O que realmente importa é o amor!

1 Coríntios 13: 1-13
O QUE MAIS IMPORTA
Introdução : Deus tem sido bom para o seu povo! Ele nos deu mais do que jamais merecemos. Pense nisso! Ele providenciou um meio de salvação que salvará o mais vil pecador. Ele nos deu tantas promessas preciosas e está ao lado de cada uma delas.

Quando uma pessoa vem a Jesus para salvação, o Espírito Santo lhes dá dons espirituais, para que Deus os use para Sua glória na obra de Seu reino, 1 Coríntios 12: 7 . Todos os dons espirituais têm seu lugar na obra do corpo de Cristo. Todos eles servem para edificar o corpo e glorificar o Senhor. Cada um de nós foi presenteado de uma maneira especial e única pelo Espírito Santo. Alguns dons como línguas e cura foram exagerados. Outros presentes, como dar e ajudar, não receberam atenção suficiente.

O maior e mais essencial dom que Deus deu à Sua igreja, o dom que contém o poder mais divino, é o dom do Seu amor trabalhando em nós e através de nós.
•   Seu amor foi colocado dentro de nós quando fomos salvos por Sua graça : “ E a esperança não se envergonha; porque o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos é dado. ”( Romanos 5: 5 KJV)
•   Seu amor, trabalhando em nós e demonstrando um ao outro, é o maior testemunho que temos para um mundo perdido : “ Nisto todos os homens saberão que sois meus discípulos, se amarem uns aos outros. ”( João 13:35 KJV)
•   Quando andamos apaixonados um pelo outro, estamos caminhando em obediência ao Senhor : “ Um novo mandamento que vos dou: que vos ameis; como eu te amei, para que também se amem João 13:34 KJV)
•   Quando andamos apaixonados um pelo outro, provamos que somos salvos por Sua graça : “ Sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Aquele que não ama seu irmão permanece na morte. ”( 1 João 3:14 KJV)

Um dos problemas na igreja de Corinto era que eles estavam manifestando quase todos os dons espirituais existentes, mas não estavam se apaixonando um pelo outro. Os coríntios adoravam os presentes chamativos. Eles adoravam línguas, profecias e outros dons que os faziam parecer espirituais aos olhos dos outros. Deus estava mais interessado neles chegando ao lugar onde se amavam como Ele os amava.

•   Os capítulos 12-14 foram escritos para combater os problemas existentes em Corinto relacionados aos dons espirituais e seu uso na igreja. Embora pensemos nesses capítulos como autônomos, eles realmente devem ser lidos juntos.
• O   capítulo 12 fala sobre os dons espirituais e como eles nos são dados e por que são benéficos para todo o corpo de Cristo. O capítulo 12 fala sobre como o corpo de Cristo é fortalecido e abençoado quando as pessoas usam os dons que foram dados pelo Senhor.
• O   capítulo 14 trata do uso indevido dos dons de sinais, como línguas e cura. Ao contrário da crença popular, o capítulo 14 não incentiva o uso de línguas, na verdade desencoraja o uso da igreja em línguas e chama a igreja de Corinto para uma maturidade mais profunda em sua caminhada com o Senhor.
•   No meio está o capítulo 13 . Segue-se nas curas do capítulo 12 , que se encerra com esta afirmação no versículo 31 : “ Mas cobiçam sinceramente os melhores presentes: e, no entanto, vos mostro um caminho mais excelente ”. Leia da seguinte maneira: “ Você está desejando os melhores presentes, mas eu lhe mostro uma maneira muito melhor ”. O capítulo 13 fala sobre o que mais importa.

•   O que mais importa não é se você possui algum presente chamativo ou não.
•   O que mais importa não é o quão inteligente você é.
•   O que mais importa não é o quão rico, nem popular, nem famoso, nem popular.
•   O que mais importa é o quanto você ama.
•   Quando você aprende a amar como Jesus ama, descobre o que mais importa .
•   Esta passagem é sobre o que mais importa .

Eu quero pregar sobre o que é mais importante Deixe-me compartilhar alguns detalhes do que é mais importante .

I. V. 1-3  DISTINÇÃO DO AMOR
A idéia desses versículos é que o amor é distinto e superior a qualquer coisa que possamos ser ou fazer! Independentemente do que fazemos, se não é infundido e realizado, porém, o amor de Deus, é um colossal desperdício de tempo.
A. V. 1 O  amor é superior ao sensacional - Você pode ser um grande orador, mas isso não substitui o amor. Não importa quão grande seja sua oratória, quão bonita seja sua fala, quão brilhante seja sua retórica, sem amor você é simplesmente um prato estridente.

      Você já esteve em um solo de prato? Posso garantir que não é muito emocionante. Não importa o que você diga, nem como você diga, nem quão preciso seja, sem amor, é apenas barulho. Sem amor, falar de verdade é barato.

      Veja bem, o grande oratório pode mover as emoções de uma pessoa. Uma grande retórica pode mover a mente de uma pessoa. Um grande discurso pode mover a vontade de uma pessoa, mas apenas um grande amor pode mover o coração de uma pessoa. Oratório pode levar alguém às lágrimas, mas somente o amor pode levar alguém a Jesus.

      A linha inferior é esta: estes eram os mesmos instrumentos usados ​​na adoração pagã. Portanto, a pessoa que exercita sua língua de maneira espiritual, mas ainda não o faz com o amor de Deus, essa pessoa não é melhor do que um adorador pagão. De fato, sua adoração é centrada no homem e não em Deus!

B. V. 2 O  amor é superior ao espetacular - Este versículo menciona várias habilidades espetaculares. Mas, mesmo que uma pessoa fosse capaz de fazer todas essas coisas e não tivesse o amor de Deus em seu coração, ele não era nada!

C. V. 3 O  amor é superior ao sacrifício - Podemos doar tudo o que possuímos. Podemos até desistir de nossos corpos no altar do martírio, mas se o fazemos sem amor em nossos corações, é uma perda de tempo e não nos beneficia nem um pouco.

A ênfase é clara! Quando o amor está ausente, o cristão não é melhor que um pagão, v. 1 ; Ele não é nada, v. 2 ; e Ele não pode esperar nada, v. 3 . Independentemente do que os outros possam pensar de nós, de nossas habilidades ou de nossos dons, sem amor, tudo isso é uma espetacular perda de tempo!

  I.  Distinção do Amor

 II V. 4-12  DESCRIÇÃO DO AMOR
Nesses versículos, Paulo faz uma descrição profunda do amor. Ele revela todas as suas características para nós. Essas são verdades das quais precisamos ser lembradas continuamente.
A. V. 4-6  Características do amor - Paulo nos mostra os muitos lados do amor verdadeiro e piedoso. Como se o amor fosse um diamante grande e brilhante, ele o levanta diante de nós e revela suas muitas facetas. Ao fazê-lo, a Pessoa de Deus é revelada em cada vislumbre de luz da superfície do amor.
1. V. 4  sofre por muito tempo - Esta palavra significa “ resistência do paciente sob provocação ”O significado literal da palavra é“ temperamental ”. Essa característica do amor revela a verdade de que o amor não retalia!

Estêvão é um exemplo desse tipo de amor - Atos 7: 54-60 . O maior exemplo é o do Senhor Jesus - Lucas 23:34; É um. 53: 7 . Esse tipo de amor suporta todos os ataques.
Um dos inimigos políticos mais declarados de Abraham Lincoln era um homem chamado Edwin J. Stanton. Stanton chamou Lincoln de " palhaço astuto baixo " e " gorila original ". Ele até disse isso: “ É ridículo as pessoas irem à África ver um gorila, quando poderiam encontrá-lo facilmente em Springfield, Illinois "
Para crédito de Lincoln, ele nunca respondeu a esses insultos. No entanto, quando foi eleito presidente, Lincoln escolheu Stanton para ser seu secretário de guerra.
Quando perguntado por quê, Lincoln disse: “ Porque ele é o padrinho! "
Mais tarde, quando Lincoln foi assassinado, Stanton ficou de pé ao lado do caixão que continha o corpo de Lincoln e disse entre lágrimas: " Ali está o maior governante de homens que o mundo já viu ". O amor paciente em ação conquistou esse homem no final!

2. V. 4 é amável - Esta palavra refere-se a " bondade ativa que se manifesta em favor dos outros ". O amor genuíno nunca é odioso ou mesquinho, mas respeita os outros e os alcança.

O exemplo supremo desse tipo de amor é Deus. Ele é gentil com as pessoas, apesar do tratamento que Ele tem, Romanos 2: 4 .

3. V. 4  Não inveja - O verdadeiro amor “ não é ciumento ” sobre as habilidades, sucessos ou posses de outras pessoas. Em vez de ficar com ciúmes quando os outros prosperam ou se destacam, o amor fica satisfeito quando eles se saem bem.

O ciúme é um dos pecados mais vis que guardamos em nossos corações! Foi o ciúme de Eva por Deus que a motivou a tomar o fruto proibido. Foi o ciúme que colocou Daniel na cova dos leões. Foi o ciúme que colocou Joseph naquele poço! No entanto, o amor de Deus nunca é ciumento. Pelo contrário, fica satisfeito quando os outros conseguem!

4. V. 4  Vaunteth Não Próprio - Literalmente, esta frase significa " não faz um desfile ". O amor não se gaba! Não chama a atenção para si ou para o que está fazendo. O amor não tem o centro das atenções.

5. V. 4  não é inchado - O amor " não é arrogante ou orgulhoso ". Compreende que tudo o que tem e tudo o que é foi dado por Deus. Não importa quão grandes sejam nossos talentos ou espetaculares nossos dons, tudo o que somos é resultado da graça divina. Assim, o amor é humilde, porque se lembra de onde estava antes que a graça o encontrasse. Ele percebe onde estaria separado da graça de Deus.

6. V. 5  não se comporta de maneira imprópria - O amor “ nunca é rude ”, mas sempre trata os outros com compaixão, consideração e respeito! O amor controla as emoções. Não é amigável um dia e rude no dia seguinte. O amor genuíno sempre faz Jesus parecer bem!

7. V. 5  Não Procura o Seu Próprio - O verdadeiro amor “ nunca é egoísta e egocêntrico ”, mas está ativamente interessado no que beneficiará os outros. Nunca se olha primeiro, mas sempre considera outro à frente.

Jesus é o principal exemplo dessa atitude em ação, Mateus 20:28; Lucas 22:42 . É assim que cada um de nós deve ser. “ Nada faça por contenda ou vanglória; mas, com humildade mental, cada um se considera melhor do que eles. Não olhe todos os homens por suas próprias coisas, mas todos os homens também pelas coisas dos outros. Que esta mente esteja em você, que também estava em Cristo Jesus: ”( Filipenses 2: 3–5 KJV)

O amor sempre dá.
Perdoa, sobrevive,
E sempre fica
Com as mãos abertas.
E enquanto ele vive,
Dá,
Pois isso é perogativo do amor ...
Dar, e dar, e dar.
- John Oxenham

8. V. 5  não é facilmente provocado - os verdadeiros amores “ não mantêm registro de males causados ​​a ele ”, mas suportam de bom grado todas as negligências e ferimentos. Essa característica do amor nos lembra que o amor não exige seus próprios direitos! Está disposto a ceder à vontade de outro. O verdadeiro amor só responde com raiva àquilo que irrita a Deus! Todas as outras coisas são tratadas através do perdão ativo, completo e imediato, Efésios 4:32 .

      Stephen Olford fala de um pastor batista durante a Revolução Americana, Peter Miller, que viveu em Ephrata, Pensilvânia, e desfrutou da amizade de George Washington. Em Ephrata também vivia Michael Wittman, um tipo de mente má que fazia tudo o que podia para se opor e humilhar o pastor.

      Um dia, Michael Wittman foi preso por traição e condenado à morte. Peter Miller viajou cem quilômetros a pé para a Filadélfia para implorar pela vida do traidor.

      " Não, Peter ", disse o general Washington. Eu não posso lhe conceder a vida de seu amigo ."

      “ Meu amigo! Exclamou o velho pregador. "Ele é o inimigo mais amargo que eu tenho ."

      “ O que? Gritou Washington. “ Você andou cem quilômetros para salvar a vida de um inimigo? Isso coloca o assunto sob uma luz diferente. Eu concederei seu perdão. " E ele fez.

      Peter Miller levou Michael Wittman de volta para casa em Ephrata - não mais um inimigo, mas um amigo. 


9. V. 5  Não Pensa Mal - O Amor “ não faz inventário sem valor ”. Dois pensamentos estão em mente aqui. Primeiro, o amor genuíno não atribui motivos maus às pessoas. As ações dos outros não são vistas sob sua luz mais negativa. O amor sempre pensa o melhor dos outros. Segundo, o amor genuíno não mora no que os outros podem ter feito.

O verdadeiro amor não:
1.) Lembre-se de lesão
2.) Acredite em tudo que ouve sobre outro
3.) Procure falhas nos outros!

Se essa atitude fosse praticada na igreja, resolveria quase todos os problemas de qualquer igreja. Alguém disse uma vez: " É natural amar aqueles que nos amam, mas é sobrenatural amar aqueles que nos odeiam ".

10. V. 6  Não se alegra com a iniqüidade - O amor não se alegra com o pecado; se são seus próprios pecados, ou o pecado de outros. O amor odeia o pecado! O amor não se alegra quando outro cai no pecado! Quer admitamos ou não, há uma parte de nós que fica feliz quando outro crente cai porque achamos que isso nos faz parecer melhores. É por isso que apenas precisamos contar a alguém sobre isso. O amor verdadeiro não fofoca ou se alegra quando outro crente cai, mas dói com o membro ferido!

11. V. 6  Regozija-se com a verdade - Embora o amor odeie todas as formas de mal, ele ama a verdade! Alegra-se quando a verdade é proclamada e quando a verdade ganha a vitória. O amor se alegra com a verdade, mesmo quando a verdade dói. O amor se alegra quando a verdade vence o dia!

B. V. 7-12  Fortitude do Amor - III. Esses versículos nos falam do poder de permanência do amor. O amor é uma coisa notável que nunca renuncia nem falha!
1. V. 7  suporta todas as coisas - O amor persevera pacientemente e ignora as falhas dos outros. A palavra " ursos " significa literalmente " cobrir ". Em vez de desfilar os fracassos e falhas dos outros antes de todo o mundo, o amor os cobre e continua a amar, apesar dessas coisas!

É assim que Deus nos ama, Romanos 5: 8 .

Durante o século XVII, Oliver Cromwell, lorde protetor da Inglaterra, sentenciou um soldado a ser baleado por seus crimes. A execução aconteceria no toque da campainha da noite.

No entanto, a campainha não tocou. O noivo do soldado subira no campanário e se agarrava à grande batida do sino para impedir que batesse. Quando ela foi convocada por Cromwell para explicar suas ações, ela chorou ao mostrar suas mãos machucadas e sangrando.

O coração de Cromwell foi tocado e ele disse: " Seu amante viverá por causa de seu sacrifício. O toque de recolher não tocará esta noite! " O  amor suporta tudo !

2. V. 7  acredita em todas as coisas - O amor sempre coloca a melhor interpretação possível em tudo o que acontece. Nem sempre busca a resposta mais negativa, mas acredita que o bem triunfará em qualquer situação. Basicamente, o amor confia, o amor acredita e o amor confia no amado.

3. V. 7  Hopeth Todas as coisas - O amor sempre espera o melhor resultado possível. O amor se recusa a aceitar o fracasso. O amor é o eterno otimista! O amor sempre mantém a esperança de que as coisas dêem certo no final.

4. V. 7  suporta todas as coisas - este é um termo militar e significa que “o amor não desiste do forte ”! Ele se mantém firme e continua apesar de tudo o que pode ser jogado contra ele. Continua apesar da perseguição e maus tratos. O amor suporta o insuportável, acredita o impossível, segura o incrível e nunca desiste. A palavra parar não existe no vocabulário do amor!

5. V. 8-12 A  caridade nunca falha - Quando tudo mais neste mundo já passou. Quando tudo o que nos é mantido é tão estimado. Quando o conhecimento e os dons espirituais não importarem mais, o amor ainda existirá. É a grande constante por toda a eternidade.

      Há momentos em que o amor pode perder uma batalha. Na medida em que o objeto do amor de alguém nunca pode retornar esse amor. No entanto, embora possa perder uma batalha aqui e ali, o amor já venceu a guerra.

      A idéia aqui não é sobre sucesso. A ideia é de resistência. Quando outras coisas forem removidas da vista, ainda haverá amor! Não desiste, desiste ou desiste. O amor que é real é o amor que dura!

  I.  Distinção do Amor
 II  Descrição de Love

III V. 13  DURABILIDADE DO AMOR
III. A Bíblia diz que três coisas permanecem: Fé, Esperança e Amor. No entanto, fé e esperança estão incluídas no amor, v. 7 . Portanto, a maior de todas as coisas que um crente pode possuir é o amor! Se nosso amor está certo, então a fé não é problema! Se nosso amor está certo, então nossa esperança está no lugar certo. Quando nosso amor está certo, então estamos certos!

O que torna o amor tão bom? Bem, o amor é a característica definidora de Quem Deus é, 1 João 4: 8 . Quando a Bíblia queria descrever Deus em uma frase, dizia: “ Deus é amor Deus não tem fé! Afinal, em quem Deus colocaria Sua fé? Deus não tem esperança! O que alguém que controla todo o possível tem que esperar? No entanto, Deus é amor! Portanto, nunca somos mais parecidos com Deus do que quando aprendemos a amar como Deus.

Para ser como Deus, precisamos aprender a amar como Deus! Quando pudermos fazer isso, nosso mundo será alterado para Sua glória!

Conc : Por um momento, pegue todas as coisas valiosas hoje e as deixe de lado. Esqueça seus talentos, sua inteligência, seus dons, seu potencial, suas realizações e qualquer outra coisa que você queira mencionar. Agora, esquecendo todas essas outras coisas, como você ama?
•   Você ama a Deus mais do que qualquer outra coisa neste mundo, Mateus 22: 37-38 ?
•   Você ama os outros como Deus os ama, Mateus 22: 39-40 ?

Alguém disse:
O que é o amor?
É silêncio - quando suas palavras doem.
É paciência - quando o seu vizinho é brusco.
É surdez - quando um escândalo flui.
É reflexão - para os problemas dos outros.
É a prontidão - quando o dever severo chama.
É coragem - quando o infortúnio cai.

Existe espaço para melhorias em sua vida amorosa? Ou então você já descobriu tudo? Se você precisar conversar com Ele sobre sua vida amorosa, é hora de fazê-lo agora. Quem quer pedir que Ele o ajude a amar como Ele ama?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado