Como servir a Deus em tempos tão dificeis?

Se você acompanha as notícias, é difícil não ficar deprimido. Todos os dias traz histórias de sofrimento humano através de guerra, terrorismo, desastres naturais, coronavírus ou crime. Além disso, recebo e-mails diários que dizem como o mundo está atacando nossa fé cristã de todos os ângulos imagináveis. Até as notícias sobre o cristianismo relatam muitas histórias de líderes e igrejas cristãs caindo em pecado ou desertando da fé. Vivemos em tempos espiritualmente sombrios que podem nos levar ao desespero.
O livro de Juízes esboça um dos momentos espirituais mais sombrios da história de Israel. Josué levou Israel para fora do deserto e para a terra prometida. Sob sua liderança, Israel havia conquistado grande parte da terra que Deus havia prometido a Abraão, Isaque, Jacó e Moisés. Mas após a morte de Josué, lemos ( Jz. 2: 10-13 ):
Toda aquela geração também foi reunida a seus pais; e surgiu outra geração depois daqueles que não conheciam o Senhor, nem ainda a obra que ele havia feito por Israel. Os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor e serviram aos Baalins, e deixaram o Senhor Deus de seus pais, que os havia tirado da terra do Egito, e seguiram outros deuses dentre os deuses de Israel. os povos que estavam ao seu redor, e se curvaram a eles; assim eles provocaram a ira do Senhor. Então eles deixaram o Senhor e serviram a Baal e a Astarote.
Esses versículos descrevem a condição sombria de Israel 11 ou 12 séculos antes de Cristo. Mas eles também podem se aplicar diretamente a nós hoje. Se você cresceu em um lar cristão como eu, é uma grande bênção, mas também há um perigo inerente: seus pais conheceram o Senhor e experimentaram o poder do evangelho em suas vidas. Mas a questão é: você conhece o Senhor? Ter você experimentou o poder do evangelho em sua vida? Se você é apenas um cristão cultural sem um conhecimento pessoal do Senhor Jesus Cristo, é suscetível a seguir os ídolos de nossa cultura sem Deus, como Israel fazia nos dias de Gideão.
Mas a mensagem encorajadora do livro de Juízes é que Deus está trabalhando mesmo nos tempos mais sombrios e até com as pessoas mais fracas e confusas, para realizar Seu propósito soberano para Sua glória. Gideão nunca teria feito o que fez se Deus não tivesse tomado a iniciativa. E assim, Gideão não é realmente o herói desta história. Deus é o herói! Mas Deus escolhe trabalhar com algumas pessoas fracas em quem ele ensina a confiar nEle. Como Paulo colocou ( 2 Cor. 4: 7 ): “Temos este tesouro em vasos de barro, para que a grandeza que ultrapassa o poder seja de Deus e não de nós mesmos”.
Nesta mensagem, veremos o chamado de Gideão ( Juízes 6: 1-24 ). Nas próximas duas mensagens, veremos o condicionamento de Gideão ( Jz. 6: 25-7: 15 a); e, a conquista de Gideão, seguida (tristemente) pelo seu comprometimento ( Jz. 7:15 b-7: 25; 8: 22-35). Aplicada a nós, a lição do chamado de Gideão é:
Como Deus está trabalhando, mesmo nos tempos espiritualmente mais sombrios, podemos confiar que Ele nos usará até em nossas fraquezas para realizar Seu propósito soberano.
1. Deus está trabalhando mesmo nos tempos espiritualmente mais sombrios.
2. Deus usa pessoas fracas para cumprir Seu propósito soberano.
3. As pessoas fracas que Deus usa devem aprender a confiar em Sua poderosa força.
Conclusão
Pontos de Aplicação
  1. Pense em um momento sombrio em sua vida, quando mais tarde percebeu que Deus estava trabalhando. O que você aprendeu nesse período?
  1. Como você pode descobrir seus dons espirituais para saber como Deus deseja usar você?
  1. Leia uma boa biografia de um missionário (David Livingstone, John Paton, Hudson Taylor ou outro de sua preferência) Como ele ou ela confiava em Deus nos tempos sombrios?
  1. Alguns psicólogos cristãos dizem que dizer a alguém para confiar em Deus é "remédio sem valor". Concordar discordar? Por quê?

Quando você olha as notícias deprimentes, pode parecer que Deus saiu de férias. Mas ele nunca faz. Como Paulo declara ( Efésios 1:11 ), fomos “predestinados de acordo com o Seu propósito, que opera todas as coisas após o conselho de Sua vontade”. Isso também era verdade nos dias de Gideão. O livro de juízes contém pelo menos seis ciclos semelhantes: Israel cai no pecado ; por causa do pecado deles, Deus traz um inimigo que os força a servir ; eventualmente, quando o sofrimento parece esmagador, Israel clama a Deus em súplica ; em resposta, Deus envia um "juiz" que os leva à salvaçãoOs juízes não eram como os juízes modernos dos tribunais, mas eram os líderes que forneciam libertação militar dos inimigos de Israel e supervisão política em regiões geográficas limitadas de Israel.
O fato de Deus estar disposto a repetir a libertação de Seu povo idólatra repetidamente mostra Sua grande paciência e graça. Mas a dura servidão que Ele trouxe ao Seu povo pecador nos ensina que o pecado nunca cumpre suas promessas. Promete felicidade e prosperidade, mas, no final, traz escravidão e sofrimento a nações, famílias e indivíduos.
O tema dos juízes é (21:25): “Naqueles dias, não havia rei em Israel. Todo homem fez o que era certo aos seus próprios olhos ”(ver também Jz. 17: 6; 18: 1; 19: 1 ). Muitos dos juízes eram homens defeituosos que mostraram que Israel precisava de um líder piedoso que pudesse unificar a nação no culto a Javé. Na história da Bíblia, os Juízes seguem a conquista da terra sob Josué e precede o conto de Rute, que mostra como uma viúva moabita confiava no Deus de Israel e foi adotada no povo da aliança. A frase final no final de Rute (4: 17-22) nos diz que ela se tornou bisavó do rei Davi. Então 1 Samuel conta como Israel finalmente conseguiu um rei: primeiro, o rei infiel Saul e depois Davi, o rei fiel segundo o coração de Deus, cujo descendente seria Jesus, o Messias.
Nos dias de Gideão, Israel estava sendo invadido pelos midianitas, um povo nômade que vivia a sudeste de Israel. Eles eram descendentes de Abraão e sua concubina Quetura ( Gênesis 25: 1-2 ). Durante o tempo de Israel no deserto, os midianitas se uniram aos moabitas, sob o conselho de Balaão, para seduzir Israel à imoralidade e idolatria ( Núm. 25: 1-9 ). Como resultado, Deus disse a Moisés para atacar os midianitas em guerra ( Núm. 25: 16-18 ).
Nos dias de Gideon, Midian ficava a leste do rio Jordão até a época da colheita. Então, com os amalequitas (outro inimigo de Israel) eles invadiam Israel como gafanhotos, devoravam suas colheitas e roubavam seus animais de fazenda ( Jz. 6: 4-5 ). Os israelitas não tinham força militar para combater essas hordas, então tiveram que se esconder em covas e cavernas nas montanhas e observar impotentes como as colheitas que haviam trabalhado para colher eram consumidas por esses invasores estrangeiros. Isso durou sete anos. O povo foi humilhado e finalmente clamou ao Senhor ( Jud. 6: 1, 6 -7).
Antes que Deus levantasse Gideão como libertador militar, enviou um profeta sem nome para confrontar Israel com sua apostasia. Depois de ensaiar a libertação de Deus de Israel da escravidão no Egito, o profeta os lembrou da ordem do Senhor de não temer os deuses dos amorreus em cuja terra eles viviam. Em seguida, o Senhor acrescentou enfaticamente ( Jz. 6:10 b): "Mas você não me obedeceu."
A seguir, vemos o Senhor trabalhando quando apareceu na vila de Ofra, em Gideão, como "o anjo do Senhor" (não "um anjo", mas " o anjo"). Enquanto alguns estudiosos contestam que o anjo do Senhor era o próprio Deus, acho que as Escrituras mostram que Ele era o Senhor Jesus Cristo em forma pré-encarnada (F. Duane Lindsey, Comentário do Conhecimento da Bíblia [Victor Books], ed. Por John F. Walvoord e Roy B. Zuck, 1: 381). Ele tinha a aparência de um homem, mas depois de tocar na oferta de refeições de Gideon com sua equipe, fazendo com que ela fosse consumida pelo fogo da rocha, ele então desapareceu. Nesse ponto, Gideão pensou que ele morreria porque tinha visto o anjo do Senhor cara a cara ( Jz. 6:22Mais tarde, Manoá, pai de Sansão, temeu o mesmo destino depois que ele e sua esposa viram o mesmo anjo. Manoá chama o anjo do Senhor de "Deus" ( Jz. 13: 21-22 ).
Assim, mesmo que Gideão vivesse em tempos sombrios política e espiritualmente, Deus estava trabalhando. Ele estava trabalhando para disciplinar Seu povo rebelde. Ele estava trabalhando para levantar um profeta para confrontar as pessoas com seus pecados. Ele estava trabalhando para aparecer fisicamente na cidade de Gideon e depois ligar para Gideon para libertar Seu povo. Não importa o quão sombrio seja o tempo, e mesmo que você não consiga ver como o Senhor está trabalhando, pode ter certeza de que Ele está trabalhando para cumprir Seu propósito soberano para Sua glória. Como ele faz isso?
Deus não procurou um homem com renomadas habilidades militares, que já era um líder reconhecido em sua comunidade e nação. Em vez disso, ele escolheu um homem fraco que permaneceu um pouco fraco durante toda a história e que (no final da história) finalmente falhou. Vemos a fraqueza de Gideão em nosso texto de pelo menos cinco maneiras:
Primeiro, Gideon foi derrotado e covarde. Ele estava debulhando trigo em um lagar. Normalmente, os agricultores debulham o trigo (para separar o joio do trigo) usando bois puxando um trenó pesado sobre uma área exposta onde o vento sopra o joio. Mas Gideão estava caído em um lagar batendo no trigo com um graveto "para salvá-lo dos midianitas" ( Jud. 6:11 ).
Segundo, Gideon era denso espiritualmente. Ele não tinha ouvido ou não entendido a mensagem do profeta, que atribuiu a situação abismal de Israel ao seu pecado. Gideão ensaiou para o anjo como o Senhor havia libertado Israel do Egito através de milagres poderosos. Mas ele concluiu erroneamente ( Jz. 6:13 ): "Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã". Ele estava certo sobre o Senhor entregar Israel nas mãos dos midianitas, mas ele estava errado ao dizer que o Senhor os havia abandonado. Como vimos, o Senhor estava trabalhando mesmo neste tempo espiritualmente sombrio.
Terceiro, Gideon estava deprimido. Vemos isso em sua queixa de que Deus havia abandonado Israel. Gideão havia perdido a esperança de qualquer libertação desse inimigo opressivo que estava literalmente comendo o almoço de Israel!
Quarto, Gideão se abateu sobre si mesmo, em vez de se concentrar no Senhor. Quando o anjo diz a Gideão ( Jz. 6:14 ): “Ide nesta força e livra Israel das mãos dos midianitas”, ele não estava sugerindo que Gideão tinha forças para libertar Israel dos midianitas. Em vez disso, a força de Gideão estava na pergunta retórica do anjo: "Não te enviei?" e na promessa do anjo ( Jz. 6:16 ): "Certamente estarei com você, e você derrotará a Midiã como um homem". Mas Gideon estava focado em sua própria incompetência, e não no poder e presença do Senhor. No versículo 15, Gideão diz ao anjo (observe o repetido "eu" e "meu"): "Ó Senhor, como devo libertar Israel? Eis que meua família é a menor em Manassés, e eu sou o caçula na casa de meu pai. ”
Quinto, Gideão duvidava das promessas de Deus. O anjo prometeu estar com Gideão e que Gideão derrotaria o inimigo. Mas Gideon precisava de um sinal para confirmar a palavra do anjo. Deus graciosamente obedeceu ao pedido de Seu servo fraco, primeiro incinerando a oferta de Gideão; e depois fazendo o velo de Gideon primeiro molhado e depois seco. Finalmente, conhecendo as dúvidas remanescentes de Gideão sobre atacar os midianitas, Deus graciosamente forneceu um sinal final, permitindo que Gideon ouvisse um soldado inimigo contando sobre um sonho em que Gideão venceu o exército midianita ( Jz. 7: 9-14 ). Mas até aquele momento, Gideon estava marcado por dúvidas.
Talvez você possa se relacionar com uma ou mais dessas formas de fraqueza. Talvez você tenha sido derrotado por algum pecado que o rouba da plenitude das bênçãos de Deus em sua vida. Ou você é espiritualmente denso. Você não vê como Deus pode estar trabalhando em sua situação sombria. Talvez você esteja deprimido por causa de suas circunstâncias. Você perdeu a esperança de qualquer tipo de libertação. Ou talvez você esteja focado em si mesmo e não no Senhor. Você se sente fraco e insignificante demais para que Deus o use. E talvez você duvide das promessas de Deus de estar com você e lhe dar vitória sobre o inimigo. Em outras palavras, você é muito parecido com Gideon!
Qual a solução? Não é, como o mundo nos diz, acreditar em si mesmo. Não é para criar sua auto-estima ou seguir os passos de alguns autores mais vendidos para o sucesso. Pelo contrário, como CH Mackintosh escreveu ( Miscellaneous Writings [Loizeaux Brothers], 2:21): “Se não podemos fazer nada, a autoconfiança é o auge da presunção. Se Deus pode fazer tudo, o desânimo é o ápice da loucura. ” Ou como o apóstolo Paulo escreveu ( 2 Cor. 1: 8-9), “Pois não queremos que vocês não tenham consciência, irmãos, de nossa aflição que nos chegou na Ásia, de que fomos sobrecarregados excessivamente, além de nossas forças, para que nos desesperássemos até pela vida; de fato, tínhamos a sentença de morte dentro de nós mesmos, para não confiarmos em nós mesmos, mas em Deus que ressuscita os mortos. ” Confiar em Deus é a solução para as pessoas fracas que querem vê-lo trabalhando em sua situação sombria.
Paulo escreveu ( 1 Cor. 1: 26-29 ):
Pois considerai vossos chamados, irmãos, que não havia muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos nobres; mas Deus escolheu as coisas tolas do mundo para envergonhar os sábios, e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as coisas fortes, e as coisas básicas do mundo e o desprezado Deus escolheu, as coisas que não são, para que Ele anule as coisas que são, para que ninguém se glorie diante de Deus.
Paulo também disse aos Coríntios ( 2 Cor. 12: 9-10 ),
E Ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o poder é aperfeiçoado na fraqueza". Portanto, com muito prazer, eu me gabarei das minhas fraquezas, para que o poder de Cristo habite em mim. Por isso, estou bem contente com fraquezas, com insultos, com angústias, com perseguições, com dificuldades, por amor de Cristo; pois quando sou fraco, então sou forte.
Além de Paulo, em toda a Escritura vemos Deus usando pessoas fracas que confiam nEle. Abraão e Sara eram estéreis e além de sua capacidade de gerar filhos quando Deus prometeu a Abraão que ele seria o pai das nações. Jacó teve que confiar em Deus para protegê-lo de seu irmão mais forte, Esaú. Moisés teve que passar 40 anos no deserto cuidando de ovelhas para quebrá-lo de sua autoconfiança. Quando o Senhor o chamou para libertar Israel, Moisés reclamou que ele era incapaz de falar bem. Ele pediu a Deus para encontrar outra pessoa. Pedro falhou terrivelmente negando o Senhor antes que o Senhor o usasse para trazer 3.000 à fé no dia de Pentecostes.
Mas confiar em Deus pode ser meio nebuloso. Nosso texto revela cinco requisitos de confiar em Deus que ajudam a colocar mais em foco:
Primeiro, confiar em Deus requer arrependimento do compromisso com o mundo. O profeta que Deus enviou confrontou a idolatria de Israel ( Jz. 6:10 ). Mas clamarem a Deus por ajuda não era o mesmo que arrependimento. Como veremos ( Jz. 6: 25-32), Gideão teve que começar em casa derrubando os ídolos de seu pai antes que Deus pudesse usá-lo para derrotar os midianitas. No centro da idolatria está o uso de poderes espirituais para sua própria vantagem. Nesse sentido, muitos cristãos professos tentam usar Deus para obter sucesso pessoal ou obter as bênçãos que procuram. Se Ele vier, eles agradecem a Ele e o colocam de volta na prateleira até a próxima vez que precisarem Dele. Se Ele não vier, eles procuram outro deus que possa entregar os bens. Mas confiar em Deus significa arrepender-se de tentar usá-lo para nossa própria agenda e submeter-se a Jesus como Senhor, mesmo que isso signifique sofrimento e martírio.
Segundo, confiar em Deus requer conhecer Seu poder em nome de Seu povo no passado e Sua promessa de poder para o que Ele nos chama a fazer. O profeta ensaiou a história familiar de como Deus havia libertado Israel do Egito. Gideão conhecia essa história, mas ainda não via como Deus funcionaria na atual situação sombria. O anjo prometeu que "derrotaria a Midiã como um homem" ( Jz. 6:16 ), o que significava "de uma só vez" ou "tão facilmente quanto um homem poderia ser derrotado". Repetidamente, nas Escrituras, Deus lembra Seus servos que nada é muito difícil para Ele fazer ( Gn 18:14 ; Jer. 32:27 ; Mat. 19:26 ; Lucas 1:37 ).
Terceiro, confiar em Deus requer conhecer o propósito de Deus para o seu futuro. Não estou falando de conhecer todos os detalhes de como Ele direcionará seu futuro! Antes, estou falando sobre saber de alguma maneira como Deus deseja usar você nos propósitos de Seu reino. O anjo primeiro disse a Gideão ( Jz. 6:12 ): "O Senhor está convosco, ó valente guerreiro". Gideão provavelmente olhou em volta para ver se estava falando com outra pessoa! Nesse ponto, Gideão não era um guerreiro valente. Ele era um covarde derrotado, debulhando trigo em um lagar. Mas Deus chama Seus servos pelo que Ele os fará, não pelo que eles são quando Ele os chama pela primeira vez. Jesus chamou Pedro inconstante de “uma rocha” e prometeu edificar Sua igreja na confissão de Pedro ( Mateus 16: 16-18).Paulo chamou os coríntios carnais de "santos" ou "santos", embora naquele momento eles estivessem longe de serem santos ( 1 Cor. 1: 2 ). Em Efésios 1-3, ele expõe nossa posição gloriosa em Cristo antes de nos exortar ( Ef. 4-6 ) como andar à luz dessa posição. Ele nos diz: “Aqui está quem você é em Cristo; agora, viva assim. "
O anjo disse especificamente a Gideão que Ele o estava enviando para derrotar os midianitas ( Jz. 6:14 ). Você pode desejar que Deus fale diretamente com você assim para esclarecer o que Ele quer que você faça. Mas, em termos gerais, Ele nos diz ( 1 Pedro 4:10 ): “Como cada um recebeu um presente especial, empregue-o para servir uns aos outros como bons mordomos da multiforme graça de Deus”. Se você não sabe qual é o seu dom, comece a servir em algum lugar e o Senhor o direcionará e o refinará no processo. Seu presente será algo que você gosta de fazer (não que seja sempre fácil!) E ministra a outras pessoas.
Quarto, confiar em Deus requer conhecer Sua presença em sua vida diária Duas vezes ( Jz. 6:12, 16 ) o anjo do Senhor prometeu a Gideão que ele estaria com ele. Se Deus está conosco e Ele é por nós, quem pode resistir a nós ( Rom. 8:31 )? Tanto David Livingstone, o intrépido missionário  do interior da África, quanto John Paton, que vivia entre os canibais das ilhas New Hebrides, confiavam muito na promessa de Jesus na Grande Comissão ( Mt 28:20).), "Lo, eu estou com você sempre, até o fim dos tempos." Livingstone disse: "Com essas palavras, apeguei tudo, e elas nunca falharam!" Paton enterrou sua esposa e pouco tempo depois, seu filho recém-nascido, pouco depois de terem chegado aos mares do sul. Ele disse que, em perigo e tristeza, foi sustentado pela promessa de Jesus: "Eis que estou sempre com você". (Ambas as histórias estão em A Frank Boreham Treasure [Moody Press], compilado por Peter Gunther, pp. 107, 127-129.) Hoje, as New Hebrides, hoje conhecidas como Vanuatu, são um terço presbiteriano, tornando-o o país mais presbiteriano. no mundo!
Quinto, confiar em Deus requer saber que estamos em paz com Ele através do sacrifício de Seu Filho por nós. Não está claro o que Gideão pretendia ao trazer a oferta de alimentos ao anjo. Talvez a princípio ele tenha visto isso como um gesto de hospitalidade. Mas quando o anjo tocou a comida e ela foi queimada e depois o anjo desapareceu, Gideão teve medo de morrer, porque tinha visto o Senhor. Mas o Senhor disse a ele ( Juízes 6:23 ): “Paz para você, não tema; você não deve morrer. Então lemos ( Jz. 6:24 ): “Então Gideão construiu um altar ali ao Senhor e o chamou de O Senhor é Paz.”
Você não pode confiar em Deus para usá-lo para servi-Lo até que saiba que está em paz com Ele, confiando no sacrifício de Seu Filho. Paulo escreveu ( Rom. 5: 1 ): "Portanto, tendo sido justificados pela fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo". Se sua fé está em Cristo e Seu sacrifício por seus pecados, então você está em paz com Deus. Mesmo nos tempos mais sombrios, Ele quer usá-lo em sua fraqueza, enquanto você confia nele, para ajudar a realizar Seu propósito soberano para Sua glória.
Nosso mundo, nossa nação e nossa comunidade são espiritualmente sombrios. Talvez você esteja passando por um período espiritualmente sombrio pessoalmente. Você pode saber que Deus está trabalhando, mesmo que não veja evidências imediatas disso. Ele quer que você confie nEle para usar os dons que Ele confiou a você como parte de Seu plano para ser glorificado por meio de Sua igreja. Hudson Taylor, o missionário pioneiro na China, disse (goodreads.com/author/quotes/4693730.James_ Hudson_Taylor): "Deus usa homens [ele também quis dizer mulheres] que são fracos e fracos o suficiente para se apoiarem nele". É assim que Deus trabalha nos tempos espiritualmente sombrios!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado