Conhecendo o coração de Deus


Muitas vezes, somos levados a acreditar em coisas sobre Deus que podem não ser verdadeiras. As notícias e as mídias sociais frequentemente nos expõem a situações que nos fazem questionar Sua natureza. Será que Deus realmente sabe o que está fazendo? Ele é de fato amoroso e gentil, mesmo quando tudo parece estar dando errado? Para responder a essas perguntas, é necessário mergulhar na Palavra de Deus e conhecer o Seu coração, revelado através das Escrituras.

A bondade de Deus é uma característica essencial que se manifesta de maneira constante e imutável, independente das circunstâncias. No Salmo 25:8, encontramos a afirmação de que "O Senhor é bom e faz o que é certo; Ele mostra o caminho certo para os que se desviam." A palavra hebraica para "bom" nesse versículo é towb, que significa algo bom, agradável, excelente e valioso. Isso nos revela que a bondade de Deus não se limita às Suas ações, mas faz parte de Sua essência. Ele não apenas age com bondade; Ele é a própria definição de bondade.

Podemos reconhecer a bondade de Deus nas alegrias e nas bênçãos da vida cotidiana, como na obtenção de um emprego, na cura de uma doença ou na solução de um problema. Em tais momentos, é comum ouvirmos a expressão "Deus é bom!" Mas e quando enfrentamos situações desafiadoras, como a perda de um ente querido, uma demissão inesperada, um diagnóstico grave, traições ou crises familiares? Será que a bondade de Deus permanece verdadeira nesses momentos difíceis?

A resposta é sim. Deus é bom o tempo todo, e Sua bondade não muda conforme nossas circunstâncias se alteram. Isso é reafirmado em Malaquias 3:6: "Eu, o Senhor, não mudo." A constância do caráter divino é comparável ao sol em um dia nublado; mesmo quando as nuvens o escondem, ele ainda está lá. Da mesma forma, a bondade de Deus continua presente mesmo quando não a enxergamos claramente em meio às dores e frustrações.

Além de Sua bondade, Deus é um Deus que perdoa. A graça, definida como um favor divino que não merecemos, é um dos presentes mais preciosos que Ele nos oferece. Romanos 5:8 nos diz que "Deus prova o Seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores." Essa graça se revela de forma maravilhosa na parábola do filho pródigo, contada por Jesus em Lucas 15. Na história, o filho que desperdiçou tudo o que recebeu do pai decide voltar para casa, esperando ser tratado com desprezo. Mas, para sua surpresa, o pai o recebe com um amor exuberante e sem condições, mostrando que o perdão de Deus vai além do que merecemos.

A graça de Deus é um convite aberto a todos. Não importa o tamanho de nossos erros ou a gravidade de nossos pecados; Ele nos acolhe de braços abertos. Contudo, isso também significa que somos chamados a perdoar os outros com o mesmo amor que recebemos. Em Mateus 6:14-15, Jesus nos lembra que "se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará."

O amor de Deus é algo tão profundo que excede nosso entendimento. Ele não apenas nos ama, Ele é a própria essência do amor. Em 1 João 4:8, lemos: "Deus é amor." Este amor é um amor perfeito e eterno, que se expressa em ações concretas, como a criação do mundo, o cuidado com a humanidade e, principalmente, o envio de Seu Filho Jesus para nos salvar. O sacrifício de Jesus é a maior prova do amor de Deus, pois, como Paulo afirma em Romanos 5:10, "se quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do Seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela Sua vida."

Mesmo diante dos nossos pecados e falhas, o amor de Deus permanece constante. Ele não espera que nos tornemos perfeitos para nos aproximarmos Dele. Pelo contrário, é em nossa imperfeição que encontramos a oportunidade de receber Sua graça. Ele nos ama como somos e quer que experimentemos o Seu amor transformador.

O plano de Deus sempre foi alcançar a todos com a mensagem de salvação. João 3:16 afirma: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna." O amor de Deus não é exclusivo para um grupo específico; Ele está disponível para todas as pessoas, em todas as nações. Sua vontade é que todos se arrependam e se voltem para Ele, como ensina 2 Pedro 3:9: "O Senhor é paciente convosco, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento."

Portanto, somos chamados a ser mensageiros dessa esperança, compartilhando o amor de Deus onde quer que estejamos. Jesus nos deu essa missão em Mateus 28:19, dizendo: "Ide, portanto, e fazei discípulos de todas as nações." Não precisamos atravessar continentes para cumprir essa missão; ela começa com os nossos vizinhos, amigos e familiares.

À medida que nos empenhamos em seguir a Deus, devemos nos lembrar de louvá-Lo por Suas obras maravilhosas e pedir a Ele que nos dê olhos para ver o quanto Ele ama a todos. O mundo está cheio de dor e sofrimento, e somos portadores da mensagem de cura e consolo que as pessoas necessitam. Nossa missão é pregar e viver o Evangelho, demonstrando o amor incondicional de Deus em nossas ações diárias.

Afinal, fomos criados para glorificar a Deus e anunciar Suas boas novas a todos que encontramos em nosso caminho. Que essa verdade esteja sempre presente em nossos corações e nos conduza em tudo o que fazemos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado