A costela de Adão

Genesis 2
 Quando você pensa em uma costela, pensa em um osso, certo? E com razão; é isso que é uma costela. Mas a palavra tsela, t-s-e-l-a, transliterada, tsela é usada cerca de trinta e cinco vezes no Antigo Testamento, trinta e cinco vezes. Esta é a única vez que eles traduzem "costela". Trinta e quatro vezes não é traduzida como "costela".
Agora, talvez isso seja apenas uma tradição. Vinte desses trinta e cinco vezes é traduzido como "lado". E é basicamente isso que traduziríamos. 
Deus literalmente colocou Adão para dormir e depois abriu a parte lateral de seu corpo. Caso você esteja se perguntando, os homens não têm uma costela a menos que as mulheres. E não diz: "Deus tirou uma costela". De fato, veja o versículo 23: "O homem disse: 'Agora é osso dos meus ossos e' - o que? - 'carne da minha carne'. ”Então, quando Deus fez a cirurgia, Ele não pegou osso, Ele pegou o quê? Ele pegou carne.
Portanto, não se limita apenas a uma costela. Deus tirou do homem um pouco de osso e carne, parte do lado do homem. Versículo 22: “E o Senhor Deus transformou em uma mulher o lado que Ele havia tirado do homem.” Então a mulher foi criada - ouça isso - com material do homem.
Agora, novamente, de acordo com o capítulo 1, versículo 27, “Ela foi feita à imagem de Deus”. Ou seja, ela tem todas as mesmas características de autoconsciência, cognição, espiritualidade, personalidade, relacionamento, emoção, todas essas coisas, criatividade. Tudo o que a imagem de Deus dá a um homem também dá a uma mulher; a única diferença é que Deus fez Adão da sujeira e Deus fez Eva de Adão.
A palavra "feito" acho muito interessante. É traduzido aqui no versículo 22 “formado, formado”. 
Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe a ele.
Gênesis 2:22
É literalmente a palavra hebraica para “construído”. Construir, banah, é utilizado cerca de trezentas vezes no Antigo Testamento - é traduzido como “construção”. Deus tirou o material do homem - alguns ossos, alguns tecidos - e disso construiu a mulher. É o mesmo termo usado pelo construtor que pega pedra e madeira e constrói um edifício de graça e beleza.
Então Deus levou osso e carne com sangue, e Ele criou a mais bela de todas as Suas criaturas - e ninguém argumentaria isso. Ele formou uma mulher com toda a beleza, toda a beleza e toda a graça que um homem nunca poderia imaginar até ver uma. E então o versículo 22 diz que Ele a trouxe ao homem.
Depois que Deus costurou seu lado por algum milagre divino, Ele trouxe a mulher ao homem em toda a sua perfeição. Ela teria sido uma mulher madura, é claro. Adão era um homem maduro, com capacidade e faculdade de funcionar como homem, e certamente a inteligência total do homem criado sem pecado, capaz de nomear todos os milhares de animais trazidos antes dele em um espaço de tempo muito curto. E Deus trouxe ao homem esta mulher maravilhosa. A essa altura, ele está pronto, porque ele viu esse tipo de desfile de criaturas que todos os dias têm parceiras, e chegou a essa conclusão clara de que nenhuma delas é adequada para ele; e como ele vai ser frutífero, multiplicar e reabastecer a terra? E Deus o configura, por assim dizer, para o sono profundo e a provisão.
E então vem a primeira canção de amor - você não sabia disso - versículo 23: Disse então o homem: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada".

Gênesis 2:23'
A maioria dos tradutores separaria isso, como vê, no texto de forma poética, reconhecendo-o como poema. O homem é francamente tocado e lança-se na poesia.
Isso não é algo que não aconteceu desde então, certo? Quantos poemas foram escritos para uma mulher? Quantas canções de amor foram escritas para uma mulher? Mas aqui está o primeiro do próprio Adão, e ele diz: "Agora este é o osso dos meus ossos e a carne da minha carne".
Porque Adão disse isso, isso se tornou uma expressão comum para falar de relações familiares. De fato, na sociedade judaica, eles o usam com muita frequência, de fato, ainda o fazem para se referir a alguém que está na família. Labão diz a Jacó em Genesis 29:14 que  Certamente ele era parte da família dele, usando a expressão 29:14 "osso do meu osso e minha carne".
No livro de Juízes, capítulo 9, versículo 2, Abimaleque diz:  "Perguntem a todos os cidadãos de Siquém: O que é melhor para vocês: ter todos os setenta filhos de Jerubaal governando sobre vocês, ou somente um homem? Lembrem-se de que eu sou sua própria carne".
Assim, carne e osso se tornaram apenas uma maneira de expressar os relacionamentos familiares. Você vê a mesma coisa em 2 Samuel 5 e no 19. .Então é aí que isso se origina. Dizemos até hoje: "Bem, ela é o osso do meu osso e a carne da minha carne", o que significa que compartilhamos a mesma vida familiar: o relacionamento de sangue.
E assim, ele identifica quem ela é; ela é a família dele. E então ele deu um nome a ela - e isso é bom: '. “Ela será chamada Mulher.” No hebraico, “homem” é ish, e “mulher” é ishshah, ishshah.
Agora, provavelmente é bom observar que o nome ishshah, embora pareça ish - e acho que foi destinado a mostrar compatibilidade e mostrar ligação e mostrar relacionamento - o nome ishshah não é da mesma raiz hebraica que ish. De fato, a raiz - e acho que esse foi o gênio de Adão. Parece o mesmo, soa o mesmo. Pode ter soado o mesmo em qualquer idioma que ele estivesse falando na época, e talvez o hebraico de alguma forma preserve isso. Mas a palavra ishshah é a palavra "suave". Vem de uma raiz que significa "suave".
Essa foi sua primeira impressão sobre uma mulher: ela era macia, suave. E isso foi por desígnio de Deus. Quero dizer, se você quer saber como é a mulher perfeita, odeio lhe dizer isso, ela era macia. Quando ele chegou a uma palavra para defini-la, era "suave". "Ela será chamada de suave" - ​​e um pequeno jogo de palavras - "porque ela foi tirada do homem". O homem é ish, ela é ishshah : ela veio do homem, ela é macia.
Agora, o homem tem o elogio perfeito, o parceiro perfeito. E então o poema de Adão para as mulheres termina - é um verso curto - e o capítulo termina com uma palavra do Criador. Isso foi dado ao escritor inspirado Moisés que escreveu, é claro, o livro de Gênesis. Versículo 24 - agora Deus fará um comentário sobre esse relacionamento: “Por essa causa, um homem deixará seu pai e sua mãe e se apegará a sua esposa; e eles se tornarão uma só carne. ”
Esse é um comentário do Criador. E isso, amado, estabelece as bases para o casamento; e também estabelece as bases para o comportamento sexual. Existe apenas um tipo de comportamento sexual que Deus reconhece no reino humano, e esse é o comportamento sexual entre um homem e uma mulher que deixaram pai e mãe, e o apego um ao outro se tornou uma carne. Esse é o único contexto em que Deus ordenou e reconheceu a conduta sexual.
Então você tem não apenas a criação do homem no sexto dia, mas você tem na criação do homem, a criação do casamento. E você tem na criação do casamento, a definição de conduta sexual: um homem, uma mulher, saindo e se apegando, tornando-se uma carne para a vida. E o que Deus estabeleceu no jardim nunca mudou, nunca mudou, de modo que você tem um casamento definido bem ali na declaração clássica de Gênesis 2:24. E você descobrirá que essa afirmação é um ponto de contato com o apóstolo Paulo, e é um ponto de contato com o próprio Jesus. Isso estabelece o desígnio de Deus para o homem, feito à Sua imagem, para ser frutífero, multiplicar, encher a terra, subjugá-la e dominá-la. Ele faz isso através do casamento. E o casamento é definido como um homem e uma mulher, saindo e se apegando, se tornando uma carne para a vida. Essa é a única definição bíblica para casamento.
Qualquer conduta sexual fora do casamento também é uma violação do desígnio de Deus. O que você tem aqui é a exclusão da homossexualidade, a exclusão da fornicação e a exclusão do adultério. Todo comportamento sexual é excluído, exceto o que é conduzido no casamento entre um homem e uma mulher que deixaram seus pais, convênio de estabelecer um vínculo ao longo da vida e se tornar uma carne. Foi isso que Deus estabeleceu no começo.
Agora, os líderes judeus no evangelho de Mateus vêm a Jesus e dizem: “Bem, Moisés permitiu o divórcio.” E Jesus respondeu, dizendo-lhes: “Sim, por causa da dureza de seus corações.” Lembre-se de que em Mateus 19? “Mas desde o começo não era assim, não era assim.” “Deus” - diz Habacuque - “odeia o divórcio.”
O projeto original: um homem, uma mulher deixando os pais, unindo-se em um vínculo ao longo da vida e iniciado por uma aliança, tornando-os uma carne para a vida, sem divórcio. Esse é o desígnio de Deus; de modo que a homossexualidade, fornicação, que é conduta sexual entre pessoas solteiras; adultério, que é uma conduta sexual entre pessoas casadas com outro que não o cônjuge; e divórcio são todas violações do propósito criativo primordial de Deus nesta união. Não podemos apoiar nada além de um homem, uma mulher se tornando uma carne para a vida; esse é o design original de Deus.
E depois há um comentário final interessante no versículo 25: "E o homem e sua esposa estavam nus e não tinham vergonha". Isso o fascina? Ambos estavam nus e não tinham vergonha. Você sabe por que eles não tinham vergonha? Bem, eles não tinham vergonha porque não conheciam nenhum mal, não conheciam nenhum mal. Eles não sabiam que o desejo sexual poderia ser usado para propósitos perversos. Eles não sabiam que o desejo sexual poderia ser pervertido e distorcido. Eles não tinham pensamentos perversos em sua imaginação. Eles não tinham capacidade de sentir vergonha, porque não sabiam que o mal existia.
Posso lhe dar uma definição simples? A vergonha é produzida pela consciência do mal que pode existir em uma coisa. A vergonha é produzida pela consciência do mal que pode existir em uma coisa. Sentimos vergonha em nossas vidas como pecadores, porque temos maus pensamentos, porque temos maus desejos. Eles não existiam; e havia uma beleza na maravilha sem vergonha daquele casamento original. E eles gozaram ao máximo de Hebreus 13: 4, o que é uma grande declaração: “O casamento é honroso em todos e a cama imaculada; mas fornicadores e adúlteros Deus julgará. ”
Deus os uniu, e eles desfrutaram da alegria completa desse relacionamento; e certamente o leito conjugal, por assim dizer, era absolutamente e completamente imaculado. Eles não tinham capacidade de sentir vergonha porque não tinham conhecimento de nada de mal. Quão triste quando você pensa sobre isso, e então você pensa sobre a queda, e como essa queda produziu pecado e tomou a pura e pura alegria sem vergonha daquela união e a corrompeu, trazendo para seus pensamentos idéias más que as causam, até em seu próprio relacionamento, para suportar uma certa vergonha.
Mas no começo não era assim. No começo, no ambiente perfeito, havia um amor perfeito, um arrebatamento perfeito entre si e a perfeição da maravilhosa criação de Deus. Foi um amor sem vergonha que Deus deu a esses dois. Eles tinham esse tipo de união que Deus projetou para ser o auge. Pedro até chama isso de graça da vida: um homem, uma mulher, deixando seus pais, unindo-se em um forte vínculo pela vida, tornando-se uma só carne. E, é claro, tornar-se uma carne significa unir-se como uma; e isso certamente se manifesta quando os filhos nascem, sendo os filhos o próprio símbolo, a própria realidade da única carne, porque eles carregam a vida do pai e da mãe.
Então a mulher foi feita para o homem, e é aí que o relacionamento começa. E, pessoal, quero lhe dizer, esse é o relacionamento mais puro, maior e mais abençoado e maravilhoso que Deus já deu; é por isso que Peter chama isso de graça da vida. É o melhor que a vida tem a oferecer. É o melhor presente que Deus poderia dar.
Agora, eu sei que existem algumas pessoas que têm o dom da singeleza; mas eles são a exceção. E eu sei que existem pessoas que corromperam esse ideal, que passaram pelo casamento e depois do casamento, e que cometeram fornicação e adultério, e houve pessoas em pecados homossexuais. E tudo isso traz todos os tipos de culpa e todos os tipos de consequências para a vida, e realmente produz estragos na vida das pessoas; e temos que buscar a graça de Deus, e achamos que Sua graça é suficiente.
Deus é um Deus de graça e um Deus de perdão. Mas vou lhe dizer, isso não muda o ideal. O ideal é um homem, uma mulher, em um forte vínculo pela vida, tornando-se uma carne. Nenhum relacionamento fora dele pode chegar perto das alegrias e da realização desse relacionamento.
A mulher foi feita especificamente para Adão suprir suas necessidades: necessidades físicas, emocionais e relacionais. O casamento é muito, muito, muito melhor. Agora você pode descobrir as implicações disso: se você não é casado, case. Alguns de vocês são muito exigentes. Você está apenas tirando o melhor da vida até quem sabe, alguns nebulosos amanhã, quando ninguém sair. Não é uma decisão precipitada que você toma, mas certamente deve ser o objetivo e a meta. Portanto, o design criado por Deus torna fornicação, adultério, homossexualidade e divórcio fora do plano, fora do plano.
Provérbios  fala muito sobre estar satisfeito com sua esposa; e as Escrituras colocam tanta honra no casamento. É o relacionamento primário e essencial para um homem. Se você quer ser realizado como homem ou mulher, é aqui que você encontra sua grande realização.
E, dito isso, obviamente seu coração dói porque há tantas esposas infiéis e tantos maridos infiéis que destruíram o casamento. E isso faz parte da maldição, faz parte do outono. E veremos isso quando entrarmos no capítulo 3; isso faz parte do caos que vem. Mas este é o ideal de Deus, e esta é a maneira maravilhosa em que tudo começou.
Logo que chegou o outono, o capítulo 4 de Gênesis, você tem poligamia. Capítulo 9 você tem pensamentos e palavras más. Capítulo 16 você tem adultério. Capítulo 19 você tem homossexualidade. Capítulo 34 de Gênesis, você tem fornicação, você tem estupro. Capítulo 38 você tem incesto; capítulo 38 você tem prostituição. Capítulo 39 você tem sedução. O inimigo das almas dos homens, logo que a queda veio, foi atrás dessa relação de casamento com vingança, porque essa é a relação que define a vida do homem.
Vamos orar: 
Pai, agradecemos novamente por Sua Palavra. Tantos pensamentos inundam nossas mentes e corações ao pensarmos na maravilha de Sua criação, como é que era. Agradecemos, Senhor, por isso, que em Cristo temos uma medida do paraíso recuperada. Agradecemos que em Cristo possamos conhecer novamente o maravilhoso deleite, alegria, bem-aventurança e admiração: amor ao casamento; que em Cristo o casamento se torna a graça da vida; que em Cristo podemos sair e nos unir em um vínculo forte, tornando-nos um para a vida.
Agradecemos que em Cristo possamos desfrutar da comunhão com você e entre si. Em Cristo, podemos voltar para o paraíso, por assim dizer, e andar e conversar com você no frescor do dia, como o homem e a mulher podiam fazer. Agradecemos que em Cristo há uma grande quantidade de paraíso devolvido. Necessidades emocionais e relacionais. 
Agradecemos pelas alegrias do casamento, pela benção desse relacionamento com toda a sua riqueza. Agradecemos, Pai, por nos mostrar novamente a maravilha da Sua criação; e te damos toda a glória. Não aconteceu por acaso, não por mutação aleatória; todas as coisas que vieram a existir, incluindo homem e mulher, são feitas por você, por sua mão criativa, para seu propósito.

E, Pai, oramos para que Tu sempre nos faça crer na Tua Palavra, não importa o que ela diga, porque é, de fato, a Tua própria Palavra, falada conosco através de escritores inspirados como Moisés, que escreveu o Pentateuco. E agradecemos, Pai, pela luz que lança sobre a vida. Você quer o melhor para nós. Você nos mostrou novamente o melhor é o casamento: um marido fiel, uma esposa fiel, carinhosamente devotados um ao outro por toda a vida. Esse é o seu melhor presente no reino humano. Agradecemos por isso.

E, Senhor, faça de nossos casamentos o que você gostaria que eles fossem. Encha-os com graça e encha-nos com o Espírito, para que possamos viver vidas que nos levam a desfrutar o melhor. Manter casamentos juntos; manter pessoas casadas do pecado. Mantenha sua igreja livre dos pecados que destroem os casamentos. Mantenha seu povo livre de seduções de pessoas pecadoras que seduziriam um marido ou seduziriam uma esposa ou causariam um divórcio.

Restaure ao Seu povo o ideal o máximo que pudermos desfrutar desse ideal nesta vida. E nós sabemos que podemos. Podemos estar casados ​​por toda a vida e desfrutar da doçura e deleite que são os mais maravilhosos de todos os relacionamentos. E oramos para esse fim por Sua glória, em nome de Cristo. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado