Salmos 108



O salmista professa uma determinação imóvel em louvar sua alegria incessante. Ele ora por apoio contra todos os oponentes e confia em sua resposta completa.
      1-2. "Ó Deus, meu coração está firme; cantarei e louvarei, mesmo com a minha glória. Desperto, saltério e harpa; eu mesmo acordarei cedo."
      Por natureza, o coração é instável, itinerante, inconstante. O que ele busca hoje, evita o amanhã. Mas a graça traz uma mudança abençoada. Todas as afeições são então firmemente fixadas em Deus. Nós O amamos porque Ele nos amou primeiro. O amor no coração não pode deixar de ser um elogio nos lábios. A língua, que é a glória do homem, como distinção da criação bruta, será consagrada a Ele. É a nossa glória quando dá glória ao Senhor. Não apenas a língua, mas todos os meios ao nosso alcance serão pressionados para este serviço. Desde o início da aurora, elogios serão ouvidos. O retorno da consciência deve retomar o trabalho.
      3-4. "Eu te louvarei, ó Senhor, entre o povo e cantarei louvores a ti entre as nações. Porque a tua misericórdia é grande sobre os céus, e a tua verdade chega às nuvens."
      O elogio não se limitará à aposentadoria do armário. Soará em voz alta quando congregações piedosas se encontrarem. Dos lábios dos missionários atravessará terras distantes. O tema é sempre grandioso. Nunca pode cansar. Ela fala de misericórdia que é mais alta que as alturas acima e de verdade que é tão inatacável quanto os pináculos do céu.
      5-6. "Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus; e a tua glória acima de toda a terra; para que o teu amado seja libertado; salva com a tua mão direita, e responde-me."
      Nenhum esforço pode exaltar suficientemente nosso Deus. Quando nos esforçamos ao máximo, mal chegamos às fronteiras do nosso tema. Que a oração também se misture. Devemos suplicar a libertação de todos os inimigos e respostas a todos os nossos gritos.
      7-10. "Deus falou em Sua santidade; eu me regozijarei, dividirei Siquém e atravessarei o vale de Sucote. Gileade é minha; Manassés é minha; Efraim também é a força da minha cabeça; Judá é o meu legislador; Moabe é o meu." pote de lavar; sobre Edom expulsarei o meu sapato; sobre a Filístia triunfarei. Quem me levará à cidade forte? Quem me conduzirá a Edom? "
      A fé lembra que um Deus santo realizou promessas sagradas. Estes dão abundância de segurança inabalável. O salmista olha em volta e vê as conquistas que obteve nas cidades e povos vizinhos. Assim, ele teme que as cidades fortes ainda possam permanecer em desafio aberto. Ele reinará em triunfo sobre os potentados mais poderosos.
      11-13. "Tu, ó Deus, que não nos rejeitaste? E tu, ó Deus, não sairá com os nossos exércitos? Dá-nos ajuda da angústia; porque em vão é a ajuda do homem. Por Deus faremos valentemente; por Ele é o que pisará os nossos inimigos. "

      Nenhum medo deve enfraquecer. A fé está certa de que Deus, que deu ajuda, ajudará até o fim. Por um tempo, o inimigo parece ter sucesso. Breve é ​​a aparência. A vitória final é certa. Mas não haja confiança em um braço de carne. A política humana e as resoluções são adições esbeltas. O homem em seu melhor estado é a sombra de uma sombra. Mas se Deus defender, forte e valente será o braço, e triunfos estarão próximos. Não devemos louvar, orar e confiar, sabendo que o Senhor dos Exércitos está conosco, e que onipotência é a nossa espada? Que a fé avance e contemple os servos do Senhor fazendo façanhas valiosas na guerra cristã e marchando sobre o pescoço de seus inimigos para o trono triunfante da glória.


UMA VERDADE É MUITO EVIDENTE.  Os homens bons podem nos dar conselhos sábios, e podem simpatizar sincera e ternamente, e podem orar por nós e, assim, ser um instrumento de bem para nossas almas; mas eles não podem nos sustentar com problemas, nem santificar nossas tristezas, nem nos livrar de nossas aflições. 
1. Eles não podem controlar nossas circunstâncias. Mas Deus pode; Somente Ele dispõe das condições dos homens - levanta ou derruba - enriquece ou empobrece - envia prosperidade ou adversidade - alegria ou tristeza. 
2. Eles não podem expulsar nossos inimigos. Ou aqueles no mundo, ou nossos espirituais; mas Deus pode; Ele pode nos permitir efetivamente resistir a ambos e triunfar sobre eles. 
3) Eles não podem transformar nossas aflições em uma bênção. Mas Deus pode; Ele é capaz de "sair do comedor para produzir carne, e dos fortes para produzir doçura". 
4. Eles não podem nos livrar de nossos problemas. Olhe para Abraão no monte com Isaac! Jacó encontrando Esaú! Israelitas a caminho do Selo Vermelho Daniel na cova dos leões! Hebreus na fornalha ardente! Pedro na prisão - Paulo nas ações! Em todos esses casos, vaidosos teriam sido a habilidade e o poder do homem; mas Deus libertou todos e todos eles; e Ele livrará aqueles que publicam sua confiança nEle. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado