Como os cristãos devem se comportar diante do COVID19?


Como sempre, os cristãos devem estar abertos a oportunidades para ajudar os necessitados, e isso não é menos verdade durante esse tempo. Será mais desafiador oferecer assistência com as regras sociais de distanciamento e isolamento existentes, mas quando a oportunidade se apresentar, não hesite em ajudar.


À medida que a pandemia do COVID-19 varre o mundo, como os cristãos devem responder? Eu acredito que, como cristãos, existem várias respostas específicas que podemos e devemos dar a essa crise em nosso mundo.

Não entre em pânico ou desespero

Primeiro, e mais importante, não entre em pânico. Existem mais do que suficientes "galinhas" correndo proclamando desgraça e tristeza, e há muitos falsos profetas proclamando esse vírus como julgamento de Deus contra qualquer mal que eles acreditem atormentar a sociedade. Pessoalmente, não estou pronto para elevar nenhum deles à estatura de Isaías ou Jeremias.
Eu acredito que é importante durante esse tempo que percebamos que Deus ainda é soberano. Ele está no controle. Nada do que está acontecendo é uma surpresa para ele. Tampouco é algo que ele não tenha permitido ocorrer por algum motivo. Uma razão que só pode ser conhecida por si mesmo.
Independentemente do que possa acontecer aos outros ao meu redor, à minha família ou a mim mesmo, Deus está no controle e eu posso confiar nele para realizar sua vontade perfeita através do que quer que possa acontecer.
Isso não significa que não sentirei potencialmente mágoa e / ou pesar, mas, como Paulo disse: "Sei em quem acreditei e estou convencido de que ele guardará o que lhe confiei até o fim" ( 2 Timóteo 1 : 12 ), e com esse conhecimento, como crentes, podemos ter certeza de que ele cuidará de nós.

Tenha  respeito pelos líderes do governo

Parece que muitos, inclusive crentes, gostam de criticar nosso governo e aqueles que servem nele. Alguns hoje reclamam que o governo esta respondendo muito devagar ou com força insuficiente a esta crise.
Outros reclamam que o governo esteja ultrapassando seus limites, reivindicando cada vez mais poder sobre os cidadãos comuns. Eu ouvi muitos cristãos no Facebook lamentando a proibição do governo de igrejas se reunirem para adorar e se recusarem a seguir essa diretiva.
No entanto, acredito que devemos nos submeter a nossos governos durante esse período. Primeiro, porque as Escrituras nos instruem a nos submetermos a eles ( Romanos 13: 1 ), mas, tão importante quanto, porque a única maneira conhecida de impedir que esse vírus se espalhe é manter a distância um do outro. Quando nos reunimos, apenas ajudamos a espalhar ainda mais e colocamos em risco mais pessoas vulneráveis ​​a esta doença.
Portanto, siga as diretrizes governamentais apropriadas. Mantenha sua distância. Lave as mãos com frequência. Trabalhe em casa, se possível. Seja um exemplo para os outros ao seu redor.

Mantenha contato com a família, amigos e a igreja

Um dos desafios que muitos enfrentam agora está sendo isolado de outras pessoas. Pode ser que assim como para mim, que trabalho como professora on line, isso não seja um grande problema. Mas para a maioria das pessoas, o isolamento estendido pode ser muito desafiador.
Durante esse período, procure oportunidades para manter contato. Nada pode substituir o contato face a face e o toque humano, mas muitos de nós hoje vivemos em um mundo muito conectado. Podemos enviar mensagens de texto, conversar, enviar e-mail, conversar ao telefone, fazer videochamadas, participar de cultos virtuais e estudos bíblicos e muito mais. Obviamente, nem todos podem fazer tudo isso, mas a maioria de nós pode fazer pelo menos parte disso. Portanto, aproveite a tecnologia disponível.
Mantenha contato com as outras pessoas do seu círculo normal de familiares e amigos. Faça um esforço para contatá-los para ver como eles estão e oferecer-lhes incentivo. Olhe especialmente para aqueles que podem estar sozinhos. Estenda a mão para as viúvas mais velhas da sua congregação que moram sozinhas. Eles podem ser um desafio para se conectar, mas precisam do seu toque.

Procure oportunidades para ajudar

Como sempre, os cristãos devem estar abertos a oportunidades para ajudar os necessitados, e isso não é menos verdade durante esse tempo. Será mais desafiador oferecer assistência com as regras sociais de distanciamento e isolamento existentes, mas quando a oportunidade se apresentar, não hesite em ajudar.
Muitos são especialmente suscetíveis ao coronavírus, provavelmente entre seus vizinhos. Pode ser que você faça as compras deles. Ou, potencialmente, ajudá-los a manter o exterior de sua casa e jardim.

Aproveite a oportunidade de desenvolver sua própria espiritualidade

Você pode achar um desafio se estiver entre os muitos que passam mais tempo em casa do que estão acostumados. Se você estiver nessa posição, aproveite a oportunidade de dedicar mais tempo ao desenvolvimento pessoal. Você pode ler um livro. Explore um campo que você achar interessante. Invista tempo em sua família. Existem inúmeras coisas que você pode fazer com o seu tempo livre recém-encontrado.
Talvez a coisa mais importante que você possa fazer seja aproveitar a oportunidade de crescer espiritualmente. Os cristãos costumam expressar que a vida é muito ocupada para passar muito tempo em oração e estudo da Bíblia. Mas, se você é um daqueles "presos em casa", esta é uma oportunidade ideal para investir em sua vida espiritual. Orar. Leia a Bíblia. Ore mais um pouco. Medite sobre o que você está lendo. Leia um livro sobre disciplinas espirituais. Ore mais um pouco. Busque o Senhor e a vontade dele para a sua vida. Acima de tudo, não perca esse tempo.

Regozije-se e dê graças a Deus

Sem dúvida, a perda de vidas e sofrimentos causados ​​pelo COVID-19 é trágica. Antes de seguir seu curso, provavelmente terá tocado todos no mundo, de uma maneira ou de outra. Mas, como cristãos, nossa resposta não precisa refletir a inquietação e o desespero que os que estão ao nosso redor exibem.
Temos uma esperança que transcende este mundo e nossas circunstâncias. Podemos nos regozijar, não nos eventos trágicos que se desenrolam à nossa volta, mas no Deus que pode usá-los para realizar seu propósito em nossas vidas e neste mundo.
Durante este tempo de escuridão, seja uma luz. Deixe sua luz brilhar tanto que glorifique a Deus, atraindo outros a encontrar sua esperança e plenitude no único que verdadeiramente transcende as lutas desta vida. “Alegra-te sempre, ora continuamente, dá graças em todas as circunstâncias; pois esta é a vontade de Deus para você em Cristo Jesus ”( 1 Tessalonicenses 5: 16-19 ).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado