Como nosso casamento pode sobreviver ao Coronavírus?




Para muitas de nós, a escolha diária de amar nosso cônjuge como Jesus nos ama foi uma das escolhas mais difíceis  que aprendemos a fazer. Aprender a coloca-lo em primeiro lugar nas nossas vidas, aprendermos a ajuda-lo mesmo quando estávamos sem vontade nem energia já era difícil o suficiente com eles e nós trabalhando o dia inteiro. Mas agora surgiram novos desafios. O coronavírus intensificou os relacionamentos.

Em apenas algumas semanas, o que já era difícil ficou mais difícil. Casais foram espremidos em pequenos espaços, respirando o mesmo ar mais frequentemente .

A internet de alta velocidade do escritório foi substituída pelo ritmo lento do Wi-Fi de nossas casas, que girou em círculos nauseantes enquanto nós tentamos entrar  no Zoom ou no Skype para fazer dar algumas aulas on line e ao mesmo tempo e ele tenta enviar um vídeo pelo whatsapp.

Novas perguntas encheram nossos lares-doces lares: Quem vai usar para trabalhar a cadeira mais confortável para o seu “home office”?

Como vamos fazer para que haja silencio em nossa casa enquanto estamos trabalhando, se as crianças estão em casa com energia acumulada?

Qual pai / mãe tem a responsabilidade de ler todos os e -mails sobre o aprendizado virtual de nossos filhos? Quem vai acompanhar nossos filhos, que adoram ficar horas a frente de um video game, mas se recusam a fazer as tarefas virtuais da escola?

Como fica  o sexo em um mundo em que as crianças não podem sair de casa e  que os cônjuges que estão saindo de casa em suas tarefas essenciais chegam “contaminados” pelos perigosos vírus?
Eu poderia ainda falar sobre muito mais problemas que estão nos cerceando neste momento.
Se você está em um relacionamento, este é um mundo novo e assustador. Há novas perguntas, novas conversas e novos desafios a serem resolvidos.

Foi exatamente por isso que decidi falar sobre isto . Minha esperança é que este video ajude  você e seu cônjuge não só vão sobreviver ao coronavírus, mas prosperar no meio disso.

Então aqui está o meu primeiro incentivo: Busque a Deus.
Vamos fazer uma imagem mental de um casamento saudável Imagine um triângulo equilátero, que é aquele que todos os lados são exatamente iguais, com a mesma medida.  Deus é o ponto superior e vocês e seu cônjuge são os pontos inferiores.  Quando cada um de vocês se aproxima de Deus, automaticamente, vocês se aproximam um do outro.

Quando a distância que nos separa de Deus diminui, diminui também a distancia entre meu cônjuge e eu....
Quanto mais você e eu nos chegamos a Deus, mais a graça transforma nossas vidas. Quando procuramos Ele, a sua Palavra, descobrimos que nosso Deus é amoroso, misericordioso, perdoador, bondoso, paciente, santo, humilde, bom e glorioso. Por tempos tranquilos com capítulo e verso, tornamo-nos emocionalmente convencidos de que são adorados por nosso Pai, purificados por nosso Salvador, e preenchidos com o seu Espírito. Dia após dia, Deus se torna suficiente para nós, satisfazendo nossas almas e libertando-nos da feia necessidade de conseguir o que queremos, quando queremos.

O rei Davi escreveu uma vez:  "Se deleite no Senhor, e ele lhe dará os desejos do seu coração "  ( Salmo 37: 4).
 E isso, quando ocorre, é o que torna o casamento bom. Especialmente em épocas como esta.
Vamos nos aprofundar nessa ideia e inspire-se nas palavras de Davi - Busque a Deus. Deleite-se nele. Medite sobre quem é Jesus e o que Jesus fez. Organize seu cronograma e priorize o tempo longe da lista das obrigações de coisas a fazer para se mover um passo mais perto do coração de seu Pai.
Eu sei que seu mundo foi abalado. Rotinas antigas foram infectadas e agora margeiam o suporte à vida. Você provavelmente está lutando apenas para passar o dia. Mas quando você busca Deus primeiro, descobre que seu coração já tem o que precisa. Pela fé em Jesus, você precisa ser salvo - e você é. Você precisa ser amado - e você é. Você precisa de perdão por seus pecados - e você tem. Você precisa que haja um plano - e há. Você precisa esperar que as coisas vão se ajeitar e elas vão. Você precisa do poder sobrenatural para verificar todas as coisas que Deus tem em sua lista de tarefas para você - e você tem.

É por isso que sou tão grato por você estar lendo estas palavras. Isso significa que, mesmo no meio da loucura, você se preocupa com sua conexão com Deus. Continue lendo. Continue deliciando-se com as promessas dEle. Continue ouvindo. Continue lendo coisas produtivas. 

Jesus disse uma vez, "Mas procure primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas serão dadas a você também ” ( Mateus 6:33).
Porque buscar o Deus do amor leva ao amor. Amor a Jesus. Amor um pelo outro.
 E é isso que precisamos desenvolver.

Como posso ajudar? Está é uma das maravilhosas bênçãos do casamento. Bem ao nosso lado, sob o nosso teto, está um companheiro. Um sujeito humano com quem podemos  nós relacionar e também que podemos cuidar e sermos cuidados.  Genesis 2:18  diz: “O Senhor Deus disse: 'Não é bom que o homem esteja sozinho. Eu farei uma ajudadora idônea para ele

 Este é um dos nossos maiores chamados - ajudar aquele com quem compartilhamos a nossa vida.
Mas ao contrário de Deus, nossa cara-metade não é todo-poderoso. Eles são  fracos, frágeis e facilmente tentados. Eles sentem o peso das situações que não conseguem controlar e a ansiedade dos problemas que não conseguem resolver. Isso é por isso que eles precisam de modo muito mais ajuda, tanto de Deus e de nós.

Então, deixe-me oferecer dois incentivos hoje:
Primeiro, faça perguntas honestas, específicas e seguras para a sua cara metade. "Como vai você hoje? Realmente?"

“Muitas pessoas estão lutando com isso e estão se voltando para álcool, comida ou pornografia. Como tem sido isso para você? Seja qual for a resposta, não fique com raiva. Se você ficar com raiva, não vai poder ajuda-lo.  Pessoas não são boas auxiliadoras. Lembre-se de que seu cônjuge é humano, talvez até um irmão ou irmã em Cristo, e eles precisam de sua ajuda. Então ofereça ajuda. Pergunte -lhes como sua alma está em meio  toda esta pressão.

Segundo, ofereça-se para orar. Você não pode estalar os dedos e resolver todos os problemas, mas pode conversar com Aquele que pode. Diga que você orará especificamente pela luta deles. Escreva seu pedido e prometa a orar durante o próximo dia. Coloque-o em uma nota adesiva e cole-o no espelho do banheiro para que você possa vê-lo. Melhor ainda, ofereça-se para orar naquele exato momento. Graças a Deus por sua misericórdia na cruz. Peça a Deus um espírito de auto-controle.
Isso vai ajudar. E é isso que somos um para o outro: auxiliadores. Especialmente durante um tempo como este.

Dar ao seu cônjuge prioridade nos abençoa.

Nesses 13 anos de casamento , Deus tem me ensinado (muitas vezes por um duro caminho ) que priorizar os desejos de meu cônjuge nos abençoa ao mesmo tempo que percebi que todas as vezes que eu fui a prioridade, acabou trazendo mito problema.
Sempre que dou prioridade aos meus desejos, minhas preferências, minha opinião, meus planos , minha agenda, meu tempo - nosso casamento se abala. 

Isto é fundamental neste momento em que temos que sobreviver ao isolamento social em virtude do corona.  

Porque o corona tem nos presenteado com todos os tipos de coisas novas para discordar a respeito  e começarmos uma discussão. 

Que precauções devemos tomar com o auto-isolamento? 
Devemos fazer visitas aos nossos familiares? 
Quem começa a trabalhar onde na casa e quando e por quanto tempo ? 
Quão limpo devemos manter o lugar quando estamos nele 24 horas por dia, sete dias por semana? Quem tem que ajudar as crianças com seus trabalhos escolares enquanto cuida também do seu próprio trabalho ? 
Com que frequência seremos íntimos, devido ao estresse com o qual estamos lidando? 
Quando todos nós colocaremos as telas dos celulares, das smart TVs, dos notebooks de lado e apenas conversaremos? 
E quem vai cozinhar esta interminável sequência de refeições? 

Toda diferença de opinião é um processo lento para você tanto para criar uma discussão ou ser abençoado.

 Ouça a orientação de Deus: "Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos. Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros." (Filipenses 2:3-4).

Eu sei que pode ser difícil . A parte egoísta de nossos corações sempre pode encontrar uma ou duas razões (ou mil) para que o "meu eu" tenha prioridade.  Mas  receber a bênção de Deus de longo prazo resulta do sacrifício de curto prazo . Então Ele nos chama para escolher e viver uma vida na qual priorizamos o nosso conjuge.

Mas não se preocupe, você tem Jesus para ajudá- lo. Imediatamente após essas palavras desafiadoras , ouvimos falar do Salvador que nos colocou em primeiro lugar. Leia Filipenses 2: 5-10 como prova. Apesar de estar na natureza de Deus , Jesus humilhou-se e tornou-se nosso servo. Ele amava pessoas humildes como você, dedicou tempo a pessoas insignificantes como eu e acabou pendurado em uma cruz para nos colocar em primeiro lugar.


<p> Como Jesus nos colocou em primeiro lugar, temos Deus conosco onde quer que a gente priorize ao outro. Temos o seu amor maravilhosamente teimoso que se recusa a nos deixar ir, mesmo quando temos que manter distância um do outro. No quarto onde você está (estou falando com você, filho de Deus !), existe o próprio Deus que criou o universo! Ele está tão perto ! Esse Deus glorioso está com você!

Como podemos agradecer a Deus por um amor como esse? Aqui está uma sugestão: Amigos, se foi assim que Deus nos amou, então nós devemos nos amar uns aos outros.” (1 João 4:11).

Quão abençoados seremos quando fixarmos os olhos em Jesus e depois dissermos à nossa cara metade: "Você primeiro!"


Mandamentos para mantermos a paz


1. Nesta época em que estamos convivendo muito mais em família, em virtude do isolamento social, podem surgir muito mais conflitos. Mas entenda, você não deve tentar "vencer"

 Nossa reação natural/pecaminosa a qualquer argumento é vencer a todo custo. Portanto, lembre- se mentalmente de que essa conversa é sobre amar e não vencer.
 “De onde vêm as lutas e as brigas entre vocês? Elas vêm dos maus desejos que estão sempre lutando dentro de vocês. Vocês querem muitas coisas; mas, como não podem tê-las, estão prontos até para matar a fim de consegui-las. Vocês as desejam ardentemente; mas, como não conseguem possuí-las, brigam e lutam. Não conseguem o que querem porque não pedem a Deus”( Tiago 4: 1,2).

2. Você nunca deve dizer: "Nunca".
No nosso desejo de ganhar uma discussão, muitas vezes mentimos . Como assim ? Usamos palavras como SEMPRE ou NUNCA:
 "Você sempre diz isso!"
 “Você nunca pensa no que eu faço."
"Você sempre traz isso à tona!"

Infelizmente, esses são exageros flagrantes que apenas levam a outra pessoa para uma posição defensiva. Êxodo 20:16 nos ordena a não mentir. E SEMPRE e NUNCA são mentiras. 


3. Você não deve interromper. - Quando queremos vencer uma discussão, sentimos a necessidade de interromper um ao outro. Queremos negar o argumento da outra pessoa , saltando com a nossa versão da verdade . Mas o amor é paciente e está disposto a esperar (1 Coríntios 13: 4). 

4. Você deve escolher suas batalhas. -Partilhar cada coisa isolada que te incomoda é o caminho mais rápido para se tornar um crítico constante e um chato. Lance todos os seus problemas para Deus, mas escolha quais problemas compartilhar com seu cônjuge .
Quanto mais você fala, mais perto está de pecar; se você é sábio, controle a sua língua." </strong> ( Provérbios 10:19).

5. Você deve resistir ao Transtorno Obsessivo de Comparação.
Aqui no Brasil ainda não temos muita coisa sobre este transtorno.
Em inglês sua sigla é OCD - Obsessive Comparison Disorder, sendo definido como compulsão de nos comparar constantemente com os outros, produzindo pensamentos e sentimentos indesejados que nos levam à depressão, ao consumo, à ansiedade e ao descontentamento alegre geral. Nos relacionamentos conjugais, esta obsessão pode ser fatal para o casamento. 
Quando somos criticados, nossos corações comparam obsessivamente nosso comportamento ao de nossos cônjuges .
 Ele está me servindo? Ela é sempre grata pelo que eu faço? Por que ele não se lembra das coisas que eu faço certo? Ela esqueceu o tempo que eu.
Infelizmente, o Transtorno Obssessivo de Comparação é uma maneira garantida de continuar o ciclo maluco, entender errado o argumento de seu cônjuge e piorar seu casamento. Em vez disso, ouça, simpatize e pergunte, “O que posso fazer para ajudar?" (Filipenses 2: 3,4).

6. Mantenha o  foco da conversa
Nossos corações odeiam ser desafiados . Portanto, eles procuram desesperadamente por qualquer outro assunto para redirecionar a conversa ("Bem, você também não é tão perfeita !" "Você fala disso depois do dia que eu tive?") Pode haver momentos para resolver outros problemas, mas esse não é um deles. Concentre-se no assunto que está incomodando seu cônjuge , e vocês dois serão mais felizes mais rapidamente.

7. Você não deve enviar mensagens de texto (ou assistir ao jogo, jogar  videogame ou rolar no telefone...) e conversar .
O amor dá toda a  atenção a outro. Como ninguém gosta de ser escutado pela metade, Deus quer que dediquemos toda a atenção ao cônjuge. Considere dizer: "Deixe-me terminar este texto e depois prestarei toda a minha atenção."

 8.  Você deve repetir o argumento de seu cônjuge .
Quando queremos vencer uma discussão, ficamos aguardando uma pausa para que possamos entrar e dar alguns socos verbais. Não! Em vez disso, lembre-se de repetir, com suas próprias palavras, o argumento que acabou de ser exposto. Não adicione sua opinião. Não concorde ou discorde. Basta provar que você estava ouvindo e entendendo exatamente o que seu cônjuge está sentindo .

9. Você deve admitir seus pecados. </strong></em> - Para " vencer ", precisamos justificar nossos erros. “Eu exagerei porque você. . . Eu interrompi porque o que você disse não era verdade . . . ” etc. Mas isso apenas alimenta um ciclo louco de machucar um ao outro. Em vez disso, admita, sem amarras, seus pecados. Você ficará surpreso com a frequência com que sua confissão pede a deles. E mesmo que não, é a coisa certa a se fazer.

10. Você deve argumentar ao pé da cruz
Trazer o amor de Jesus para qualquer conversa muda tudo. Olhe para o alto e veja o Salvador que fala pacientemente e graciosamente com você nos seus piores momentos. Então olhe para o seu cônjuge . Isso te dará a humildade de falar como um companheiro pecador, em vez de um santo mais santo do que você ( Hebreus 12: 1,2)


O inimigo adoraria que você permanecesse no erro Ele odeia a cura espiritual. Ele despreza os casais que se colocam em primeiro lugar, porque conhecem o Jesus que os colocou em primeiro lugar na cruz. Ele adoraria que você não lesse este texto até o fim.

Então, vamos frustrar o diabo hoje e viver em paz. A fé cristã não é para impressionar os outros com a nossa força, mas sobre confiar nos outros na nossa fraqueza. Peça conselho a pessoas que possam te ajudar. 

Oro para que estes conselhos permitam que você e sua família sobrevivam ao coronavírus. Na verdade, hoje estou orando para que você faça mais do que sobreviver. Eu oro para que vocês saiam desta melhor do que estavam antes. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado