Abigail desreipeitou Nabal?

Pode haver momentos na vida em que a melhor maneira de você honrar o Senhor é ir contra os desejos do seu marido. A total subserviência ao seu marido sem apelação ou alternativas não é ensinada na Bíblia.


Quando se trata de relações marido / mulher, muitas pessoas na igreja acreditam que existem apenas duas escolhas possíveis: ou uma mulher obedece a cada desejo do marido ou desonra-o e é culpado de pecado. Este é um exemplo do que é chamado de falsa dicotomia: apresentar duas e apenas duas opções quando na verdade outras existem.

Você se lembra da história de Abigail em 1 Samuel 25? Abigail foi contra os desejos de seu marido, mostrando grande sabedoria e realmente salvando sua vida. Ao fazê-lo, ela também confrontou o futuro rei com a realidade de que ele estava prestes a desonrar o Senhor. Este foi um movimento ousado e arriscado para uma mulher da época.

Então disse Davi a Abigail: Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro! Bendito seja a tua discrição, e abençoado seja você, que me guardou neste dia de culpa de sangue e de trabalhar a salvação com minhas próprias mãos! Porque, como certamente vive o SENHOR Deus de Israel, que me impediu de te ferir, a menos que tivesses apressado e vindo ao meu encontro, verdadeiramente pela manhã não sobrara a Nabal tanto como um macho. David recebeu da mão dela o que ela lhe trouxera. E ele lhe disse: Sobe em paz à tua casa. Veja, eu tenho obedecido a sua voz, e tenho concedido sua petição. ”- 1 Samuel 25: 32-35

Os grandes líderes nas Escrituras nem sempre prestaram atenção às palavras das mulheres sábias em suas vidas (Mateus 27:19, Lucas 24: 10-11), mas Davi o fez. Ele obedeceu a voz de Abigail e foi abençoado por causa disso.

Logo depois disso, o Senhor levou a vida de Nabal. David propôs a Abigail e ela aceitou.

E ela se levantou e se inclinou com o rosto para o chão e disse: “Eis que a tua serva é uma serva para lavar os pés dos servos do meu senhor.” - 1 Samuel 25:41

Em sua extraordinária humildade, Abigail, sem saber, tinha a imagem do Cristo, ela nunca veria esse lado da glória.

Jesus, sabendo que o Pai entregara todas as coisas em suas mãos, e que ele havia vindo de Deus e estava voltando para Deus, levantou-se da ceia. Deixou de lado as vestes externas e, pegando uma toalha, amarrou-a na cintura. Em seguida, ele despejou água em uma bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha que estava em volta dele. - (João 13: 3-5)

Você já foi contra os desejos do seu marido, querida esposa?
Você fez isso com humildade, como Abigail fez?


Mas e se você é casado com um Nabal?
É impossível saber ao certo como Nabal teria reagido à sua esposa se ele tivesse vivido, mas temos muito discernimento de seu caráter nessa passagem (1 Samuel 25: 3, 1 Samuel 25: 10-11, 1 Samuel 25 : 17). Aconselhei várias senhoras que são casadas com homens semelhantes.

Homens como Nabal querem se sentar nos tronos de suas próprias vidas. Quando os outros, especialmente suas esposas, honram e servem a eles, eles vêem isso como o devido. Respostas gentis e gentis não as suavizam como fazem com algumas pessoas (Provérbios 15: 1).

Assim também, quando você tiver feito tudo o que lhe foi ordenado, diga: "Somos servos indignos; nós só fizemos o que era nosso dever. '”(Lucas 17:10)

Nabal morreu em sua impenitente dureza de coração apesar do testemunho gracioso de sua esposa.

Quando uma pessoa deseja tornar-se como o Altíssimo (Isaías 14:14) e ele resiste a pedidos de arrependimento, muitas vezes ele recorre à mentira, calúnia e violência física para manter seu reino intacto (João 10:10, Apocalipse 12:10). João 8:44). Se você passar o mouse sobre os versículos deste parágrafo, verá um padrão: cada uma das características que descrevi reflete não o Cristo, mas o inimigo de nossas almas.

Nosso Senhor nos chama de Seus e nos dá nossa identidade nEle (Isaías 43: 1). Em contraste, o marido de Nabal quer que sua esposa se defina em termos de si mesmo, não de seu Senhor. Ele não entende que ele está tomando autoridade que pertence somente a Deus.

E quando a igreja define feminilidade piedosa como sendo uma esposa submissa, às vezes eles o ajudam nesse fim. É importante não confundir ontologia e papel; desonra ao Senhor e fere seus filhos.

Ontologia é o que uma mulher é, ou seja, uma imagem portadora do Deus vivo. Se ela é uma esposa, isso é apenas um papel. Este papel não é sua identidade e não irá durar até a eternidade (Mateus 22:30).

Ajude a imagem, honre o EU SOU
Nossa resposta a essa mulher, de uma forma ou de outra, é profundamente teológica (Tiago 4: 6). Não se engane sobre isso. Você está dizendo algo importante sobre o Pai quando responde a mulheres assim. Em certo sentido, essas mulheres são viúvas e seus filhos são órfãos (Deuteronômio 10:18, Tiago 1:27). Por favor, proteja-os, Igreja.

Às vezes, felizmente, homens como estes mudam em resposta à restauração da igreja piedosa (Mateus 18: 15-18, Gálatas 6: 1-2). Seria ímpio e desamoroso não persegui-lo para esse fim. Seria fácil pensar neste homem como Jonas viu os ninivitas e pecar contra ele em nosso desejo de ajudar sua família. Claramente, não devemos fazer isso.

Se ele não se arrepender, as Escrituras nos dizem para colocá-lo fora do meio da igreja, tanto para a proteção da igreja como para advertir os outros sobre a gravidade do pecado (1 Timóteo 5:20, 1 Coríntios 5: 9-13). . Quando isso acontece, você está preparado para proteger a esposa e os filhos também? Eles são parte da igreja.

Se a esposa decidir ir embora (1 Coríntios 7:11, Êxodo 21:11), seria prudente entrar em contato com um grupo de violência doméstica ou com alguém que tenha recebido educação sobre abuso de cônjuges para ajudá-la com um plano de segurança. As mulheres estão em perigo quando saem, mesmo que seus maridos nunca tenham sido fisicamente violentos antes.

Se nós, como pessoas, ajudamos pessoas sábias a ajudar nessa situação, é importante lembrarmos que foi o marido que blasfemou contra Deus e desonrou o convênio do casamento, não a esposa. Ele escolheu ostentar a imagem de Satanás em vez de Cristo, estragando assim a imagem do evangelho que o Senhor pretende pintar no casamento (Efésios 5).

Muitas esposas escolhem ficar, mas outras não. De qualquer maneira, essas mulheres precisarão de ajuda para crer na verdade sobre si mesmas, em vez de mentir sobre suas mentiras (Filipenses 4: 4-9, Romanos 8: 31-39). Alguns reagirão em raiva hipócrita por um tempo; se for esse o caso, peço-lhe que cuide deles com amor e paciência. A maioria dessas mulheres responde muito bem ao cuidado compassivo em um ambiente seguro.

Essa é uma questão complexa, e muitas delas não podem ser abordadas em um artigo resumido. Se pudermos atendê-lo, faça suas perguntas aqui.

Nota: Os homens vivem com esposas duras às vezes. Isso é verdade. Mas o tamanho e a força de uma mulher em relação ao chamado de um homem e à Bíblia para apresentá-la tornam-na vulnerável de uma forma que um homem normalmente não é.

Veja também:
http://respostadabiblia.blogspot.com.br/2012/11/os-deveres-do-marido-cristao.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/10/i-samuel-25-historia-de-abigail-nabal-e.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/09/casamentos-fracassados-na-biblia.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/09/abigail-desreipeitou-nabal.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/09/quando-nao-se-submeter-um-marido.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/06/mulheres-cristas-casadas-com-um-imbecil.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/06/abigail-e-nabal-ela-foi-insubmissa.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/06/submissao-feminina-no-contexto-biblico.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2016/05/deveres-da-esposa-cristao.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado