Quando um cristão morre


Pois sabemos que, se a tenda que é nosso lar terrestre for destruída, teremos um edifício de Deus, uma casa não feita por mãos, eterna nos céus.   2 Coríntios 5: 1
Vamos nos concentrar em três perguntas ...
  1. O que é a morte? O que realmente acontece quando uma pessoa morre?
  1. O que acontece com um crente imediatamente após a morte? Todos nós temos entes queridos que morreram. O que eles estão experimentando agora?   Como será para você?
  1. Como um crente pode enfrentar a morte com confiança e coragem? Como cristãos, temos que enfrentar nossos medos na vida, e temos que enfrentar nossos medos na morte. Como fazemos isso? O que nos ajudará?
  1. Eles adoram, pois estão diante do trono de Deus, e você também!
  1. Eles imaginam. Eles ainda não têm todas as suas perguntas respondidas. Eles perguntam "quanto tempo?" Como nós, eles precisam ser pacientes para que algumas coisas fiquem claras, portanto, não se preocupe se você não resolver tudo agora.
  1. Isso pressupõe algum tipo de tempo no estado intermediário - tempo sem a nossa tirania, mas mesmo assim o tempo. Essas almas têm um passado que lembram, um presente que desfrutam e um futuro ao qual se apressam.

O que é a morte?
A morte é uma separação temporária da alma do corpo. A união da alma e do corpo diz quem você é.
De volta ao jardim, quando Deus criou Adão, Ele fez um cadáver do pó da terra. Então Ele soprou vida, espírito nela: “O Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o sopro da vida e o homem se tornou uma criatura viva” (Gênesis 2: 7).
Deus criou um corpo e deu vida a ele. Foi assim que Deus criou você. Você é uma união de corpo e alma, criada exclusivamente por Deus. Então a morte é a separação do que Deus uniu. É por isso que a morte é uma coisa tão assustadora para nós. A morte é a ruína de nossa natureza. É o desmantelamento do que Deus reuniu.
É por isso que a Bíblia chama a morte de inimiga. Jesus chorou quando viu seu efeito. Ele ficou indignado e veio destruí-lo. Mas a morte é o último inimigo a ser destruído. Até que Cristo volte, todos nós passamos por isso.
A morte é o último efeito do pecado e é a evidência mais certa de que esta doença mortal está em todos nós. Nada mostra mais claramente que todos somos pecadores: "O salário do pecado é a morte" (Romanos 6:23). Nada mostra com mais força que todos precisamos de um Salvador.
Se você estivesse no meu funeral e por acaso visse meu corpo deitado em um caixão, poderia dizer: "Pronto, meu pastor era um pecador", como se você já não soubesse disso.
A Bíblia usa várias gravuras para nos ensinar sobre a alma e o corpo: “Lembre-se Dele; antes que o cordão de prata seja cortado ”(Eclesiastes 12: 6).
Salomão está dizendo: “Pense assim: é como se houvesse um cordão de prata que amarra sua alma ao seu corpo. A morte é o corte desse cordão. Quando isso acontece, sua alma e seu corpo se separam - sem a vida de sua alma, seu corpo fica sem vida - como uma marionete quando a mão não está mais dentro.
Pense no Soldier Field aqui em Chicago. No dia do jogo, todo o lugar é cheio de vida. Os ursos estão em campo e os torcedores lotam as arquibancadas. O lugar todo está vivo!  Soldier Field foi feito para isso!
Mas suponha que você faça um tour pelo estádio durante a semana. As arquibancadas estão vazias e ninguém está em campo. Um silêncio estranho circunda todo o lugar; o único barulho são os carros e a cidade lá fora.
Você sente uma espécie de reverência pelo estádio. Afinal, este é um lugar onde grandes coisas aconteceram no passado e grandes acontecerão no futuro. Essa é uma declaração de fé!
Mas agora fica em silêncio. Os fãs são a vida do estádio e, sem essa vida, o estádio é apenas uma concha vazia. E há algo de antinatural nisso. O estádio não foi feito para ficar vazio. Foi feito para ser preenchido com vida.
É um pouco assim com corpo e alma. A alma traz vida ao corpo, assim como os fãs trazem vida ao estádio. Eles pertencem um ao outro. Eles foram feitos um para o outro. Nenhum deles pode cumprir seu propósito sem o outro.
Quando uma pessoa morre, você vem à visitação e vê o corpo dela. Você está olhando o estádio sem os fãs. Aqui está a concha da pessoa que você amava. A alma se foi, o espírito se foi.
Temporário
Então, quero que você observe a palavra temporário em nossa definição: a morte é uma separação temporária da alma do corpo. É temporário porque, mesmo que seu corpo esteja na sepultura e se decomponha por mil anos, a Bíblia ensina a ressurreição do corpo. Jesus ressuscitou, e aqueles que pertencem a Ele participarão de Sua ressurreição.
Quando Cristo retornar em poder e glória, Deus vestirá seu espírito com um corpo que não poderá mais sentir dor, doença, decadência ou morte. O grande teólogo, AA Hodge, diz: "A morte ... é definida com precisão como a suspensão da união pessoal da alma e do corpo". [1]
A morte não termina a união da alma e do corpo, suspende a união. A ressurreição é a grande esperança de todo crente cristão, e isso acontecerá quando Jesus Cristo voltar em poder e glória. Mas até aquele dia, quando um crente morre, sua alma é separada de seu corpo, seja ele enterrado, cremado ou perdido no mar.
O que acontece com um crente após a morte?
Após a morte, os crentes estão em casa com o Senhor
Sabemos que, se a tenda, que é o nosso lar terrestre, for destruída, teremos um edifício de Deus, uma casa não feita por mãos, eterna nos céus. 2 Coríntios 5: 1
Paul era um fabricante de tendas e sabia tudo o que havia para saber sobre tendas. Ele usa a analogia do corpo como uma tenda em que você vive. Uma barraca é uma estrutura frágil. Não dura para sempre.
Ele diz: “Pense assim: você vive sua vida no corpo e, um dia, as cordas serão afrouxadas, as estacas serão puxadas e a tela será enrolada. O que acontece depois?" Essa é a pergunta aqui ...
Sabemos que se a tenda, que é o nosso lar terrestre, for destruída, teremos um edifício de Deus, uma casa não feita por mãos, eterna nos céus.  2 Coríntios 5: 1
Eu moro nesta barraca. É a minha casa Mas eis o que estou segurando: se essa barraca for destruída, não ficarei sem teto. Eu tenho uma casa para onde irei. Qual é o lar?
Algumas pessoas pensam que o lar é uma referência ao corpo da ressurreição. Quando meu corpo morrer, Deus me dará um novo corpo na ressurreição. Isso é maravilhosamente verdade, mas não acho que seja o que Paulo está dizendo aqui. A pergunta aqui é: "O que acontece com um crente imediatamente após a morte?"
Quando penso na morte, minha primeira preocupação não é: "O que acontecerá na ressurreição?" mas "O que acontecerá no momento em que meus olhos se fecharem". É isso que nos preocupa quando pensamos nas pessoas que amamos. “Pastor, onde ela está agora ? Como é para ela agora ?
O lar no qual você se mudará quando morrer não é o corpo da ressurreição, que será o presente de Deus para você quando Cristo voltar. A casa em que você se muda é o próprio céu.
O céu será a experiência imediata, consciente e alegre de todo crente no ponto da morte. O corpo da ressurreição será meu lar quando Cristo retornar em poder e glória, mas esse é o meu futuro a longo prazo.
Paulo diz: “Minha vida não termina quando a tenda é destruída. Quando saio desta tenda, tenho um lar no céu. ” A morte, para o cristão, é como mudar de casa. É como mudar de uma barraca para uma casa. Isso não reduz o tamanho, é uma grande atualização!
Aqui estou morando nesta barraca frágil que não pode durar. “Nesta tenda, gememos” (2 Coríntios 5: 2), porque temos que lidar com o pecado, a tentação, a doença, o sofrimento, a depressão e o medo - tudo o que se passa com a vida neste mundo decaído. Mas um dia tudo isso se foi! Você sairá da tenda e entrará em seu lar eterno. A vida em casa será muito melhor do que a vida na tenda.
Portanto, a morte do cristão será uma espécie de "regresso a casa". Está chegando ao lugar a que você pertence. Está chegando a Cristo, a quem você pertence: “Enquanto estamos em casa no corpo, estamos longe do Senhor (5: 6). Preferimos ficar longe do corpo e em casa com o Senhor ”(5: 8).
Após a morte, os crentes desfrutam conscientemente da vida do céu  
Conscientemente - a Bíblia freqüentemente se refere à morte como adormecer . Por exemplo, Paulo diz: “Não queremos que vocês sejam desinformados, irmãos, sobre os que dormem” (1 Tessalonicenses 4:13). E quando Lázaro morreu, Jesus disse: “Nosso amigo Lázaro adormeceu” (João 11:11).
Alguns cristãos sugeriram que, quando o corpo morre, a alma de um crente também dorme, de modo que o próximo momento consciente para eles é quando Cristo retorna em poder e glória.
Eu nunca fui capaz de enquadrar essa visão com o ensino da Bíblia. A alma de um crente desfruta conscientemente da presença de Jesus - estar longe do corpo é estar em casa com o Senhor. Paulo nos diz que estar com Cristo é "muito melhor" (Filipenses 1:23).
O apóstolo Paulo não é o tipo de pessoa que prefere um sono de dois mil anos, ao invés das aventuras de servir a Cristo neste mundo. Sua expectativa não era de que, no momento da morte, a alma começaria uma longa sesta, mas que, no momento da morte, ele entraria na presença imediata e consciente de Seu Salvador no céu. Isso é o que qualificou como "muito melhor".
Quando a Bíblia fala sobre cristãos que morreram como "adormecidos", está se referindo ao corpo, não à alma. Calvino diz: "A referência ... não é à alma, mas ao corpo, pois o cadáver repousa na tumba como em uma cama até que Deus levante a pessoa". [2]
Pense nas palavras do apóstolo Paulo aqui: "Aquele que nos preparou para isso mesmo [isto é para a morte] é Deus, que nos deu o Espírito como garantia" (2 Coríntios 5: 5).
Quando você se torna cristão, o Espírito de Deus chega até você. Ele te dá vida, e a vida que Ele te dá é uma vida eterna. Jesus diz que o Espírito está com você e em você (João 14:17). O Espírito Santo dá vida ao seu espírito.
Quando você morre, seu espírito deixa seu corpo, mas o Espírito Santo nunca, nunca deixará você! Como ele pode? Essa é a Sua promessa por toda a eternidade. Ele é o Espírito do Deus Vivo, e Sua vida está em você. Quando você morrer, estará mais vivo do que nunca.
Em seu livro sobre a morte, Brian Stiller diz: “O indicador mais importante de que continuamos a viver com consciência durante o período de transição [entre a morte e a ressurreição de nossos corpos] é a vida interior do espírito”. [3]
Richard Baxter cita as palavras moribundas de Estevão: “Senhor Jesus, receba meu espírito”, então ele diz: “Se o Senhor o recebeu, ele não está dormindo, nem morto, nem aniquilado; mas é onde Ele está e vê a Sua glória. ” [4]
Desfrute - após a morte, os crentes desfrutam conscientemente da vida do céu. Cristão, não há nada na Bíblia que sugira que sua alma suportará um longo processo de sofrimento após a morte.
Toda a preparação necessária para você entrar no céu foi feita pelo seu Salvador na cruz. Ficar longe do corpo não é iniciar um longo processo de reabilitação; estar longe do corpo é estar em casa com o Senhor.
Seus entes queridos que adormeceram em Cristo têm uma experiência mais rica, profunda, mais alegre e consciente do Senhor do que qualquer um poderia desfrutar aqui na Terra. Eu tenho um amigo que costumava dizer: "Nenhum cristão que já morreu, se arrependeu".
Você pode dizer: "Acho muito difícil imaginar a vida sem um corpo". Tudo o que desfrutamos na vida é experimentado através do corpo. Gostamos de caminhar, correr, ouvir música e conhecer novos lugares. Gostamos de comer, construir e praticar esportes. Todas essas coisas são feitas no corpo. Nenhum deles pode ser feito sem o corpo.
Então, como poderíamos ter algum tipo de vida, sem falar em uma vida melhor, sem o corpo? Aqui está algo que pode ajudar. Anjos são almas ou espíritos sem corpos, e ainda sabemos pelas Escrituras que eles vivem vidas cheias, conscientes e alegres na presença de Jesus.
Os anjos não têm olhos como nós, ou globos oculares ou retinas, mas a Bíblia diz: "Eles sempre contemplam a face do Pai no céu" (Mateus 18:10). Os anjos não têm vozes como nós, mas cantam louvores e aparecem aos pastores, comunicando em linguagem "Paz na terra".
Há uma visão que não depende dos olhos, uma audição que não depende dos ouvidos, um canto que não depende das cordas vocais, um serviço que não depende das mãos e um movimento que não depende dos pés.
Pensar nos anjos me ajuda a pelo menos começar a pensar na vida dos crentes cujas almas, mas não corpos, estão no céu: os anjos têm mentes ativas e indagadoras, apanhadas nas maravilhas da graça redentora de Deus (1 Pedro 1:12) . Isso será verdade para nós no céu também.
Anjos se alegram com um pecador que se arrepende (Lucas 15: 7). Eles celebram os triunfos da graça de Deus, e nós também, na presença de Jesus. Se você vier a Cristo hoje e tiver um ente querido no céu, Deus garantirá que eles compartilhem da alegria de Sua obra redentora em sua vida.
Eu não acho que nossos entes queridos com Cristo estejam envolvidos em observar nossas vidas aqui. Eles têm coisas muito mais interessantes para levar suas vidas lá. Mas onde há boas notícias de conseqüências eternas que são celebradas pelos anjos, você não acha que Deus encontraria uma maneira de comunicar isso com nossos entes queridos?
Richard Baxter tem esse comentário maravilhoso sobre as almas dos crentes na morte: “Os anjos serão o comboio deles; Cristo será a companhia deles ... o céu será o lar deles, e Deus será a felicidade deles. ” [5]
Após a morte, os crentes antecipam a ressurreição
Há alguns anos, Val Savage, que muitos de vocês se lembrarão com muito carinho, foi diagnosticado com um câncer terminal.
Quando recebeu o diagnóstico e soube que tinha pouco tempo de vida, escreveu a Steve Brady, pastor e professor, que havia passado anos pesquisando os ensinamentos da Bíblia sobre o que existe além da morte.
Ela escreveu a Steve Brady, pastor e diretor de uma faculdade bíblica na Inglaterra, que havia passado alguns anos pesquisando os ensinamentos da Bíblia sobre o que há além da morte. A pergunta dela era simples: você passou anos estudando isso, e aqui estou eu com um câncer terminal. O que devo esperar após a morte?
Steve escreveu uma carta maravilhosa na qual chamou a atenção para Apocalipse 6: 9-10. João olha para o céu e diz: “Vi embaixo do altar as almas dos que foram mortos pela palavra de Deus e pelo testemunho que prestaram. Eles gritaram em alta voz: "Ó Senhor Soberano, santo e verdadeiro, quanto tempo antes você julgará e vingará nosso sangue sobre os que habitam na terra?" (Apocalipse 6: 9-10).
Steve fez estas observações sobre a pergunta: O que os justos fazem enquanto esperam a volta do Senhor?
iii. Eles esperam. Embora perfeitamente felizes, os espíritos no céu ainda estão esperando por essa grande reunião, quando na glória da ressurreição brilharemos.
Nossos entes queridos em Cristo desfrutam de uma vida que é melhor de longe (Filipenses 1:23), mas enquanto é melhor, o melhor - o dia em que Ele virá em poder e glória - ainda está por vir. Esse dia chegará à ressurreição, que vamos ver juntos, se Deus quiser, na próxima semana.
Como um crente pode enfrentar a morte com confiança?
Somos sempre de boa coragem.   2 Coríntios 5: 6
Paulo está falando sobre o contexto da morte. Eu gostaria que isso acontecesse comigo diante da morte. Você não gostaria que isso fosse verdade para você? Todos nós temos que enfrentar nossos medos. Como você pode fazer isso? Como você pode enfrentar seus medos na morte e ter boa coragem?
Deus está nos preparando para a morte
Quem nos preparou para isso é Deus, que nos deu o Espírito como garantia. 2 Coríntios 5: 5
Você vê o que ele está dizendo? É Deus quem tem preparado você para isso. Ele está trabalhando em você e em você com este momento em vista. Falamos sobre a preparação para a morte, e isso é importante, mas Paulo diz: “Eis o que lhe dará coragem diante da morte: Deus tem preparado você para isso!”
Ele começou a preparação para você na eternidade quando, antes que você existisse, colocou Seu amor sobre você. Ele estava se preparando para isso mesmo quando enviou Seu filho ao mundo, nascido naquela manjedoura.
Ele estava preparando você para isso exatamente quando o Salvador pendurou naquela cruz, levando seus pecados à Sua morte, para que você não os levasse aos seus. Ele estava preparando você para que você não estivesse em seus pecados.
Ele o preparou para isso em todas as alegrias e provações da sua vida e, quando chegar o momento da sua morte, nada será deixado ao acaso. Deus em Cristo tem preparado um lugar para você e Ele preparou você para o lugar. Tudo foi feito.
Quero terminar com as palavras finais da carta a que me referi anteriormente, escrita para um crente que sabia que ela só tinha pouco tempo antes de passar pelo vale da morte e entrar na presença de Jesus.
“Desejo mais do que tudo que você simplesmente tenha certeza de que ninguém e nada, em qualquer lugar ou a qualquer momento, jamais serão capazes de separá-lo do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Catherine Booth, esposa de William Booth, fundador do Exército de Salvação, quando morria aos 60 anos, enviou sua mensagem final ao Exército. Foi o que ela disse: "As águas estão subindo, mas eu também. Não vou afundar, estou subindo".
Você não está afundando; mas acabou. Pela graça de Deus, nos encontraremos do outro lado, onde tudo ficará bem para sempre. Com muito amor, minha simpatia e orações, entrego-o novamente àquele que tem as chaves da morte e do inferno; até que Ele coloque a chave na fechadura da porta do seu testamento, você estará aqui, e quando Ele abrir a porta - Ele, o ressuscitado conquistador Senhor Jesus seu Salvador, será o primeiro que você verá. ”

[1] AA Hodge, "Teologia Evangélica", p. 371 , Banner of Truth, 1977
[2] Citado em John Stott, "1 e 2 Tessalonicenses", p. 96, IVP Academic, 1994
[3] Brian Stiller, "O que acontece quando eu morro?" p. 114, Pinion Press, 2003
[4] Richard Baxter, "O descanso eterno do santo", p. 95, Herança Cristã, 2000
[5] Ibidem, p. 96

© Colin S. Smith

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado