Sermão Salmo 143:8



O tom e a linguagem desse salmo dão cor à crença geral de que ele foi escrito por Davi e, talvez, quando ele era um fugitivo de antes da rebelião de Absalão. Ele tinha uma grande necessidade de ajuda. Ele não podia alegar que não havia feito nada errado; pelo contrário, ele praticamente confessa que tem (ver. 2). Mas sua angústia atual era muito grande; e podemos muito bem acreditar que ele se voltou para seus braços habituais de oração e súplica. Suas orações, no entanto, parecem não ter, até agora, muito o ajudado; ele ainda está em apuros desesperados - seu espírito oprimido, seu coração desolado; ele estava quase se tornando "como os que descem à cova". E entre seus outros problemas, havia um - que ele estava completamente perplexo quanto ao modo como deveria tomar. Ele não sabia o que era aquilo; e daí ele ora, como neste oitavo verso. Mas ele sente que, se ao menos tudo estivesse bem com sua alma, se a vida de Deus pudesse ser revivida, a maioria de suas dificuldades desapareceria. Agora, essa perplexidade do salmista nos ensina que: 

I. Existe uma maneira pela qual os homens devem andar.
1. Existem algumas maneiras pelas quais um homem não pode andar ; como e . g . o caminho que inverteria o passado, que desfaria ou alteraria o que é passado. Quanto gostaríamos de poder fazer isso! Mas é impossível. O que é feito não pode ser desfeito: nem Deus pode fazer com que não seja o que foi. Nem podemos andar para refazer nossos passos. Não podemos atrasar o relógio da vida, para recordar os anos que se foram. Avançar nosso caminho está; para trás, não podemos ir. Que urgência esse fato atribui à acusação do pregador: "Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças Eclesiastes 9:10a

Mas:
2. Há alguns pelos quais devemos andar . Aqueles que levam à sepultura e ao tribunal de Deus. Se a morte acabasse com tudo, mesmo assim, os desperdícios das oportunidades da vida seriam uma loucura miserável e um grave erro; mas quando lemos e sabemos que "após a morte o julgamento", a seriedade e a responsabilidade da vida se tornam muito maiores - tão grandes que não podemos superestima-las. E há ainda outro caminho em que devemos trilhar - o que leva à formação e fixação de nosso caráter. Estamos sempre construindo o tecido do caráter - construindo na madeira, no feno, na palha ou no ouro, prata e pedras preciosas. Estamos formando hábitos que são as vestes da alma. Nenhum dia nos deixa sem ter acrescentado sua contribuição ao caráter final que teremos. 

Mas:

3. Temos que falar sobre o caminho em que devemos caminhar - o caminho que devemos escolher deliberadamente, preferir e decidir com firmeza, como o único caminho certo. Não há dúvida de que existe esse caminho.
Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças;
Existe um plano de vida para cada um de nós, uma vontade definida de Deus.

4. Mas o homem pode se recusar a andar dessa maneira . Quantas vezes ele se recusa e se volta para o seu próprio caminho escolhido por si mesmo! Parece certo para ele, mas termina miseravelmente. Deve fazê-lo. Quão terrível é esse poder de escolha! Feliz o homem que disse a Deus: "Escolha por mim, Senhor"!

II É MUITO DIFÍCIL DESCOBRIR ESSA MANEIRA: 
Quem não sabe que muitas vezes fazer o que é certo é muito menos difícil do que descobrir o que é certo? Muitas causas podem contribuir para essa dificuldade. Pode ser parte da disciplina de Deus para nós. A tristeza e os problemas terrestres podem ser mais confusos. A faculdade de ver claramente nesses casos pode não ser nossa. A vontade própria pode perverter o julgamento.

III Deus faz com que os homens saibam dessa maneira. Por anjos, visões, pilar de nuvem e fogo, por sonhos, por Urim e Tumim, - assim, nos tempos antigos, ele guiava seu povo. E ele os guia agora: sua Palavra, sua providência, seu Espírito, agindo em nossas mentes: revelam sua vontade.

IV Ele faz isso para aqueles que levantam sua alma para ele.


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