A Glória de Deus refletida em nós

Eu tenho lido o Evangelho de João e tenho refletido sobre duas histórias que destacam particularmente a glória de Jesus. E eu gostaria de compartilhá-los com você também.

História # 1: Jesus cura um homem cego de nascença

Esta história está registrada em João 9. Você pode reconhecer a conversa entre Jesus e Seus discípulos ao ver um cego:
"Rabino, que pecou, ​​este homem ou seus pais, que ele nasceu cego?" Jesus respondeu. "Não era que este homem pecasse, ou seus pais, mas que as obras de Deus pudessem ser exibidas nele." (João 9: 2-3)
Jesus então cura o homem ungindo os olhos com lama e dizendo-lhe para se lavar na piscina de Siloé. Ele faz isso é capaz de ver novamente!
Isso causa bastante cena para as pessoas que o conheceram. Todos sabiam que ele era cego e agora estão tentando explicar como ele veio a ver novamente. Os fariseus entendem o que está acontecendo e então vão interrogá-lo. O homem outrora cego disse que Jesus o curou, mas eles não acreditam nisso.
Os fariseus nem acreditam que ele foi cego! Então eles vão para a casa dos pais do homem, e os pais dele confirmam que o homem nasceu cego (João 9: 18-23).
Os fariseus simplesmente não acreditam e questionam o homem novamente. Eles dizem: "Sabemos que esse homem [Jesus] é um pecador". E o cego respondeu: “Se ele é pecador, eu não sei. Uma coisa eu sei, que apesar de cego, agora entendo. E o homem continuou a testemunhar aos fariseus, dizendo:
"Se este homem não fosse de Deus, ele não poderia fazer nada." (João 9:33)

História # 2: Jesus ressuscita Lázaro dos mortos

Todos nós podemos conhecer a história do amigo de Jesus, Lázaro. Lázaro morreu e Jesus o ressuscitou dentre os mortos. Claramente, já podemos ver algumas das implicações teológicas semelhantes entre mudar de cego para ver e ressuscitar da morte para a vida.
Mas o que mais me impressionou na leitura do Evangelho de João foi João 11: 4. Agora, Jesus acabara de ser informado de que Lázaro estava muito doente. E Jesus respondeu:
“Esta doença não leva à morte. É para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dele. ” (João 11: 4)
Compare isso com João 9: 3! Tanto o cego quanto Lázaro passaram pelo sofrimento para que Deus fosse glorificado.

Mais para a história

Agora, há mais na história. Se pularmos para João 12, vemos que Jesus está com Maria, Marta e Lázaro novamente, e Jesus e Lázaro estão “reclinados. à mesa ”(12: 2). Que conversa notável eles devem ter tido!
Lembre-se do que aconteceu até esse ponto: Lázaro fica doente, morre e Jesus o ressuscita dentre os mortos na frente de uma grande multidão. Essa grande multidão, ao ouvir que Jesus está de volta com Lázaro, está ansiosa para ver o que acontecerá a seguir. E eles "continuaram a dar testemunho" do milagre de Jesus (12:17).
Os fariseus também estão interessados, porque ainda não acreditam que Jesus é o Messias. Eles até sentenciam Lázaro à morte por causa de seu envolvimento com Jesus (João 12:10). Pobre Lázaro!
Quando Jesus chega a Jerusalém no dia seguinte, uma grande multidão “pegou galhos de palmeiras e saiu ao seu encontro, gritando: 'Hosana!'” (João 12:13). Por que eles foram lá para encontrá-lo? Bem, porque eles ouviram de todos os seus amigos e vizinhos que Jesus ressuscitou Lázaro dentre os mortos (12:18).
E os fariseus não podiam impedir que as pessoas louvassem o nome de Jesus. Eles tiveram que ouvir. Eles tiveram que ouvir. Mas eles ainda o rejeitaram, dizendo: “Veja, o mundo o seguiu” (12:19).

Você ficará surpreso com a forma como Deus usa seu sofrimento

Essas histórias nos mostram que você nunca sabe como os sofrimentos de sua vida funcionarão para glorificar Jesus. Se o cego nunca fosse cego, seus amigos e familiares nunca teriam conhecido a glória de Jesus Cristo. Se Lázaro nunca tivesse morrido, a grande multidão não teria aparecido para começar o que agora comemoramos como Domingo de Ramos.
Mas essas histórias também nos mostram que seus sofrimentos podem não tocar a pessoa que você acha que provavelmente verá a glória de Jesus. Os fariseus leram as Escrituras, eles conheciam os sinais a procurar, era a vida inteira esperar pelo Messias - e eles O rejeitaram.
Então, cristão, ore pelos outros. Ore para que Deus use sua provação, seu sofrimento, para levar outras pessoas a conhecerem Sua glória.
David Wetherell

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado