Saber quem sou eu me ajuda a ser fiel


Image result for identidade cristã
1 Pedro 2: 9-10 
“Mas você é uma raça escolhida, um sacerdócio real, uma nação sagrada, o próprio povo de Deus, para que você possa proclamar os atos poderosos daquele que o chamou das trevas para sua maravilhosa luz. Uma vez que você não era um povo, mas agora você é o povo de Deus; uma vez que você não recebeu misericórdia, mas agora você recebeu misericórdia ”.
Foco teológico: quem somos nós? Como indivíduos, nossa auto-identidade é importante para nós. Ela nos diz quem somos e para onde estamos indo. Entender nossa identidade como povo de Deus, a igreja, também é crítico. Ele orienta e motiva nossa vida e missão no mundo. A Primeira Carta de Pedro diz que somos chamados por Deus das trevas para a luz de Deus. Quais são as bênçãos e os desafios desse chamado? 

Introdução: Você sabe quem você é? 
Este rico texto de Primeira Pedro fala da identidade do povo de Deus, a igreja. Eu ofereço aqui alguns pensamentos sobre como alguém pode abordar este texto para reafirmar para os ouvintes o que significa ser parte da igreja de Cristo, encorajar-nos a viver nossa identidade dada por Deus e fazer a diferença no mundo. 

Quando eu tinha 24 anos de idade sofri um acidente no qual perdi a memória. Demorei cerca de dez dias para começar a der flashes de minha vida, mas recuperei apenas uma parte da memoria. Mas me lembro da sensação de quando acordei, no hospital e vi algumas pessoas ao meu lado e eu não entendia nada. Sabia que estava num hospital. Sabia que tinha sofrido um acidente, mas não reconhecia meu marido. Ao chegar no meu apartamento, reconheci o ambiente, mas olhei para o meu filho e ele era um estranho para mim.
Olhei para o espelho e me reconhecia, mas não sabia qual era o meu passado. Mas isto não me importava. Parecia que não me fazia falta. Eu sabia que tinha sofrido um acidente e vi as fotos que mostravam meu casamento e o meu filho. Então simplesmente decidi que minha vida ia começar de novo. Foi bom. Meu marido me conquistou novamente e parecia que éramos recém-casados. Eu não sabia quem ele era, mas sabia que o amava. Eu não reconhecia meu filho, mas sabia que ele tinha sido muito desejado.  
O meu passado não determinava o que eu era. E assim é até hoje. O meu passado não determina quem eu sou. Quem determina quem eu sou é o meu Pai.

A. Pessoas Próprias de Deus 
Você sabe quem você é? Nós rimos dessas histórias. Mas é uma boa pergunta quando perguntado no momento certo pelo motivo certo. Perguntar a uma criança triste ou a um adolescente em dificuldades: "Você sabe quem você é?" - e depois diga a eles o quanto você os ama. Isso pode ser uma palavra poderosa de encorajamento. Para perguntar a um amigo ou colega que está enfrentando um grande desafio na vida, "Você sabe quem você é?" - e depois diga a eles o quanto você acredita neles. Essa é uma palavra poderosa de encorajamento. Ou para dizer a uma pessoa doente ou morrendo: “Você sabe quem você é?” - e então diga o que eles significam para você e que eles são filhos de Deus. Essa é uma palavra poderosa de conforto e paz. 

Você sabe quem você é? Essa é a pergunta que o escritor de Primeiro Pedro estava abordando em nosso texto para este sermão: "Mas você é uma raça escolhida, um sacerdócio real, uma nação santa, o povo de Deus" (1 Pedro 2: 9). Primeiro Pedro foi escrito no final do primeiro século EC para cristãos em pequenas igrejas domésticas na Ásia Menor. Os cristãos nessas igrejas eram uma minoria na cultura greco-romana. Onde viviam, o cristianismo era uma religião estrangeira desprezada e indesejada. Ao se tornarem cristãos, eles sofreram rejeição e alienação de sua família, de amigos e da sociedade. O rótulo "Christian" tornou a vida difícil, se não perigosa. A maioria deles eram provavelmente cristãos gentios que deixaram para trás sua religião ancestral e tradições familiares. Então eles foram vistos com desconfiança. Eles estavam alienados social, política e economicamente. Eles se sentiam como estranhos e exilados em suas próprias terras. Por causa de sua fé, eles sofreram. [2] 

Assim, o autor de Primeiro Pedro escreveu uma carta para incentivá-los. Entre outras coisas, o escritor lembrou que eles tinham um lugar no mundo. Em Cristo, ele disse, você é o povo de Deus. Você pertence a Deus. Você faz parte de uma nova comunidade com um novo propósito e identidade. Na verdade, o escritor diz: "Você sabe quem você é?" E ele resume sua resposta a essa pergunta em uma sentença magnífica: "Você é uma raça escolhida, um sacerdócio real, uma nação santa, o povo de Deus". 

Essas grandes palavras falam através dos séculos para a igreja em todas as eras e em todos os lugares. São palavras poderosas de identidade e pertencimento.Precisamos ser lembrados de quem somos. Ser a igreja em nossos dias também não é fácil. Temos grandes desafios. 

B. O Desafio para a Igreja 
Talvez você esteja ciente do livro de Dan Kimball, They Like Jesus but  Not the Church . Kimball estudou as gerações emergentes de jovens adultos entre 18 e 35 anos em nossa cultura. Kimball diz, e outros estudos mostram que a maioria dos jovens adultos hoje está aberta a falar sobre Jesus e espiritualidade, mas eles não estão interessados ​​na igreja. Suas percepções de religião organizada não são positivas. Eles se descrevem como "espirituais, mas não religiosos", e estão ausentes ou desaparecendo da igreja em grande número. Uma  dessas jovens adultas, uma biólogo molecular chamada Alicia. Ela diz:
Por que eu preciso da igreja? Não é necessário. Eu tenho um relacionamento com Deus e oro muito. Mas eu não vejo o ponto de ter que adicionar todas essas regras organizadas, como os líderes da igreja acham que você deveria fazer. É como se eles pegassem algo belo e natural e entrassem nessa complexa estrutura não-orgânica, onde agora você tem que pular através de aros e fazer tudo da maneira que a igreja organizada lhe disser. Parece perder toda a sua inocência quando se torna tão estruturada e controlada.
Estudos mostram cada vez mais que altas porcentagens de jovens adultos fora da igreja percebem os cristãos como hipócritas, preconceituosos e antiquados. Eles vêem a igreja como um ritual chato e vazio, fora de contato com a realidade, e não aceitando outras crenças ou espiritualidades. 

Nossa cultura é cada vez mais “secular” e “pós-cristã”. O cristianismo e seus valores não são mais tão bem-vindos ou influentes como antes. Um número crescente de pessoas é indiferente, se não hostil, à igreja e à religião em geral. As principais denominações continuam a sofrer quedas alarmantes na adesão. 

Diante de tudo isso, é fácil para aqueles de nós comprometidos com a igreja serem desencorajados. Como os leitores originais de Primeiro Pedro, os cristãos hoje podem se sentir fora de lugar, alienados da cultura ao seu redor - como dinossauros em um mundo de alta tecnologia. Precisamos ouvir as palavras do Primeiro Pedro como palavras que nos são ditas: “Você é uma raça escolhida, um sacerdócio real, uma nação santa, o povo de Deus, para que você possa proclamar os atos poderosos de Aquele que o chamou para fora. das trevas para a maravilhosa luz de Deus. ” 

“Uma raça escolhida, um sacerdócio real, uma nação santa, o povo de Deus.” A linguagem e as metáforas são antigas. Elas consistem em quatro grandes títulos de honra e dignidade extraídos das Escrituras Hebraicas de Êxodo 19: 6 e Isaías 43 : 20-21. Para aqueles cristãos em luta alienados de amigos, família e sociedade - sem uma identidade - o escritor de Primeiro Pedro proclamou: "Você é alguém!" 

Essas palavras também nos falam, lutando para entender quem somos e o que significa ser a igreja em nossos dias e tempos. “Você é alguém! Você é como uma raça escolhida - o povo de Deus, precioso e amado por Deus. Você é como um sacerdócio real - sacerdotes ou ministros de Deus, seu rei - chamado para ministrar uns aos outros e ao mundo ao seu redor. Você é a família de Deus que pertence à casa de Deus - é quem você é! Você é como uma nação santa, especial e separada para o propósito de Deus. Você é o povo de Deus, chamado para fazer a diferença no mundo. ”
Como pessoas de Deus, nos é dada uma tarefa: “proclamar os atos poderosos de Deus, que os chamou das trevas deste mundo para a esperança e cura da maravilhosa luz de Deus.” Somos chamados por nossas vidas e nossas ações. para dar testemunho a outros da graça e misericórdia de Deus. 

C. Razão para Esperança 
"Você sabe quem você é?", Este texto nos pergunta. Se você fizer isso, há todos os motivos para ter esperanças. Este tempo em que vivemos é uma oportunidade maravilhosa para a igreja redescobrir sua voz, para encontrar uma nova linguagem para o evangelho em um mundo mudado e em mudança. Esta é uma oportunidade para a igreja se reinventar e seu modo de ser no mundo.
Uma oportunidade para descobrir novas maneiras de alcançar jovens adultos, famílias e outros, encontrá-los onde estão, caminhar com eles e recebê-los à luz maravilhosa do amor de Deus. A igreja hoje está em um momento desafiador, mas esperançoso, de descobrir novas maneiras de viver nosso chamado no mundo.
Perguntas que isso levanta para nós são: Quem está com dor e necessidade ao nosso redor? Quem está nos alcançando? Como nossa igreja pode alcançar os outros de novas maneiras? Como podemos compartilhar com eles as boas novas da graça de Deus?
Este sermão pode ter uma conclusão muito simples que vem diretamente do próprio texto. Quem somos nós? Povo de Deus - uma comunidade convocada por Deus.Onde estamos? Chamado das trevas deste mundo para a graça da maravilhosa luz de Deus. Porque estamos aqui? Proclamar os atos poderosos da bondade e graça de Deus - estendendo a mão para amar e abençoar as pessoas ao nosso redor.
Você sabe quem você é? Essa é a questão para a igreja. Lembrar a resposta nos guiará e nos manterá fiéis.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado