Maneiras de fazer os adolescentes prestarem atenção na igreja

Alguns meses atrás, uma menina de 13 anos se aproximou de mim depois que eu preguei e proclamei com entusiasmo: “Bom sermão. Na verdade, prestei atenção a toda a sua mensagem! Eu não fiquei entediado uma vez!
Meu primeiro pensamento foi: “Obrigado Jesus! Eu testemunhei um milagre! A atenção fugaz de uma menina de 13 anos foi mantida por um sermão por mais de 30 minutos. ”
Mas então pensei: “Ei, espere um minuto. ... O que ela está dizendo sobre todos os meus outros sermões?
Não é fácil envolver o curto tempo de atenção de adolescentes (e até de adultos). Mas se você é um pastor sênior e há adolescentes na sala, é melhor você os envolver ou os perderá.
Não estou dizendo que dominei isso, mas aqui estão algumas dicas que eu achei úteis.

Como os pastores seniores podem manter os adolescentes ouvindo seus sermões

1. Seja autêntico

A coisa mais importante que você pode fazer no seu sermão é ser a mesma pessoa no palco que você está fora do palco. Os adolescentes têm um dom de encontrar uma farsa. Eles saberão se você está realmente praticando o que prega.

A melhor maneira de fazer isso é ficar vulnerável a deficiências em sua vida. Não finja que você tem tudo junto. Diga-nos onde você luta. Diga-nos que você não é perfeito. Deixe-nos saber como você está lutando em sua própria vida com o tópico do seu sermão.

2. Seja um contador de histórias

Histórias chamam nossa atenção e imaginação. Quando bem contadas, as histórias têm uma maneira poderosa de capturar a mente e o coração. Quanto melhor você contar histórias, e quanto mais histórias contar, maior será a probabilidade de os adolescentes ouvi-lo.
Isso vai além de ser autêntico. Sempre que possível, use histórias de sua própria vida. Dê-nos uma janela sobre como Jesus está impactando seu mundo. Mostre sua personalidade e permita que o público o conheça compartilhando momentos surpreendentes, emocionais, bem-humorados ou até embaraçosos de sua vida que se aplicam à mensagem.

3. Atualize suas ilustrações

Ilustrações da Segunda Guerra Mundial são ótimas. Muitos livros de ilustração e recursos on-line estão cheios deles, porque eram incrivelmente poderosos, quando as pessoas na platéia haviam passado pela guerra. Mas se todas as suas histórias de hoje vierem de um período anterior ao nascimento das pessoas na sua audiência, é hora de obter novas ilustrações.
Um exemplo de um evento atual ou cultura popular pode ajudar bastante um adolescente, mostrando-lhes que a Bíblia ainda é culturalmente relevante. Use ilustrações que se conectam ao seu mundo. E observe que as referências à cultura pop da sua adolescência não serão traduzidas.

4. Afaste-se do pódio

Eu posso ter alguma reação quanto a isso, mas nada parece mais chato para um adolescente do que uma cabeça falante atrás de um grande pódio lendo muitas notas. Se você quer envolver os adolescentes, afaste-se do pódio. Seja mais animado. Mova-se um pouco. Faça contato com os olhos. Não use apenas as mãos. Gesticule com todo o seu corpo.
Nosso cérebro foi criado para prestar atenção ao movimento. Por isso, quando você brinca de esconde-esconde, encontra um lugar e não se mexe. Por outro lado, se você estiver preso no deserto e avistar um helicóptero de resgate, poderá pular e agitar os braços. As coisas imóveis são ignoradas enquanto as coisas em movimento capturam a atenção. Isso também é verdade para os pregadores.

5. Fale com eles

Se você deseja envolver os adolescentes, converse com eles. Se você souber que os adolescentes estão na sua audiência, aplique pontos do seu sermão à vida deles também. Não use apenas exemplos de como isso funciona no casamento ou nos negócios. Observe uma seção de jovens e aplique a mensagem a suas amizades, escola ou relacionamento com os pais.
Se você faz questão de falar com os adolescentes, eles fazem questão de ouvir. Mostre a eles que seu sermão não é apenas para adultos.

6. Use palavras que eles entendam

Evite grandes palavras. Se o adolescente médio precisa de um dicionário para o seu sermão, você precisa mudar seu vocabulário. Termos acadêmicos e teológicos são úteis se você os definir. No entanto, se você não explicar grandes palavras, alienará imediatamente qualquer pessoa na sua audiência que não seja tão educada quanto você.

7. Varie seu tom e ritmo

Não há ... nada ... mais ... chato ... do que ... um ... monótono ... pregador. Por favor, não seja esse pastor!
Fale a um ritmo sólido, depois diminua ou acelere para dar ênfase. Não tenha medo de levantar a voz para excitar, produzir efeitos sonoros ao contar uma história ou sussurrar em um momento de ternura. Mover sua voz, como mover seu corpo, capta a atenção.
Então aqui está sua lição de casa. Veja a sua próxima mensagem e pergunte:
• Estou sendo autêntico?
Estou contando histórias?
• As minhas ilustrações estão datadas?
• Estou me escondendo atrás do pódio ou das minhas anotações?
• Existe um momento em que posso falar diretamente com os adolescentes?
• Estou usando alguma palavra que eles possam não entender?
• Estou alterando meu tom vocal e ritmo?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado