Discernimento cristão e as fake news

Quando eu era criança, assistir ou ouvir o noticiário da noite era um ritual em muitos lares. As pessoas sintonizavam as transmissões de uma das várias (três ou quatro) possíveis emissoras de TV ou rádio locais. Os repórteres falavam com a câmera em tom uniforme no  padrão, e as pessoas tratavam seus pronunciamentos como verdadeiros, mesmo que ocasionalmente houvesse algum ceticismo sobre como as notícias eram relatadas. 
Minha lembrança desse ritual de assistir ou ouvir as notícias da noite me parece estranha agora. Durante a minha vida, vi as notícias evoluírem para canais a cabo de 24 horas e posteriormente para as  mídias sociais. 

As próprias notícias tornaram-se suspeitas neste novo mundo, onde o público é "consumidor" e o número de cliques e a receita de publicidade gerada são mais importantes que a verdade. 
A popularidade do termo fake news aumentou muito nos últimos tempos. 
Fake news não são apenas reportagens tendenciosas ou erros jornalísticos. Existem muitas organizações de mídia tradicionais e respeitáveis, e até bons jornalistas ocasionalmente obtêm informações ruins ou deixam de reportar com precisão. 

Mas as fake news são projetadas especificamente para enganar ou criar indignação, a fim de se espalhar viralmente. 

Vários sites  foram criados para ganhar dinheiro com receitas publicitárias, divulgando fake news. 
Por que somos suscetíveis
As boas novas da fé cristã
A verificação de fatos e o pensamento crítico por si só não são suficientes para impedir a disseminação viral de notícias falsas. Existem três fatores importantes que afetam nossa capacidade de reagir.
O primeiro problema é algo chamado viés de confirmação . Em suma, o viés de confirmação é a tendência das pessoas prestarem atenção apenas em notícias ou fatos que confirmam as crenças que já possuemO viés de confirmação é algo que se aplica a todos os seres humanos, independentemente da mente aberta que acreditamos ser.
O segundo problema é o efeito de "câmara de eco" das mídias sociais. Usuários de mídias sociais tendem a se conectar com pessoas que pensam da mesma forma que reforçam suas crenças e opiniões.
O terceiro problema é que, mesmo quando apresentadas informações que contradizem o que acreditamos, é mais provável que nos aprofundemos e resistamos às novas informações. Um estudo acadêmico recente descobriu que as tentativas de desmascarar informações ruins simplesmente solidificaram as pessoas em sua posição. 

A única maneira de diminuir nossa resistência aos fatos é cultivar a humildadeTemos que estar dispostos a fazer perguntas como: o que seria necessário para me convencer do contrário? Quais opiniões ou perspectivas estou disposto a ouvir?
Há várias razões para a proliferação de notícias falsas ser uma preocupação para os cristãos. Primeiro, a prevalência de notícias falsas significa que as boas novas de Cristo que compartilhamos têm menos probabilidade de serem ouvidas. Segundo, se somos nós que compartilhamos notícias falsas, nossa credibilidade sofre e nossa testemunha é contaminada. Os cristãos que desejam compartilhar uma mensagem audaciosamente boa sobre Jesus Cristo não podem permitir que seu testemunho seja contaminado por compartilhar fake news ou perpetuar a cultura que as alimenta. 

Já existem muitas pessoas que acreditam que os cristãos são ingênuos e que as notícias que compartilhamos são questionáveis.
As notícias, é claro, são fundamentais para a fé cristã. A mensagem de Jesus Cristo sobre o reino dos céus é chamada de "boas novas" ou "evangelho". A palavra grega para “boas novas” é evangelião , que é onde obtemos a palavra em inglês evangelismo . 
Em contraste com as notícias que se baseiam em indignação e polarização para se espalhar, as boas novas são sobre fé, esperança e amor: fé de que, embora o erro seja muitas vezes forte, Deus ainda está no controle; espero que os propósitos de Deus para a redenção estejam funcionando mesmo em circunstâncias terríveis; e amor que lança fora o medo e conquista nossa própria pecaminosidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado