Devocional para Jovens: Devemos seguir nosso coração?


Não me lembro quantas vezes ouvi pessoas dizerem "sigam seu coração" ou perguntem: "O que seu coração está lhe dizendo?" Nossa cultura nos envia muitas mensagens ... algumas positivas e outras negativas ... e, como cristãos, temos a responsabilidade de testar essa sabedoria mundana contra o padrão das Escrituras. Muitos conselhos dados a nós pela sociedade podem parecer ótimos, mas se eles não se alinharem com a única Verdade revelada na Palavra de Deus, devemos rejeitá-los. "Siga seu coração" soa doce e inspirador, etc ... mas é bíblico?


Infelizmente não é. Jeremias 17: 9 nos revela o verdadeiro estado do nosso coração. Diz:
"O coração é mais enganoso do que tudo o resto e está desesperadamente doente; quem pode entendê-lo?"
O conselho para "seguir seu coração" é talvez o mais perigoso quando se trata de relacionamentos românticos. "Se parece certo, faça", parece ser a filosofia comum do mundo quando se trata de amor. O mundo parece pensar que quando você se apaixona por alguém, tudo acaba ... você deve obedecer ao seu coração. Isso pode parecer bom, mas e se você já estiver casado? E se a pessoa por quem você se apaixonar for casada? E se ele for um traficante de drogas, um alcoólatra, um criminoso condenado? Você segue seu coração então? Você consegue ver como esse conselho é bastante perigoso? Imagino que você não "se apaixone" aos 16 anos por um viciado em drogas ou um homem casado. Mas muitos de vocês se apaixonam por garotos que sabem que não estão vivendo para o Senhor. Você quer tanto um namorado e gosta tanto de um cara, que você prefere alimentar esse desejo do que fazer o que está honrando ao Senhor. Nosso coração nos engana continuamente em decisões justificativas que não glorificam a Deus. Não podemos confiar em nós mesmos! Nós devemos confiar somente em Deus!
Atualmente, estou lendo Jane Eyrepor Charlotte Bronte, e eu estou adorando. Uma razão pela qual estou gostando é que ela envia uma mensagem tão diferente da nossa cultura. No livro (alerta de spoiler!), Jane se apaixona desesperadamente pelo Sr. Rochester. Eles parecem ser perfeitamente adequados um para o outro e seu amor um pelo outro é apaixonado e forte. Depois que o Sr. Rochester confessa seus sentimentos por Jane e propõe a ela, ela experimenta uma felicidade pura e total. Ela está fora de si com alegria e de cabeça para curar seu noivo. O único problema ocorre no dia do casamento, quando ela descobre que o Sr. Rochester secretamente mantém sua esposa insana e incontrolável trancada em seu sótão. Depois de ouvir isso, Jane é desfeita. Seus sentimentos por Rochester permanecem tão fortes e fervorosos como sempre antes, de fato, ela o perdoa imediatamente por enganá-la. No entanto, ela rapidamente decide que não pode comprometer sua integridade e permanecer envolvida com alguém que já é casado, apesar de sua esposa ser demente. Ouça sua luta interior:
"Eu estava experimentando uma provação: uma mão de ferro da fúria agarrou meus sinais vitais. Momento terrível: cheio de luta, escuridão, queimação! Nenhum ser humano que já viveu poderia desejar ser amado melhor do que eu; e aquele que assim amava eu absolutamente adorava: e devo renunciar ao amor e ao ídolo. Uma palavra morta compreendia meu dever intolerável - 'Partida!' (321)
Uma história como Jane Eyreé praticamente inédito hoje. O conselho hoje em dia seria deixar seu coração guiar você. Seguir o seu coração é a coisa mais fácil de fazer, e isso o fará temporariamente feliz ao satisfazer seus sentimentos. Seguir a Deus, por outro lado, será mais difícil. Isso significará negar a si mesmo e render sua vida e desejos a Ele. Mas, escolhendo o caminho dEle, você experimentará a alegria, paz, esperança e propósito que não encontra em nenhum outro lugar. Meninas, não sigam seu coração ... sigam o coração de Deus ~


Ouch ... notícias não muito otimistas sobre o estado de nossos corações. A verdade é que nossos corações são maus e eles nos enganam. Não podemos confiar em nossos próprios sentimentos e impulsos carnais, porque todos temos uma natureza pecaminosa.
A coisa mais fácil para Jane seria ficar com o Sr. Rochester, o único homem que ela realmente amava e adorava. Pelo menos, era isso que seu coração estava lhe dizendo para fazer. No entanto, ela decidiu negar suas próprias emoções e fazer o que sabia ser certo. Ela não podia ficar com alguém que era casado, não importa o quanto seu coração se apegasse a ele.

Tradução: Denise Mardegan

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado