Cartas de um diabo a seu aprendiz

Podemos orar por problemas que vemos no horizonte e tentar nos preparar, mas como procuramos a presença de Deus quando a vida simplesmente não está indo em uma boa direção?

Refletindo sobre a Segunda Guerra Mundial, o diabo sênior Screwtape nas brilhantes Cartas de um diabo a seu aprendiz CS Lewis (em inglês) recomenda um curso de ação específico para seu sobrinho, a fim de perturbar o estado de espírito de seu paciente ainda mais do que as notícias reais devem fazer. (Ao ler este livro, lembre-se de que todas as referências a 'O Inimigo' são para Deus, uma vez que são, afinal, um par de demônios se escrevendo.)
“Seu paciente, é claro, adquiriu a noção de que ele deve se submeter com paciência à vontade do Inimigo. O que o Inimigo quer dizer com isso é principalmente que ele deveria aceitar com paciência a tribulação que realmente lhe foi dada - a atual ansiedade e suspense.
“É sobre isso que se diz 'Seja feita a sua vontade', e para a tarefa diária de suportar isso, o pão diário será fornecido.
“É da sua conta ver que o paciente nunca pensa no medo atual como sua cruz designada, mas apenas nas coisas de que tem medo. Deixe-os considerá-los como suas cruzes: esqueça que, uma vez que são incompatíveis, nem todos podem acontecer com ele, e tente praticar com firmeza e paciência com todos.
“Para a renúncia real, no mesmo momento, a uma dúzia de destinos diferentes e hipotéticos, é quase impossível, e o Inimigo não ajuda muito aqueles que estão tentando alcançá-la: renúncia ao sofrimento presente e real, mesmo onde esse sofrimento consiste em medo, é mais fácil e geralmente é ajudado por essa ação direta. ”
De maneira típica, CS Lewis se depara com um dos aspectos mais desafiadores da vida aqui.

A vida dos cativos da Babilônia

Jeremias 29:11 é um verso bastante popular para qualquer pessoa preocupada com o futuro. “Pois conheço os planos que tenho para você, declara o Senhor, planos de bem-estar e não de mal, para lhe dar um futuro e uma esperança.”
Parece bom, certo?
O contexto para este versículo, no entanto, é um pouco menos ... reconfortante. Jeremias está escrevendo para os israelitas que eram cativos. O rei da Babilônia sitiou Jerusalém, matou todos os filhos do rei de Judá, depois esfaqueou os olhos, "amarrou-o em correntes e o levou para a Babilônia" (1 Reis 25: 1-7), juntamente com muitos outros israelitas para serem escravos.
O exército babilônico havia incendiado todos os importantes edifícios governamentais ou religiosos de Jerusalém e derrubado os muros da cidade. As casas dessas pessoas foram arruinadas; a cidade deles foi devastada; A casa de Deus era uma pilha de entulho e cinzas.
Não apenas isso, mas Jeremias adverte as pessoas que Deus não as trará de volta em suas vidas. Até seus filhos podem não viver para ver a restauração de Israel.
O pastor Carter Conlon, membro do conselho do World Challenge, refletiu sobre esta passagem: “Qual é o conselho de Jeremias para o povo? O que ele diz a um povo que está prestes a ser deslocado? O que ele diz quando chega a calamidade? O que você acha que a voz de Deus falaria ao povo?
“'Assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel a todos os que foram levados cativos, a quem fiz levar de Jerusalém a Babilônia.' Ponto número um, nada acontece que Deus não tenha permitido por uma razão específica. Você não está nas mãos do diabo. Você nunca foi; você nunca será. Você está nas mãos de Deus. Agora ele está falando com o povo de Deus na Babilônia. É uma coisa incrível. Ele diz: 'Construa casas, viva nelas, plante hortas, coma o fruto delas. Toma esposas, gera filhos e filhas. Arranje esposas para seus filhos, dê suas filhas aos maridos para que eles possam gerar filhos.
"Pessoal, comece a florescer onde você está plantado. A Palavra do Senhor é: 'Onde eu te permiti ir, floresça lá. Cavar lá no fundo.'
“Um dia eu estarei construindo, plantando. Andarei pelo corredor com um dos meus filhos, dando-os em casamento. De repente, a trombeta de Deus tocará. Louvado seja Deus."
Jeremias 29:11 não é uma promessa para remover problemas em nossas vidas. Em vez disso, afirma uma verdade simples: Deus sempre usará nossa dor atual para sua glória e nosso bem.

Buscando o Reino de Deus

Em uma discussão sobre o reino de Deus, Jesus abordou o coração desta questão.
Ao ser perguntado pelos fariseus quando o reino de Deus viria, ele respondeu: “O reino de Deus não está vindo de maneira que possa ser observado, nem dirão: 'Olha, aqui está!' ou 'Lá!' pois eis que o reino de Deus está no meio de vós ” (Lucas 17: 20-21).
Em vez de procurar constantemente no horizonte o lugar e o momento em que Deus aliviaria todos os seus problemas, Jesus disse-lhes que Deus estava ali, com eles, no meio do momento presente.
Agora, isso não quer dizer que nós, crentes, não temos grandes promessas a esperar no futuro. Como John Piper disse : “O reino de Deus é uma realidade futura a ser esperada ou uma realidade presente a ser vivida agora? Essa é a pergunta de hoje. A resposta é que está parcialmente presente e parcialmente futuro.
“Muitas de suas bênçãos estão aqui para serem desfrutadas agora; mas muitos deles ainda não estão aqui. Parte de seu poder está disponível agora, mas não todo. Parte da maldição e miséria desta velhice pode ser superada agora pela presença do reino. Mas parte disso não pode ser. A batalha decisiva contra o pecado, Satanás, doenças e morte foi travada e vencida pelo rei em sua morte e ressurreição, mas a guerra não acabou.
"O pecado deve ser combatido, Satanás deve ser resistido, a doença deve ser rezada e resmungada (Romanos 8:23), e a morte deve ser suportada até a segunda vinda do rei e a consumação do reino."
Deus nos prometeu um futuro glorioso com ele, e vale a pena esperar por isso, não se engane.
Dito isto, somos chamados a estar atentos à obra de Deus nesses minutos que sempre passam despercebidos por nós. O que o Espírito dele está nos cutucando agora? Como devemos nos submeter a Cristo nessa conversa casual com um cônjuge ou nessa situação complicada no trabalho? Não vamos perder o que Deus está fazendo diante de nós.

Uma visão de hoje, não de amanhã

As forças do mal que se movem contra nós são muito felizes em nos distrair com visões do futuro ou ansiedades sobre o que pode ser ou até mesmo orações para que Deus elimine uma dificuldade em potencial ou impeça que um evento problemático aconteça.
Se eles podem manter nossos olhos indo e voltando entre futuros potenciais e passados ​​arrependidos, então eles efetivamente nos impediram de fazer qualquer coisa produtiva no presente, especialmente se algo está experimentando a vontade, o propósito e a bondade de Deus em nossas circunstâncias atuais.
A poeta Martha Waldron Blacker escreveu apropriadamente sobre nossos negócios deste lado do céu.
“Uma canção do presente, o não escrito Now,
Se a idade, juventude ou masculinidade está estampada na testa;
Dos dias que nos são emprestados por ordem do Céu,
Para se preparar para o futuro e descanso celestial. ”
Lidar com o presente bagunçado e espinhoso muitas vezes pode ser doloroso e difícil, mas é aqui que o reino dos céus pode ser encontrado antes da morte ou da segunda vinda de Cristo.

Fonte: Rachel Chimits
20 de maio de 2020 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado