Sendo líder cristã junto ao marido

Usarei como ilustração nomes ficticios de historias reais.


Larissa e Marcelo têm um casamento desafiador. Eles estão casados ​​há quinze anos. O que começou com toda a esperança no mundo degenerou lentamente para uma luta diária. Embora façam parte de uma igreja local, Marcelo não está envolvido. É mais um contexto social para ele.

Larissa pediu a Marcelo para buscar a Deus, mas até agora tem sido sem sucesso. Seus filhos estão respondendo à sua raiva de maneiras diferentes. Dois deles internalizam a decepção que sentem de seu pai enquanto os outros dois agem abertamente, de acordo com suas personalidades.

Larissa tentou falar sobre isso, mas ela geralmente falha, e os argumentos a seguir a desencorajam. Ela não quer ultrapassar seus limites, o que a coloca em um dilema sobre como avançar.

Como proceder no aconselhamento pastoral quando está envolvido a violência doméstica?

Você terá que pensar nas diferenças entre subordinação em papéis e igualdade de pessoas. Você vê essa ideia quando pensa em Jesus na Trindade e em Jesus como um humano na terra. Jesus serviu as duas funções. Como 100% Deus, Ele era igual ao Pai. Como 100% homem, Ele era subordinado ao Pai.

Por um lado, Ele não é menor que o Pai ou o Espírito e, por outro lado, como homem, Ele serve em uma capacidade diferente de ambos. O relacionamento marido / mulher tem um eco dessa ideia. Embora ambos os parceiros sejam totalmente iguais perante Deus, como um casal, eles desempenham papéis diferentes (função).

Como seres humanos feitos à imagem de Deus, existe uma co-igualdade (Gênesis 1:27). Por acaso, ambos nasceram  de novo (João 3: 7), há uma co-igualdade espiritual (Colossenses 3: 9-11). O contexto marido / mulher não é o único lugar onde vemos essa ideia de co-igualdade e hierarquia.

Um empregado é igual ao seu empregador enquanto submetido ao empregador.
Uma criança é igual aos pais quando submetida a eles.
Também fazemos o argumento sobre a dignidade do feto.
O bebê é o mesmo que as pessoas pós-nascidas porque Deus criou a criança à sua imagem.

Nosso mundo não poderia funcionar bem sem hierarquia, mas essas estruturas não significam que aqueles que servem seus líderes ou autoridades são seres humanos inferiores às suas autoridades. É importante que você saiba disso, porque há alguns que ensinam que não há igualdade entre a esposa e o marido, o que é ridículo. Também não tem base bíblica.

O marido e a esposa são seres humanos iguais feitos à imagem de Deus. Eles são iguais perante Deus e uns com os outros. Quando se trata de seus papéis no casamento, há uma dinâmica de subordinação. Essa ideia significa que a esposa pode ajudar (até mesmo liderar em áreas) seu marido a ser uma pessoa melhor.

Eu usei a ilustração de Cristo como 100% Deus e 100% homem, mas apenas vagamente porque qualquer exemplo de “Deus e Deus-homem” é único. Deve haver cuidado ao fazer referenciais como esta. Você é uma pessoa de 100% em muitos papéis, por exemplo, mãe, irmã, filha, esposa e funcionária. Cristo é Deus, mas Ele deixou isso de lado para se tornar um homem.
Isso é algo que dificilmente você possa fazer. Assim, a analogia não é a melhor.

A melhor analogia é comparar relações humanas com relações humanas, como empregador, empregado ou pai para filho. O ponto aqui é que você deve saber como o seu papel subordinado ao seu marido não o livra da obrigação de se apropriar da graça de Deus em sua vida, para que você possa usar sua única dádiva de Deus para servir ao seu marido e casamento com a liderança cristã.

Um dos desafios mais significativos para você será guardar seu coração enquanto pensa em seu marido enquanto tenta servi-lo em sua santificação. Você precisará de um amigo sincero falando em sua vida sobre como você pensa e fala com seu marido.

Você não estará acima de pecar contra ele. Será uma luta diária para você, especialmente se ele não mudar. Você precisa de uma amiga, de preferência em sua igreja, que esteja disposta a feri-lo, se necessário, para ajudá-lo (Provérbios 27: 6). 

Liderar orando
Vamos começar aqui: Com que frequência você ora pelo seu marido? É imperativo que você ore por ele. Também é essencial que você diga coisas específicas ao Senhor sobre seu marido. Às vezes a esposa pede a Deus que mude o marido, e essa é a extensão de suas orações. Não é assim que Paulo pensava sobre as pessoas que ele queria ver transformadas (1 Coríntios 1: 4).

Paulo agradeceu a Deus pelos coríntios. Talvez isso seja difícil para você fazer agora. Se assim for, você tem a sua primeira oportunidade de liderança: Peça a Deus que lhe dê um coração agradecido pelo seu casamento. Como Mordecai disse a Ester: “Quem sabe se você não veio ao reino por um tempo como este?” (Veja Ester 4:14)

Você tem uma oportunidade substancial de redenção. Paulo teve um com os coríntios. Talvez antes de pedir a Deus que mude seu marido, peça a Ele que o transforme. Se você não ajustar adequadamente seu coração diante do Senhor, será difícil levar seu marido à mudança.

O que quero dizer é que, se você não é uma pessoa cheia de graça e graça, será uma contradição do evangelho pedir ao Pai para fazer do seu marido algo que você não é.

Liderar por incentivar
Você já foi encorajado por uma pessoa que não parecia sincera? Como se sentiu? O encorajamento genuíno nasce de um coração puro. Se o seu coração está lutando contra o seu marido, será difícil seguir adiante com uma ajuda autêntica e sincera.

Cristo genuinamente amou você enquanto você era um pecador (Romanos 5: 8). Paulo amava genuinamente os coríntios também. Não pule este ponto. Se seu coração não está sintonizado com Deus dessa maneira, você não conseguirá sintonizar seu marido. Algumas esposas perguntaram sobre este ponto,

Por que eu deveria tentar ser um incentivo para o meu marido?

A resposta é porque motivar seu marido pela graça é o principal método que Deus usa para mudar uma pessoa. Se você quer que ele mude, só há um caminho: encorajamento autêntico. Paulo falou sobre isso assim:

Ou você presume sobre as riquezas de sua bondade e tolerância e paciência, não sabendo que a bondade de Deus é destinada a levá-lo ao arrependimento? - Romanos 2: 4

A palavra arrependimento neste versículo significa mudança. Você quer que seu marido mude? Claro que você faz. Então, como você está motivando-o a mudar? Como você está encorajando ele? Não pode ser negatividade, raiva, condenação, vergonha, culpa ou outras formas de frustração.

Se o seu marido está mais consciente do seu descontentamento com ele, essa é outra área em que você deve liderar mudando primeiro.

Liderar por modelo
Outra boa pergunta de avaliação é: “Que tipo de marido eu quero?” Pense nisso comigo por um minuto. E se eu listei algumas coisas que você pode querer que seu marido seja? Talvez você diria assim:

Eu quero que ele ore mais. Eu adoraria que ele aproveitasse, encorajasse e me ajudasse. Eu quero que ele lidere. Eu quero que ele seja espiritual. Eu quero que ele confesse seus pecados e peça perdão. Eu quero que ele seja humilde e ensinável. Eu quero que ele esteja mais envolvido com a nossa igreja e o povo da igreja. Eu quero que ele seja gentil com as crianças e comigo.

Todas essas coisas são solicitações bíblicas. Eles são factíveis. No entanto, há um primeiro passo essencial com desejos como estes: como você está modelando os itens que você está pedindo que ele seja? Se seu marido não tiver essas coisas boas, você deve se apresentar como um exemplo autêntico de como ser seu casamento e seu lar.

Não descarte o que um exemplo centrado em Cristo, motivado por Deus e motivado pelo evangelho, pode fazer por alguém. Você mostra ao seu marido como é a aparência de Cristo através da sua humilde modelagem de Cristo. Não seja essa pessoa hipócrita que exige semelhança de Cristo sem fornecer um exemplo semelhante a Cristo para ele seguir (1Coríntios 11: 1).

Como você está liderando  pela sua vida de oração?
Como você está liderando pelo seu encorajamento?
Como você está liderando pelo seu exemplo?

Sete maneiras mais práticas de liderar
Digamos que você esteja ativamente (1) orando pelo seu marido, (2) encorajando-o diariamente e (3) sendo o exemplo que você quer que ele seja. Tenho certeza de que você não está fazendo essas coisas com perfeição, mas as está fazendo a maior parte do tempo. Se essas coisas estão acontecendo, você está no melhor lugar para fazer uma correção suave para ele (Gálatas 6: 1).

Escolha seus pontos - Os melhores momentos para fazer seus apelos amorosos são sempre tempos sem luta. Não tente corrigir seu marido quando estiver discutindo com ele. O homem irado é um tolo, e um tolo não deve ser ajustado (Provérbios 22:24; 29: 9). Escolha seus pontos.

Aproveite os bons momentos enquanto tenta restaurá-lo. A melhor abordagem é fazer isso fazendo perguntas. Pergunta perguntando é quase sempre melhor do que a elaboração de declarações. As declarações podem aparecer como acusações enquanto a pergunta pedindo confirma que você não sabe tudo o que há para saber sobre a situação. Uma dose saudável de auto-desconfiança é sábia e humilde durante os tempos de conflito em potencial.

Pense antes de falar - “Sabei isto, meus amados irmãos: toda pessoa seja rápida de ouvir, tardia em falar, tardia em irar-se.” - Tiago 1:19 Que as sábias palavras de Tiago tomem o controle do seu cérebro. Se você não fizer isso, você vai compor seus problemas.

Tiago também disse que a ira da (mulher) não produz a justiça de Deus (Tiago 1:20). Se você quiser criar retidão em seu marido, desligue a chave para qualquer raiva que você possa ter em relação ao seu marido.

Peça Perdão - Se você o disser, o que quiser, você poderá cuidar do seu erro por meio do arrependimento. Só porque ele não pede perdão, você ainda pode pedir perdão a ele. E não se esqueça de perguntar ao pai também.

Seu marido pode ser teimoso e orgulhoso demais para perdoar você, uma triste realidade em muitos casamentos. Suas ações não devem impedi-lo de fazer o que é certo. Você faz o que você sabe que a Bíblia diz se ele faz isso ou não (Romanos 12:18).

Você pode perdoá-lo pelo menos atitudinalmente: você pode perdoar seu marido em seu coração, mesmo que ele não participe do arrependimento ativo com você. Jesus pediu ao Pai que perdoasse as pessoas na cruz naquele dia.

Não foi um arrependimento ativo e transacional, uma vez que eles não estavam perguntando, mas você vê o coração e a atitude do Salvador no momento sombrio (Lucas 23:34). Você pode seguir o Seu exemplo (1Pedro 2:21). Deixe o exemplo de Cristo motivá-lo a ter uma atitude de coração que perdoa.

Honrá-lo antes dos outros - Nunca fale com raiva ou indelicadamente sobre o seu marido para os outros, especialmente para os seus filhos. E quando você peca contra ele pelas coisas que você diz, arrependa-se com todas as pessoas que você desonrou na frente dele.

Submeta-se a ele - submeta-lhe o máximo possível. Que ele veja o humilde Salvador em você (Filipenses 2: 5-10). Enquanto ele não estiver pedindo para você pecar, você deve ser capaz de se submeter a ele.

Faça dele uma prioridade - Deus faz de você uma prioridade. Você não merece a atenção Dele ou o amor Dele, mas Ele lhes dá de qualquer maneira. O Pai amou você em submissão. Deixe que essa verdade do evangelho governe seu coração ao modelá-lo diante de seu marido e família.

Esperança em Deus - Finalmente, esperança em Deus. Permita que o Pai encha sua mente diariamente com esperança. Eu não estou necessariamente falando sobre a crença de que seu marido vai mudar. Ele pode nunca se arrepender. Eu estou falando sobre a confiança eterna que lhe permitirá aguentar.

Esse tipo de esperança nasce no crisol da oração. Paulo entendeu isso. Foi a esperança que ele encontrou em Deus que o impulsionou em algumas de suas temporadas mais desafiadoras, que é como ele o moldou no Corinthians:

Pois esta leve e momentânea aflição está preparando para nós um peso eterno de glória além de toda comparação, pois não olhamos para as coisas que são vistas, mas para as coisas que não são vistas. Pois as coisas que são vistas são passageiras, mas as invisíveis são eternas. - 2 Coríntios 4: 17-18

Suas oportunidades de liderança
Ore - O que precisa mudar em você para que você possa dar graças a Deus pela oportunidade que tem em seu casamento?
Incentivar - Que maneiras específicas e práticas você é um incentivador para o seu marido?
Modelo - Leia I Coríntios 13: 4-7 e substitua a palavra “amor” pelo seu nome. Como você precisa mudar conforme se relaciona com o seu marido?
Restauração - Você é um restaurador gentil de seu marido? Quais formas específicas suportariam sua resposta?
Silencioso - Como o autocontrole caracteriza o uso da sua língua no que se refere ao seu marido?
Perdoe - descreva sua atitude de perdão para com seu marido.
Honra - descreva como você o honra antes dos outros.
Enviar - Quais são as formas específicas que você está sendo desafiado a submeter a ele?
Priorize - Seu marido recebe todos vocês quando estão juntos?
Esperança - Como Deus está capacitando você com Sua esperança?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado