O comum de Deus



E se a sensação incômoda de que sua vida espiritual precisa ser mais espetacular não vier do Espírito Santo? Essa trilha devocional revela que encontrar a paz que passa pela compreensão não está em um pasto espiritual mais verde, mas em encontrar o verde em sua vida agora. Junte-se a nós pelos próximos dez dias, quando encontrarmos as bênçãos no maravilhoso e comum e aprendermos a nos contentar em nossa vida cotidiana.

Primeiro Dia: O Muito Bom Comum

No começo, antes da astuta serpente e do fruto proibido, os primeiros humanos viviam no Muito Bom de Deus... Mas não havia igrejas, cânticos cristãos e nem Bíblias. A história da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo não havia entrado na história. E, no entanto... eles moravam no Muito Bom.
Eles simplesmente participavam da vida no jardim, trabalhando no lugar que Deus os colocou. O Muito Bom de Deus incluía sujeira, cabelos e excrementos de animais, e não havia feitos heroicos a serem feitos por Deus, apenas os atos fiéis de um zoológico e a espera que as sementes crescessem. Acredito que muitas pessoas na fé cristã vivem vidas de frustração espiritual bem escondida.
Eles leem os grandes atos de fé na Bíblia e ouvem os cristãos famosos hoje fazendo coisas incríveis para Deus e os comparam às suas próprias vidas pagando contas, correndo para as partidas de futebol e estudando a tempo suas devoções diárias. e eles se perguntam: “Eu perdi alguma coisa? Deus está descontente com minha vida comum?
No meio da loucura de trocar fraldas, deslocamentos matinais e reuniões aparentemente sem sentido, há uma bondade a ser encontrada, e só podemos encontrá-la em Jesus Cristo: totalmente Deus, totalmente humano. O bom rei abriu caminho para nós em direção a Deus... e esse caminho abraça o ser totalmente humano: com todas as suas partes peludas, bagunçadas e chatas incluídas.
Quando o comum passou a ser horrível? Quem nos disse que comum e medíocre significam a mesma coisa? E se a sensação persistente de que sua vida espiritual precisa ser mais espetacular não for do Espírito Santo? E se as próprias coisas que pensamos são no caminho, mas são na verdade o caminho?
Defendemos com firmeza nas Escrituras de que encontrar a paz que ultrapassa o entendimento não está em um pasto espiritual mais verde, mas em encontrar o verde em sua vida comum agora. Junte-se a nós enquanto aprendemos juntos a honrar a Deus e a ter conteúdo no dia a dia.

Segundo Dia: Os Puros de Coração

Eu cresci em uma era de obsessão cristã com o fim dos tempos. Os pregadores previam minuciosamente o retorno iminente do Salvador e os crentes nascidos de novo debatiam os detalhes de coisas chamadas arrebatamento, tribulação e milênio.
Nesse cenário, ficou fácil para mim imaginar Jesus retornando e chamando para Si os fiéis seguidores que estavam trabalhando com os órfãos, servindo em cozinhas comunitárias que fornecem sopa aos carentes ou lavando os pés das viúvas. Enquanto isso, as pessoas que Jesus não havia escolhido estavam livres para continuar incendiando os prédios da igreja ou chutando os filhotes de animais ou qualquer coisa terrível que Ele os tenha flagrado fazendo no momento de Sua Segunda Vinda...
Mas quando Jesus descreve a Sua volta em Mateus 24, encontramos aquele que foi pego com Jesus e o que foi deixado para trás, ambos envolvidos nas mesmas atividades. Os cenários que ele compartilha são de dois homens trabalhando em um campo e duas mulheres moendo grãos em uma fábrica. Duas atividades cotidianas simples, retiradas diretamente do Manual da Vida Comum.
Sim, servir em cozinhas comunitárias pode ser ótimo, e não, você não deve incendiar os prédios da igreja, mas por um momento, deixe penetrar em sua alma o que Jesus está dizendo sobre a Sua volta… As pessoas estarão fazendo coisas comuns. E existem maneiras de fazer coisas comuns que agradam a Deus e maneiras que não agradam.
Eu não tenho ideia se o homem deixado para trás no campo tinha algum pecado oculto terrível ou se a mulher levada para o lado do Senhor alimentava milhares de pessoas sem-teto toda semana, mas eu sei que Jesus não descreveu uma cena dramática humana para o Seu retorno, mas algumas bens comuns.
Nós, como Samuel na unção de Davi, podemos olhar para outras pessoas que parecem tão impressionantes e dizer: "Certamente, este é o ungido do Senhor..." e esquecemos onde realmente estão os olhos do Senhor: "Eu não olho para as coisas que vocês humanos vêem... Eu olho para o coração." Não importa onde estamos ou o que fazemos, do simples ao sensacional; em campos de trigo ou futebol, de moinhos para moagem a shoppings para compras, nossos corações podem responder em adoração ao Senhor.
Mais do que as atividades em si, Deus está olhando o porquê do que fazemos. Jesus, ajude-me hoje a focar na atitude do meu coração no meio de minhas ações. Abençoe cada momento comum como uma oportunidade de adorar um Deus extraordinário.

Terceiro Dia: Queijo e Pão

Olhando superficialmente, Davi versus Golias é uma história que parece ir contra o nosso tema: Davi não está matando Golias como um dos melhores exemplos de fé radical, onde uma pessoa faz algo aparentemente impossível para a glória de Deus?
Sim, à primeira vista, essa história parece não dizer nada sobre nós, pessoas desconhecidas e sem glamour, que andam lavando louça suja, cortando grama e limpando salas de estar empoeiradas... Mas vamos examinar a manhã de David... 
Ele acordou muito cedo. Ele fez acordos com um vizinho para cuidar de suas ovelhas. Ele carregou seu veículo com queijo e pão. Por fim, ele viajou para entregar os presentes de seu pai aos irmãos mais velhos que estavam brigando com o rei Saul contra os odiados filisteus.
Nada glamouroso ou surpreendente em tudo isso. E nenhuma oração pedindo a Deus para torná-lo o eternamente famoso David, o Caçador de Gigantes. Davi não acordou com Golias em mente. Ele acordou para homenagear seu pai e ser um entregador que carregava pão e queijo.
A famosa história de Davi versus Golias aconteceu por causa da sua fidelidade com itens do cotidiano, como pão e queijo. Deus pesou os motivos de Davi e sabia que o jovem buscava Seu próprio coração.
Um dos segredos fundamentais para desfrutar a paz no dia a dia é buscar a Deus, não a gigantes. Jesus compartilhou essa verdade quando nos disse para procurar primeiro o Reino de Deus e sua justiça. Nosso coração deve buscar o tipo de relacionamento que Davi teve com Deus, em vez de buscar o sensacional e o espetacular.
Quando sonhamos acordados com as "grandes coisas" que poderíamos estar fazendo por Deus, sentimos falta da beleza do Seu Reino que já nos cerca e nossas vidas ficam marcadas por ressentimento, em vez de reverência. Deus não pediu para você matar Golias hoje, mas o Senhor quer que você seja gentil com suas palavras, ou seja paciente com seu irmão, ou honesto com seus impostos.
E a menos que haja um touro picado em um altar na sua sala de estar, também não é esperado que você chame fogo do céu. Sei que isso parece contrário a tantas coisas que você já ouviu, e abordaremos isso nas próximas devoções... mas por enquanto: busque a Deus, não a gigantes.


Quarto Dia: A realidade

O queijo e pão de Davi o leva ao exército de Israel enquanto Golias está lançando suas palavras desafiadoras. Muitas vezes perdida no tradicional azarão versus gigante, essa não é a primeira vez que Golias grita com os israelitas.
Os exércitos estavam acampados em frente um do outro por quarenta dias (soa familiar?) E o campeão da Filístia ficava todas as manhãs e todas as noites exigindo um oponente digno. São oitenta vezes. Mas 1 Samuel registra outro fato revelador:
Cada vez que os exércitos se enfrentavam, eles entoavam seus gritos de guerra. O exército de Deus, que jurou lutar pelo nome e pela glória de Yahweh, usando equipamento de batalha oficial e entoando o grito de guerra do Senhor, tremeu de medo quando o inimigo estava lá. Com todo o equipamento, mas sem coragem.
Uma das razões pelas quais acredito que viver nossa fé no "comum" é na verdade uma expressão mais radical da vida em Cristo, é porque ela exige que não pareçamos ser um cristão, mas vivermos com um coração voltado à Deus a todo momento. As rotinas diárias estão cheias de decisões que exigem que escolhamos medo ou confiança, esperança ou cinismo, amor ou egoísmo, humildade ou orgulho.
A bênção da "vida comum" é que Deus nos concede uma sucessão constante de oportunidades para conhecer Sua graça e Sua presença, em vez de esperar por um momento perfeito para demonstrar dramaticamente nosso amor por Ele. O exército de Deus parecia o povo de Deus, e ainda assim não houve nenhuma ação que acompanhasse seu comportamento.
Davi já andava em obediência e pôde ser obediente ao enfrentar Golias. Muitos de nós nos imaginamos no futuro como um super santo cheio de fé radical, mas a obediência deve acontecer no mundo real agora. Isso não acontece quando estamos em um grande grupo fazendo barulho juntos pelo nome de Deus e isso não conta na sua cabeça.
A obediência exige que você entre no "real", no contexto atual em que se encontra, e escolha: Confie em Deus ou se comova em meio à multidão que fala sobre confiar em Deus. Amanhã responderemos à pergunta: O que tornou o pastor David diferente dos soldados treinados e gritados do Senhor?


Quinto dia: Leões e Ursos

Saul ouve rumores de um jovem confiante disposto a enfrentar Golias. Davi é conduzido à sua presença e o rei não se impressiona com o pastor magrelo e bronzeado.
É  quase possível ouvir o escárnio nas palavras de Saul:
"Você não pode sair e lutar com ele, você é apenas um menino."
Mas a resposta de Davi revela tanto a fonte de sua confiança quanto nossa chave para entender a diferença entre ele e os soldados que pareciam a solução, mas não tinham fé para avançar.
Quando ele guiava suas ovelhas para o deserto, Davi ficava atento aos predadores. E duas vezes ele foi obrigado a matar feras poderosas com seu cajado e funda.
Então, quando Davi ouve o desafio de Golias, ele vê o gigante como o próximo passo na cadeia alimentar de predadores ...

"O SENHOR que me livrou da pata do leão e da pata do urso me livrará da mão deste filisteu."
Enfrentar Golias não foi o tiro de Davi para a glória, mas um ato de fé que fazia sentido em um relacionamento já existente de confiança comprovada. Um relacionamento que começou nos campos cotidianos da fidelidade, quando ele cumpriu seu dever com as ferramentas comuns de seu ofício. É a espada forjada no fogo interminável do dia a dia que está pronta para dar um golpe fiel se um grande inimigo aparecer.
O problema e o drama chegaram a Davi no meio do comum, e ele respondeu com confiança e ação, acreditando que a vitória sobre seu inimigo veio por causa da presença do Senhor, não por sua grandiosidade inerente.
O que isso significa para você?
Busque a fidelidade exatamente onde você está, fazendo as coisas cotidianas com excelência da melhor maneira possível e peça a Deus olhos para ver os "leões e ursos" onde você pode confiar nEle.
Se leões e ursos forem assustadores demais, ore por um rato do mato, de modo a que possa confiar em Deus. Tornamo-nos como os soldados que gritam, mas sem fé, quando nossa fé só confia em Deus em teoria. O objetivo não é um dia progredir do rato do mato para Golias ... o objetivo é conhecer Deus em um relacionamento de confiança e estar contente com sua equipe e atirar no momento presente.
O problema é, como veremos amanhã, viver nessa liberdade e confiança que teremos que superar a tentação que Davi enfrentou quando Saul "o abençoou" no caminho de lutar contra o gigante.

Sexto Dia: Armadura de Saul

Saul ouve as razões de Davi por que ele acha que pode matar Golias, e o rei diz: "Vá, e o Senhor esteja com você".
Mas então ele reconhece a aparência de David e Saul desenvolve um caso instantâneo de remorso: "Garoto, eu sei que você matou alguns animais selvagens, mas você não pode sair por aí com essa aparência. Você pelo menos tem que parecer que pode."
Saul veste David com sua própria túnica e armadura. O guarda-roupa e o arsenal do rei seriam os melhores disponíveis em todo o país. Imagine trocar sua Honda de 2003 pelo King's Rolls Royce ou um cortador de grama instável e velho por um de rotação zero e quatro pés de largura.
David anda com sua gloriosa roupa nova... e a rejeita. "Eu não estou acostumado com isso."
Não havia nada de errado com a armadura de Saul; o rei poderia ter aprendido a confiar em Deus graças à ela. Mas o tecido vivo do relacionamento de Davi com o Senhor foi tecido com o cajado e a funda, não com túnicas douradas. Davi sabia que a vitória não dependia de armas e armaduras, mas de confiar no caráter comprovado de Deus.
Existem ironias trágicas em grande parte do nosso pensamento sobre a história de Davi e Golias. Enquanto pregamos sobre o oprimido, determinamos nossa visão e direção usando medidas e valores de “Golias”. Lanças maiores! Escudos maiores!
Por causa disso, muitas vezes perseguimos as melhores "armaduras" existentes e sentimos falta de onde poderíamos realmente conhecer Deus no momento presente com o que já recebemos. Acredito que o Reino de Deus seria muito mais atraente para um mundo perdido e viciado se aprendêssemos a celebrar a simplicidade do pessoal em nossas próprias mãos, em vez de lutarmos pela armadura de Saul em uma cultura que já transborda inveja, ganância e luxúria. descontentamento.
Não estou defendendo a remoção de nenhum tipo de ambição; Estou argumentando que nossa ambição proeminente em qualquer empreendimento solicitado por nossa fé deve ser conhecer e servir a Deus na ação, não importa quão simples ou comum. Sirva a Deus com sua equipe e funda, seu queijo e pão, e se Deus precisar de seu conjunto específico de habilidades em Remoção de Gigantes, você estará pronto. Mas se ele não, você ainda tem a alegria de encontrar Jesus no dia a dia.
Deus não está pedindo para você matar Golias ou ser Davi... ou Beth Moore ou Jim Elliot... Deus está pedindo que você seja o primeiro VOCÊ.


Sétimo Dia: Beijando a Jesus Bebê

Conta-se que uma menina com dois anos de idade, ao chegar no Natal, desenvolveu um hábito adorável. Ela se apaixonou por um livro ilustrado que contava a história da Natividade e ficou obcecada em carregar a enorme imagem central do bebê Jesus na manjedoura. Com as duas mãos gorduchas, ela carregava o livro pela casa aberta para aquela página, mostrando o menino Jesus aos membros da família ou segurando o menino Jesus no rosto e dando-lhe beijos.
Mas então, um dia, enquanto ela caminhava pelo corredor beijando o Príncipe da Paz, sua mãe pediu que ela largasse o livro para que pudéssemos trocar a fralda. Irritada por suas santas afeições terem sido interrompidas, a criança jogou o menino Jesus (e os Anjos, os Pastores, o burro, o camelo e pelo menos 2 dos sábios) pelo corredor em protesto e começou a gritar e chorar.
Sua resposta expõe uma luta interna com a qual muitos de nós lutamos.  Por que o universo não nos deixa abrir o livro de nossas vidas diárias diretamente para as melhores partes e nos mantemos lá, absorvendo tudo beijando o bebê Jesus? Por que as fraldas sujas têm que atrapalhar?
Mas até a própria história de Natal nos mostra que a vida não é uma sucessão interminável de Suculentos Beijos a Jesus: Durante um período de opressão do governo, o bebê Jesus deita em uma manjedoura, cercado pelo fedor de animais, vigiado por dois pais em um casamento questionado, em uma casa agitada lotada de parentes. Quando a Palavra veio à carne, Ele abençoou TODA a experiência humana, não apenas os momentos que contribuem para a composição de boas canções de Natal. Maria ainda teve que lavar a louça depois de dar à luz o rei dos reis no mundo.
O pregador escocês, Alexander Maclaren, tem uma citação útil sobre isso:  "Se nossa semelhança com Deus não se mostra insignificante, o que resta para ela se mostrar?
Porque nossas vidas são todas feitas de insignificâncias . As grandes coisas acontecem três ou quatro vezes numa vida com uma duração média de setenta anos; já as pequenas coisas ocorrem toda vez que o relógio bate.
Na maioria das vezes, as coisas "no caminho" são realmente o caminho e são o lugar onde o Caminho de Jesus é aprendido. Todos devem aprender a trilhar o caminho do dia a dia, até os heróis da nossa fé...

Oitavo Dia: Os Fãs Fieis

Eu gostaria que o escritor de Hebreus incluísse uma visão dos bastidores desses heróis da fé depois que seus famosos atos foram realizados...
Moisés estava diante do Mar Vermelho e ele se dividiu, mas teve que cuidar de um milhão de chorões por quarenta anos no deserto...
Gideão passou de ninguém para o libertador do povo de Deus, mas depois lidou com o orgulho idólatra...
Noé construiu a arca por décadas, suportou o dilúvio e depois passou vergonha diante de Deus e de sua família...
Maria criou Jesus, apenas para ver seu filho ser injustamente acusado por seus líderes religiosos e torturado até a morte pelo Império Romano...
Talvez ter uma vida "comum" possa significar que você nunca mate um Golias, mas também significa que não terá que escapar de um rei assassino vivendo em uma caverna. Mas o mais importante a se perceber é: realizar um "grande ato" para Deus não significa que você "chegou" ao ponto final de sua fé.
Sempre haverá mais, e o mais sempre incluirá o mundano. O escritor de Hebreus diz que todos esses estavam vivendo pela fé quando morreram e nenhum deles recebeu o que havia sido prometido. A mensagem de Hebreus 11 e 12 é "PROSSIGA", e não "FAÇA ALGO IMPRESSIONANTE".
Qualquer sensação de um destino final de chegada em nossa jornada de fé é uma ilusão: não há chegada, há apenas o momento seguinte. E nós não seguimos apenas como um meio para um fim - o seguinte é o meio e o fim. Seguimos Jesus um passo fiel após um passo fiel, crescendo em amor e conhecimento.
A vida fiel de que estou falando é a corrida marcada para você. Havia apenas um Davi, apenas uma Raabe, e só um VOCÊ. Você não pode se concentrar em qual corrida os outros estão correndo ou em que velocidade eles parecem estar; você precisa fixar os olhos em Jesus e na Sua graça para você no seu próximo passo, o que provavelmente será uma ação minúscula que você poderá repetir inúmeras vezes.
E quando você estiver exausto e precisar de um impulso para concluir fielmente uma tarefa simples, lembre-se da grande nuvem de testemunhas, cheia daqueles que terminaram a corrida, que agora o rodeiam e o animam...
Imagine David segurando um cartaz que diz "Queijo e pão!" e Mary acenando uma faixa que diz: "Apenas seja fiel!"


Nono Dia: Muito bem

Este plano de leitura não trata de desvalorizar grandes atos de fé, mas de ampliar o círculo de grande fé para incluir os atos "comuns" de todos os seres humanos no espectro, não apenas a pessoas diretas. Deus não está pedindo para você ser famoso; Deus está pedindo que você seja fiel... antes de grandes atos, depois de grandes atos ou sem grandes atos.
Em Mateus 25, quando Jesus volta para ver o que estamos fazendo, ele não parece muito preocupado com nossas realizações mundanas, mas quer saber o que fizemos com o que nos foi dado, mesmo que esteja "apenas" trabalhando nos "campos" ou "moendo o grão". As palavras que devemos esperar ouvir são: "Muito bem, meu bom e fiel servo", não "Muito bem, meu bom e bem sucedido servo".
O descontentamento do Mestre com o único servo da parábola não se refere à falta de dividendos, mas pelas razões por trás da falta de dividendos. Se recontarmos a parábola hoje, acho que uma paráfrase precisa da desculpa do Servo que recebeu um talento soaria algo como: "Não era muito comparado a todos os outros, então não fiz nada com isso".
Não sabemos qual seria a recompensa para este servo, mas se as recompensas anteriores nos derem uma pista, parece que ele teria recebido muitas coisas e a oportunidade de compartilhar a felicidade de seu Mestre. O homem foi expulso porque não era fiel aos negócios do Mestre.
Nos Evangelhos, aprendemos tudo sobre os negócios do Mestre. É dar frutos à medida que permanecemos em Jesus, amando como Jesus amava. Como você pode amar os outros em sua esfera com os dons únicos com os quais Deus o abençoou? Você pode ser fiel nisso?
Fidelidade não significa que você nunca fica cansado ou que nunca cometeu alguns erros. Isso significa que você está procurando ser fiel ao que sabe ser verdade no coração do Mestre. Quando você errar, não enterre o erro como o servo de um talento. Você sabe que o Mestre quer que você o aceite, então confesse e receba graça.
E, às vezes, fidelidade não significa continuar, mas significa dizer não, descansar ou pedir ajuda. Fidelidade é uma maratona, não uma corrida onde vence o mais rápido. É uma corrida, mas não é uma competição.
Amanhã encerraremos nossos pensamentos com um conceito final que coloca a fidelidade no caráter de Deus e no contexto do cotidiano.


Décimo Dia:  Nickels

Finja que algumas pessoas lhe disseram que Deus pediu que eles lhe dessem o carro. Você espera com gratidão na entrada da garagem, quando eles estacionam um caminhão e despejam um motor de carro, um volante, quatro pneus e o banco do motorista. Perplexo, você olha para a pilha de peças de carros, enquanto elas se afastam satisfeitos com a oferta deles...
Embora eles tenham lhe dado as partes grandes e importantes para dirigir um carro, eles não entregaram o carro inteiro, portanto o presente é inútil. Um carro inteiro é composto por mais do que rodas e um motor; contém inúmeras porcas, cavilhas, parafusos, correias, etc., que mantêm a coisa toda unida.
Quando Paulo fala de nós entregando nossos corpos a Deus como sacrifícios sagrados e agradáveis, é disso que ele está falando: a vida toda. As grandes partes importantes e os pequenos pedaços chatos também.
Pense nos casamentos: um casamento contém uma lua de mel, a formação de um lar, aniversários, férias memoráveis, às vezes animais de estimação e crianças... todos esses são os destaques! E, no entanto, o casamento também inclui carregar a máquina de lavar louça corretamente, pegar um galão de leite e registrar seus impostos. Isso também é casamento... na verdade, seria o equivalente a despejar apenas as peças importantes do carro em uma garagem para que um cônjuge diga que eles só são casados ​​com você em aniversários e feriados.
Paulo nos pede para dar a vida integral como sacrifício em vista da misericórdia de Deus. Não em vista das expectativas, mas com a misericórdia de Deus como nosso filtro. Combinada com a leitura de ontem, uma boa frase a ser lembrada é: A misericordiosa esperança de Deus para minha vida é que eu seja fiel ao que tenho.
Como é nos oferecer como sacrifícios espirituais a Deus?  Adaptei uma analogia do pregador Fred Craddock para ajudar a explicar...  Gostamos de imaginar dar toda a nossa vida a Deus como uma nota de Us $ 10.000 que deslizamos sobre uma mesa e dizemos: "Está aqui, Deus".
A maneira mais precisa e útil de descrever a oferta é Deus dizendo: "Muito bem, aceito sua vida", e depois trocando a nota de Us $ 10.000 por uma sacola de níquel de Us $ 10.000 e devolvendo-a para nós. "É meu", diz Deus, "mas quero que você me dê um centavo de cada vez."
Haverá algumas experiências de cinco dólares, mas a maior parte da sua vida dada a Deus é de cinco centavos de cada vez, quando você descobre que a boa, agradável e perfeita vontade do Senhor ocorre nos momentos comuns da vida.


Gostaríamos de agradecer a Tearfund por fornecer este plano. Para mais informações, acesse: http://www.lesswithoutyou.com/matto/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado