Como viver louvando a Deus mesmo em meio à provas? Parte 1



Louvado seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou nos reinos celestiais com todas as bênçãos espirituais em Cristo. Pois ele nos escolheu nele antes da criação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis aos seus olhos. No amor, ele nos predestinou a ser adotados como seus filhos por Jesus Cristo, de acordo com seu prazer e vontade - para louvor de sua graça gloriosa, que ele nos deu livremente naquele que ama. Efésios 1: 3-6 )
Como podemos viver uma vida de louvor constante? Primeiro Tessalonicenses 5:18 nos pede que louvemos em todas as coisas, porque essa é a vontade de Deus para nossas vidas. Efésios 5: 18-20 pede que sejamos cheios do Espírito, cantemos salmos, hinos e cânticos espirituais, fazendo uma melodia em nossos corações ao Senhor, sempre dando graças a Deus por tudo. Os cristãos devem ser um povo de louvor e adoração.
Por que frequentemente falhamos nisso? Por que nosso louvor é tão superficial? Algumas pessoas adoram apenas na igreja. Outros louvam a Deus apenas nos bons tempos, mas não quando as coisas são ruins ou difíceis.
Neste texto, vemos o início da carta de Paulo aos efésios, que começa com louvor a Deus. O capítulo 1: 3-14 é uma longa frase em grego. Mas não é apenas uma frase, é um longo louvor a Deus. No versículo 3, Paulo diz: “Louvado seja Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.” No versículo 6, ele diz: "para o louvor da sua graça gloriosa" e, finalmente, no versículo 14, ele diz: "para o louvor da sua glória". Muitos teólogos acreditam que Paulo está realmente cantando uma canção que modela uma canção de bênção hebraica nos versículos 3-14.1 Essas canções de bênção sempre começaram com “Abençoado és, Senhor Deus”. Da mesma forma, Paulo aqui declara: “Louvado seja Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo” (v.3).
Naquela época, Paulo estava preso em Roma por pregar o evangelho, mas seu coração não estava na prisão. Enquanto acorrentado ao lado de um soldado romano, seu coração estava livre e perdido na adoração. E ele procura atrair os efésios e nós para a adoração contínua também - adoração não dependente de nossas circunstâncias.
Neste cântico, Paulo louva a Deus pelas grandes riquezas dadas aos crentes em Cristo (v. 3). Isso teria ressoado com os efésios, pois Éfeso era considerado o banco da Ásia. O templo de Diana, uma das sete maravilhas do mundo, estava lá. Não era apenas um centro de culto idólatra, mas também um depósito de riqueza, abrigando alguns dos maiores tesouros de arte do mundo antigo.2
No entanto, Paulo está dizendo que a riqueza dos crentes é ainda maior que a da cidade. Portanto, eles deveriam louvar a Deus, independentemente das circunstâncias. Isso é verdade para nós também.
Como podemos viver uma vida de elogios sempre retumbantes, independentemente de nossas circunstâncias? Como podemos desenvolver consistência em nossa adoração?
Jesus diz em João 4:23 que o Senhor procura adoradores que adoram em espírito e verdade. Nisto, acredito que vemos por que muitas vezes não adoramos a Deus. Um dos componentes necessários para a adoração é a verdade ou doutrina. Não podemos realmente adorar o que não sabemos ou entendemos. Não podemos adorar alguém se não sabemos o quanto ele é digno.
Infelizmente, muitos cristãos não têm adoração verdadeira e alegria verdadeira porque não têm doutrina. Eles não têm teologia. Muitas vezes as pessoas dizem: “Não me dê doutrina! Me dê Jesus!" No entanto, eles são o mesmo. O título favorito de João para Cristo era a “Palavra” ( João 1: 1 ). Ele era a comunicação de Deus, ao ensinar as palavras de Deus ( João 12:49 ). Se não conhecemos as palavras de Deus, se não conhecemos a teologia, não podemos realmente adorá-lo.
Para agravar essa situação, 2 Timóteo 4: 3-4 descreve como, nos últimos dias, as pessoas não serão capazes de sustentar uma sã doutrina, mas, em vez disso, “se reunirão ao redor delas… professores para dizer o que seus comichões ouvem”. Estamos em um período da história da igreja em que as pessoas não querem doutrina. Portanto, o ensino na igreja é freqüentemente fraco e nossa adoração sofre.
O louvor de Paulo é cheio de teologia; está cheio de doutrina. Seu foco não está nas circunstâncias, mas na maravilhosa graça de Deus. Isso é adoração que um cristão imaturo nunca pode realmente oferecer; é rico em doutrina. Ao estudarmos este texto, minha esperança é que também possamos adorar mais plenamente ao entendermos o que Deus fez por nós e o que ele está fazendo em nós, e começarmos a focar nessas coisas.
grande Perguntas: Por que Paulo louva a Deus em sua canção de bênção? Como podemos implementar a adoração em nossas vidas diárias, especialmente quando passamos por provações?

Para viver em louvor, os crentes devem se concentrar em seu novo lar - os reinos celestiais

Louvado seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou nos reinos celestiais com todas as bênçãos espirituais em Cristo. Efésios 1: 3 )
Interpretação Pergunta: A que se refere o termo "reinos celestiais" e como os crentes se relacionam com ele?
O primeiro aspecto do louvor de Paulo que deve se destacar é o novo lar dos crentes. Ele diz que fomos abençoados nos reinos celestiais; isso pode ser traduzido literalmente como "os céus". Esta é a primeira de cinco vezes que esse termo é usado em Efésios, e não é usado em nenhum outro lugar nas cartas de Paulo.3
O que ele quer dizer com celestiais? Em Efésios 1:20 , ele diz que Deus ressuscitou Cristo dos mortos e o assentou nos céus. Em Efésios 2: 6 , ele diz que estamos sentados com ele nos céus. Em Efésios 6:12 , ele diz que lutamos com poderes e principados nos céus.
Este é o paradoxo da existência do crente. Assim como estamos agora literalmente na terra, também estamos literalmente no céu. Isso é devido à nossa posição em Cristo ( Ef 1: 3 ). Estamos lá com Deus, nosso Pai, e com Cristo, nosso Senhor. Somos cidadãos duplos da terra e do céu ( Fp 3: 20-21 ).
Enquanto estava na prisão, Paulo contemplou essa realidade e adorou a Deus Pai por causa disso. Como essa realidade posicional realmente funciona, acho que não podemos ter certeza. No entanto, se vamos adorar como Paulo, devemos primeiro acreditar. Nós devemos aceitá-lo como verdadeiro. Não é figurativo; não é metafórico. Não apenas Cristo está lá, mas também estamos com ele. Hebreus 12: 22-24 diz o seguinte:
Mas você veio ao monte Sião, à Jerusalém celestial, a cidade do Deus vivo. Você chegou a milhares e milhares de anjos em alegre assembléia, à igreja dos primogênitos, cujos nomes estão escritos no céu. Você veio a Deus, o juiz de todos os homens, aos espíritos dos justos aperfeiçoados, a Jesus o mediador de uma nova aliança e ao sangue aspergido que fala uma palavra melhor que o sangue de Abel.
O escritor de Hebreus diz que esta é a nossa posição e companhia agora, não em algum momento no futuro. Estamos sentados no reino celestial com os anjos, a igreja, os santos do Antigo Testamento, Deus e Cristo.
Em segundo lugar, devemos nos concentrar nisso. Colossenses 3: 1-2 diz: “Desde que você foi ressuscitado com Cristo, coloque seu coração nas coisas de cima, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Concentre-se nas coisas de cima, não nas terrenas. ”
Nossos corações devem estar voltados para as coisas acima. Infelizmente, a maioria dos cristãos tem adoração superficial, porque seus corações estão depositados em dinheiro, nos tesouros deste mundo, nas provações que os distraem, etc. Se vamos adorar, devemos ser consumidos pelo céu e pelo Rei do céu. Deus ( Mateus 6: 9 - 10). Devemos ser consumidos com a agenda do céu, construindo o reino nesta terra ( Mt 20: 18-19 ). Devemos ser consumidos pela lei do céu - a Palavra de Deus. Devemos ser consumidos com o desenvolvimento do caráter do céu. Romanos 14:17 diz: "Pois o reino de Deus não é questão de comer e beber, mas de justiça, paz e alegria no Espírito Santo". Devemos ser consumidos com o Salvador que vem do céu. Filipenses 3:20diz: “Mas nossa cidadania está no céu. E aguardamos ansiosamente um Salvador dali, o Senhor Jesus Cristo ”.
Sua mente é consumida pelos céus? Você já se concentrou nas coisas de cima e não nas terrenas? Ou você está consumido com as coisas deste mundo? Se você estiver consumido com as coisas deste mundo, seus elogios serão fracos.
Se vamos viver em louvor, mesmo durante as provações, devemos ser consumidos com nosso lar celestial.
Inscrição Perguntas: Como podemos nos concentrar mais em nossa cidadania celestial, em vez de em nosso lar terrestre? Que disciplinas nos ajudarão nesse empreendimento?

A fim de viver em louvor, os crentes devem se concentrar em suas bênçãos espirituais

Louvado seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou nos reinos celestiais com todas as bênçãos espirituais em Cristo. Efésios 1: 3 )
Interpretação Perguntas: A que se refere a frase “toda bênção espiritual”? E qual é a aplicação prática para os crentes?
O próximo aspecto do louvor de Paulo a Deus (na prisão) se concentra em todas as bênçãos espirituais dos crentes nas esferas celestes. O que Paulo quer dizer com “toda bênção espiritual”? “No Novo Testamento, pneumatikos (espiritual) é sempre usado em relação à obra do Espírito Santo.”4 De fato, pode ser traduzido como "todas as bênçãos do Espírito" - referindo-se ao Espírito Santo de Deus.5
Enquanto estava na prisão, Paulo provavelmente não estava apenas com fome, mas também com falta de conforto básico, liberdade e outras bênçãos físicas. Mas isso não o impediu de louvar a Deus por suas bênçãos! Ser seguidor de Cristo não nos exime de dor e sofrimento neste mundo. De fato, muitas vezes aumenta a dor e o sofrimento. No entanto, Deus promete inúmeras bênçãos do Espírito.
O que essas bênçãos do Espírito incluem? Consideraremos muitos deles ao passarmos por Efésios 1: 4-13 : eleição, predestinação como filhos, redenção, etc. No entanto, esta lista não é exaustiva. Há muito, muito mais. As bênçãos espirituais incluem o fruto do Espírito. Gálatas 5: 22-23 diz: “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, bondade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.”
Paulo adorou na prisão porque o Espírito Santo lhe deu alegria, independentemente de suas circunstâncias. O Espírito deu-lhe amor pelas igrejas. O Espírito deu-lhe paciência para suportar fielmente suas provações e lidar com pessoas difíceis. As bênçãos do Espírito são legiões, e devemos nos regozijar com elas diariamente. Cristo descreve aqueles que acreditam nele como tendo rios de água viva fluindo "de dentro deles" ( João 7: 38-39 ). Ele os descreve como aqueles que nunca mais terão sede ( João 4:14 ). Isso soa como pessoas que deveriam se alegrar!
Interpretação Perguntas: E as bênçãos físicas? Deus promete nos dar também bênçãos físicas ?
À luz do exposto, isso significa que Deus também não suprirá nossas necessidades físicas? Ao contrário dos princípios do evangelho da prosperidade, Deus não nos promete riqueza e saúde terrenas. Mas ele promete satisfazer nossas necessidades de acordo com suas riquezas em glória ( Filipenses 4:19 ). Cristo declara que temos um Pai que conhece nossas necessidades e que não devemos nos preocupar com o que vamos comer, beber ou vestir ( Mt 6: 25-34 ). Paulo diz que, uma vez que Deus já nos deu o seu melhor - seu Filho - certamente ele nos dará todas as coisas ( Rm 8:32 ). Sim, podemos ter certeza de que Deus atenderá a todas as nossas necessidades nesta terra. Charles Spurgeon diz:
"Aquele que nos dá o céu certamente nos dará tudo o que for necessário na estrada para lá". E, “Teremos dinheiro suficiente para gastar na estrada para a glória; porque aquele que nos garantiu nos levar lá não nos passará fome de fome. ”6
Com isso dito, como recebemos essas bênçãos espirituais nos lugares celestiais? Como podemos acessar a riqueza que o Espírito de Deus fornece aos crentes?
Inscrição Pergunta: Como podemos acessar as bênçãos do Espírito em nossas vidas?

1. Acessamos as bênçãos do Espírito permanecendo em Cristo.

Paulo disse que todas essas bênçãos estão "em Cristo" (1: 3). Isso significa que os temos posicionalmente por causa de nossa união com ele, mas o Espírito os aplica à medida que permanecemos nesse relacionamento. Cristo diz: “'Eu sou a videira; vocês são os galhos. Se um homem permanecer em mim e eu nele, ele dará muito fruto; fora de mim nada podes fazer ”( João 15: 5 ).
Devemos permanecer em Cristo por estar em Sua Palavra, oração e reunião dos santos, a fim de receber alegria, paz, amor e paciência. Você está permanecendo em Cristo? Ou você está simplesmente visitando-o de vez em quando?

2. Acessamos as bênçãos do Espírito perseverando em oração por eles.

Certamente, pedir a Deus por eles em oração faz parte da permanência, mas nos beneficiará considerar esse aspecto da permanência separadamente. Cristo diz isso sobre o Espírito Santo a seus discípulos em Lucas 11: 11-13 :
- Qual de vocês, pais, se seu filho pede um peixe, em vez disso, dará a ele uma cobra? Ou se ele pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Se você, mesmo sendo mau, sabe dar bons presentes a seus filhos, quanto mais seu Pai Celestial dará o Espírito Santo àqueles que lhe pedirem! ”
Quando Cristo diz que Deus dará o Espírito Santo àqueles que perguntam a ele, ele está conversando com os discípulos, que são crentes. Eles já tinham o Espírito Santo. Portanto, do que ele está falando? Ele está falando sobre Deus abençoando os discípulos com os ministérios do Espírito Santo. Um comentarista diz isso sobre o versículo 13:
No grego original, o versículo 13 não diz que Deus dará o Espírito Santo, mas Ele "dará o Espírito Santo" (sem o artigo). O professor HB Swete apontou que, quando o artigo está presente, refere-se à própria pessoa, mas quando o artigo está ausente, refere-se a seus dons ou operações em nosso nome. Portanto, nesta passagem, não é tanto uma oração pela Pessoa do Espírito Santo, mas pelos Seus ministérios em nossas vidas.7
Você não tem paz no meio da sua tempestade? Peça. Você sente falta de alegria em seu julgamento? Peça. Você não tem amor por alguém cujo comportamento é amável? Peça. Lucas 11: 9-10 diz:
“Então eu digo a você: pergunte e isso lhe será dado; Procura e acharás; bata e a porta será aberta para você. Para quem pede recebe; quem procura encontra; e para quem bate, a porta será aberta.
Isso significa literalmente perguntar e continuar perguntando, procurar e continuar procurando, bater e continuar batendo, e a porta será aberta para você. Não devemos apenas pedir, mas devemos perseverar em perguntar.
Alguns não recebem porque não pedem. Tiago 4: 2 diz: "Você não tem porque não pede." Alguns não têm porque desistem de perguntar. Eles não perseveram como a viúva que se aproximou do juiz injusto ( Lucas 18: 1-8 ).
Não pare de perguntar a Deus! Não pare de rezar! E Deus lhe dará as bênçãos do Espírito que já são suas em Cristo.
Esta é a razão pela qual o culto pode surgir de dentro dos muros da prisão. Todas as bênçãos espirituais eram de Paulo e são nossas também.
Inscrição Questões:Como a realidade dessa riqueza de bênçãos espirituais deve encorajá-lo diariamente, especialmente durante as provações? Que bênção espiritual Deus está atualmente chamando você para perseverar na busca?

A fim de viver em louvor, os crentes devem se concentrar em sua união com Cristo

Louvado seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou nos reinos celestiais com todas as bênçãos espirituais em Cristo. Efésios 1: 3 )
A próxima coisa em que devemos nos concentrar para viver em louvor é a nossa união com Cristo. Essa é a esfera de nossas bênçãos - a razão pela qual as recebemos. As escrituras ensinam que, quando nascemos de novo, estávamos unidos a Cristo. Primeiro Coríntios 12:13 diz: “Porque todos fomos batizados por um Espírito em um corpo - judeus ou gregos, escravos ou livres - e todos recebemos o único Espírito para beber”. Quando fomos salvos, nos unimos a Cristo e nos tornamos membros de seu corpo.
Agora Deus não nos vê mais em nossos pecados, mas ele nos vê em Cristo. Não somos aceitos por qualquer coisa que fizemos; somos aceitos por causa de Cristo. Segundo Coríntios 5:21 diz: "Deus fez com que quem não tinha pecado fosse pecado por nós, para que nele pudéssemos nos tornar a justiça de Deus". Nós somos a justiça de Deus porque Deus nos vê no Filho. Primeiro Coríntios 6:17 diz: "Mas quem se une ao Senhor é um com ele em espírito."
O comentarista William MacDonald acrescenta:
Quando uma pessoa é convertida, Deus não a vê mais como um filho condenado de Adão. Em vez disso, ele o vê como estando em Cristo, e o aceita nessa base. É importante ver isso. O pecador crente não é aceito por causa do que ele é em si mesmo, mas porque ele está em Cristo. Quando ele está em Cristo, ele está diante de Deus, vestido com toda a aceitabilidade do próprio Cristo. E ele desfrutará do favor e da aceitação de Deus enquanto Cristo gozar, ou seja, para sempre.8
Esta é a nossa nova posição; nós estamos em Cristo. E o foco de Paulo nisso é visto em como ele se refere à nossa posição em Cristo, de várias maneiras, onze vezes apenas no capítulo 1.9 Aqui estão alguns exemplos:
Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pela vontade de Deus, aos santos de Éfeso, os fiéis em Cristo Jesus: ( Efésios 1: 1 )
Louvado seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou nos reinos celestiais com todas as bênçãos espirituais em Cristo. Efésios 1: 3 )
Pois ele nos escolheu nele antes da criação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis aos seus olhos. Apaixonado ( Efésios 1: 4 )
Nele temos a redenção pelo seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus ( Efésios 1: 7 )
E você também foi incluído em Cristo quando ouviu a palavra da verdade, o evangelho da sua salvação. Tendo crido, você foi marcado nele com um selo, o prometido Espírito Santo ( Ef 1:13 ).
Por que devemos continuar a louvar a Deus? Devemos louvá-lo porque ele nos escolheu em Cristo antes da fundação do mundo. Devemos louvá-lo continuamente porque fomos redimidos do pecado. Devemos nos alegrar porque temos todas as bênçãos espirituais em Cristo. Em Adão, tivemos pecado, condenação e vergonha. Mas em Cristo temos perdão, honra e poder - toda bênção espiritual.
Este deve ser nosso foco e nossa alegria enquanto estiver nesta terra. Devemos nos alegrar em nossa posição em Cristo. Você ainda está se regozijando em sua posição em Cristo?
Inscrição Questões:Como podemos nos disciplinar a focar em nossa nova posição em Cristo? Como essa realidade deve afetar nossas vidas diárias?

A fim de viver em louvor, os crentes devem se concentrar em suas eleições

Pois ele nos escolheu nele antes da criação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis aos seus olhos. Apaixonado ... ( Efésios 4: 4 )
A próxima razão pela qual devemos louvar continuamente a Deus é por nossa eleição - ele nos escolher para a salvação. Essa doutrina tem sido frequentemente uma fonte de raiva e disputa; no entanto, não é assim que as Escrituras são tratadas. Pelo contrário, é uma fonte de alegria contínua. Neste texto, Paulo louva a Deus pela eleição de si e de outros santos. Da mesma forma, na carta de Pedro aos cristãos perseguidos na Ásia Menor, ele simplesmente os chama de “eleitos de Deus” ( 1 Pedro 1: 1 ). Este era um título comum para os cristãos na igreja primitiva.
Isso nos diz algo. Se foi um motivo para cantar para a igreja primitiva e um título que se chamavam, então deve ser algo tremendamente bom. Se é uma fonte de amargura e tensão na igreja moderna, é apenas porque não a entendemos verdadeiramente ou a corrompemos.
Interpretação Pergunta: O que Paulo quer dizer com o ensino que Deus nos escolheu antes da criação do mundo?
Pode significar uma de duas coisas.
  1. Primeiro, alguns acreditam que isso significa que Deus nos escolheu porque viu que acreditaríamos no futuro. Eles dizem que Deus olhou para o corredor do tempo e viu que teríamos fé e, portanto, nos escolheu. No entanto, isso realmente nega a seleção de Deus por nós. A salvação então se torna baseada na iniciativa do homem - a escolha do homem - em vez da de Deus.
  2. Segundo, outros acreditam que Deus nos escolheu com base unicamente em sua soberania. Como Deus, ele tem o direito de escolher, e ele fez.
Qual é correto? Eu acredito que a segunda visão tem mais suporte bíblico.
Interpretação Pergunta: Quais são alguns dos apoios das escrituras para a eleição de Deus baseados unicamente em sua soberania e graça?
  • As escrituras ensinam que, por causa de seu pecado, o homem não pode escolher Deus, aparte da graça.
Embora muitos se vangloriem do livre-arbítrio, a realidade é que o pecado nos torna escravos. E como escravos, precisamos de alguém para nos redimir, para nos libertar. Considere o que Paulo diz sobre a condição do homem por causa do pecado.
Romanos 8: 7 diz: “a mente pecaminosa é hostil a Deus. Não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo. ” A mente natural não pode se submeter à vontade de Deus. É inimizade com Deus.
Romanos 3: 10-11 diz: “Como está escrito: 'Não há justo, nem sequer um; não há quem entenda, ninguém que busque a Deus. ” O pecado afeta o homem de tal maneira que ele não buscará a Deus. Ele não virá atrás dele. Deus teve que tomar a iniciativa. Cristo veio buscar e salvar aqueles que estavam perdidos ( Lucas 19:10 ). Não podemos procurá-lo e não o encontramos se o fizermos - estamos perdidos.
Primeiro Coríntios 2:14 diz: "O homem sem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois são tolices para ele, e ele não pode entendê-las, porque são discernidas espiritualmente". À parte o Espírito Santo, não podemos aceitar ou mesmo entender a Palavra de Deus.
Isso deixa apenas uma maneira possível de o homem ser salvo. A salvação tem que ser totalmente de Deus. Os olhos do homem estão cegos e sua mente está nublada. Sua vontade é limitada pelo pecado, e ele não pode aceitar as coisas de Deus. Eleição não significa que Deus previu fé em nós antes de criar o mundo. Isso significa que ele previu como o pecado seria tão devastador para a humanidade que estaríamos eternamente perdidos. Se alguém fosse salvo, Deus teve que tomar a iniciativa. Ele teve que escolher alguns. Ele chegou ao mercado de escravos, onde todos estavam presos pelo pecado, e salvou alguns.
Que outras evidências existem para essa visão?
  • As escrituras ensinam que nossa fé é um presente de Deus, além de qualquer obra nossa.
Considere Efésios 2: 8-9 : “Porque pela graça vocês foram salvos, pela fé - e isso não vem de vós, é dom de Deus - não é pelas obras, para que ninguém se glorie.” Às vezes, esse versículo é citado incorretamente. Às vezes as pessoas dizem que somos salvos pela fé. Não, nós não somos. Somos salvos pela graça - o favor imerecido de Deus. De fato, este versículo diz que a própria fé que depositamos em Cristo é um presente de Deus. Porque o homem não podia responder a Deus, Deus teve que dar fé a alguns - os eleitos -. Portanto, ninguém pode se vangloriar em sua salvação ou mesmo em sua fé. É um presente do Deus soberano, que elege alguns para a salvação. 
Interpretação Questão:E aqueles que nunca são salvos? Eles foram eleitos para condenação?
Bem, isso cria uma complicação adicional. E os perdidos - aqueles que nunca serão salvos? Deus os elegeu para a condenação? Não. As escrituras nunca ensinam a eleição de Deus para os perdidos. Ele não precisa eleger os perdidos, porque nosso próprio pecado nos condena e nos separa dele. Ele precisa eleger alguns para a salvação.
Certamente, essa é uma doutrina complicada e difícil. Um professor diz: “Tente explicar a eleição e você pode perder a cabeça. Mas tente explicá-lo e você poderá perder sua alma!10 Sim, a eleição é uma doutrina difícil, mas mostra a misericórdia de Deus. Como um Deus justo, ele poderia justamente permitir que todos fossem ao inferno por seus pecados. Mas, à sua mercê, ele escolhe economizar alguns.
Interpretação Pergunta: Como a eleição se encaixa na responsabilidade humana?
E a responsabilidade humana? Por que pregamos o evangelho se Deus já elegeu alguns para a salvação? Este é o mistério da eleição. As escrituras ensinam essas duas doutrinas aparentemente conflitantes juntas. Diz que Deus elegeu e, ao mesmo tempo, diz que o homem é responsável - ele é responsável por responder ao evangelho. De fato, vemos os dois em um verso. João 6:37 diz: “Tudo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim, nunca fugirei.”
Você vê isso? Tudo o que o Pai deu a Cristo (os eleitos) virá a Cristo (responsabilidade humana). Mesmo sendo eleitos, eles escolherão por vontade própria “vir a Deus”. É assim que sabemos que eles são eleitos. A responsabilidade humana e a soberania de Deus de alguma forma se encaixam. O mistério está em nossas mentes - não de Deus. Acredito que caímos na doutrina errada, enfatizando uma sobre a outra. Alguns enfatizam a soberania de Deus a ponto de o homem não tomar nenhuma decisão. Outros enfatizam a responsabilidade do homem e diminuem a soberania de Deus. Devemos ensiná-los lado a lado, pois de uma maneira ou de outra, ambos são verdadeiros.

Objetivo da eleição

Interpretação Pergunta: Qual é o propósito da eleição?
Agora, qual é o propósito da eleição? Efésios 1: 4 diz: "Porque ele nos escolheu antes da criação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis aos seus olhos". Deus nos elegeu para que pudéssemos ser santos e irrepreensíveis; ele nos elegeu para santificação. 
“Positivamente, é 'ser santo' - isto é, separado do mundo, separado, diferente. E, negativamente, é ser 'irrepreensível' - literalmente, sem mancha ou mancha, um sacrifício a ser apresentado a Deus. ”11 Deus nos elegeu para sermos separados do mundo. Nós devemos ser diferentes. Ele também nos elegeu para sermos puros e justos diante dele. Os crentes foram eleitos com o propósito de santificação - para se tornarem mais parecidos com Cristo (Rm 8:29 ).
Se pensamos que somos salvos, mas não somos diferentes - nossa linguagem e desejos não mudaram, não desejamos a Palavra de Deus ou queremos adorar a Deus e conhecê-lo melhor, e ainda vivemos em pecado e desfrutamos isso - então talvez não sejamos realmente eleitos. Em 2 Pedro 1: 5-10 , somos ordenados a garantir nossa eleição, crescendo em piedade.
Você tem certeza da sua eleição? Você está crescendo em piedade?
Se formos eleitos, nossas vidas mudarão continuamente. Sim, pode ser um processo lento, mas é um processo em que todos os crentes estão envolvidos. Deus prometeu concluir o trabalho que começou em nós ( Fp 1: 6 ).
Os que professam fé em Mateus 7: 21-23 chamavam Cristo de "Senhor", mas suas vidas não eram santas. Aqui está o que Cristo diz sobre essas pessoas:
“Nem todo mundo que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no reino dos céus, mas somente aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor, não profetizamos em seu nome, e em seu nome expulsamos demônios e realizamos muitos milagres?' Depois direi claramente: 'Eu nunca te conheci. Longe de mim, seus malfeitores! '”
Qual foi o problema deles? Eles estavam vivendo vidas pecaminosas - sua “fé” não levou à mudança, então não houve eleição. A eleição nos leva à santidade e irrepreensibilidade.
Sua profissão de fé mudou sua vida? Caso contrário, você pode não ser eleito. A salvação não é apenas posicional (cf. 2 Cor 5, 21 ), é real - ela realmente nos muda (cf. Tiago 2:17 ).
Inscrição Pergunta: De que maneiras a doutrina da eleição deve nos afetar?

1. A doutrina da eleição deve criar humildade.

A salvação é pela graça, e não há lugar para nos vangloriarmos de nossa sabedoria e conhecimento; até a nossa fé é um presente de Deus.

2. A doutrina da eleição deve nos levar a adorar.

Nossa única vanglória deve estar em Deus. Como mencionado, o entendimento da teologia - doutrina - deve aumentar nossa adoração. Por que Deus colocou sua afeição amorosa sobre nós? A resposta está em sua soberania - simplesmente porque ele escolheu fazê-lo. Não tinha nada a ver conosco. Foi uma graça incrível. Isso deve nos levar a adorar.

3. A doutrina da eleição deve nos motivar a evangelizar.

Alguns pensam que essa doutrina impede o evangelismo. No entanto, eles estão errados. Bem entendida, a eleição deve nos motivar a pregar o evangelho. O medo da rejeição muitas vezes impede os crentes de compartilhar sua fé, mas não deveria. Deus escolheu os eleitos, e eles virão para Cristo ( João 6:37 ). Eu posso pregar com confiança porque sei que antes do tempo Deus escolheu alguns para serem salvos, e eles acabariam por responder. Veja o que Atos 13:48 diz: “Quando os gentios ouviram isso, ficaram felizes e honraram a palavra do Senhor; e todos que foram designados para a vida eterna creram. ”
Considere as palavras de Paulo a Timóteo: “Portanto, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna” ( 2 Timóteo 2:10 ). Paulo estava realmente motivado a alcançar os eleitos.

4. A doutrina da eleição é evidência de que as Escrituras são divinas.

Se as Escrituras foram feitas pelo homem, esses tipos de contradições podem não estar presentes. No entanto, se é verdadeiramente divino, esperamos que haja muitas coisas que não podemos compreender completamente. Como Deus pode ser três pessoas separadas e ainda uma? Como Cristo pode ser totalmente Deus e plenamente homem? Como Deus pode ser soberano e, no entanto, o homem ter responsabilidade humana? Essas doutrinas simplesmente atestam a origem divina das Escrituras. O homem finito não pode e não deve esperar compreender completamente um Deus infinito.
Inscrição Perguntas: Por que a eleição é uma doutrina tão controversa? Qual a sua opinião sobre o assunto e por quê?

A fim de viver em louvor, os crentes devem se concentrar em sua adoção como filhos

ele nos predestinou a ser adotados como seus filhos por Jesus Cristo, de acordo com seu prazer e vontade - ( Efésios 1: 5 )
Interpretação Questão: Qual é a diferença entre eleição e predestinação?
A próxima coisa em que devemos nos concentrar para viver uma vida de louvor é nossa adoção como filhos. Deus nos predestinou para estar em sua família. Mas qual é a diferença entre predestinação e eleição? Eles não são a mesma coisa?
A palavra [predestinação] significa simplesmente "ordenar de antemão, predeterminar". Eleição parece se referir a pessoas, enquanto predestinação se refere a propósitos. Os eventos relacionados à crucificação de Cristo foram predestinados ( Atos 4: 25–28 ). Deus predestinou nossa adoção ( Ef 1: 5 ) e nossa conformidade com Cristo ( Rm 8: 29-30 ), bem como nossa herança futura ( Ef 1:14 ).12
O propósito de Deus em nos eleger e predestinar era nos tornar seus filhos - seus filhos. Deus poderia ter nos salvado; ele não precisava nos fazer parte de sua família. Como podemos aplicar essa verdade?
Inscrição Pergunta: Que aplicações podemos tirar de nossa adoção como filhos?

1. Adoção significa que somos pessoas absolutamente novas - nosso passado está para trás e nossa identidade está em Cristo.

O comentarista William Barclay diz o seguinte:
Na lei romana, “quando a adoção foi concluída, estava realmente completa. A pessoa adotada tinha todos os direitos de um filho legítimo em sua nova família e perdeu completamente todos os direitos em sua antiga família. Aos olhos da lei, ele era uma nova pessoa. Ele era tão novo que mesmo todas as dívidas e obrigações relacionadas à sua família anterior foram abolidas como se nunca tivessem existido. ”13
As pessoas para as quais Paulo escreveu teriam pensado imediatamente nisso. Uma pessoa adotada em uma família rica era completamente nova. Todas as dívidas e vínculos com sua antiga vida foram canceladas. E isso é verdade para nós também. Nós somos novos em Cristo.
Não somos mais obrigados a viver em pecado - não somos mais obrigados a seguir os caminhos do mundo. Somos livres para seguir a Cristo e desfrutar da comunhão com ele, e podemos deixar nossas vidas passadas para trás - o que inclui nosso pecado. Portanto, mesmo quando caímos, devemos lembrar de nossa adoção, confessar, arrepender-se e continuar a seguir a Cristo (cf. Rm 6:11 ).
Você está preso a algum pecado? Deixe para lá - pois você foi adotado na família de Deus. Você é novo.

2. Adoção significa que recebemos a herança de Deus.

Sem dúvida, isso foi motivo de muita alegria e louvor da parte de Paulo. Sob a lei romana, um filho adotado receberia os direitos e privilégios de um filho biológico - incluindo uma herança - e nós recebemos todas as bênçãos espirituais em Cristo ( Ef 1: 3 ). Romanos 8:17 diz: “Agora, se somos filhos, somos herdeiros - herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se, de fato, compartilhamos de seus sofrimentos para que também possamos compartilhar sua glória.”
Tudo o que Cristo tem é nosso também. Deus cometeu todo o julgamento para ele ( João 5:22 ), e as Escrituras dizem que quando ele voltar, reinaremos e julgaremos com ele. As escrituras ensinam que julgaremos o mundo e os anjos com ele ( 1 Cor 6: 2-3 ). Isso não é algo para louvar a Deus? Adoção significa que recebemos a herança de Cristo.

3. Adoção significa que temos uma nova família.

Cristo diz: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a colocam em prática.” Agora fazemos parte da família de Deus. Temos irmãos, irmãs, mães e pais em todo o mundo. E um dia, todos estaremos juntos no céu.
De fato, Paulo ensinou que, mesmo aqui na terra, devemos tratar as pessoas na igreja como família. Primeiro Timóteo 5: 1-3 diz: “Não repreenda severamente um homem mais velho, mas exorte-o como se ele fosse seu pai. Trate os homens mais jovens como irmãos, as mulheres mais velhas como mães e as mulheres mais jovens como irmãs, com absoluta pureza. ”
Para acrescentar a isso, as Escrituras ensinam que, embora Cristo seja nosso Deus, ele também é nosso irmão. Romanos 8:29 diz: “Para aqueles que Deus conheceu, ele também predestinou a ser conformado à semelhança de seu Filho, para que pudesse ser o primogênito entre muitos irmãos”. Cristo é o primogênito, o chefe da família de Deus e de toda a criação ( Colossenses 1:15 ) - e fomos adotados na família de Deus.

4. Adoção significa que temos uma nova natureza.

Agora, essa realidade é estranha à prática da adoção humana. Os pais adotivos podem transformar uma criança em sua família e dar-lhe riqueza e muitos outros benefícios, mas não podem transmitir seu DNA para essa criança. No entanto, é exatamente isso que Deus faz conosco. Somos adotados não por ação legal, mas por um novo nascimento ( João 3: 3 ). Deus nos deu sua natureza através do Espírito. Romanos 8:15 diz: “Pois você não recebeu um espírito que o tornou escravo novamente para temer, mas você recebeu o Espírito de filiação. E por ele clamamos: 'Abba, pai.' ”
Nos foi dado o seu Espírito. O Espírito nos chama a chamar Deus de "Abba" - "papai mais querido". Ele também nos dá o desejo de ler a Palavra e ver almas salvas. Quando ele nos dá afeições santas, começamos a odiar o pecado e amar a justiça. Na adoção, recebemos a natureza e as características de nosso Pai.
Como Paulo não pôde cantar enquanto estava na prisão? Ele havia sido adotado na família de Deus. Ele era uma nova pessoa; ele havia recebido uma nova herança, uma nova natureza e uma nova família. Ao contemplarmos essas realidades, deve também nos levar à adoração. Louvado seja Deus por nossa maravilhosa adoção em sua família! Obrigado senhor!
Inscrição Pergunta: De que maneira Deus está chamando você para aplicar essa realidade de ser um filho adotivo e ter uma nova família em Cristo?

A fim de viver em louvor, os crentes devem se concentrar na abundante graça de Deus

para o louvor de sua graça gloriosa, que ele nos deu livremente naquele que ama. Efésios 1: 6 )
Em seguida, Paulo adora a Deus por sua graça gloriosa. Todo dom mencionado - as bênçãos espirituais nos lugares celestiais - chegou até nós por causa da graça de Deus. Foi por favor imerecido que fomos eleitos, predestinados e adotados. É um favor imerecido que diariamente nos muda e nos sustenta. Em Cristo, recebemos graça abundante. E é essa graça que Paulo ora no início de sua carta: "Graça e paz para você de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo" (1: 2).
E tão maravilhoso quanto a graça que recebemos é o fato de que Deus quer nos dar mais. Tiago 4: 6 diz: "Ele nos dá mais graça." Como não podemos louvar a Deus também? Ele é a fonte de quem todas as bênçãos fluem - dele vêm bênçãos para sempre.
Você está contemplando a maravilhosa graça do Senhor? Você está pedindo para ele mais? O crente que adora é alguém que assombra a abundante e abundante graça de Deus, mesmo no meio das provações, e bebe profundamente dela.
Nos versículos 7-14, veremos mais obras da graça de Deus.
Inscrição Perguntas: Paulo louvou a Deus por sua graça enquanto estava na prisão; você encontrou outras disciplinas úteis no cultivo de um estilo de vida de adoração? Que coisas tendem a distraí-lo de adorar a Deus por sua graça gloriosa?

Conclusão

Como podemos viver uma vida de louvor, mesmo durante as provações? Como podemos cantar canções de louvor, mesmo quando acusadas indevidamente e na prisão? Nós devemos ter uma doutrina que nos leva a cantar. Devemos não apenas adorar em espírito (com o coração certo), mas em verdade. Nós devemos conhecer a verdade sobre Deus. Nós devemos conhecer sua Palavra. Vamos deixar esta parte do nosso estudo com este desafio em mente: se não tivermos teologia, não teremos doxologia - adoração. Se não o estudamos - seus mistérios e suas obras em nós -, não saberemos o quanto ele é digno de nossa adoração e louvor.
Você o está adorando com verdade ao longo do dia como Paulo, mesmo durante as provações?
  1. Para viver em louvor, os crentes devem se concentrar em seu novo lar - os reinos celestiais.
  2. Para viver em louvor, os crentes devem se concentrar em suas bênçãos espirituais.
  3. Para viver em louvor, os crentes devem se concentrar em sua união com Cristo.
  4. Para viver em louvor, os crentes devem se concentrar em suas eleições.
  5. Para viver em louvor, os crentes devem se concentrar em sua adoção como filhos.
  6. Para viver em louvor, os crentes devem se concentrar na abundante graça de Deus.
Direitos autorais © 2016 Gregory Brown
Salvo indicação em contrário, as principais escrituras utilizadas são retiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional ®, Copyright © 1973, 1978, 1984 pela International Bible Society. Usado com permissão da Zondervan Publishing House. Todos os direitos reservados.
As citações das escrituras marcadas (ESV) são da Bíblia Sagrada, em inglês Standard Version® (ESV®) Copyright © 2001 por Crossway, um ministério de publicação da Good News Publishers. Todos os direitos reservados.
As citações das escrituras marcadas (NASB) são da NEW AMERICAN STANDARD BIBLE®, Copyright © 1960, 1962, 1963, 1968, 1971, 1972,1973,1975,1977,1995 pela Fundação Lockman. Usado com permissão.
As citações das escrituras marcadas (NLT) são retiradas da Bíblia Sagrada, New Living Translation, copyright © 1996, 2004, 2007 pela Tyndale House Foundation. Usado com permissão da Tyndale House Publishers, Inc., Carol Stream, Illinois 60188. Todos os direitos reservados.
As citações das escrituras marcadas como KJV ou AKJV são da Versão King James ou da Versão Autorizada (King James) da Bíblia.
1 Hughes, R. K. (1990). Ephesians: the mystery of the body of Christ (pp. 16–17). Wheaton, IL: Crossway Books.
2 Wiersbe, W. W. (1996). The Bible exposition commentary (Vol. 2, p. 10). Wheaton, IL: Victor Books.
3 Stott, J. R. W. (1979). God’s new society: the message of Ephesians (p. 35). Downers Grove, IL: InterVarsity Press.
4 MacArthur, J. F., Jr. (1986). Ephesians (p. 8). Chicago: Moody Press.
5 Wiersbe, W. W. (1996). The Bible exposition commentary (Vol. 2, p. 9). Wheaton, IL: Victor Books.
6 Hughes, R. K. (1990). Ephesians: the mystery of the body of Christ (p. 19). Wheaton, IL: Crossway Books.
7 MacDonald, W. (1995). Believer’s Bible Commentary: Old and New Testaments. (A. Farstad, Ed.) (p. 1413). Nashville: Thomas Nelson.
8 MacDonald, W. (1995). Believer’s Bible Commentary: Old and New Testaments. (A. Farstad, Ed.) (p. 1907). Nashville: Thomas Nelson.
9 Stott, J. R. W. (1979). God’s new society: the message of Ephesians (p. 34). Downers Grove, IL: InterVarsity Press.
10 Wiersbe, W. W. (1996). The Bible exposition commentary (Vol. 2, p. 11). Wheaton, IL: Victor Books.
11 Hughes, R. K. (1990). Ephesians: the mystery of the body of Christ (p. 25). Wheaton, IL: Crossway Books.
12 Wiersbe, W. W. (1996). The Bible exposition commentary (Vol. 2, p. 11). Wheaton, IL: Victor Books.
13 Guzik, David (2012-11-26). Galatians and Ephesians (Kindle Locations 3742-3745). Enduring Word Media. Kindle Edition.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado