Sermão - Fugindo da dor

Image result for escondendo-se de deus
Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim.

Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: "Onde está você? "
Gênesis 3:8-9


Como é lindo o por do sol.  Lembro-me claramente quando havia acabado de mudar-me para o interior de São Paulo, recém saída da capital paulistana, a fim de proporcionar para o meu filho mais velho condições melhor de saúde em virtude de bronquite alérgica. 
Estava na cidade de Pederneiras a apenas uma semana e pude contemplar o sol se ponto como nunca havia visto antes na capital. Na época ainda não conhecia a história de Adão e Eva muito bem, mas ainda hoje, quando leio Gênesis 3:8-9 eu me lembro daquela experiência. 
Era nesta hora do dia que Deus ia passear com Adão e Eva pelo Jardim no Éden.  O criador e a criatura andando juntos, lado a lado; conversando, interagindo e se relacionando.
A segunda parte do versículo nos trás uma lição simples, porém muito importante. Eles esconderam-se. Quando nossos primeiros pais pecaram, sentiram medo e vergonha e SE ESCONDERAM.
Tentativa inútil tentarmos nos esconder de Deus:

Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. Salmos 139:7-8
Lembro-me de quando eu era pequena e queria me esconder da fúria de minha mãe. Eu ia para o quarto e me escondia embaixo da cama. Ficava bem quietinha, na esperança dela não me ver e assim me livrar de uma surra. 
Com o tempo, isto começou a fazer parte da minha personalidade.  Sempre que queria sossego, eu me escondia debaixo da cama. Era o meu lugar de refúgio, para onde eu escapava quando havia gritos, brigas e agressões. Lá eu me refugiava, mas não conseguia me esconder de meus pensamentos, então, para não ter que pensar e sofrer, eu acabava por dormir após chorar silenciosamente. No sono eu fugia de mim mesmo. 
Houve vezes que fiquei tanto tempo escondida que cheguei a urinar na roupa e com isto o castigo foi pior ainda!!!!! 
Cresci, entrei na adolescência, fase em que muitos se refugiam nas drogas e nas bebidas. comecei a me refugiar nos estudos e trabalho. 
Continuava fugindo mas tinha um foco que era ser independente. 
No inicio da minha conversão levei este mesmo padrão de comportamento para Deus. Quando eu me sentia com medo ou quando havia feito algo de errado, em procurava fugir d'Ele, mas as coisas sempre ficavam pior. Queria ser independente. Não confiava que Ele pudesse me perdoar e amar. 

Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. Romanos 5:8
Aprendi a assumir minha responsabilidade perante Ele, evitando assim as desculpas esfarrapadas como as de Adão e Eva. Aprendi a depender mais d'Ele, perguntando o que devia fazer em momentos dificeis, Evitei muitos conflitos ao respeitas os limites que Deus impõe nas nossas vidas.

Deus colocou limites para Adão e Eva ao dizer que não deviam comer determinada fruta e Eva se deixou ser levada pela serpente e Adão compactuou com o erro da mulher.  Seus olhos se abriram para ver o que nunca perceberam: estavam nus. Por isso se esconderam. Quando foram encontrados por Deus, ao invés de se arrepender e pedir perdão, Adão colou a culpa em Eva e esta culpou a cobra.  A nudez representa muito mais que ver o corpo despido. Eles passaram a ver o mal que nunca tinham visto, pois até então eram puros. Desde então o ser humano tem a tendência de fugir e se esconder. Quando enfrentamos um problema, temos duas alternativas: fugir ou enfrentar. 
Vamos agora aprender sobre as fugas e nossos esconderijos quando estamos diante de algo que nos ameaça, usando o filho pródigo como nosso exemplo. 
1. Fugindo de si próprio 
O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles."Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente. Lucas 15:12-13
Para não enfrentar a realidade, o filho pródigo decidiu fugiu para  uma vida de prazeres momentâneos.  Vemos muitas pessoas que fogem sem sair do lugar. Fogem de si próprios, criando máscaras para esconder o seu verdadeiro eu. Muitas pessoas se mostram risonhas, mas estão tristes, e se escondem atrás da religião. Passam pela vida representando um papel aceito ou não pela sociedade. 
Outras se escondem atrás das drogas licitas e ilícitas, que lhes proporcionam momentos de alegria, paz, ou simplesmente sono, como no caso das pessoas dependente de remédios para dormir. 
Outras se escondem atrás do barulho, para não ouvir seus próprios pensamentos. 
Muitas  pessoas não conseguem aguentar o silêncio e já se sentem obrigadas a começar a falar. 
Como é facil hoje em dia fugir para as midias sociais..... 
                              
2. Fugindo dos outros. Lucas 15:14-16

Quando o filho pródigo percebeu que havia acabado o dinheiro, notou que não tinha mais companhia e foi  trabalhar em um chiqueiro. Sua situação foi tão miserável que desejou comer o alimento dos porcos. Vivia sozinho com os porcos. 
Esconder do outro pode ser sinal de culpa e sentimentos de inferioridade. A pessoa prefere não ver ninguém a compartilhar seus problemas com as pessoas. Muitas vezes devido a decepções do passado, o isolamento se torna a alternativa mais fácil para fugir dos problemas.
Relacionamentos superficiais também são cavernas que nos escondem do nosso próximo.  Amigos virtuais que não nos exigem muito apenas uma "curtida" em algumas publicações. 
3. Fugindo de Deus Lucas 15:17-20
O filho prodigo não fugiu de Deus que é representado pelo pai que o recebeu de braços abertos. Como este jovem, mesmo que já tenhamos fugido de nós mesmos e dos outros não podemos fugir de Deus. Devermos como ele, cair em si, levantar-se e receber o perdão pelo abraço amoroso do Senhor que nos recebe.
Fugir de Deus pode ser deixar de orar, de ler a Bíblia ou ir à Igreja. A confissão de pecados é única maneira que devemos nos apresentar a Deus depois que erramos, pois “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Provérbios 28.13).

Na Biblia temos exemplos de  pessoas e/ou povos  que tentaram se esconder de Deus são: Adão e Eva se esconderam atrás das árvores, o povo de Babel queria se esconder em uma torre (Gênesis 11.1-9), Jacó fugiu de seu irmão e teve um encontro com anjos (Gênesis 28.10-17), Moisés fugiu para o deserto e Deus lhe falou na sarça (Êxodo 2.11-22), Balaão fugiu de jumenta e o anjo de Deus lhe parou (Números 22.22-32), Elias se escondeu numa caverna, mas ali o Senhor falou com ele: “que fazes aqui Elias?” (I Reis 19.9), Jonas fugiu de barco, foi lançado ao mar e um peixe o engoliu e cuspiu na praia (Jonas 1.17; 2.2 e 10) e Saulo se escondeu atrás de cartas das autoridades para legitimar sua perseguição (Atos 9.1-9). Mas nenhum deles conseguiu se esconder de Deus.
A pessoa que ‘desvia’ da igreja muitas vezes culpa alguém que a aborreceu, mas na verdade está fugindo de Deus que manda perdoar quem nos ofender.
Você tem fugido de Deus? ?Volte!


 “O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente” Salmos 91.1


O Senhor sabe de nossa tendência natural de fugir, por isso preparou um esconderijo perfeito para nós: a Sua presença. Jesus mandou entrar no quarto e fechar a porta para orar (Mateus 6.6).

Venha para Jesus como estiver que Ele te receberá como prometeu “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora” (João 6.37).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado