Meu maior desejo

Também no caminho das tuas ordenanças esperamos em ti, Senhor. O teu nome e a tua lembrança são o desejo do nosso coração.

Isaías 26:8
Isto mesmo, meu amado.  Seguindo o caminho da tua verdade, esperamos ansiosamente por Ti, pois seu nome e tua lembrança são o desejo de minha almas.
Isso nunca mudou - desde o início de nosso amor, no ano de 2000.  
Teu nome e tua lembrança são os meus maiores desejos.
Por isso, meu amado Deus, eu espero ansiosamente por tua volta. 
Tú es o meu maior desejo.  
Teu nome está acima de todo o nome. 

A razão pela qual digo "você, Senhor" e não apenas "seu nome" é o meu desejo não é apenas porque o texto diz "esperamos ansiosamente por você ", mas também porque é isso que "seu nome " significa: seu nome é o essência de você - quem você é. Você disse que seu nome é Javé: "Eu sou quem sou" ( Êxodo 3:14 ). Então, quando dizemos que o nome dele é nosso desejo, queremos dizer que seu ser é nosso desejo .
E agora,  nós o conhecemos por outro nome: Jesus, que disse, na mais ultrajante, gloriosa e verdadeira afirmação que um homem já fez: “Antes de Abraão existir, 'eu sou'” ( João 8). : 58 ). Então, Jesus é "eu sou". Jesus é o Senhor. “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus ” ( João 1: 1 ). A Palavra era Javé: "Eu sou quem eu sou." "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" ( João 1:14 ). E deste grande e encarnado “Eu Sou”, o anjo disse: “Você chamará o nome de Jesus , porque ele salvará seu povo dos pecados deles” ( Mateus 1:21 ).
Então, por mais de vinte anos, não houve dúvida e nenhuma mudança.  Meu desejo, meu maior desejo, é você , Deus, "Eu Sou", aquele que absolutamente é - sem começo, sem fim, sem devir. Você , Javé. Você, o Deus-homem encarnado. Você, Jesus, a única pessoa no universo que pode nos salvar de nossos pecados - porque você é Deus e homem. Você é o nosso maior desejo.

Mas não apenas você em particular, Deus. Não. Desejamos sua reputação.  "Seu nome e sua reputação são o desejo de nossas almas." Desejamos que você seja famoso! Desejamos que você seja conhecido, admirado, amado e adorado e apreciado por todos os povos do mundo, todas as cidades, todas as igrejas.

Não há reis concorrentes

E quando dizemos que você é o nosso desejo - seu nome, sua fama - não queremos dizer, um dia, talvez. Talvez você seja famoso. Talvez não. Não é isso que Isaías 26: 8 significa. Não é o que queremos dizer. Nunca foi. Nunca será. A fama de Deus não é um talvez. Está chegando. É mais certo que o sol nascente.
Todos os confins da terra se lembrarão
    e se voltarão para o Senhor,
e todas as famílias das nações
    adorarão diante de você.
Pois a realeza pertence ao Senhor,
    e ele governa as nações. Salmo 22: 27–28 )
Este não é um talvez . O evangelho do seu nome, seu filho, sua salvação alcançará as nações. Ele reunirá suas ovelhas. Ele construirá sua igreja. "Pois a realeza pertence ao Senhor, e ele governa as nações." Jesus não morreu em vão! Ele comprou seu povo. Ele os terá - de todas as pessoas. Seu sangue não foi desperdiçado.
Você foi morto e, com o seu sangue, resgatou pessoas de Deus de todas as tribos, línguas e povos e nações. Apocalipse 5: 9 )
Eles são resgatados. Eles virão. A glória global de Jesus Cristo não é um talvez.
O reino do mundo se tornou o reino de nosso Senhor e de seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre. Apocalipse 11:15 )
Não há talvez. Não haverá reis concorrentes. Seu nome e sua fama serão supremos e universais. E todo candidato ao seu trono será derrubado.
A arrogância do homem será humilhada,
    e o elevado orgulho dos homens será abatido,
    e somente o Senhor será exaltado naquele dia. Isaías 2:17 )

Seu maior desejo

E todos os humildes cujo maior desejo era o nome e a fama de Jesus, receberão seu desejo por completo. Nós estaremos com ele. E ele estará conosco. E todo obstáculo ao desfrute de sua presença, seu nome e sua fama serão removidos.
Eis que a morada de Deus é com o homem. Ele habitará com eles, e eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles como o seu Deus. Ele enxugará toda lágrima dos seus olhos, e a morte não haverá mais, nem haverá pranto, nem choro, nem dor, pois as coisas anteriores já passaram. Apocalipse 21: 3-4 )
"Deus se oferece a nós como o tesouro infinitamente valioso, infinitamente bonito e todo gratificante do universo para nosso gozo completo e eterno."

Tweet
Compartilhar no Facebook
Isso está chegando. Este nome. Este Deus-homem, Jesus, o Senhor, está chegando. Para chamar este o desejo de nossas almas não significa incerto desejo, incerta realização. Não. Já podemos provar. De fato, se não pudéssemos prová-lo, não o desejaríamos. E se não o desejamos, não o teremos ( 1 Pedro 2: 3 ). Nascer de novo é provar que Deus é mais a desejar do que qualquer outra coisa. E esse Deus que você deseja é Jesus.
Nada é mais importante em sua vida do que o despertar desse desejo. O triunfo deste desejo sobre todos os outros desejos. Se o nome e a fama de Jesus, o Salvador, o Filho de Deus, o Rei dos reis, não se tornar seu maior desejo, você não apenas desperdiçará sua vida; você vai perdê-lo.

Desejo: Amigo ou inimigo?

O que me leva a duas perguntas ou duas objeções. E minha esperança e minha oração é que, respondendo a essas duas perguntas, eu o persuadisse a não descansar até que Jesus - pessoalmente precioso e mundialmente famoso - seja seu desejo supremo.
1. Será que toda essa ênfase no desejo não sai pela culatra no final? Mesmo se você disser que o nome e a fama de Deus é o seu desejo, você ainda está fazendo muito do seu desejo - o estado do seu próprio coração - e acaba criando um deus a partir do seu desejo. Se dedico minha vida a perseguir meu desejo, não estou me tornando , meu desejo, a coisa suprema, não Deus? E então a coisa toda sai pela culatra. Não é? Essa é uma pergunta.
2. Aqui está o outro: E se eu insistir para que você não apenas deseje o nome e a fama de Deus acima de todas as coisas, mas também faça desse desejo o motivo de tudo que você faz - a força sustentadora de toda boa ação? Todo ato de amor? O que de fato eu faço. Eu não contaminaria o seu amor pelos outros, transformando o amor em egoísta? Terei meu desejo satisfeito em fazer o bem por você. E assim, arruino a beleza moral do amor altruísta, transformando-o em egoísmo - a busca do meu desejo.
Se eu pensasse que esses dois medos - o medo de transformar um deus em desejo, e o medo de arruinar o amor ao buscar meu desejo - eram apenas uma ameaça para uma Conferência de Paixão, ou uma bandeira de Paixão, eu provavelmente não os traria. acima. Mas meu senso é que centenas de milhares de pessoas em todo o mundo são condenadas em sua relação com Deus pela suspeita de que o desejo é um aliado perigoso na adoração. E meu sentimento é que centenas de milhares de pessoas são impedidas de amar genuinamente pelos outros pela suspeita de que perseguir meu desejo é um motivo defeituoso para qualquer boa ação.
Então o que deveríamos fazer? Minha sugestão é a seguinte: antes de se envolver em argumentos psicológicos, filosóficos ou éticos, olhe para Jesus em sua palavra. E pergunte: O que ele disse sobre isso? E quando ele agiu no amor, como ele foi motivado? Qual era o papel do desejo no ensino e na ação de Jesus?
Vamos medir a força dessas objeções olhando para Jesus.

Aprofundar sua negação - e desejo

Talvez a pessoa que se opõe a que façamos um deus por desejo quando colocamos tanta ênfase nele - mesmo que Deus seja nosso desejo - talvez essa pessoa me leve a Marcos 8:34 e diga o seguinte: Sua ênfase em perseguir seu desejo contradiz a ênfase de Jesus em negar a si mesmo e segui-lo. Jesus disse:
Se alguém vier atrás de mim, negue a si mesmo, pegue sua cruz e siga-me.
Mas você diz: “Não negue seus desejos, persiga-os! Excedê-los! Intensifique-os! O que é verdade - se você deseja Deus.
Minha resposta: “Você precisa examinar com mais atenção o que Jesus realmente disse e como ele argumenta neste texto. Não é o que você pensa. Na verdade, este texto não só é não um problema para o que eu sou ensino; é a base disso. ”
Eu sei que isso soa ao contrário. Como o ensino de Jesus, de que devemos negar a nós mesmos, realmente ensina que devemos satisfazer nosso desejo - por Deus ? Mas isso é exatamente o que Jesus ensina. Vamos ver em apenas um minuto. Toda abnegação cristã é em prol da satisfação eterna e definitiva em Deus. De fato, o esforço de negar a si mesmo Deus como seu desejo supremo é idolatria e blasfêmia.

Perseguir o verdadeiro prazer

Deus se oferece a nós como o tesouro infinitamente valioso, infinitamente belo e todo gratificante do universo para nosso gozo completo e eterno. É o que diz no Salmo 16:11 .
Na sua presença há plenitude de alegria;
à tua mão direita há prazeres para todo o sempre.
Cheio e para sempre. Isso não pode ser melhorado. Não há nada mais completo que completo, ou mais longo que para sempre. E se nos afastarmos dessa oferta - longe dos prazeres eternos na presença de Deus como a realização de nosso desejo ao longo da vida, dizendo: Devo negar a mim mesmo esse gozo pleno e eterno de Deus - somos blasfemadores e idólatras, e temos rejeitou a palavra de Jesus. Escute Jesus novamente:
Se alguém vier atrás de mim, negue a si mesmo, pegue sua cruz e siga-me. Marcos 8:34 )
“Devo me considerar diariamente morto com Cristo. Existe uma verdadeira abnegação. O cristianismo é caro. ”

Tweet
Compartilhar no Facebook
Portanto, não se engane sobre isso. Existe uma verdadeira abnegação. Existe uma cruz real. Sofrimento real para suportar por Jesus. Uma verdadeira morte para morrer. O velho John Piper deve ser crucificado. Devo diariamente me considerar morto com Cristo. Existe uma verdadeira abnegação. O cristianismo é caro. Isso custará muitas vidas a você - literalmente.
Mas! Como Jesus argumenta no próximo versículo para nos motivar a viver dessa maneira - dessa maneira sacrificial? Aqui está o que ele diz:
Pois quem quer que salve sua vida a perderá, mas quem perder sua vida por minha causa e o evangelho a salvará. Marcos 8:35 )
Você vê como ele está argumentando por abnegação? Por que não devemos tentar salvar nossas vidas no serviço de Jesus? Porque se o fizermos, perderemos nossas vidas - para sempre. Por que devemos estar dispostos a perder a vida a serviço de Jesus neste mundo? Porque se o fizermos, nós os salvamos - para sempre.

Alegria a qualquer custo

Então, o que o argumento assume? Supõe que nenhum discípulo verdadeiro jogará fora a alegria eterna em Deus por meros oitenta anos de auto-indulgência mundana e confortável. Discípulos de Jesus não são idiotas. Jesus está assumindo que um verdadeiro discípulo deseja alegria em Deus para sempre mais do que queremos tudo o que este mundo pode dar. Essa é a suposição. Essa é a premissa básica. É assim que o argumento funciona.
Se perseguir nosso desejo - alegria eterna em Deus - nos custa tudo aqui, então nos negaremos tudo aqui. É assim que o argumento funciona! É assim que nascem os cristãos ousados. É daí que vêm os missionários que correm riscos. É aqui que o seu mundo vira de cabeça para baixo.
Não. Não. Não. Não estamos transformando um deus em nossos desejos. Nossos desejos deixam claro o que é nosso deus: este mundo, ou Deus; nosso nome ou o nome dele; nossa fama, ou a fama dele. Nossos desejos não são o que adoramos. Eles são a nossa adoração. E o que mais desejamos é o nosso Deus. Se você pertence a Jesus, você diz de coração:
Seu nome e sua reputação são o desejo de nossas almas. Isaías 26: 8 )

O que sustenta o verdadeiro amor

Mas outra pessoa objeta: “Eu posso ver para onde isso está indo. Você está nos levando a dizer que devemos desejar o nome e a fama de Jesus acima de todas as coisas, a dizer que esse desejo deve ser o motivo, a força de sustentação de tudo o que fazemos. Corrigir?" Sim. “O que significa que todo ato de amor se torna um caminho para a satisfação do seu desejo por Deus. Isso está certo?" Sim. “E a satisfação que você espera em Deus permite que você suporte os custos dolorosos do amor agora. Certo?" Certo.
“Como isso não contamina o amor pelos outros, transformando-o em egoísmo? Você vai satisfazer seus desejos em fazer o bem por mim. Então, você arruina a beleza moral do amor, transformando-o em egoísmo. É tudo sobre você e seus desejos.

Não há sacrifício maior

Então, novamente, vamos medir a força dessa objeção olhando para Jesus. Vejamos Hebreus 12: 1–2 .
Corramos com perseverança a raça que nos é apresentada, olhando para Jesus, o fundador e aperfeiçoador de nossa fé, que pela alegria que foi colocada diante dele suportou a cruz, desprezando a vergonha, e está sentado à direita de o trono de Deus.
O escritor retrata sua vida como uma maratona. Você vê isso nas sete primeiras palavras: "Corramos com perseverança a corrida". Você não precisa de resistência para uma corrida de 100 metros. Você precisa de força. Mas para uma maratona você precisa de resistência . E a vida cristã é uma maratona ao longo da vida de amor caro. Paulo disse: “Faça tudo o que você faz por amor” ( 1 Coríntios 16:14 ). A vida é uma longa corrida de amor.
A maratona de Jesus durou 33 anos. E ele correu as últimas horas da corrida com uma coroa de espinhos na cabeça e unhas nas mãos e nos pés. E ele terminou. E, ó Deus, eu poderia desejar que, mesmo em um grupo tão grande (crentes e incrédulos), todos concordássemos que não havia, nem jamais haverá, um ato de amor maior do que o sacrifício voluntário do Filho de Deus para salve seus inimigos.

A alegria

Então, a pergunta é: Qual foi a força de sustentação que permitiu que Jesus continuasse apaixonado até o fim, mesmo com unhas nos pés? A resposta do texto é clara. Você vê isso no meio do texto.
Corramos com perseverança a raça que nos é apresentada, olhando para Jesus, o fundador e aperfeiçoador de nossa fé, que pela alegria que foi colocada diante dele suportou a cruz , desprezando a vergonha, e está sentado à direita de o trono de Deus.
“Pela alegria que lhe foi proposta”, do outro lado do sofrimento, da morte e da ressurreição. Que ele poderia provar (ver Hebreus 11: 1 ). Então, ele considerou a vergonha. (Os criminosos foram crucificados nus e insultados.) E ele desprezou a vergonha. O que isso significa?
Ele imaginou a vergonha como uma espécie de tentador. E ele disse: “Que pena, eu sei o que você está tentando fazer. Conheço o poder que você tem para afastar as pessoas do caminho da obediência e do amor. Sei como você cria na alma humana um desejo quase irresistível de não ficar envergonhado ou envergonhado. Mas me escute, que vergonha. Sinto, agora, uma alegria dez mil vezes maior do que teria por temer você. Vergonha, eu desprezo o que você está tentando fazer - criar em mim um desejo mais forte do que meu desejo pela alegria que me espera no caminho dessa obediência. Vá embora, que vergonha. Essa alegria, colocada diante de mim, é muito grande. E meu desejo por isso é absolutamente invencível.
E com isso ele suportou a cruz, e envergonhou o vento, morreu pelo pecado e ressuscitou dos mortos, e alcançou a alegria que lhe foi proposta na presença de seu Pai ( João 17: 5 , 24 ). Então, marque isso! O maior ato de amor que já foi realizado foi sustentado pelo desejo de alegria na presença de Deus .

Olhe para jesus

Corramos com perseverança a corrida que nos é apresentada, olhando para Jesus . quem pela alegria que lhe foi proposta suportou a cruz, desprezando a vergonha, e está sentado à direita do trono de Deus.
E quando o texto diz “olhando para Jesus”, isso não significa: “Não aja como Jesus. Não fique motivado como Jesus era. Não deixe seu amor ser sustentado pelo desejo de alegria na presença de Deus. ” Não. “Olhar para Jesus” não significa: “Cuidado! Se você está motivado do jeito que Jesus era, vai transformar o amor em busca de si mesmo. Você vai arruinar a beleza moral do sacrifício, tornando-o o caminho para a satisfação de seu próprio desejo. Não seja assim. Jesus não é um bom modelo aqui. ” Não é isso que significa "olhar para Jesus".
Significa: Não tente ser motivado de uma maneira mais nobre e virtuosa do que Jesus. Pela alegria imposta a ele, ele amou às custas de sua vida. Tentar ser melhor que Jesus é blasfêmia.

Amor cristão verdadeiro

Portanto, se todo ato de amor verdadeiramente cristão é, de fato, sustentado por nosso desejo pela alegria de Deus colocada diante de nós - a experiência de ouvir Jesus diz: “Entre na alegria de seu mestre” ( Mateus 25:21 ); junte-se a mim no meu gozo a Deus, para sempre - se todo ato de amor verdadeiramente cristão é sustentado por nosso desejo e esperança por essa alegria, então, por que isso não arruina todo ato de amor, transformando-o em egoísmo?
Ou, de maneira grosseira, já que Jesus amou dessa maneira, por que a cruz de Cristo não é mero egoísmo? Ele morreu para ter sua própria alegria!
“Nascer de novo é provar que Deus é mais a desejar do que qualquer outra coisa. E esse Deus que você deseja é Jesus. ”
A resposta é a seguinte: o egoísmo está usando ou ignorando os outros para obter sua própria felicidade às custas deles. Mas não é isso que está acontecendo na cruz. Nem em nenhum ato cristão de amor. Jesus não está usando ou ignorando os outros para obter sua própria felicidade. Jesus está sofrendo e morrendo precisamente para incluir os outros na própria felicidade que deseja e espera - a alegria que lhe é apresentada. Não se chama egoísmo quando você pretende aumentar sua felicidade em Deus, incluindo outros, especialmente quando isso lhe custa sua vida. Isso não é egoísmo. É amor.

Desejo de Nossas Almas

Então, voltamos ao começo. A bandeira da Paixão 2020 está convocando você a experimentar um milagre em sua vida. O milagre do desejo. Um milagre porque você não pode fazer isso acontecer. É um presente. A bandeira de Isaías 26: 8 está acenando. E o próprio Espírito que a acena é o Espírito que desperta o seu desejo. Deus está chamando você para abraçar o milagre de dizer de seu coração,
Seu nome e renome [ó Senhor] são o desejo de nossas almas. Isaías 26: 8 )
Nada é mais importante em sua vida do que o triunfo desse desejo sobre todos os outros desejos. Se o nome e a fama de Jesus, o Salvador, o Filho de Deus, o Rei dos reis, não se tornar seu maior desejo, você não apenas desperdiçará sua vida; você vai perdê-lo. Mas se Jesus se tornar seu maior desejo - embora isso possa lhe custar a vida - você terminará a corrida, levará muitos com você e juntos entrará na alegria de seu mestre para sempre.


John Pipper

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado