Curando o resentimento


1 Co 13:5 – “O amor não se ressente do mal”

Introdução
→ É um fato que as pessoas se ferem umas às outras. Seja intencionalmente ou não. Você fere as pessoas e as pessoas lhe ferem.
→A forma como você lida com as feridas vai, em larga escala, determinar sua felicidade na vida. Se você não responder corretamente, a ferida se transforma em ressentimento.
→ A Boa Notícia é que você pode ficar curado do ressentimento que lhe fere. 1 Coríntios 13:5 “O amor não se ressente do mal”.
→ Hoje, desejo chamar sua atenção para um homem chamado Jó que teve todas as razões do mundo para estar ressentido. Ele era o homem mais rico que já viveu. Em seus dias ele era, definitivamente, o homem mais rico. Mas um dia, ele perdeu tudo. Ele foi à falência. Perdeu todas as suas propriedades. Todos os seus filhos foram mortos. Sua esposa se voltou contra ele.
→ Ele tinha todas as razões do mundo para ficar ressentido. Mas em vez disso, ele se recuperou do ressentimento e a Bíblia diz que Deus fez da última parte da vida dele, muito maior que a primeira.

1° CAUSAS DO RESSENTIMENTO

1. O que as pessoas dizem de nós
→ “Os que estão seguros desprezam os desgraçados e empurram os que estão para cair” Jó 12:5
→ As palavras podem ferir as pessoas? Claro .É incrível como os rótulos nos ferem, e causam ressentimento.
2. O que as pessoas pensam de nós.
→Vocês pensam que são melhores do que eu e acham que a minha desgraça prova que sou culpado” Jó 19:5
→ Às vezes é pelo jeito como as pessoas lhe olham, ou pelo seus gestos numa linguagem não-verbal. Você pode ferir as pessoas só por ignorá-las.
3. O que as pessoas fazem conosco.
→ “...as pessoas que eu mais estimo estão contra mim”. Jó 19:19
→Veja o que Jó disse: “Aqueles eu amo mais”. O local onde o ressentimento é mais encontrado não é o trabalho, é o lar. Nos casamentos, nas famílias. As pessoas mais próximas de você são aquelas que têm mais chance de lhe ferir
→É em nossas casa que temos de lidar mais com o ressentimento -- o que as pessoas dizem, pensam e fazem conosco.

2° O PROBLEMA DO RESSENTIMENTO

→ Quando as pessoas nos ferem, a forma normal de reação é ficarmos ressentidos. Esta é a reação natural, normal. Mas não é a reação correta. Traz mais mal do que bem. No livro de Jó aprendemos que isso produz três coisas:

2.1 – O ressentimento é irracional.
→ O ressentimento não faz sentido, é ilógico, sem motivo. Não vale o esforço. “Ficar desgostoso e amargurado é loucura, é falta de juízo, que leva à morte” Jó 5:2
→ Não faz sentido. Por que? Você não pode mudar o passado. Não importa o quanto você se ressente pelo acontecido, isso não vai mudar seu passado.
→ Você já fez alguma coisa tola ou estúpida porque estava ressentido? “Vou mostrar prá ele!” e você vai e faz uma coisa maluca e se transforma num tolo.

2.2 – O ressentimento é inútil
→ Jó diz: “Com sua raiva você está só se ferindo.” (Jó 18:4)
→ Quando você se ressente, sempre vai se machucar mais que os outros com quem você está ressentido. Ele pode estar totalmente esquecido do que aconteceu.
→ Exemplo: Desenho dos três patetas (dinamite no peito para explodir)
→ Ressentimento, como meio de ferir alguém, é como apontar a arma para você mesmo, puxando o gatilho para ferir o inimigo com o coice da arma.
→Muitos permitem que pessoas do passado voltem a fazer isso de novo.
→As pessoas mais infelizes que conheço são aquelas cheias de ressentimento. São infelizes. Só prolongam a dor. Custa muito caro ser assim.

2.3 – O ressentimento é doentio
→ “Alguns homens levam uma vida feliz (...) e morrem ricos. (...) Outros, ao contrário, nunca provaram um momento de felicidade e morrem com o coração cheio de amargura.” Jó 21:23-25
→ Há uma relação forte entre sua saúde física e sua saúde espiritual, entre sua constituição emocional e física.
→ Muitos problemas que você tem desenvolvido interiormente são resultantes de mágoas guardadas.
→ Você não tem idéia do que está fazendo com você mesmo quando guarda uma mágoa. Isso sempre vai lhe ferir muito mais do que aos outros.
→ Provérbios 17:22 diz: “O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos.”
→ Vai encolher você numa pequena concha se você permitir. Para seu próprio bem, para sua saúde, não guarde mágoa, perdoe.

3° A CURA DO RESSENTIMENTO
3.1 REVELE SUA DOR.
→ Admita a dor. Seja honesto. Diga a verdade. Confesse francamente: “Está doendo!”
→ “Por isso não posso ficar calado. Estou aflito, tenho de falar(...) meu coração está cheio de amargura.” Jó 7:11 - . “...Vou me desabafar e falar da amargura que tenho no coração. Ó Deus não me condenes!” Jó 10:1
→ Emocionalmente Jó desejava vomitar. “Deus, não gosto disso! Não é justo! Estou marcado! Estou zangado!. A situação fede!” Ele disse a Deus o quanto estava zangado..
→ O que Deus fez? Você acha que Deus ficou surpreso? Deus sabia que Jó estava chateado desde o primeiro momento. Ele apenas permitiu que Jó admitisse, botasse pra fora do peito.
→ A revelação do sentimento é o início da cura. É como começa o processo de cura para sua vida → O que há em sua vida que você finge que não sabe? Casamento, namoro, relacionamento? E te incomoda, fere você?
→ Diga: Deus, é assim que me sinto sobre as coisas que me ferem. Onde você estava quando essas coisas aconteceram? Por que aconteceram comigo? Revele seus sentimentos para Deus.
→ Onde Deus estava quando seu filho morreu? Ele estava no mesmo lugar quando Seu filho Jesus morreu na cruz. Não tenha medo de revelar a sua dor.

3.2 LIBERE O SEU OFENSOR.
→ Deixe-o ir, perdoe. Você não terá paz enquanto não fizer isso.
→ Os amigos de Jó o feriram tremendamente. Eles o traíram. Foram desleais, críticos, não foram compreensivos.
→ Não há nada que doa mais do que ser mal entendido ou acusado falsamente. Jó não tinha falta nenhuma. Ele era inocente. Tinha todo o direito de ficar ressentido.
→ Deus não efetivou a mudança na vida de Jó depois que ele retaliou, se vingou, etc.; Mas sim depois que ele liberou os seus ofensores.
→ “Depois que Jó acabou de orar pelos seus três amigos, o Deus Eterno fez que ele ficasse rico de novo e lhe deu em dobro tudo o que tinha tido antes”. Jó 42:10
→ “Quantas vezes você precisa fazer isso? Pedro perguntou isso a Jesus. Mateus 18:21,22:
→ “Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: ‘Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?’ Jesus respondeu:... ‘Não até sete, mas até setenta vezes sete”. Mt 18:21,22 (NVI)
→ Se você conta, isso não é perdão. Você está na verdade armazenando munição.
→ Por vezes o perdão não é um ato pronto, tem que ser um processo, até que minha memória, não me faça mais sofrer.


3.3 REDIRECIONE SUA VIDA→ Esta é a forma para curar suas memórias inconscientes. O quando você se fixa em alguém, seu ressentimento vai controlar você. Você está se preocupando com alguma coisa que eles já esqueceram.
→ Jó fez três coisas para redirecionar sua vida: “Jó, vire o seu coração para Deus(...)você andará de cabeça erguida puro, firme e sem medo. Você não se lembrará de seus sofrimentos que serão como águas passadas que a gente esquece.” Jó 11:13-18

3.3.1 – Endireite seu coração
→ Este é o primeiro passo para que você seja emocionalmente curado de uma dor. Significa fazer a coisa certa, o que Deus diz – libere seu ofensor.
→Seja o que eu sentir, se é isso ou não, eu devo fazer a coisa certa. Perdoe, libere, não vou me vingar deles. Assim eu faço a coisa certa – este é o primeiro passo. Deixe-os ir e os perdoe.

3.3.2 – Aproxime-se de Deus.
→ Você precisa de Deus em sua vida. Convide Jesus para entrar e preenchê-lo com Seu perdão. → Por que? Não acho que você consiga fabricar perdão suficiente para lidar com todas as dores que vai enfrentar, não apenas as do passado, mas também aquelas que estão entre o hoje e o dia da sua morte. Você vai ficar ferido muitas vezes Você precisa do perdão de Deus em sua vida
→ Exemplo: Corrie Ten Boom (escondeu judeus em seu apartamento, para proteger dos nazistas)

3.3.3 – Enfrente o mundo de novo
→ Quando estamos feridos, nosso primeiro impulso é fugir, entrar na concha, ir para baixo da cama. “Nunca mais vou permitir que alguém se torne íntimo de mim”, “Nunca mais quero ter outros relacionamentos”, “Nunca mais vou baixar minha guarda
→ Se você estiver sempre olhando o que aconteceu no passado, permitindo que isso defina sua identidade, é como dirigir um carro olhando pelo retrovisor. Você vai bater.
→ Você precisa enfrentar o futuro. Retome sua vida. Não dê tanta importância onde você já esteve mas em qual direção seus pés estão indo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado