema da humanidade é a falta de auto-estima ou é orgulho, egocentrismo e rebelião? A resposta para o nosso problema é "construir auto-estima" ou é quebrantamento e arrependimento ao pé da cruz? E quanto ao meu "valor próprio"? A Palavra de Deus não diz que eu sou digno do inferno eterno?

A REBELIÃO DA INDIVIDUALIDADE

A origem da teologia da "individualidade" pode ser encontrada em Isaías 14: 12-14, onde se registra a longa lista de auto-exaltação do "eu quero" de Satanás. Satanás então levou sua mensagem de "Eu" para o Jardim do Éden em Gênesis 3, onde, na forma da serpente, ele disse a Eva que ela poderia ser seu próprio deus e decidir por si mesma o que é certo e errado. Apocalipse 12: 9 diz: "... aquela serpente, Satanás, que engana o mundo inteiro".

A CRUZ

Longe de se exaltar ou se estimar, Jesus diz em Mateus 16 que devemos nos negar, pegar a nossa cruz e segui-lo. Jesus diz em Mateus 22: 34-40 que os dois (não três, mas dois!) maiores mandamentos são amar a Deus e amar o próximo como a si mesmo. Jesus também não estava nos dando um terceiro mandamento para nos amarmos. Ele estava reconhecendo que, mesmo em nossa natureza pecaminosa, nós nos amamos: nós nos alimentamos, nos vestimos. Ele está dizendo: "Agora, vá e sirva a outras pessoas como você já está servindo a si mesmo".

Toda a vida cristã é construída ao morrer para si mesmo, servindo a Deus e servindo as pessoas. Devemos tirar os olhos de nós mesmos e fixar nossos "olhos em Jesus, autor e aperfeiçoador de nossa fé" (Hebreus 12: 2). As pessoas necessitadas devem perceber que estão desamparadas e sem esperança, mas, "enquanto ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós". (Romanos 5: 8) Por meio do arrependimento, encontramos perdão e depois uma vida de entrega; de confiar e obedecer. O que devemos responder é, não qualquer senso de nosso próprio valor, mas o fato de que Jesus nos ama e tem um propósito para nossas vidas, e ele quer nos usar!

A RELIGIÃO MUNDIAL

A Bíblia diz que está chegando uma religião de um mundo cuja inspiração é o autor do "individualismo". Que nunca possamos participar da sintetização da Igreja Evangélica na religião de um mundo. Primeiro Timóteo 4: 1 nos diz que "nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão os espíritos sedutores e as doutrinas dos demônios". E 2 Timóteo 3 adverte: "Mas marquem isto: Haverá tempos terríveis nos últimos dias. As pessoas serão amantes de si mesmas ..." e o capítulo três prossegue listando os resultados inevitáveis ​​de uma sociedade egocêntrica.

Quando aconselhamos as pessoas em meio a crises, tragédias ou problemas de qualquer tipo, oro para que lhes demos Jesus e ele crucificado; tendo confiança de que em sua palavra, Deus "nos deu tudo o que precisamos para a vida e piedade". (2 Pedro 1: 3)

Jo 5:30 Eu mesmo não posso fazer nada; conforme ouço, julgo; e o meu juízo é justo; porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou.

1Pe 2:24 que ele mesmo desnudou os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.

O falso evangelho da auto-estima substituiu a verdade de nossa total indignidade e infectou outros "mega" líderes da igreja com heresia psicológica. Um falso professor irá "pregar" a auto-estima. Há muitos, esteja atento e não siga o "guru" próprio.


À primeira vista, a Bíblia diz coisas que não são tão agradáveis de ouvir como as frases do evangelho da auto estima. Afinasl, a palavra de Deus nos mostra como pessoas pecadoras e quebradas, e correspondentemente, cita muito sobre  como vivemos nossas vidas.
Jesus diz a seus discípulos: "Quem quiser ser meu discípulo, deve negar-se, tomar sua cruz e seguir-me" (Mateus 16:24, NVI). Como Paulo diz à igreja na Galácia: “Eu fui crucificado com Cristo e não vivo mais, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim ”(Gálatas 2:20). De fato, o apóstolo Paulo declara que o objetivo de Deus para o seu povo é este: “ser formado a imagem do Filho de Deus” (Romanos 8:29).
Não há muito espaço para perseguir nosso próprio sentido de vida quando estamos nos negando, escolhendo ser crucificados e sendo conformados à imagem de outra pessoa.

Além disso, as Escrituras também nos dizem para viver pelos outros. Como Paulo também diz: “Eu me fiz escravo de todos, para ganhar o maior número possível. Para os judeus eu me tornei como um judeu ... Para os que estão debaixo da lei me tornei como um debaixo da lei ... Para os fracos eu me tornei fraco ... Eu me tornei todas as coisas para todas as pessoas para que por todos os meios possíveis eu poupe ”(1 Coríntios 9: 19-23, NVI).
Paulo se doa a outros na esperança de que eles possam ver claramente o Evangelho de Cristo. Para Paulo, o cristão deve cometer a heresia final da cultura moderna: viver a vida de outra pessoa. Lendo esta descrição da vida cristã, você pode se perguntar: por que alguém é cristão? Não parece muito libertador ou gratificante. Para explicar, eu volto para uma analogia.

Pense em seus relacionamentos mais íntimos e como eles moldaram quem você é como pessoa. De alguma forma, todo relacionamento significativo influencia sua própria identidade, e quanto mais próximo o relacionamento, mais sua vida mudará em resposta.
Estar em um relacionamento deve mudar você. Antes de me casar, eu gostava de sair, de viajar, de passear com meus amigos. Seria muito estranho se, depois que eu me casasse, quisesse continuar a viver do mesmo modo de quanto era solteira.
Entendemos que relacionamentos profundos exigem um sacrifício profundo, tanto da nossa liberdade, quando  às vezes até partes da nossa identidade. Eu não posso viver o estilo de vida de solteiro e ser casada ao mesmo tempo. No entanto, apesar de envolver o sacrifício de uma mudança de estilo de vida, sacrificamos e submetemos nossas vontades e compromissos a outra pessoa no casamento de qualquer maneira, porque também sabemos que as recompensas são grandes.

O cristianismo deve ser visto nesta lente. Fundamentalmente, a vida cristã é construída em um relacionamento com Deus. Se Deus é real e a Bíblia é verdadeira, então eu tenho  de servi-Lo: Ele me criou e tem o direito de controlar minha vida. Mas há mais: quando eu acredito e me submeto a Ele, também descubro uma fonte de amor e alegria que nunca consegui estabelecer sozinha. Pois o Deus da Bíblia declara-me que  é meu pai. A relação entre Deus e eu, então, não é apenas de obrigação, mas de amor, é de entrega espontânea.

Como tudo isso volta aos problemas de liberdade e identidade?
O que torna o slogan “apenas seja você mesmo” tão atraente é o encorajamento implícito de que, se você perseverar, poderá ser amado por quem realmente é.
A mensagem do Evangelho vai um passo além: Deus já te ama como você é, e Ele chama você para encontrar uma realização mais profunda nEle.
Como em qualquer outro relacionamento, isso exigirá sacrifício e produzirá satisfação.
Apanhar sua cruz e segui-lo será difícil às vezes.
No entanto, de uma forma que só pode ser entendida através da experiência, este modo de vida oferece alegria e paz que diminuem a felicidade da busca da própria identidade.
Há apenas uma maneira de descobrir.
Deixando que Ele nos molde de acordo com a Sua vontade, de modo que a nossa face reflita a dEle.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado