Quando um cristão morre


Nós não queremos que você seja desinformado, irmãos, sobre aqueles que dormem, para que você não sofra como outros que não têm esperança ." 1 Tessalonicenses 4:13
O assunto diante de nós é cheio de alegria para todo cristão, e hoje quero trazer uma palavra de esperança e conforto. Primeiro, para todos os que perderam um ente querido em Cristo, você experimenta tristeza, tristeza e perda. Hoje existe uma palavra de esperança e conforto para você.
Quero falar com todos que passaram pela experiência de perder um filho e com todas as mulheres que sofreram um aborto espontâneo. Uma vida foi formada em você, mas você nunca viu o rosto dele. Você acredita que a vida humana começa na concepção, e muitas vezes se pergunta sobre essa vida. O que veio dessa pequena vida? Hoje tenho uma palavra de esperança e conforto para você.
Então, estive pensando novamente sobre o terrível holocausto do aborto que lançou uma sombra tão escura sobre toda a nossa terra. Quase 50 milhões de vidas foram extintas desde o aborto desde 1973, mais de um milhão em nosso país a cada ano. Mais de uma em cada cinco das gestações termina em aborto. [1]   O que vem desses milhões que receberam vida, mas nunca viram a luz deste mundo?
O que podemos dizer às mães e pais, que olham para trás em uma escolha que fizeram e agora olham para ela com pesar? Muitos vivem com um sentimento de culpa que permanece. Há uma palavra de conforto e esperança para você e, com a ajuda de Deus, quero trazê-la hoje.
O que acontece quando um cristão morre
A mensagem é chamada "The Gathering".  Peguei o título do Novo Testamento, onde Paulo fala de "... a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e o fato de estarmos reunidos com ele" (2 Tessalonicenses 2: 1).
Cristo reunirá todo o Seu povo, quando Ele vier em glória, e nos levará para casa. Jesus disse: “Eu vou preparar um lugar para você; voltarei para levá-lo a mim mesmo, para onde eu estiver, você também estará” (João 14: 3).
Cristo “ajuntará seu trigo no celeiro” (Mateus 3:12). Mais tarde, ele diz: "Eles verão o Filho do homem nas nuvens do céu com poder e grande glória, e ele enviará seus anjos com um alto toque de trombeta, e eles reunirão seus eleitos dos quatro ventos" (24: 30-31).
No Antigo Testamento, Cristo já está reunindo Seu povo: "Abraão deu o último suspiro e morreu em uma boa velhice ... e foi recolhido ao seu povo" (Gênesis 25: 8). Eu amo essa palavra reunida como uma descrição do que acontece quando um cristão morre. Deus o reuniu com aqueles que já estavam seguros por meio de Cristo.
Não apenas Abraão, mas "Isaque deu o último suspiro, e ele morreu e foi recolhido ao seu povo, velho e cheio de dias" (Gênesis 35:29). E quando Jacó estava prestes a morrer, ele disse à família: “Estou prestes a ser reunido ao meu povo. Enterre-me com meus pais ... ”(49:29).
Aqui está uma declaração maravilhosa do que acontece quando um cristão morre: Deus o reúne com as pessoas que pertencem a ele. A reunião já começou, mas um dia estará completa. Lemos sobre esse dia em 1 Tessalonicenses 4, e eu convido você a abrir sua Bíblia hoje hoje ...
Nós não queremos que você seja desinformado, irmãos, sobre aqueles que dormem, para que você não sofra como outros que não têm esperança ." 1 Tessalonicenses 4:13
Essas palavras são ditas diretamente aos cristãos que perderam a crença nos entes queridos. Paulo não está dizendo que os cristãos não sofrem. É claro que lamentamos quando perdemos um ente querido. Mas nosso luto não é desesperador. É diferente porque temos uma esperança viva em Jesus Cristo.
O luto cristão vem em três partes: 1. Olhamos para trás com gratidão por causa do que Deus deu; 2. Olhamos para trás com tristeza por causa do que Deus tirou; e 3. Aguardamos com esperança por causa do que Deus prometeu. . É diferente do sofrimento dos outros, porque eles não podem esperar com esperança.
O que Deus prometeu?
"Acreditamos que Jesus morreu e ressuscitou, mesmo assim, através de Jesus, Deus trará com ele aqueles que adormecerem." 1 Tessalonicenses 4:14
Seus entes queridos que morreram estarão com Jesus quando Ele vier! Então, Paulo fala aos crentes que permanecem: “nós, os vivos, os que restarem, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para encontrar o Senhor nos ares” (1 Tessalonicenses 4:17).
O objetivo dessa passagem maravilhosa é confortar os cristãos que perderam a fé nos entes queridos. Aqui está o conforto: você os verá novamente. Jesus trará seus entes queridos crentes com ele. Nesse dia, sua primeira alegria será ver Jesus, e sua próxima alegria será ver seus entes queridos em Cristo.
Assim, ele diz aos cristãos enlutados: "Incentivem-se mutuamente com estas palavras" (1 Tessalonicenses 4:18). Que dia maravilhoso de reunião será este quando Cristo reunir Seu povo!
É muito claro que os cristãos que se conheceram na Terra se conhecerão e se divertirão no céu. Esse é o objetivo da passagem. Qual é o seu conforto na morte de um ente querido? Você os verá novamente.
Depois de trinta anos no ministério, observei que muitos cristãos parecem estar confusos sobre isso. Eu estive pensando sobre o porquê e quero oferecer três sugestões ...
Motivo para confusão…
Muitos cristãos não pensaram profundamente sobre a ressurreição
Eles têm uma crença vaga, geralmente, sobre a vida após a morte. Eles acreditam em sobreviver à morte em um mundo sombrio de espíritos. Mas eles não são claros sobre a ressurreição, que é a própria pedra angular da fé cristã. Então, eles sentem que, seja qual for o bem que exista no céu, deve ser menor do que as sólidas alegrias da vida neste mundo material.
O céu parece uma meia-vida para eles, uma compensação sombria para aqueles que ficaram velhos demais ou morreram jovens demais, e não tinham forças para continuar no mundo, onde está a ação real.
Se não nos conhecêssemos no céu, a vida seria menor do que aqui e menor do que no Jardim do Éden. Satanás teria vencido, porque algo que Adão perdeu não teria sido restaurado. Isso é impossível! A esperança cristã é muito mais do que a sobrevivência da alma; é a ressurreição do corpo. Nos conheceremos no céu!
Jesus disse: “Muitos virão do leste e oeste e se reclinarão à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus” (Mateus 8:11). Pessoas identificáveis ​​estarão lá. Abraão, Isaac e Jacó estarão lá e serão conhecidos.
Quando Moisés e Elias apareceram na transfiguração, eles eram conhecidos!
Quando o Senhor ressuscitado Jesus apareceu aos Seus discípulos, eles sabiam quem Ele era. Eles o reconheceram. Os cristãos que se conheceram na terra se conhecerão e se apreciarão no céu
Motivo para confusão…
Muitos cristãos entenderam ou aplicaram mal…
... o que Jesus disse sobre não haver casamento no céu
“Quando ressuscitam dos mortos, não se casam nem se dão em casamento, mas são como anjos no céu. Marcos 12:25
Que não há casamento no céu é bastante claro. Mas alguns cristãos entenderam que isso significava que não seríamos mais homens e mulheres, ou que não teríamos mais relacionamentos ou que não teríamos mais afeição um pelo outro.
Se você não fosse mais homem ou mulher, não seria mais você. Deus nos criou homem e mulher. Se não tivéssemos mais carinho um pelo outro, não seríamos mais nós. Isso faz parte de como Deus nos criou.
A Bíblia nos diz que Deus reunirá uma grande multidão de pessoas redimidas de todas as tribos, idiomas e pessoas e nações. Deus reunirá para si um povo de todas as etnias da face do planeta. Essa grande diversidade que Ele deu na criação será refletida para sempre na glória de Sua redenção.
Tudo o que nos torna maravilhosamente diferentes permanecerá. Mas tudo o que nos divide será superado. Por exemplo, os idiomas nos dividem. Eles nos impedem de se comunicar. Eles não nos foram dados como bênçãos na criação,
mas em julgamento na torre de Babel.
Isso foi maravilhosamente superado no dia de Pentecostes, quando uma multidão de “todas as nações que estão no céu” ficou perplexa porque cada um ouviu os apóstolos falando em sua própria língua (Atos 2: 6). As pessoas foram reunidas como Cristo é exaltado. Essa é uma antecipação do céu!
O propósito de Deus é resgatar uma comunidade de pessoas - pessoas reais com nomes, rostos, datas de nascimento e endereços que você pode escrever em um cartão postal ou envelope - para trazê-las à alegria eterna de Sua presença no céu.
Você se conhecerá. Nós nos conheceremos. Conheceremos a Cristo, assim como Ele agora nos conhece. E não apenas nos conheceremos, teremos alegria um no outro quando Cristo nos reunir naquele dia.
Paulo diz que os crentes em Tessalônica, a quem ele amou e serviu na Terra, seriam sua “alegria e coroa” no céu: “Qual é a nossa esperança, nossa alegria ou a coroa em que nos gloriamos na presença de nosso Senhor? Jesus quando ele vier - não é você? (1 Tessalonicenses 2:19). 
É bem claro com isso que o relacionamento especial estabelecido entre Paulo e esses crentes na Terra continuará no céu. Ele está dizendo: "Você tem sido minha alegria na terra" e "você será minha alegria no céu".
Jonathan Edwards escreveu ...
“O carinho especial que os santos têm neste mundo por outros santos, que são seus amigos, permanecerá em algum aspecto em outro mundo.” [2]
Os cristãos que se conheceram e se amaram na terra se conhecerão e se amarão no céu.
Motivo para confusão…
Muitos cristãos estão perplexos com os problemas não resolvidos
... que atormentam a vida dos crentes neste mundo.
Isso realmente estava na raiz da pergunta que os saduceus fizeram a Jesus. Eles não acreditaram na ressurreição. Eles achavam que isso levantava muitos problemas insolúveis, então deram a Jesus um exemplo ...
“Suponha que o marido de uma mulher morra, e então ela se case novamente ... suponha que isso aconteça de novo e de novo, e ela acabe se casando com sete maridos diferentes, que todos morrem, e então ela morre. Na ressurreição, quando eles ressuscitarem, de quem será a esposa? (Marcos 12:23).
Você vê o que está na raiz da pergunta: como Deus vai separar toda essa bagagem? E as disputas entre cristãos que não puderam ser resolvidas nesta vida? Paulo segue um caminho, Barnabé segue outro. Como será possível para todo o povo de Deus ser perfeitamente feliz no céu quando, às vezes, nos tornamos bastante infelizes na terra?
Você se lembra do que Jesus disse aos saduceus? Ele disse: "Você não conhece as Escrituras ou o poder de Deus".   Aqui está uma frase do bispo Ryle que eu achei útil esta semana: Ele diz que o céu será uma companhia de cristãos na qual não haverá brigas ou discórdia…
"As graças de todos os homens se desenvolveram completamente e os pecados de cada homem caíram como folhas de faia na primavera." [3]
Quando Cristo aparecer, seremos como Ele (1 João 3: 1). No céu, você ficará tão impressionado com a forma como Jesus se tornou e essa alegria transbordará ao descobrir a mesma semelhança nos outros.
Irmãos e irmãs que você achou tão difíceis abaixo serão uma alegria para você lá em cima. Eu não acho que você sentirá necessidade de vasculhar o passado quando o presente e o futuro estiverem tão cheios de glória, e todos nós somos tão diferentes de como estamos agora. Os cristãos que se acharam difíceis na terra serão uma bênção para o outro no céu.
Crianças que morrem na infância
Uma das muitas perguntas desconcertantes frequentemente levantadas é a questão das crianças que morrem na infância. O que vem deles? Como eles serão? E todas essas pequenas vidas que começaram no útero, mas não nasceram? Quero responder a essa pergunta em dois estágios: primeiro, para os filhos dos crentes e depois em relação aos outros.
Garantia para os pais cristãos
"Eu irei até ele, mas ele não voltará para mim." 2 Samuel 12:23
O ponto de partida para essa pergunta profundamente sensível é a história do filho de Davi, que morreu na infância. Davi implorou a Deus que poupasse a vida da criança, nascida para ele e Bate-Seba, mas no final, a criança morreu.
Quando Davi fala da criança que já havia morrido: “Eu irei até ele”, ele sabia claramente que seu filho já estava seguro na presença de Deus, e que um dia pai e filho se reuniriam: “A pequena morreu. Ele não vai voltar para mim, mas um dia eu irei até ele. Essa é a garantia para todo pai cristão. [4]
E os milhões de crianças cujos pais e mães não eram cristãos? Podemos ter a mesma esperança para eles? Eu acredito que nós podemos.
Garantia para todos os pais
“Deixe as crianças virem para mim; não os atrapalhe, pois a esses pertence o reino de Deus. ” Marcos 10:14
Jesus nos diz que o reino de Deus pertence às pessoas que vêm a Ele com fé infantil, mas não é isso que Jesus está dizendo aqui. Ele está falando sobre crianças e diz "a tais pertence o reino de Deus".
Em outra ocasião, Jesus chamou-lhe um filho e ele o colocou no meio dos discípulos. Jesus disse muitas coisas relacionadas às crianças e, no final, disse: "Não é a vontade de meu Pai que está no céu que um desses pequeninos pereça" (Mateus 18:14).
Precisamos ter muito cuidado. Embora bebês e nascituros não sejam culpados de transgressões reais, não podemos chamá-los de "inocentes". Se você chamar uma criança de "inocente" em relação a Deus, você cria confusão.
Temos que levar a sério o ensino da Bíblia de que “o pecado veio ao mundo através de um homem, e a morte através do pecado” (Romanos 5:12).
Maurice Roberts diz isso bem ...
“Bebês que morrem não cometeram transgressões reais. Mas eles morrem porque o pecado de Adão é imputado a eles. A morte não pode levar embora os sem pecado ou aqueles a quem o pecado não é imputado. ” 
Todos os seres humanos, nascidos e não nascidos, simplesmente por serem humanos, são apanhados no pecado de Adão.
Davi disse: "Em pecado, minha mãe me concebeu" (Salmo 51: 5). Ele não quis dizer que sua vida foi concebida através de um ato pecaminoso. Não foi esse o caso. Ele está dizendo que sua vida era a vida de um pecador desde a concepção. "Inocente" não é uma palavra que possa ser usada em qualquer descendente de Adão, nascido ou não, em relação à nossa posição diante de Deus.
Se você leva a Bíblia a sério, não pode dizer que uma criança chegará ao céu porque é inocente. Nem, é claro, eles poderiam estar lá por causa do batismo. Como um rito humano pode fazer uma diferença eterna? Essas coisas não estão nas mãos dos homens, mas nas mãos de Deus.
Crianças que morrem na infância nunca ouviram o Evangelho. Eles não estavam em posição de exercer fé. Então, com que base podemos acreditar que as crianças que morrem na infância ou antes do nascimento desfrutam da vida do céu?
Da Confissão de Westminster
Não temos nenhuma palavra direta das Escrituras sobre isso, mas os cristãos através dos tempos têm refletido sobre como a Bíblia se aplica a essa questão. As palavras da Confissão de Westminster, uma grande declaração histórica da fé bíblica, são especialmente úteis aqui…
“Os bebês eleitos, morrendo na infância, são regenerados e salvos por Cristo através do Espírito, que opera quando, onde e como quer. O mesmo acontece com todas as outras pessoas eleitas que são incapazes de serem chamadas externamente pelo ministério da Palavra. ” [5]
Aqui está o que isso significa: A maneira comum de Deus trabalhar para salvar as pessoas é chamando as pessoas à fé e ao arrependimento por meio do Evangelho. Mas quando se trata de bebês, nascituros ou aqueles que são "incapazes de serem chamados externamente pelo ministério da Palavra", Deus tem Seu próprio modo de trazer nova vida a eles e torná-los um com Cristo.
Deus é capaz de regenerá-los e salvá-los por Cristo e pelo Espírito, e Ele pode fazer isso onde, como e quando quiser.
Quando programadores de computador criam um programa maravilhoso que acaba sendo usado por alguma empresa multinacional, eles criam uma "porta dos fundos" pela qual podem entrar no programa que criaram.
Deus tem uma “porta dos fundos” no coração dos bebês e daqueles que não conseguem compreender a palavra de Deus. Você se lembra de quando João Batista foi cheio do Espírito Santo? Resposta: Enquanto ele ainda estava no ventre de sua mãe (Lucas 1:15).
A Confissão de Westminster fala sobre "bebês eleitos". Isso levanta a questão: todas as crianças que morrem na infância são eleitas? Ou apenas alguns que morrem na infância são eleitos? O grande pregador, Charles Spurgeon, acreditava que todos os que morrem na infância são eleitos e serão salvos.

"Diga a todas as mães e pais aqui presentes, com certeza, que está tudo bem com a criança se Deus a tiver tirado de você em seus primeiros dias." [6]
Spurgeon continua explicando…
“Não podemos argumentar que um bebê seria salvo por inocência: em Adão, todos morreram. Em que base, então, acreditamos que a criança é salva ...? Ele é salvo porque é eleito.  Na bússola da eleição, no livro da vida do Cordeiro, acreditamos que serão encontrados milhões de almas escritas que são mostradas apenas na terra e depois estendem suas asas para o céu. ” [7]
O grande teólogo Charles Hodge acreditava na mesma coisa. Ele diz que devemos levar a sério a afirmação de que "Como em Adão todos morrem, assim em Cristo todos serão vivificados".
“Cristo olhou para eles como 'cordeiros do rebanho pelos quais, como bom pastor, deu a vida e de quem disse que nunca pereceriam e que ninguém poderia arrancá-los de suas mãos. Desse modo, Ele nos diz que é o reino dos céus, como se o céu fosse, em grande parte, composto pelas almas dos bebês redimidos. ”  [8]
Spurgeon faz o mesmo ponto. Observando, no 19 º século, quantas crianças morrem na infância em todo o mundo, ele sugere que as almas infantis podem “constituem a grande maioria” no céu. Ele adiciona…
"É uma doce crença em minha mente que haverá mais salvo do que perdido, pois em todas as coisas Cristo deve ter a preeminência, e por que não nisto?"  [9]
Como serão essas crianças? Eles ainda serão filhos no céu? Não, eu não penso assim. Se alguém vive com mais de cem anos, será geriátrico no céu para sempre? Certamente não! Na ressurreição, todo filho de Deus alcançará a flor completa de seu poder e potencial redimido - tudo o que Deus criou para que esse indivíduo fosse.
Uma das delícias do céu para milhões de mães e pais, que conceberam uma criança cuja vida neste mundo terminou cedo, será ver com alegria o que aquele menino ou menina se tornou.
Espero que você tenha feito um aborto
Como será para aquelas mães ou pais que fizeram a escolha de terminar a vida de um filho ainda não nascido, e agora se arrependeram da escolha que fizeram?
Deixe-me fazer uma analogia: no Antigo Testamento, há a história de um homem chamado Joseph. Seus irmãos fizeram um grande mal contra ele, colocando-o em uma cova e deixando-o para morrer. Foi uma coisa terrível a se fazer, mas Deus não deixou José na cova. Deus o libertou da cova e o levou ao palácio de um rei.
Chegou o dia em que os irmãos de José, que haviam feito essa coisa terrível, chegaram ao palácio. Eles não reconheceram Joseph a princípio, mas ele os reconheceu. E quando ele lhes disse quem era, a primeira reação deles foi ter medo. José, porém, disse: “Não fiquem angustiados ou com raiva de si mesmos… Deus me enviou diante de você…” (Gênesis 45: 5).
O mal que esses irmãos fizeram a José foi grande, mas o Redentor que salvou José e seus irmãos é maior. Ali estavam eles, juntos no palácio - resgatados, curados, restaurados, perdoados e reconciliados.
É assim que será para você e para o seu filho ou filha não nascido na presença de Jesus, se você se voltar para Jesus Cristo e se arrepender verdadeiramente. Deus enxugará toda lágrima dos seus olhos.
A mensagem hoje é uma palavra de esperança e conforto. Aqui está minha pergunta final para você: você estará entre as pessoas que Cristo reunirá no último dia? Cristo está reunindo Seu povo mesmo agora.
Uma das cenas mais emocionantes dos evangelhos é quando Jesus chora sobre Jerusalém. Ele diz: “Jerusalém, Jerusalém…. Quantas vezes eu reuni seus filhos quando uma galinha junta sua ninhada sob suas asas, e você não! (Lucas 13:34).
Que quadro: Cristo está pronto para reunir pessoas sob a proteção de Suas asas, mas as pessoas se recusam a vir ... Não deixe que se diga hoje sobre você, que você não viria. Venha a este Salvador. Ame este Salvador. Siga este Salvador. Viva como um dos povos de Cristo na terra, para que você possa estar entre o Seu povo no céu.
Diga a Deus que você sabe que Ele está falando com você hoje. Diga a ele que você precisa dele para ajudá-lo, mudar você e salvá-lo. Afaste-se do que desagrada a Deus. Abandone tudo o que Deus chama de pecado. Você não pode se apegar a isso se estiver seguindo a Cristo. Peça a Deus que limpe sua mente e lhe dê um novo coração que O ame e se apegue ao que é bom.
Acredite na promessa de Deus de que a misericórdia é sua através do Senhor Jesus Cristo, que morreu por você. Confie em Cristo. Receba este presente inestimável que Deus oferece a você em Cristo e, depois, siga-o, ande com ele, ame-o e sirva-o até o dia em que Ele reunir toda a família no céu e na terra, e então você estará entre eles.
Naquele dia, Cristo estará na presença do Pai com toda a família reunida e dirá: "Aqui estou eu e os filhos que você me deu!" Ele nos apresentará ao Pai sem culpa e com grande alegria!
 Colin Smith

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado