Libertos do pecado



Todos cometem erros. Porém muitas pessoas não gostam de chamar seus erros de "pecados", mesmo que assim seja. Neste Plano, iremos aprender o que é o pecado, porque nós o fazemos, e como podemos escolher viver diferente. Podemos estar firmes na esperança de que não importa o que tenhamos feito em nossas vidas, não há pecado que possamos cometer que Deus não perdoará.

Errando o alvo

Pode haver alguns pecados dos quais um homem não pode falar, mas não há pecado que o sangue de Cristo não possa lavar. — Charles Spurgeon

Pecado. É uma palavra que os cristãos não gostam muito de mencionar porque ela nos faz sentir envergonhados. Nós preferimos usar palavras como luta ou erro. Mas lidar com o pecado honestamente irá nos ajudar a encontrar a vitória em nosso futuro. Antes de aprofundarmo-nos, vamos responder algumas perguntas que muitas pessoas têm sobre o pecado:

O que é pecado?
Se você olhar no Grego—o idioma original do Novo Testamento— a palavra para pecado em é hamartanō, e ela significa "estar enganado." Mas a definição que muitos estudiosos usam é "errar o alvo," a qual se refere a tiro com arco e flecha. Se uma flecha não pousar no centro de uma mira, ou no centro do alvo em, a flecha em"errou o alvo." Pecado é assim.

O alvo  é o padrão que Deus nos deu para seguirmos. É o caminho perfeito Dele. E todos nós estamos errados de acordo com Romanos 3:23. Nenhum ser humano pode afirmar ser perfeito. Se nós erramos o alvo por pouco ou muito, de qualquer modo é pecado.

De onde veio o pecado?
O pecado entrou no mundo por causa dos primeiros humanos, Adão e Eva. No livro de Gênesis no Velho Testamento, nós lemos que Deus disse a Adão e Eva que eles poderiam comer de qualquer árvore no Jardim do Éden, exceto uma—a árvore do Conhecimento do Bem e do Mal.
Imagine então? Eles comeram daquela árvore. Por causa de um único ato, todo ser humano nasce com um coração depravado, e começamos a pecar no momento em que temos a capacidade de fazê-lo.
Todos nós nascemos com uma natureza pecaminosa por causa das escolhas de outra pessoa.
Parece injusto, não é? Há boas notícias, no entanto. Bem como o pecado foi trazido ao mundo por um homem, Adão, a salvação veio ao mundo por Um Homem, Jesus. Deus enviou Seu Filho para morrer na cruz pelos nossos pecados. Por causa do trabalho terminado de Jesus na cruz, podemos ter vitória em nossas vidas sobre o pecado. Embora não alcancemos a perfeição, podemos fazer escolhas que tornarão nossa vida mais rica e completa.
Pelos próximos quatro dias deste Plano, nós iremos discutir porque nós pecamos e as formas de parar os ciclos do pecado em nossa vida. Iremos aprofundar-nos comparando nossos pecados com outros assim como escolher amar os outros em vez de retaliá-los. E finalmente, iremos aprender como viver perdoado e livre—porque é isso que somos.

Reflita:

É difícil para você admitir que você pecou? Por que sim ou por que não?
Pense sobre uma questão com a qual você luta. Chame-a pelo que ela é—um pecado. Peça a Deus para ajudá-lo a superar isto.

Porque pecamos e como nós mudamos.

Apesar do pecado sempre trazer um prazer imediato, ele não traz alegria duradoura. - R. C. Sproul

Não seria maravilhoso se nós não pecássemos mais? Todos nós fazemos coisas que não deveríamos, mas não precisamos viver aprisionados pelo pecado. Antes de aprendermos a gerar mudanças em nossas vidas, precisamos entender o porquê de ainda continuarmos cometendo os pecados que cometemos.
Por que continuamos pecando?
Parte da resposta vem do que discutimos na primeira parte. Todos os seres humanos nasceram com uma natureza pecaminosa. Nossa carne é forte e egoísta, e quer o que quer. Nós somos suscetíveis à tentação e, portanto, é provável que pequemos. Nós temos desejos e apetites que querem ser alimentados. Logo, quando a tentação chega, nossa carne passa por momentos difíceis em dizer não porque é fraca. O Apóstolo Paulo escreveu que ele não entendia o porquê de ele fazer o que fazia -ele literalmente detestava as coisas que ele fazia -  mas ele continuava fazendo. E as coisas que ele queria fazer? Ele não fazia!

Nestes momentos de fraqueza, nosso inimigo espiritual está próximo. Ele tenta nos convencer que o que estamos fazendo está bem. Você pode ter certeza que se ele estiver falando, mentiras serão vomitadas. Porém, mesmo com a influência do inimigo sobre nós, é negligente jogarmos nossa culpa sobre ele e suas forças do mal. Sim, nós vivemos num mundo onde há uma guerra espiritual, mas ele não é mais forte do que nós. Com Deus em nós, temos o poder de triunfar sobre qualquer tentação ou força que venha contra nós.

Como nós paramos de pecar?
As boas novas são que podemos crescer nesta área e não permitirmos que o pecado nos faça reféns. Precisamos avaliar os tipos de situações em que estamos nos colocando. Precisamos ter consciência do tipo de pessoas com as quais passamos tempo, e reconhecer que aquilo que assistimos e ouvimos também nos influencia. Será que as situações e pessoas nas nossas vidas contribuem para as nossas escolhas pobres que nos levam ao caminho do pecado? Precisamos ser honestos conosco mesmos se quisermos encontrar liberdade.</p>

Quanto mais dissermos sim para as coisas de Deus, menos iremos sucumbir ao pecado. Nós nunca seremos perfeitos, mas podemos tomar decisões e confiarmos que Deus nos sustentará durante os momentos difíceis pelos quais estivermos passando. Ele garante a sua força para nós em todas as coisas. Vamos receber essa promessa Dele.

Reflita:

Pense a respeito do pecado que você listou no primeiro dia. Onde você está quando faz esta escolha? Quem ou o que está ao seu redor? Qual é o passo que você pode tomar para encontrar liberdade disso?

Comparando pecados


Não julgue alguém apenas porque esta pessoa peca diferente de você. - Anônimo.

Nós tocamos no assunto do que é pecado, porque o praticamos e como parar o ciclo do pecado. O tópico de hoje é certamente desafiador para nós, porque a maioria das pessoas cai na armadilha de comparar o seu pecado com o de outro alguém.

Vamos começar dando um exemplo. Todos já mentiram em algum momento de suas vidas. Algumas mentiras parecem ser enormes, à beira de uma traição, enquanto outras parecem ter o caráter do "nada a ver". Nós acreditamos que nossa mentirinha que não parece afetar ninguém não tem muita importância. Mas a pessoa que traiu seu cônjuge, bom, isso é uma grande mentira. E nós, satisfeitos, dizemos: "Estou tão feliz que não sou como ele ou ela."

Tal atitude é imprecisa e bem distante dos padrões bíblicos. Nós lemos em Romanos 3:23, "Pois todos pecaram e não alcançam o padrão da glória de Deus".  (NVT) Essencialmente, todos nós erramos o alvo. Independente de termos errado pouco ou muito, isso não nos coloca na medida da perfeição de Deus.

Esta revelação não é para nos envergonhar - mas para nos libertar! Libertar-nos da armadilha de olhar para os outros ao redor e pensar que somos superiores a eles. Se estivermos continuamente nos comparando com outros, então o padrão será sempre um alvo em movimento. Alguns dias, nos sentimos como as melhores pessoas no mundo, comparativamente às ações de outras, enquanto em outros dias, nos sentimos desencorajados porque alguém tem tomado decisões melhores do que as nossas.

O padrão ou alvo , que precisamos manter é a perfeição de Deus. Se nos esforçamos para segui-Lo e obedecê-Lo com todo o nosso ser, então chegaremos mais próximos do Seu padrão. Esta é a busca de vida de um seguidor de Cristo. Se nós mantivermos os nossos olhos Nele, estaremos mais propensos a querermos nos melhorar ao invés de olharmos para os outros.

Esforçar-se para segui-Lo e obedecê-Lo não tem nada a ver com obter mais do Seu amor. O amor de Deus já está seguro para um seguidor de Cristo. Não há nada que possamos fazer que O faça nos amar mais do que Ele já nos ama. Porém, ao escolher honrá-Lo e segui-Lo, mesmo quando é difícil, resultará na vida abundante que Ele prometeu a nós enquanto nós existimos nesta terra.

Reflita:

Você se encontra comparando os seus pecados com os de outros? Por que sim ou por que não?
Pense num pecado que você cometeu ou tem cometido regularmente que parece menor que os "grandes" pecados de outras pessoas. Confesse-o para Deus e peça a Ele para te ajudar a focar na sua própria vida ao invés de na vida dos outros.


Revidando Com O Pecado
“Se mantida a política ‘do olho por olho, dente por dente’, acabaremos todos cegos e desdentados. O tempo está sempre certo para fazer a coisa certa.” —  Martin Luther King, Jr.

A vingança suplica pela nossa carne. Nós queremos revidar quando alguém tem feito algo para nos machucar ou nos ofender. Nós queremos “dar o troco” a eles e mostrar como que é realmente se sentir assim, logo dizemos ou fazemos alguma coisa para eles na esperança de que consigamos algum alívio.

Pegue um casal casado, por exemplo. Um cônjuge fez algo para magoar o outro. Poderia ser algo como palavras que magoam demais durante uma briga ou poderia ser uma desconfiança matrimonial. O outro cônjuge tem a escolha em como eles reagem. Eles podem demonstrar misericórdia e perdão, ou podem dizer as palavras ou quebrar mais ainda a confiança, porque isso já foi feito entre eles.

Raramente as pessoas se sentem melhores quando lidam com sua própria vingança. Tudo que é feito é agravar o problema em um desejo ambicioso de mais vingança. Quando permitimos que o pecado de alguém contra nós determine se iremos pecar em troca, nós temos dado a elas o poder sobre nossas escolhas. E revidar com mais pecado machuca o coração de Deus em primeiro lugar.

O ciclo tóxico gira dessa maneira: alguém nos machuca, nós machucamos eles de volta com o nosso pecado, nós pecamos contra Deus, e aí então que talvez a pessoa é magoada. Não há nenhuma garantia de que o nosso revidar irá machucar a pessoa que temos a intenção de magoar, porém irá sempre magoar o nosso Deus.

Nós achamos que rebaixando o nível da pessoa que nos machucou irá de verdade nos trazer conforto. Nunca traz. E ao fazer toda a situação pior, sabemos que Deus não está satisfeito e que tem nos chamado para um patamar bem mais alto. Ao invés de retrucar, e se disséssemos a nós mesmos, “Eu não irei revidar porque não quero pecar contra Deus”? Vamos permitir que o nosso amor e devoção a Deus nos preserve do revidar com mais pecado.

Todo mundo tem algo que estejam passando em qualquer tempo concedido nas suas vidas. Coisas que nos causam grande mágoa, são as que nos levam a fazer coisas que não tínhamos pensado que poderíamos fazer. Às vezes tudo o que precisamos fazer é se afastar, perdoar,  e orar pela pessoa que nos magoou. Mas para aqueles nós amamos e caminhamos na vida, podemos escolher a empatia e demonstrar o perdão,  para assim engrandecer os nossos corações pelas as pessoas que Deus ama grandemente.

Reflita:


Você tende a ser a pessoa que quer vingança? Por que ou por que não?
Pense na vez em que você revidou com mais pecado. Confesse isso e peça a Deus para dar a você a capacidade de demonstrar misericórdia na próxima vez.

Perdoado e livre

O acusador diz: "Sinta-se culpado e condenado por tudo que o Altíssimo precisou fazer por você". Deliberadamente, recuse ouvi-lo. Porque quando mais você o escuta, mais ele falará. - Beth Moore

Não importa o que você tenha ouvido no passado, nós queremos garantir que você ouça a verdade no seu presente e futuro. Não há pecado que você possa cometer que não possa ser perdoado pelo nosso bondoso Deus. Nenhum.

Aquele segredo profundo, obscuro que você cometeu? Perdoável.
A pessoa que você traiu? Perdoável.
As palavras de ódio que você pronunciou? Perdoável.

Pode haver algo vindo à sua mente que te faça odiar a si mesmo. Todos nós temos esses momentos. Apenas confesse-os, receba perdão e viva livremente. Isso é realmente simples. De fato, é tão fácil quanto esta oração:

Pai Celestial, eu sei que ________________ foi errado. Por favor, me perdoa pelo meu pecado. Ajuda-me a dar as costas ao meu pecado e caminhar na liberdade que você me oferece.

Muitos de nós passamos por momentos difíceis em perdoarmos a nós mesmos. Pode ser porque as pessoas em nossas vidas insistem em nos lembrar o que fizemos, pois elas não nos perdoaram. E não há nada que se possa fazer quando alguém não nos perdoa por o havermos machucado. Tudo que nós podemos fazer é o que pudermos fazer e orar para que o seu coração se quebrante.

Não podemos nos esquecer que o nosso inimigo espiritual vem até nós com setas que são simplesmente dúvidas. Ele sussurra,"Será que Deus realmente te perdoou?" E com essa pergunta, as dúvidas e preocupações enchem a sua mente, porque a última coisa que ele quer é que você se sinta perdoado e livre. Mas você está perdoado e livre.

Deus já te perdoou por todos os seus pecados passados, e Ele te perdoará por todos os seus pecados futuros. Fique firme. Jesus já foi à sua frente. A Sua morte cobriu todos os nossos pecados e isso significa todos os nossos - os pecados de todos. O Seu ato sacrificial na cruz resolveu esta questão. Como um seguidor de Cristo, você tem perdão dos seus pecados, vida abundante na terra, e vida eterna no céu por causa do que Jesus fez na cruz por você. Ele é o seu Advogado. Clame pela verdade de Jesus em 1 João 1:9 - Mas, se confessamos nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

Tudo realmente significa tudo.

Reflita:
Você tem a tendência de se torturar pelos seus pecados passados? O que te impede de aceitar o perdão de Deus?
Escreva abaixo um item que você pediu a Deus para te perdoar, mas você continua remoendo. Hoje, caminhe em liberdade. Confie na verdade da Palavra de Deus que diz que Ele removeu os seus pecados "para tão longe quanto o leste é do oeste."

Conclusão: 
Um dos objetivos de Satanás é que a gente viva em meio as trevas, presos pela  culpa dos nossos erros cometidos. Satanás sabe que, mesmo que a gente creia que Jesus morreu por nossos nós, para nós livrar de nossos pecados, se ainda carregarmos a culpa, não conseguiremos receber verdadeiramente a bênção e a liberdade do Seu perdão. 
Viveremos à sombra dos pecados do passado. Em João 9:5, Jesus refere a Si mesmo como sendo a Luz do mundo, mas em Mateus 5:14 e 16, Jesus também diz: "Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte...Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu." 
Jesus jamais esperaria que fôssemos a luz  sem ter nos dado uma saída das trevas da culpa.

Salmo 103:10-12 nos diz que o amor de Deus por nós é muito maior do que somos capazes de imaginar e que o pecado esta longe de nós, já que Ele levou o peso do pecado daqueles que creem para sempre para muito longe. 
Estamos aptos para recebermos o seu perdão e sermos totalmente libertos da culpa. 

Ao nos aproximarmos da Páscoa, lembremos que a Sua morte não ocorreu apenas para que nossos pecados fossem perdoados, mas também para remover o peso da culpa. Ele pagou com sangue e seu sangue é puro. Creia nisto. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado