Como a Bíblia chegou até nós


INTRODUÇÃO:

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”.
2 Timóteo 3:16-17
O Homem sempre necessitou de normas que regulasse seus direitos e deveres. Assim é também no mundo espiritual, sendo que Deus estabeleceu a Bíblia Sagrada para nos libertar da escravidão do pecado os que vivem na mentira.

Frases sobre a Bíblia:

“A Bíblia é uma janela neste mundo-prisão, através da qual nos é possível divisar a eternidade.” Timoty Dwight
“Não existe nenhum livro que tenha tanta variedade como a Bíblia, nenhum que tenha tanta sabedoria concentrada. Quer se trate de lei, negócios, moral, etc., quem busca orientação pode olhar dentro de suas capas e encontrar luz.” Herbert Hoover
“É impossível escravizar mental ou socialmente um povo que lê a Bíblia. Os princípios são os fundamentos da liberdade humana.” Dorace Greeley
“É impossível governar perfeitamente o mundo, sem Deus e sem a Bíblia.” George Washington

Porque necessitamos da Bíblia?

ü  Ela é alimento espiritual para nós: "Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome me chamo, ó Senhor, Deus dos Exércitos" (Jr 15.16).
ü  É a segurança para caminharmos no mundo de trevas: "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho" (SI 119.105). Muitos andam em trevas por não conhecerem a luz gloriosa de Deus.
ü  È a maravilhosa biblioteca de Deus com sessenta e seis livros. É acima de tudo a verdade para o fatigado peregrino; é hábil, eficaz e vigoroso cajado.
ü  É o suave descanso para os sobrecarregados e oprimidos pelos fardos da vida,
ü  É um bálsamo consolador para os que foram feridos pelos delitos e pecados.
ü  É uma alegre mensagem de esperança aos aflitos e desesperados.
ü  É uma mão repousante  que acalma e tranquiliza as mentes dos que se encontram sós
ü  É uma âncora segura para os desamparados e arrastados pelas tormentas da vida

O termo Bíblia não existe no texto das Sagradas Escrituras. O vocábulo "Bíblia" significa coleção de livros pequenos e deriva da palavra "biblos", nome dado pelos gregos à folha de papiro preparada para a escrita.
A palavra portuguesa Bíblia vem do grego, bíblia, que é o plural de "bíblion", livros. A expressão "Bíblia" foi aplicada às Sagradas Escrituras por João Crisóstomo, patriarca de Alexandria. Trata-se de uma coleção de livros perfeitamente harmônicos entre si.

Tais livros foram reunidos num só volume através de um longo processo histórico divinamente dirigido: a sua canonização; isto é, o reverente, criterioso e formal reconhecimento pela Igreja dos escritos divinamente inspirados do Antigo e do Novo Testamento. Esse conjunto de escritos sagrados passou a denominar-se cânon ou escrituras canônicas.

Divisão da Bíblia

ANTIGO TESTAMENTO 
O Antigo Testamento conta a história do povo de Israel. Essa história retrata a fé do povo no Deus de Israel e descreve a vida religiosa dos israelitas como povo de Deus. Os autores destes livros escreveram o que Deus fez por eles como povo e como eles deveriam adorá-lo e obedecer-lhe em resposta a seu amor. O quadro seguinte ensina graficamente como estão agrupados os livros que formam o Antigo Testamento. 

A Lei: 
Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Históricos, Josué, Juízes, Rute, 1Samuel, 2Samuel, 1Reis, 2Reis, 1Crônicas, 2Crônicas, Esdras, Neemias, Ester. 
Poéticos E De Sabedoria:
Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares. 
Profetas Maiores: 
Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel, Daniel.
Profetas Menores: 
Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias. 

NOVO TESTAMENTO 
Os livros do Novo Testamento foram escritos pelos discípulos de Jesus Cristo. Eles queriam que outros ouvissem a respeito da nova vida que é possível através da morte e ressurreição de Jesus. 
O quadro que segue mostra os diferentes grupos de livros que compõem o Novo Testamento. Embora os eruditos divirjam em suas opiniões, tradicionalmente se diz que o apóstolo Paulo escreveu as cartas a ele atribuídas. 

Evangelhos: 
Mateus, Marcos, Lucas, João. 
Cartas Paulinas: 
Romanos, 1Coríntios, 2Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1Tessalonicenses, 2Tessalonicenses, 1Timóteo, 2Timóteo, Tito, Filemom.Cartas Gerais: 
Hebreus, Tiago, 1Pedro, 2Pedro, 1João, 2João, 3João, Judas. 
Histórico: 
Atos dos Apóstolos 
Profético: Apocalipse 


A Bíblia como alimento:

Como o corpo físico precisa do alimento, nosso espírito e alma necessitam do alimento espiritual (Dt 8.3). Este é o princípio estabelecido por Deus para o seu povo valorizar a Palavra como alimento.
O próprio Senhor Jesus confirmou a Palavra do Pai, diante de Satanás (Mt 4.4). "Nem só de pão...".
A Palavra de Deus, como alimento espiritual, é comparada ao:
Mel - O Salmo 19.10b nos apresenta a Palavra "mais doce do que o mel", ele fala do sabor espiritual da Bíblia, o mel é um alimento completo.

Leite - O primeiro alimento do recém-nascido é também indicado para aqueles que iniciam na fé cristã (Hb 5.13).
O escritor aos Hebreus fala de crentes que com o tempo de vida cristã já deveriam provar alimentos sólidos, entretanto ainda precisam de leite (Hb 5.12). Toda doutrina, e os primeiros rudimentos1 da Palavra de Deus, são como leite espiritual para os que nasceram de novo (Jo 3.3). Alimento sólido é para aqueles que superaram a infância espiritual.



Fonte:
Ilumina – A Enciclopédia do Século XXI



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado