A adoração que irrita a Deus


O Livro de Amós descreve um problema interessante. O problema não é que o povo de Deus não cultue. O problema é que eles ainda se consideram o povo de Deus quando sua adoração é vazia. Sua adoração se tornou nada mais que um som irritante para Deus:  
“Tire de mim o barulho das suas músicas; para a melodia das suas harpas, não vou ouvir. (Amós 5:23) 
Em resposta a isso, você pode perguntar: Quando a adoração se torna barulho? Em outras palavras, quando nossas tentativas de atribuir glória, honra e louvor a Deus começam a se tornar um som irritante ou até blasfemo?  
O que define adoração barulhenta e vazia na Bíblia: 
A. Adoração sem Deus  
B. Adoração sem amor  
C. Adoração sem coração  
D. Adoração sob falso pretexto  
E O poder da adoração  
E o Senhor disse a Moisés: “Desce, porque o teu povo, que você trouxe da terra do Egito, se corrompeu. Eles se afastaram rapidamente do caminho que eu lhes ordenei. Eles fizeram para si um bezerro de ouro, o adoraram e o sacrificaram e disseram: 'Estes são seus deuses, ó Israel, que te trouxeram da terra do Egito'. ”(Êxodo 32: 7-8).   
Quando a Bíblia fala de adoração , significa muito mais do que compartilhar uma palavra amável para um trabalho bem feito. Significa dobrar ativamente o joelho em submissão, louvor e sacrifício a algo ou alguém digno de sua máxima devoção. É por isso que o que vemos acontecendo em Êxodo 32 é tão ofensivo a Deus.  
Por mais maravilhosos que sejam, os ídolos feitos pelo homem, como um bezerro de ouro, não são dignos de adoração em comparação com Deus. O mesmo pode ser dito sobre adorar arte e artistas, descobertas e descobridores, ou visões e visionários. 
Somente Deus é digno de nossa adoração, porque somente Deus nos criou como seus portadores de imagem, projetados para refletir sua glória - não nossa glória.  
Então, quando adoramos sem ele, é a derrota definitiva, porque estamos nos dedicando a menos do que o melhor para o qual fomos criados.   
Quando você toma um momento para considerar tudo o que a Bíblia revela sobre Deus, quem mais pode resgatar uma nação de escravos de uma nação de tiranos? Quem mais pode criar algo do nada? Quem mais pode dar vida aos mortos?  
A magnitude do poder de Deus para transformar não apenas sua vida, mas todo o curso da história do mundo deve ser motivo suficiente para adorar com ele e não sem ele. 
"Se falo na língua dos homens e dos anjos, mas não tenho amor, sou um gongo barulhento ou um prato barulhento." (1 Coríntios 13: 1) 
Frequentemente falamos sobre "amor" em termos de paixões e afetos que nos trazem prazer. Apaixonamo-nos por pessoas, livros, empregos e hobbies, desde que os consideremos deliciosos. E então, quando nossas paixões desaparecem, perdemos o interesse, o rompimento e a busca por algo novo para amar.  
Quando a Palavra de Deus fala de "amor", ela adiciona uma dimensão que a maioria das pessoas sente falta e provavelmente almeja. O amor bíblico certamente agita as afeições do nosso coração, mas o amor verdadeiro também traz consigo o sentimento de devoção inquebrável.   
Alguém já lhe disse "eu te amo" quando ele ou ela realmente não quis dizer isso? Dói quando você descobre a verdade.  
Quando Deus diz "eu te amo" ao seu povo, ele quer dizer que nada pode nos separar do seu amor, nem mesmo tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo ou espada (Romanos 8: 34- 35)  
Deus nunca vai parar de se deliciar com o amor e a devoção que ele mostra ao seu povo. É por isso que adorar a Deus sem amor em nossos corações não é diferente de dizer a Deus "eu te amo" sem realmente dizer isso. Adoração sem amor é vazia. 
“Essas pessoas se aproximam com a boca e me honram com os lábios, enquanto seus corações estão longe de mim e seu medo de mim é um mandamento ensinado pelos homens” (Isaías 29:13). 
A diferença entre amor e coração é que o amor é a maneira que mostramos e experimentamos nossa devoção, enquanto o coração é nossa fonte de devoção. Um coração perverso produz amor perverso. Um coração redimido produz amor redentor.  
Portanto, se seu coração está buscando outras coisas além de Deus, sua adoração pode parecer genuína, mas parecerá incrivelmente vazia por dentro. Você pode louvar a Deus com seus lábios, mas isso não o honra, a menos que você tenha lhe dado seu coração.  
Então Herodes convocou os sábios secretamente e determinou a eles a que horas a estrela havia aparecido. E ele os enviou a Belém, dizendo: “Vá procurar diligentemente a criança e, quando você a encontrar, traga-me uma palavra, para que eu também possa ir adorá-la. (Mateus 2: 7-8) 
Muitas vezes ouvimos falar do rei Herodes na época do Natal, quando os sábios do leste se aproximam dele para encontrar Jesus. Se você não sabe quem é o rei Herodes, ele é um dos piores vilões da Bíblia.  
Herodes é tão paranoico que Jesus pode ser o rei do Messias que usurpará seu reinado, que ordena a execução de todos os filhos do sexo masculino com menos de dois anos de idade em Belém (Mateus 2:16). Ele é realmente horrível e, mesmo quando criança, Jesus tinha um inimigo sério.  
Quando o rei Herodes diz: "Traga-me uma palavra, para que eu também venha e o adore" (Mateus 2: 8), não é difícil ver por que seu desejo de adorar é vazio. Ele mente totalmente aos sábios sobre suas motivações para adorar a Cristo.  
Ironicamente, Herodes está mais preocupado em proteger seu poder, reputação e status aos olhos de quem o rodeia, pois perde a oportunidade de adorar verdadeiramente o Filho de Deus que poderia salvar sua alma.  
O objetivo da sua adoração é, em última análise, o verdadeiro poder da sua adoração. E a maneira como descobrimos esse poder de adoração é através do Evangelho de Jesus Cristo. 
Quando ninguém mais podia, o Filho de Deus abriu caminho para multidões e gerações de adoradores de todas as línguas, tribos e nações se aproximarem de Deus. Jesus diz:  
"Mas está chegando a hora, e agora está aqui, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade, pois o Pai está buscando essas pessoas para adorá-lo." (João 4:23) 
O caminho para Deus Pai é através de Deus Filho. Portanto, se você já sentiu que sua devoção a Deus foi drenada pela adoração oca, ouça as palavras do Senhor em Amós: “Me procure e viva” (Amós 5: 4). 
Desvie-se do pecado e volte-se para aquele que perdoa os pecados, o doador de nova vida e o doador do Espírito Santo. Dobre o joelho para Jesus e confesse-o como o verdadeiro Senhor e Salvador que ele realmente é.  
Faça de Jesus o objeto de sua adoração e você nunca ficará sem poder para adorar nosso bom Deus. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado