A plenitude da alegria em Cristo


 

"Todo ramo em mim que não dá frutos, ele tira, e todo ramo que dá frutos, ele poda, para que dê mais frutos." João 15: 2 )
Eu não tenho talento natural para lidar com plantas e meu conhecimento de horticultura é muito rudimentar. No entanto, experimentei cultivar flores e algumas delas não teram certo e começaram a morrer,  precisando ser cortadas em um determinado ponto do caule. 
Se sou diligente em remover os aspectos mortos do mato, as flores se tornam ainda mais brilhantes com o tempo. Esse processo parece contra-intuitivo para mim; Eu diria que, cortando parte de um arbusto, eu o estaria prejudicando ou até destruindo. 
Mas o processo de poda concentra os nutrientes no mato, fazendo com que ele dê frutos de forma mais consistente. Esse processo é especialmente importante no cultivo de videiras, que é a videira que é vista na metáfora de Jesus.
Continuando, Jesus disse: “Você já está limpo por causa da palavra que lhe falei” (v. 3). Aqui, Ele se dirigiu a Seus discípulos, aos crentes, àqueles que já desfrutavam de comunhão com Ele e tinham um relacionamento salvador com Ele. Eles já estavam "limpos", disse ele. Então acrescentou: “Permaneça em mim e eu em você. Como o ramo não pode dar fruto por si só, a menos que permaneça na videira, nem você pode, a menos que permaneça em mim ”(v. 4).
O que acontece com os galhos podados de uma árvore ou arbusto? Depois de cortados, murcham e morrem. Eles são cortados de seu suprimento de vida. Obviamente, esses galhos mortos não produzirão frutos. Eles são impotentes.
Um dia, durante um churrasco na casa de um de seus membros, um ministro caminhou até a churrasqueira para falar com o anfitrião, que havia parado de frequentar os cultos semanais de adoração. O ministro esperava encorajá-lo a começar a participar mais uma vez. Quando o ministro perguntou ao homem por que ele havia parado de ir, ele respondeu: “Sou cristão, mas não sinto que preciso da igreja. Eu posso me sair muito bem sozinho. Eu sou um tipo independente de pessoa. Não preciso da comunhão de outras pessoas para me impulsionar em minha caminhada com o Senhor.
Enquanto o ministro ouvia as explicações do homem, ele notou que o carvão na grelha estava brilhando como branco quente. Sem dizer nada, o ministro pegou uma pinça e afastou uma das brasas das outras. Ele então continuou sua conversa com o paroquiano. No entanto, depois de alguns minutos, ele alcançou a grade e pegou o carvão com a mão. Ele então olhou para o homem e disse: “Você viu o que aconteceu aqui? Apenas alguns minutos atrás, eu não ousaria tocar esse carvão porque estava muito quente. Mas uma vez que o separei do carvão, ele parou de queimar e ficou frio. Já não podia ajudar a cozinhar os bifes na grelha. É isso que vai acontecer com você. Você precisa do corpo de Cristo. Você precisa da igreja de Cristo. Você precisa da comunhão dos santos e da assembléia do povo de Deus. Não somos individualistas rudes que são chamados a viver isolados dos outros.
Aquele ministro estava certo. A companhia de outros crentes mantém nossa fé viva e ativa. Mas se esfriarmos quando formos afastados da conexão com outros cristãos, quanto mais murcharemos se nos afastarmos da fonte real de poder, que é o próprio Cristo?
Esse é o argumento que Jesus estava fazendo aqui. Seremos infrutíferos e murcharemos espiritualmente se não permanecermos em Cristo, a verdadeira videira. A palavra grega traduzida como "permanecer" aqui é meno . Também pode ser traduzido como "permanecer" ou "ficar". Se queremos ser produtivos, não podemos simplesmente visitar Jesus de vez em quando. Precisamos permanecer nEle.
Deixe-me enfatizar que Jesus não estava falando aqui sobre perder a salvação. Essa é outra questão. Mas Ele estava nos lembrando que somos propensos a vagar, a deixar de explorar a fonte de nosso poder e nossa vitalidade espiritual, que é o próprio Cristo. Portanto, a lição dele para nós é permanecer perto: “Permaneça em mim e eu em você. Como o ramo não pode dar frutos por si só, a menos que permaneça na videira, nem você pode, a menos que permaneça em mim. Simplificando, todos os esforços que fazemos para ser alegres, produtivos ou para conseguir algo que valha a pena no reino de Deus são exercícios de futilidade se tentarmos fazê-los por nosso próprio poder. Os cristãos precisam entender que, sem uma forte conexão com Cristo, que é o suprimento de energia, seremos completamente infrutíferos.
Jesus continuou, dizendo:
Eu sou a videira; vocês são os galhos. Quem permanece em mim e eu nele, ele é que dá muito fruto, pois fora de mim você não pode fazer nada. Se alguém não permanece em mim, é jogado fora como um galho e murcha; e os galhos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. Se você permanecer em mim e minhas palavras permanecerem em você, pergunte o que quiser, e isso será feito por você. Com isso, meu Pai é glorificado, de modo que você dá muitos frutos e, assim, prova ser meus discípulos. Como o Pai me amou, eu também te amei. Permaneça no meu amor. Se você guardar meus mandamentos, permanecerá em meu amor, assim como eu cumpri os mandamentos de meu Pai e permaneço em seu amor. Eu te falei estas coisas, para que minha alegria esteja em você e para que sua alegria seja plena. (vv. 5-11)
Foi apenas no versículo final desta passagem que Jesus explicou por que havia ensinado aos discípulos estas coisas: "que minha alegria esteja em você e que sua alegria seja plena". Observe três coisas neste importante ensinamento.
Primeiro, a alegria que Jesus quer ver em nós é a sua alegria. Antes, Jesus falou aos seus discípulos sobre a paz, dizendo: “Paz eu deixo com você; minha paz te dou. Não como o mundo vos dou, a ti ”( João 14:27 ). De onde vem a paz do cristão? Vem dEle; de fato, é a sua paz. Da mesma maneira, Sua própria alegria está disponível para nós, e Ele deseja que ela permaneça em nós.
Segundo, ele deseja que Sua alegria permaneça em nós. Ele quer que tenhamos uma alegria permanente, não um passeio de montanha-russa de humor que muda entre alegria e miséria. Se queremos ser sempre alegres, precisamos permanecer nEle.
Terceiro, ele distingue entre Sua alegria e a nossa alegria e expressa o desejo de que nossa alegria seja completa: "E que sua alegria seja completa". Não é isso que queremos? Não queremos um copo parcial do fruto do Espírito. Não queremos apenas um pouquinho de alegria. Queremos toda a alegria que o Pai armazenou para Seu povo. Essa plenitude de alegria vem de Cristo. É primeiro a Sua alegria que Ele nos dá, e à medida que nos apegamos a Ele, essa alegria que vem Dele cresce, aumenta e se torna plena.
Ninguém que está lendo isso já experimentou o nível mais alto de alegria disponível para o povo de Deus. Por mais alegria que você tenha neste momento, há mais alegria a ser sentida. Há uma plenitude que nos espera quando o fruto do Espírito é nutrido pela videira verdadeira.
Este trecho foi retirado do e-book gratuito  Can I Have Joy in My Life? por RC Sproul Você pode fazer o download de todos os livretos de Perguntas cruciais da RC Sproul gratuitamente aqui (em inglês)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado