Devocional Salmo 16:11


Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.
Salmos 16:11 (Almeida Corrigida e Fiel)


Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita.
Salmos 16:11 (NVI)

Este não é um salmo fácil de traduzir do hebraico, embora eu ache que os principais temas são claros. Em vez de me envolver nos aspectos técnicos da tradução de um hebraico, escolhi um verso cujo significado é bastante direto para nossa meditação neste dia. 
O contexto do Salmo 16 é uma situação em que o salmista, David, está ou esteve recentemente em algum tipo de perigo, mas descansou no Senhor. Davi sabe onde está a sua garantia e encontra refúgio e segurança em seu Deus. Aqueles que perseguem outros deuses só encontrarão problemas para si. Mas para Davi, para quem o Senhor é seu refúgio e escudo, uma maravilhosa herança foi fornecida, e o modo de vida está aberto a ele.
Devemos observar que no versículo 11, Davi não descobriu o modo de vida para si mesmo. Isso não foi algo que ele descobriu, mas foi revelado a ele. Davi não pôde corrigir seu comportamento e viver uma vida agradável a Deus por seu próprio esforço, e precisamos lembrar que o mesmo é verdade para nós. Se você conhece o Caminho, a Verdade e a Vida, não é porque você era inteligente, diligente nos estudos ou particularmente observador. Foi porque Deus escolheu revelar o evangelho para você. Somente quando compreendemos plenamente que em nossas cabeças e nossos corações podemos realmente dar a Deus toda a glória que Ele merece por nossa salvação. É todo o trabalho Dele, e nenhum nosso. É graça!!!!
A “plenitude da alegria”, ou a alegria que satisfaz completamente, somente é encontrada na presença de Deus. O caminho da vida nos leva a essa alegria e, certamente, nessa alegria encontramos a vida. Essa alegria não é mera felicidade, como quando você recebe um aumento salarial ou um presente  no seu aniversário. É uma profunda alegria que traz à alma um sentimento de contentamento que nenhuma outra alegria pode dar.
A parte final fala de “deleites” na “mão direita” do Senhor para sempre. Essas delícias, ou prazeres, apontam e sublinham a natureza eterna da alegria que encontramos no Senhor. De Sua mão vem um suprimento infinito de prazeres - novamente, não mundanos, prazeres carnais, mas espirituais, prazeres espirituais - que são Seu presente para nós como Seus filhos.
É importante lembrar que esse sentimento de segurança e bênção que encontramos no Senhor é algo que chega a nós, apesar de nossas circunstâncias externas. Encontramos descanso e refúgio no Senhor enquanto passamos pela labuta da vida. E quando nos refugiamos no Senhor, encontramos alegria indizível, paz e conforto que nenhuma posse material ou prazer mundano pode proporcionar.
Então, o que quer que aconteça conosco nesta semana, lembre-se de nos refugiar no Senhor, pois é em Sua presença que encontramos vida e saúde para nossas almas. Tenha um ótimo dia!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado