Se Minhas Palavras Permanecem em Você - John Pipper

John Piper começou esse sermão recitando o Salmo 1 , Salmo 16 , Salmo 103 Romanos 5: 1–8 , Romanos 8 Mateus 6: 25–34 e 1 Coríntios 13 .
Traduzido por Denise Mardegan


O objetivo de recitar essas Escrituras é motivá-lo, a título de exemplo, a memorizar as Escrituras em 2009. Esta mensagem é uma mistura do meu testemunho do valor de memorizar as Escrituras com o testemunho de Jesus no Evangelho de João.

Meu testemunho

Meu testemunho pode ser resumido em oito frases curtas.
  1. Memorizar as Escrituras torna possível a meditação em momentos em que não posso ler a Bíblia, e a meditação é o caminho para um entendimento mais profundo.
  2. Memorizar as Escrituras fortalece minha fé porque a fé vem ouvindo e ouvindo a palavra de Cristo, e isso acontece quando estou ouvindo a palavra em minha cabeça.
  3. Memorizar as Escrituras molda a maneira como vejo o mundo, conformando minha mente ao ponto de vista de Deus.
  4. Memorizar as Escrituras torna a palavra de Deus mais facilmente acessível para vencer a tentação de pecar, porque as advertências e promessas de Deus são a maneira pela qual vencemos as promessas enganosas do pecado.
  5. Memorizar as Escrituras guarda minha mente, facilitando a detecção de erros - e o mundo está cheio de erros, pois o deus deste mundo é um mentiroso.
  6. Memorizar as Escrituras me permite acertar o diabo com uma força que ele não pode resistir e, assim, proteger a mim e à minha família de seus ataques.
  7. Memorizar as Escrituras fornece as palavras mais fortes e doces para ministrar a outros necessitados.
  8. Memorizar as Escrituras fornece a matriz para a comunhão com Jesus, porque ele fala comigo por meio de sua palavra, e eu falo com ele em oração.
Esse é o meu testemunho. Espero que isso o motive a fazer suas próprias descobertas. Mas o que mais importa é o testemunho de Jesus. Portanto, concentre-se por alguns minutos comigo em uma frase em João 15: 7 .
Jesus diz: "Se você permanece em mim e minhas palavras em você , pergunte o que quiser, e isso será feito por você". Vamos simplesmente demorar alguns minutos nas palavras If. minhas palavras habitam em você . O que isso significa e por que as palavras de Jesus têm o efeito que elas têm, e o que isso tem a ver com a memorização das Escrituras?

Mais do que memorizar

Antes de tudo, ter as palavras de Jesus em você é mais do que memorizá-las. Sabemos disso por várias razões. Primeiro, sabemos disso porque o diabo pode memorizar as Escrituras. Ele citou a Jesus no deserto para tentá-lo ( Mateus 4: 1–10 ).
Segundo, sabemos disso por causa do que Jesus diz em João 5:38 . Ele disse aos judeus que o estavam questionando: "Você não tem a palavra [de Deus] habitando em você, pois você não acredita naquele a quem ele enviou". Mas essas pessoas sabiam muito da palavra de Deus de memória. O povo judeu que leva a sério sua fé sempre memorizou as Escrituras. Mas Jesus diz que a palavra de Deus não está neles. Tão claramente quando a palavra de Deus está habitando em nós, é mais do que mera memorização.
O que significa então? Significa que as palavras de Jesus criam raízes e dão o fruto da fé e da santidade. João 5:38 conecta a palavra e a fé: "Você não tem a palavra dele em você, porque não acredita naquele a quem ele enviou". Se a palavra habita em você, você acreditará na palavra e em quem a falou.

Suas Palavras Encontrando um Lar em Nós

A permanência da palavra de Jesus em nós significa que suas palavras encontram um lar em nós. Eles servem. Eles pertencem. Em João 8:37 , Jesus diz: “Eu sei que você é descendente de Abraão; contudo você procura me matar porque minha palavra não encontra lugar em você. Esse é o oposto da palavra "permanecer" em nós. Quando a palavra habita em nós, encontra um lugar, um lar. Não é estrangeiro. Pertence. Você move outras coisas e até se livra de algumas coisas para que a palavra tenha espaço e "se sinta em casa".
"As palavras de Jesus não 'permanecem' sem efeito."
As palavras de Jesus não "permanecem" sem efeito. Quando se enraízam, produzem fé e santidade. "Santifica-os na verdade", diz Jesus; "A tua palavra é a verdade" ( João 17:17 ). Assim, quando suas palavras habitam em nós, a santificação acontece. Nós somos transformados. Santidade, semelhança a Cristo, acontece.
Então, em suma, a permanência das palavras de Jesus em nós significa que as palavras de Jesus criam raízes e produzem o fruto da fé e da santidade.

Por que esse efeito?

Por que as palavras de Jesus têm esse efeito? Há pelo menos três razões que podemos ver no evangelho de João.

1. As palavras de Jesus são as palavras de Deus

Uma é que as palavras de Jesus são as palavras de Deus. João 3:34 : “Aquele a quem Deus enviou pronuncia as palavras de Deus.” Então, quando Jesus está falando, Deus está falando. Ninguém jamais falou as palavras de Deus de maneira mais perfeita ou consistente que Jesus. Quando os apóstolos ensinaram em seu ofício como apóstolos, falaram com a verdade e a autoridade de Deus. Mas toda vez que Jesus abriu a boca, ouvimos a palavra de Deus. E a palavra de Deus é poderosa. Essa é a primeira razão pela qual a permanência das palavras de Jesus em nós tem os efeitos que produz.

2. As palavras de Jesus dão vida

Segundo, as palavras de Jesus são vivificadoras. Jesus disse em João 6:63 : “É o Espírito que dá vida; a carne não ajuda em nada. As palavras que te falei são espírito e vida. O Espírito de Deus dá vida através da palavra de Deus. E as palavras de Jesus são essas palavras. Então, suas palavras são "espírito e vida". Eles vivificam o espírito e transmitem a vida eterna. É por isso que Pedro diz cinco versículos depois: “Senhor, a quem iremos? Você tem as palavras da vida eterna ”( João 6:68 ).

3. As palavras de Jesus conquistam o diabo

Portanto, as palavras de Jesus são as de Deus, e elas transmitem a vida eterna. E terceiro eles produzem fé e santidade porque conquistam o diabo. Temos um adversário sobrenatural, o diabo. Ele nos odeia. Ele odeia nossos casamentos. Ele odeia nossos filhos. Ele odeia a nossa igreja. E ele odeia a Deus. Em nós mesmos, não somos tão fortes quanto ele. É por isso que João diz que "o mundo inteiro jaz no poder do maligno" ( 1 João 5:19 ). O mundo não tem defesa contra o diabo. Nenhum.
Mas ouça o que João diz dos jovens cristãos em 1 João: “Escrevo-lhes, rapazes, porque vocês são fortes, e a palavra de Deus habita em você , e você venceu o maligno” ( 1 João 2: 14 ) Você vê a conexão? “A palavra de Deus habita em você, e você venceu! ] o maligno. " O diabo não pode resistir à palavra que habita em Deus.
"Se a palavra de Deus habita em você, você vence o maligno."
Um tempo atrás, alguém me perguntou se eu achava que um cristão ou uma família cristã poderia ser amaldiçoado. Minha resposta é essa. Se a palavra de Deus habita em você, você vence o maligno. Nenhuma maldição demoníaca pode resistir à palavra graciosa, libertadora, transformadora e derrotadora de Deus, quando ela permanece em nossos corações.

E a Memória das Escrituras?

Então, perguntamos finalmente, o que tudo isso tem a ver com a memorização das Escrituras?
Vou abordar isso com uma ampla resposta bíblica e, em seguida, uma resposta pessoal prática do nosso casamento.

1. Colocando a Palavra de Deus em Conexão com Nossas Mentes

Primeiro, a ampla resposta bíblica. O Espírito Santo desperta vida, fé e transformação pessoal (amor, alegria, paz, paciência, bondade e muito mais, Gálatas 5:22 ). Deus, o Espírito Santo, faz isso. Mas ele faz isso através da palavra de Deus ( 1 Pedro 1:23 ; João 17:17 ). Quão? Se você carregar a Bíblia o dia inteiro e nunca a ler, o Espírito Santo tornará a proximidade da palavra de Deus em sua bolsa ou bolso eficaz para mudar sua vida?
Não. Ele não vai. Por quê? Porque "a fé vem ouvindo e ouvindo a palavra de Cristo" ( Romanos 10:17 ). Deus nos deu mentes conscientes. Ele nos deu vontade e emoção. O Espírito Santo torna as palavras de Jesus eficazes quando elas se apegam à compreensão de nossas mentes e depois a nossas vontades e emoções. Cristo é glorificado quando sua palavra é ouvida, compreendida, afirmada e desfrutada. Então é assim que Deus ordenou que as mudanças acontecessem.
Portanto, qualquer coisa que coloque a palavra de Deus em conexão com nossas mentes funcionará para fortalecer a fé e promover a compreensão e produzir o fruto do Espírito e a transformação de nossas vidas - e não apenas a nossa, mas também a vida dos outros. Memorizar as Escrituras torna esse tipo de conexão entre a palavra de Deus e nossa mente mais constante, mais profunda e mais transformadora. Realisticamente, nada mais pode tomar o seu lugar. Essa é a ampla resposta bíblica.

2. Tornar a Palavra de Deus prática em nosso casamento

Finalmente, uma palavra de aplicação prática de Noël e ​​eu.
21 de dezembro foi nosso 40º aniversário de casamento. Fomos embora por alguns dias. Durante esse tempo, lemos e oramos pelo Salmo 40 e Isaías 40 Conversamos sobre as dificuldades do ano passado. Pensamos em como é fácil desanimar com circunstâncias dolorosas. Lembramos da hora do almoço quando ensaiamos uma dúzia de coisas que foram desencorajadoras em nossas vidas.
E ficou claro para nós que o que precisamos fazer é parar de deixar que a voz de circunstâncias negativas domine nossas conversas. Sim, você tem que ser realista. As coisas dolorosas estão realmente lá. Mas percebemos que a palavra de Deus, as promessas de Deus, as obras de Deus, os pensamentos de Deus, a pessoa de Deus - essa voz não estava sendo dita naqueles momentos. Pode ter havido devoções pela manhã, e pode ter havido devoções à noite. Mas naquele momento, a palavra de Deus estava silenciosa. Isso foi principalmente minha culpa. É papel dos maridos liderar com a palavra de Deus.
Por isso, nos demoramos no Salmo 40: 5 e decidimos torná-lo nosso verso de casamento de um ano em 2009:
Tu multiplicaste, ó Senhor meu Deus, os
   teus feitos maravilhosos e os teus pensamentos para conosco;
   ninguém pode comparar com você!
Vou proclamar e falar deles,
   mas eles são mais do que se pode dizer.
Estamos a memorizá-lo e pretendemos torná-lo a bandeira que sobrevoa nossas datas de almoço de segunda-feira e todas as nossas conversas: “Os feitos [de Deus] maravilhosos e [seus] incontáveis ​​pensamentos em relação a nós. [Nós] proclamaremos e falaremos deles. ” Para esse fim, dedico-me a memorizar os feitos maravilhosos e os pensamentos de Deus para conosco. Orem por nós e oraremos por você. E que Cristo faça sua palavra habitar ricamente em nós este ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado